Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol Formação
|
0Filipe Pedro, ex-treinador dos sub-19 e sub-23 do Sporting, vai treinar o Ekenas, que milita na segunda divisão finlandesa. O português, de 35 anos, vai, assim, prosseguir carreira no futebol nórdico.
O contrato com o emblema de Raseborg é válido até ao final da presente temporada, com a possibilidade de renovação, mediante resultados desportivos. O Ekenas ocupa a 7.ª posição, com 21 pontos.
Filipe Pedro iniciou a carreira de treinador em 2008/09, no Sporting, como adjunto nos sub-15. Subiu escalões no clube verde e branco, antes de integrar a equipa técnica do Estoril, em 2016/17. Orientou, já como treinador principal, Casa Pia e Mafra, antes de regressar a Alcochete, em 2020/2021.
Depois de ter saído do comando da equipa de sub-23 do Sporting – entretanto assumido por João Pereira -, o português assuma pela primeira vez na carreira uma aventura no estrangeiro.
Evento que se realizou no último fim de semana contou com mais de 700 pessoas e reuniu jovens jogadores, famílias e colaboradores
|
0As quatro academias do Sporting juntaram-se, no último fim de semana, e estiveram presentes os colaboradores, os jogadores e as suas famílias, assim como os núcleos locais. As AFS Norte, Aveiro e Coimbra agruparam-se em Leixões, enquanto o evento da AFS Algarve realizou-se no sul do país.
Tomaz Morais, dirigente dos verdes e brancos, diz que o Sporting é "uma grande família". Nuno Figueiredo, diretor técnico da formação leonina, também marcou presença na cerimónia. Esta foi a primeira vez em sete anos que estas três AFS se reuniram num só espaço.
"Passámos uma mensagem muito forte em termos de cultura desportiva, a excelência do Sporting e a nossa preocupação integral com cada jogador, para lá do futebol. O futebol de formação do Sporting está muito saudável e as AFS são parte fundamental da estratégia formativa. São a base da identificação do talento e também a base daquilo que é a construção de um jogador Sporting. Mostrámos, na prática, que o Sporting é uma grande família e é diferenciado na formação. Temos a responsabilidade de tornar o nosso legado ainda maior e melhor", disse Tomaz Morais, aos meios de comunicação leoninos.
"Serviu para criar um primeiro momento de acolhimento para as famílias e para aqueles que chegam ao projeto e dar a conhecer as caras e a dimensão do projeto. Apresentámos aquilo que é formação do Sporting. Com este projeto queremos chegar a estes jogadores mais cedo, prepará-los para a transição e acompanhá-los ao longo de toda da formação até chegar à nossa equipa A, se tudo correr bem", explicou Nuno Figueiredo
Paulo Gomes, co-diretor-geral da Academia, reforçou a "importância» que estas academias têm no processo formativo: "As pessoas estão interligadas, as coordenações estão em sintonia e tudo isso é importante que os pais percebam. Apresentámos as caras dos coordenadores e diretores técnicos e também a ligação muito forte com os Núcleos, a qual também agradecemos", finalizou.
Veja a publicação do Sporting:
Pausa de seleções ditou encontro amigável entre o Clube de Alvalade e emblema que disputa a quarta divisão nacional e terminou com igualdade no marcador
|
0Os sub-23 do Sporting aproveitaram a pausa de seleções da FIFA para organizar um encontro amigável diante do Fabril Barreiro, emblema que milita no Campeonato de Portugal, a quarta divisão nacional. A partida terminou com igualdade no placard (1-1).
A formação orientada por Pedro Coelho teve uma partida menos conseguida e esteve perto de sair derrotada diante da equipa oriunda da Margem Sul do Tejo. Francisco Canário - que já tinha dado a vitória aos leões, diante do Santa Clara - voltou a marcar, já perto do final.
O triunfo diante dos açorianos foi conquistado na sequência da conquista de três pontos diante do eterno rival Benfica. Contrariamente a este jogo-treino, Canário abriu o ativo logo aos 15' minutos, deixando os verdes e brancos na frente durante praticamente todo o encontro.
Com a vitória diante do Santa Clara – a segunda em quatro jogos na presente temporada –, a turma de Pedro Coelho chega, provisoriamente, à liderança da Liga Revelação, com sete pontos em quatro encontros (duas vitórias, um empate e uma derrota). Benfica, Estrela da Amadora (com menos um encontro), Portimonense e Estoril Praia, todos com seis pontos, surgem logo de seguida.
O Sporting volta a entrar em ação no próximo dia 14 de setembro, às 15h00, na receção ao Estoril Praia. O jogo, que será realizado na Academia Cristiano Ronaldo, diz respeito à quinta jornada da primeira fase da Liga Revelação.
Ex técnico dos verdes e brancos classifica a situação do avançado como "ingrata"
|
0Rodrigo Ribeiro foi um dos destaques da pré-época do Sporting. O avançado marcou dois golos e fez uma assistência em três jogos, o que lhe pode ter valido um lugar no plantel de Rúben Amorim. Filipe Pedro, antigo treinador da formação leonina, aconselha o jogador a deixar Alvalade.
"Fundamentalmente, o Rodrigo é um jogador de equipa, um avançado que tem a capacidade de fazer golos e consegue também 'alimentar' os jogadores à sua volta. Isto, porque tem uma enorme qualidade técnica", começou por dizer, em declarações ao Record.
"É um grande jogador, muito talentoso e com muito potencial, mas está numa posição um bocadinho ingrata. Está a 'combater' com um dos avançados mais completos do mundo (Viktor Gyokeres) e o Sporting está em vias de contratar mais um jogador para aquela posição (Fotis Ioannidis)", assegurou.
"O Rodrigo está um bocadinho dependente daquilo que o mercado ditar e até pode aparecer uma excelente proposta por Gyokeres e a contratação do Ioannidis pode não se concretizar, abrindo-se um espaço para o Rodrigo. Ou, então, o Sporting fica com os dois e o Rodrigo fica sem espaço... Para o seu desenvolvimento como futebolista, acredito que será mais proveitoso, neste momento, ter uma experiência fora do contexto do Sporting, que poderá ser na Primeira Liga portuguesa ou até na de outro país", admitiu.
"Era importante conseguir ter esse estímulo e esse desafio. Iria expô-lo a dificuldades que iriam fazer aparecer as suas melhores características, fazendo com que voltasse mais forte ao Sporting. O facto de ter estado agora no Nottingham Forest foi importante para o seu desenvolvimento . Infelizmente, não teve a utilização que pretendia - salvo erro, fez uns 20 minutos em cinco utilizações -, mas, não tenho dúvidas de que só o facto de ter estado presente num contexto de Premier League, só a nível de treino, já fez com que desenvolvesse as suas características. Não só de jogador, mas também humanas", terminou, sobre o avançado avaliado em 3 milhões de euros.