
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
Gonçalo Fernandes e Martim Bustorff comentam, em exclusivo ao Leonino, as recentes polémicas do futebol português, nomeadamente as declarações de Pinto da Costa, defendendo que apenas com maior transparência será possível pacificar o desporto rei. Sobre o posicionamento que o Clube de Alvalade deve assumir, os Sportinguistas apelam a que os leões se mantenham atentos, mas sobretudo concentrados no que se passa dentro das quatro linhas.
Autoridades têm de atuar sobre ameaças de morte
Para Martim Bustorff, “as declarações dos dirigentes do FC Porto e da sua máquina de comunicação são de tal maneira irresponsáveis que, inclusivamente, já surgiu escrito numa parede da sede da Liga de Clubes “É preciso matar um?”. O árbitro Luís Godinho e os seus familiares já receberam ameaças de morte”. Neste sentido, Martim Bustorff acredita que “há matéria mais do que suficiente para as autoridades desportivas, mas também as cíveis, atuarem e mostrarem que, na verdade, existem regras que não podem, nunca, ser ultrapassadas”.
Gonçalo Fernandes não tem dúvidas de que, até final da época, este tipo de intervenções se irá repetir inúmeras vezes, mas não isenta de culpas o setor da arbitragem: “Foi o discurso de Pinto da Costa e serão mais discursos destes a aparecer. No entanto, estes discursos acontecem porque os árbitros têm cometidos erros, porque a maior parte deles não têm competência. Em Portugal, temos um problema grave na arbitragem, porque continuam a acontecer erros após erros e nada acontece. O clima que vivemos é proporcionado pelos árbitros não terem competência e falharem jogo após jogo, mesmo com uma ferramenta como o VAR, que serviria para diminuir erros”.
“Pinto da Costa devia reformar-se”
Martim Bustorff recorda o recente caso entre Pepe e Lume, considerando que os dragões precisam de uma renovação na sua estrutura: “Quando não ganha, o FC Porto é um clube violento. Tive vergonha de assistir às cenas dos últimos jogos do FC Porto, até atletas com a mesma camisola vi envolverem-se violentamente dentro do campo. Se Pinto da Costa quer mesmo pacificar o futebol português, então devia reformar-se. A renovação fará bem ao clube que ainda preside até porque não acredito que uma dinastia familiar vá merecer aprovação por parte dos sócios do FC Porto”.
No entender de Martim Bustorff, mais do que qualquer questão relacionada com a arbitragem, as recentes tomadas de posição do FC Porto prendem-se com questões financeiras: “A verdadeira guerra em Portugal não é para com a arbitragem. A guerra é querer ganhar a qualquer custo para conseguir o acesso aos milhões da Champions e, assim, buscar salvação que lhes permita perpetuarem-se no poder pelo máximo de anos possível. A fórmula no FC Porto tem 40 anos, mas a frágil situação económica torna esta época ainda mais crucial do que outras. A luta é pelo poder e a guerra mediática dos últimos dias mais não é do que uma enorme cortina de fumo para esconder os verdadeiros problemas”.
“Sporting CP tem menos quatro pontos do que deveria ter”
Gonçalo Fernandes chama a atenção que, com o Sporting CP na liderança, os rivais farão tudo o que estiver ao seu alcance para prejudicar os leões e defende que, até ao momento, a turma de Alvalade tem sido condicionada pelas arbitragens: “FC Porto e SL Benfica irão fazer o caminho deles para tentar colocar pressão no Sporting CP e nos árbitros. Na verdade, o Sporting CP tem sido prejudicado, e já fomos prejudicados em dois jogos, e temos menos quatro pontos do que deveríamos ter”.
Apesar disso, o comentador do Leonino acredita que o Clube de Alvalade deve evitar entrar em polémicas, ao mesmo tempo que luta por uma maior transparência do futebol português: “O Sporting CP não deve fazer absolutamente nada, sem ser ficar do lado da solução. Evidentemente que, se toda a gente pressionar os árbitros, não será bom para o futebol português. Acho que os clubes se devem juntar com a Federação e a Liga, avaliar o problema na arbitragem e qual será a solução. Isto tem de ser feito. Enquanto não se resolver o problema de fundo, vamos sempre ter este clima de suspeição”. Apito Dourado relembrado
Sobre esta temática, Martim Bustorff recorda os casos judiciais em que o FC Porto se viu envolvido e apela a que os leões se mantenham concentrados no que se passa dentro das quatro linhas: “O papel do Sporting CP deve ser o mesmo de sempre, manter-se ao serviço da transparência e na defesa do jogo. Contrariamente ao FC Porto, o Sporting CP nunca ‘assassinou’ o futebol português. O que o Sporting CP tem de fazer é lutar sempre pela justiça e provar em campo que merece vencer jogo após jogo”.
“Vamos ver qual o castigo aplicado a Pinto da Costa”
A finalizar, Gonçalo Fernandes questiona a coerência dos órgãos disciplinares da Federação Portuguesa de Futebol: “O Sporting CP é sempre usado como bode expiatório, ainda agora este castigo de 45 dias ao Presidente Frederico Varandas é um exemplo disso. Vamos ver qual é o castigo que será aplicado a Pinto da Costa, mas é evidente que, quando ouvimos alguém – está no Youtube – através daquelas escutas que toda a gente conhece, e não aconteceu nada, também não podemos esperar, ou ter grande esperança que irá acontecer alguma coisa”.
Reduto do Clube de Alvalade está a ser alvo de obras de renovação, que fazem parte do Alvalade 2.0, levado a cabo pelo Presidente Frederico Varandas
|
A Fenwick Iribarren Architects especificou todos os detalhes da transformação do estádio do Sporting, que já está a decorrer. A empresa de design encarregue do desenho do projeto Alvalade 2.0, levado a cargo pela direção presidida por Frederico Varandas, partilhou os pormenores dos desenhos para o reduto leonino.
Através de uma publicação no site Vía Construcción, a Fenwick Iribarren Architects partilhou as especificidades dos planos para renovar o estádio do Sporting, apelidado de Alvalade 2.0: ”O projeto, juntamente com uma equipa internacional de experiência em construção, engenharia e consultoria desportiva, transformará o recinto numa autêntica 'experiência imersiva' para os adeptos do clube. O redesenho arquitetónico do estádio do Sporting começa a ganhar forma”
“A reforma do estádio implicará uma autêntica reinvenção da experiência do futebol, já que permitirá aos adeptos aceder a salas exclusivas com catering gourmet, poder ver de perto os jogadores quando entram no estádio e desfrutar de novos lugares VIP, para viver uma experiência de primeira classe no estádio, algo único em Portugal. Isto irá convertê-lo num estádio do século XXI”, fazendo referência assim às novas condições do Estádio José Alvalade.
Além dos novos espaços do estádio, a empresa de design falou também das mudanças estruturais do renovado reduto do Sporting: ”Em termos arquitetónicos, a mudança mais significativa do estádio, e que irá afetar mais os utilizadores do edifício , é a eliminação do atual fosso situado à volta do relvado."
“O novo desenho do estádio trouxe consigo avançados estudos tecnológicos para cumprir com os critérios técnicos exigidos pela FIFA e para otimizar as condições de visibilidade e sonoridade do estádio. Foram efetuados diversos estudos paramétricos com 3D com o objetivo de conseguir o equilíbrio perfeito entre o aumento da capacidade da bancada mais baixa com a descida da zona do terreno de jogo”, fazendo assim referência às obras que estão, neste momento, a ser realizadas em Alvalade. Conheça o resto do projeto Alvalade 2.0 aqui.
Planos da direção de Frederico Varandas procuram a modernização do novo José de Alvalade e as obras avançam a todo o gás
|
Tal como é visível através de uma foto que circula pelas redes sociais, a remoção do relvado do Estádio José Alvalade avança a todo o vapor, naquela que é uma das muitas fases do projeto de renovação do reduto do Sporting, levado a cabo pelo Presidente Frederico Varandas e a sua direção.
Com o Sporting a terminar a temporada e depois da final da Liga dos Campeões Feminina, fecharam-se as atividades no Estádio José Alvalade. A direção de Frederico Varandas aproveitou para continuar a remoção do relvado dos leões, que se encontra num estado mais avançado do que foi noticiado no dia de ontem.
O relvado do Estádio de Alvalade está irreconhecível, já não existindo o habitual tapete verde para a prática de futebol. Atualmente o espaço está ocupado por areia, terra e as máquinas que trabalham na intervenção como escavadoras e camiões. Para facilitar as obras, foram também tiradas as balizas, placares publicitários e bancos de suplentes.
A remoção do relvado é o primeiro passo para o desnivelamento do campo de jogo, uma obra necessária para a o cobrimento do fosso do Estádio de Alvalade. Nos próximos meses estão também planeadas intervenções nas várias bancadas e na Praça Centenário, num projeto que deverá custar aos cofres do Sporting cerca de 50 milhões de euros.
O projeto Alvalade 2.0 começou já em 2021, com a alteração das cadeiras originais em troca de uma bancada completamente verde, já em 2023 deu-se a pintura dos corrimãos e escadas do Estádio. As obras mais recentes passaram por um novo sistema de iluminação, que foi estreado no início da temporada 2024/25. Está disponível o restante planeamento das obras, que pode conferir aqui.
José de Alvalade terá um aspeto renovado muito diferente ao que foi construído em 2003 e o processo de obras continua no reduto dos leões
|
Como se pode ver através de uma foto que já circula nas redes sociais, o Sporting já avançou para a remoção do relvado do Estádio José Alvalade, uma das muitas fases do projeto de remodelação da sua casa levado a cabo pelo Presidente Frederico Varandas.
Com o final da temporada do Sporting e o acolher da final da Liga dos Campeões feminina - marcada por um episódio caricato - em que o Arsenal derrotou o Barcelona por 1-0, no dia 24 de maio, as remodelações do Estádio José Alvalade retomaram. Desta vez, as obras visam a retirada e desnivelamento do relvado, que são parte do processo de eliminar o fosso.
O desnivelamento do relvado e o cobrir do fosso não serão as únicas alterações no Estádio José de Alvalade. Ao longo dos próximos meses estão também planeadas intervenções nas várias bancadas e, também, algumas obras na Praça Centenário, num projeto que deverá custar aos cofres do Sporting um valor de 50 milhões de euros.
O projeto Alvalade 2.0 começou já em 2021, com a alteração das cadeiras originais em troca de uma bancada completamente verde, já em 2023 deu-se a pintura dos corrimãos e escadas do Estádio. As obras mais recentes passaram pela retirada dos marcadores eletrónicos e um novo sistema de iluminação, que foi estreado no início da temporada 2024/25.
A foto da remoção do relvado do Estádio José de Alvalade foi partilhada por uma página de apoio ao Sporting, na rede social X, em que se pode ver uma máquina escavadora a retirar o tapete verde do estádio dos verdes e brancos, tal como pode ver na publicação: