
Clube
Sporting despede-se de Aurélio Pereira e fala no enorme legado deixado pelo 'Senhor Formação'
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
Gonçalo Fernandes e Martim Bustorff comentam, em exclusivo ao Leonino, as recentes polémicas do futebol português, nomeadamente as declarações de Pinto da Costa, defendendo que apenas com maior transparência será possível pacificar o desporto rei. Sobre o posicionamento que o Clube de Alvalade deve assumir, os Sportinguistas apelam a que os leões se mantenham atentos, mas sobretudo concentrados no que se passa dentro das quatro linhas.
Autoridades têm de atuar sobre ameaças de morte
Para Martim Bustorff, “as declarações dos dirigentes do FC Porto e da sua máquina de comunicação são de tal maneira irresponsáveis que, inclusivamente, já surgiu escrito numa parede da sede da Liga de Clubes “É preciso matar um?”. O árbitro Luís Godinho e os seus familiares já receberam ameaças de morte”. Neste sentido, Martim Bustorff acredita que “há matéria mais do que suficiente para as autoridades desportivas, mas também as cíveis, atuarem e mostrarem que, na verdade, existem regras que não podem, nunca, ser ultrapassadas”.
Gonçalo Fernandes não tem dúvidas de que, até final da época, este tipo de intervenções se irá repetir inúmeras vezes, mas não isenta de culpas o setor da arbitragem: “Foi o discurso de Pinto da Costa e serão mais discursos destes a aparecer. No entanto, estes discursos acontecem porque os árbitros têm cometidos erros, porque a maior parte deles não têm competência. Em Portugal, temos um problema grave na arbitragem, porque continuam a acontecer erros após erros e nada acontece. O clima que vivemos é proporcionado pelos árbitros não terem competência e falharem jogo após jogo, mesmo com uma ferramenta como o VAR, que serviria para diminuir erros”.
“Pinto da Costa devia reformar-se”
Martim Bustorff recorda o recente caso entre Pepe e Lume, considerando que os dragões precisam de uma renovação na sua estrutura: “Quando não ganha, o FC Porto é um clube violento. Tive vergonha de assistir às cenas dos últimos jogos do FC Porto, até atletas com a mesma camisola vi envolverem-se violentamente dentro do campo. Se Pinto da Costa quer mesmo pacificar o futebol português, então devia reformar-se. A renovação fará bem ao clube que ainda preside até porque não acredito que uma dinastia familiar vá merecer aprovação por parte dos sócios do FC Porto”.
No entender de Martim Bustorff, mais do que qualquer questão relacionada com a arbitragem, as recentes tomadas de posição do FC Porto prendem-se com questões financeiras: “A verdadeira guerra em Portugal não é para com a arbitragem. A guerra é querer ganhar a qualquer custo para conseguir o acesso aos milhões da Champions e, assim, buscar salvação que lhes permita perpetuarem-se no poder pelo máximo de anos possível. A fórmula no FC Porto tem 40 anos, mas a frágil situação económica torna esta época ainda mais crucial do que outras. A luta é pelo poder e a guerra mediática dos últimos dias mais não é do que uma enorme cortina de fumo para esconder os verdadeiros problemas”.
“Sporting CP tem menos quatro pontos do que deveria ter”
Gonçalo Fernandes chama a atenção que, com o Sporting CP na liderança, os rivais farão tudo o que estiver ao seu alcance para prejudicar os leões e defende que, até ao momento, a turma de Alvalade tem sido condicionada pelas arbitragens: “FC Porto e SL Benfica irão fazer o caminho deles para tentar colocar pressão no Sporting CP e nos árbitros. Na verdade, o Sporting CP tem sido prejudicado, e já fomos prejudicados em dois jogos, e temos menos quatro pontos do que deveríamos ter”.
Apesar disso, o comentador do Leonino acredita que o Clube de Alvalade deve evitar entrar em polémicas, ao mesmo tempo que luta por uma maior transparência do futebol português: “O Sporting CP não deve fazer absolutamente nada, sem ser ficar do lado da solução. Evidentemente que, se toda a gente pressionar os árbitros, não será bom para o futebol português. Acho que os clubes se devem juntar com a Federação e a Liga, avaliar o problema na arbitragem e qual será a solução. Isto tem de ser feito. Enquanto não se resolver o problema de fundo, vamos sempre ter este clima de suspeição”. Apito Dourado relembrado
Sobre esta temática, Martim Bustorff recorda os casos judiciais em que o FC Porto se viu envolvido e apela a que os leões se mantenham concentrados no que se passa dentro das quatro linhas: “O papel do Sporting CP deve ser o mesmo de sempre, manter-se ao serviço da transparência e na defesa do jogo. Contrariamente ao FC Porto, o Sporting CP nunca ‘assassinou’ o futebol português. O que o Sporting CP tem de fazer é lutar sempre pela justiça e provar em campo que merece vencer jogo após jogo”.
“Vamos ver qual o castigo aplicado a Pinto da Costa”
A finalizar, Gonçalo Fernandes questiona a coerência dos órgãos disciplinares da Federação Portuguesa de Futebol: “O Sporting CP é sempre usado como bode expiatório, ainda agora este castigo de 45 dias ao Presidente Frederico Varandas é um exemplo disso. Vamos ver qual é o castigo que será aplicado a Pinto da Costa, mas é evidente que, quando ouvimos alguém – está no Youtube – através daquelas escutas que toda a gente conhece, e não aconteceu nada, também não podemos esperar, ou ter grande esperança que irá acontecer alguma coisa”.
Clucomeça a 21 de abril e prolonga-se até 31 de maio, numa atualização regular que permite reorganizar a base associativa
|
O Sporting anunciou esta sexta-feira que vai avançar com o processo de remuneração de sócios, um procedimento que acontece de cinco em cinco anos. A iniciativa terá início no próximo dia 21 de abril e vai se prolongar até 31 de maio, sendo enviada uma versão digital do novo cartão de associado até ao final do processo. O cartão físico será entregue no início da época 2026/27.
A última renumeração aconteceu em 2020, no âmbito da campanha “Eu Sou – Renumeração 2020”, e permitiu ao Clube recuperar 8.141 sócios, ao mesmo tempo que angariou cerca de dois milhões de euros em quotizações. Um sinal claro da importância deste processo para a vitalidade financeira e institucional do clube.
Em março de 2024, o Sporting contava com 146.292 associados, dos quais 109.110 eram efetivamente pagantes, números que representam um recorde absoluto para o universo leonino. Estes dados mostram o crescimento sustentado da massa adepta sportinguista, num momento em que o clube atravessa uma fase desportiva positiva. A renumeração tem como objetivo atualizar a base de dados dos sócios e refletir a realidade atual do clube, tendo impacto direto, por exemplo na ordem numérica atribuída a cada associado. Este processo também contribui para a organização de futuras eleições e assembleias gerais.
O Sporting apela à participação de todos os sócios no processo, reforçando o papel de cada um na vida do clube. Com mais de 146 mil associados registados, os leões reforçam a sua posição como uma das maiores instituições desportivas de Portugal.
A equipa liderada por Rui Borges vê-se no segundo lugar da tabela classificativa, apenas a dois pontos do seu eterno rival. Com o apoio crescente e sentido dos adeptos nas últimas temporadas, o Sporting prepara-se para os próximos encontros e acredita na conquista do bicampeonato. É de recordar que o apoio dos adeptos tem sido cada vez mais notório nas últimas temporadas. O avançado sueco de 26 anos, Viktor Gyokeres, é a peça-chave da equipa liderada por Rui Borges, e tem vários clubes europeus interessados. O mais certo é que saia este verão de Alvalade.
Figura história do Clube de Alvalade foi responsável pela carreira de várias das maiores figuras do futebol nacional nos últimos 40 anos
|
Aurélio Pereira morreu esta terça-feira, dia 8 de abril, aos 77 anos. O funeral da figura histórica do Clube de Alvalade realiza-se esta quinta-feira, dia 10 de abril, com missa marcada para as 13h15 na Igreja de São João Baptista, no Lumiar. A cremação decorre pelas 15h00 no Cemitério dos Olivais.
O velório está marcado para a véspera, quarta-feira, com abertura às 17h00 e fecho às 22h00, também na Igreja de São João Baptista. De todos os quadrantes e cores clubísticas chegam mensagens de despedida: Desde Cristiano Ronaldo Quaresma, Paulo Futre, João Palhinha, Ricardo, entre outros.
Irmão mais velho de Carlos Pereira, antigo jogador e treinador do Sporting, Aurélio também foi atleta leonino, mas nos escalões de formação. Seguiu depois a carreira de coordenador, e foi nesse papel que voltou ao clube verde e branco, para trabalhar nas camadas jovens, onde conquistou vários títulos.
Aurélio Pereira tornou-se assim uma figura incontornável e consensual da história do Clube de Alvalade, mas também do futebol português, tendo em conta o contributo que inúmeros jogadores - e muitos outros - deram à Seleção Nacional ao longo dos últimos anos.
"O 'Senhor Formação' será para sempre recordado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e, acima de tudo, da história do Sporting Clube de Portugal", sublinha o Sporting num comunicado lançado ao início da tarde desta terça-feira, dia 8 de abril.
Sócio n.º 1208-0 do Clube de Alvalade integrou a direção dos leões entre 1999 e 2000; Leões emitiram comunicado a lamentar falecimento
|
O Sporting emitiu uma nota informativa no site oficial, esta terça-feira, dia 8 de abril, para manifestar o seu pesar pela morte de Pedro Batalha Ribeiro. O sócio n.º 1208-0 do Clube de Alvalade integrou a direção dos leões na condição de diretor geral e de diretor de projetos imobiliários.
De recordar que Pedro Batalha Ribeiro foi “Diretor Geral e Diretor de Projetos Imobiliários do Sporting entre 1999 e 2009”, um período que compreendeu as direções de José Roquette, Dias da Cunha e de Filipe Soares Franco e faleceu assim aos 63 anos de idade.
"Aos familiares e amigos, o Sporting endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube", pode ler-se no comunicado emitido pelo emblema verde e branco, num dia marcado também pelo desaparecimento de Aurélio Pereira.
O antigo responsável pelo departamento de formação do Sporting, que 'descobriu', entre outros Cristiano Ronaldo, morreu esta terça-feira, aos 77 anos. O Sporting emitiu um comunicado, onde lembrou alguns dos talentos do futebol português descobertos por Aurélio Pereira.
"De Paulo Futre, a Luís Figo ou a Cristiano Ronaldo, mas também a talentos mais recentes, Aurélio Pereira é o grande responsável pela carreira de várias das figuras do futebol nacional nos últimos 40 anos", recordaram os verdes brancos (Recorde AQUI).