Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Gonçalo Fernandes e Martim Bustorff comentam, em exclusivo ao Leonino, as recentes polémicas do futebol português, nomeadamente as declarações de Pinto da Costa, defendendo que apenas com maior transparência será possível pacificar o desporto rei. Sobre o posicionamento que o Clube de Alvalade deve assumir, os Sportinguistas apelam a que os leões se mantenham atentos, mas sobretudo concentrados no que se passa dentro das quatro linhas.
Autoridades têm de atuar sobre ameaças de morte
Para Martim Bustorff, “as declarações dos dirigentes do FC Porto e da sua máquina de comunicação são de tal maneira irresponsáveis que, inclusivamente, já surgiu escrito numa parede da sede da Liga de Clubes “É preciso matar um?”. O árbitro Luís Godinho e os seus familiares já receberam ameaças de morte”. Neste sentido, Martim Bustorff acredita que “há matéria mais do que suficiente para as autoridades desportivas, mas também as cíveis, atuarem e mostrarem que, na verdade, existem regras que não podem, nunca, ser ultrapassadas”.
Gonçalo Fernandes não tem dúvidas de que, até final da época, este tipo de intervenções se irá repetir inúmeras vezes, mas não isenta de culpas o setor da arbitragem: “Foi o discurso de Pinto da Costa e serão mais discursos destes a aparecer. No entanto, estes discursos acontecem porque os árbitros têm cometidos erros, porque a maior parte deles não têm competência. Em Portugal, temos um problema grave na arbitragem, porque continuam a acontecer erros após erros e nada acontece. O clima que vivemos é proporcionado pelos árbitros não terem competência e falharem jogo após jogo, mesmo com uma ferramenta como o VAR, que serviria para diminuir erros”.
“Pinto da Costa devia reformar-se”
Martim Bustorff recorda o recente caso entre Pepe e Lume, considerando que os dragões precisam de uma renovação na sua estrutura: “Quando não ganha, o FC Porto é um clube violento. Tive vergonha de assistir às cenas dos últimos jogos do FC Porto, até atletas com a mesma camisola vi envolverem-se violentamente dentro do campo. Se Pinto da Costa quer mesmo pacificar o futebol português, então devia reformar-se. A renovação fará bem ao clube que ainda preside até porque não acredito que uma dinastia familiar vá merecer aprovação por parte dos sócios do FC Porto”.
No entender de Martim Bustorff, mais do que qualquer questão relacionada com a arbitragem, as recentes tomadas de posição do FC Porto prendem-se com questões financeiras: “A verdadeira guerra em Portugal não é para com a arbitragem. A guerra é querer ganhar a qualquer custo para conseguir o acesso aos milhões da Champions e, assim, buscar salvação que lhes permita perpetuarem-se no poder pelo máximo de anos possível. A fórmula no FC Porto tem 40 anos, mas a frágil situação económica torna esta época ainda mais crucial do que outras. A luta é pelo poder e a guerra mediática dos últimos dias mais não é do que uma enorme cortina de fumo para esconder os verdadeiros problemas”.
“Sporting CP tem menos quatro pontos do que deveria ter”
Gonçalo Fernandes chama a atenção que, com o Sporting CP na liderança, os rivais farão tudo o que estiver ao seu alcance para prejudicar os leões e defende que, até ao momento, a turma de Alvalade tem sido condicionada pelas arbitragens: “FC Porto e SL Benfica irão fazer o caminho deles para tentar colocar pressão no Sporting CP e nos árbitros. Na verdade, o Sporting CP tem sido prejudicado, e já fomos prejudicados em dois jogos, e temos menos quatro pontos do que deveríamos ter”.
Apesar disso, o comentador do Leonino acredita que o Clube de Alvalade deve evitar entrar em polémicas, ao mesmo tempo que luta por uma maior transparência do futebol português: “O Sporting CP não deve fazer absolutamente nada, sem ser ficar do lado da solução. Evidentemente que, se toda a gente pressionar os árbitros, não será bom para o futebol português. Acho que os clubes se devem juntar com a Federação e a Liga, avaliar o problema na arbitragem e qual será a solução. Isto tem de ser feito. Enquanto não se resolver o problema de fundo, vamos sempre ter este clima de suspeição”. Apito Dourado relembrado
Sobre esta temática, Martim Bustorff recorda os casos judiciais em que o FC Porto se viu envolvido e apela a que os leões se mantenham concentrados no que se passa dentro das quatro linhas: “O papel do Sporting CP deve ser o mesmo de sempre, manter-se ao serviço da transparência e na defesa do jogo. Contrariamente ao FC Porto, o Sporting CP nunca ‘assassinou’ o futebol português. O que o Sporting CP tem de fazer é lutar sempre pela justiça e provar em campo que merece vencer jogo após jogo”.
“Vamos ver qual o castigo aplicado a Pinto da Costa”
A finalizar, Gonçalo Fernandes questiona a coerência dos órgãos disciplinares da Federação Portuguesa de Futebol: “O Sporting CP é sempre usado como bode expiatório, ainda agora este castigo de 45 dias ao Presidente Frederico Varandas é um exemplo disso. Vamos ver qual é o castigo que será aplicado a Pinto da Costa, mas é evidente que, quando ouvimos alguém – está no Youtube – através daquelas escutas que toda a gente conhece, e não aconteceu nada, também não podemos esperar, ou ter grande esperança que irá acontecer alguma coisa”.
Em declarações ao Bola na Hora, o candidato ao cargo de presidente da Organização negou ter um potencial rival no seu caminho
|
0João Benedito, antigo guarda-redes de futsal do Sporting e ex-candidato à Presidência do Clube de Alvalade, está atualmente na corrida à direção da Federação Portuguesa de Futebol como braço direito de Nuno Lobo. Em declarações ao jornal A Bola, no programa Bola na Hora, Nuno fez algumas confissões acerca dos seus trunfos para as próximas eleições.
"Estou convicto de que Pedro Proença não será candidato da Federação. Eu conheço-o, tenho uma boa relação com Pedro Proença, pessoal e institucional", começou por assegurar. "Tenho de Pedro Proença um homem que cumpre os seus compromissos, tenho-o genuinamente como um homem de compromissos e de palavra".
Além disso, explicou, "Pedro Proença foi eleito presidente da Liga, para o último mandato, há cerca de um ano, foi eleito para a European League há seis ou sete meses e não acredito por aquilo que conheço que ele abandone e que dia que não ao compromisso que assumiu".
"Para mim, é sagrado fazer aquilo que se promete, o caderno de encargos que nós fazemos com os nossos eleitores", confessou. Ainda em referência à sua candidatura, em fevereiro de 2025, sabe-se que Nuno Lobo candidatar-se-á com o seu braço direito João Benedito.
Em caso de vitória, o guardião que tornou-se numa figura ímpar no futsal português, será o vice-presidente da Federação de Futebol e também considerado o presidente substituto. Recorde-se ainda que João Benedito foi candidato à Direção do Sporting em 2018, mas foi derrotado por Frederico Varandas.
Veja no vídeo abaixo as declarações de Nuno Lobo:
Turma de Alvalade deixou rivais bem para trás na classificação e Presidente dos verdes e brancos quer continuar o momento atual
|
0À medida que as redes sociais se consolidam como uma ponte entre os adeptos e o dia a dia dos seus clubes, o Sporting continua a destacar-se. De acordo com uma publicação da página 'Deportes e Finanzas' na rede social X, o os verdes e brancos reafirmaram-se como líderes fora das quatro linhas, demonstrando a força da sua presença digital.
Tendo obtido mais de 40 milhões de visualizações na rede social em questão, durante o mês de novembro de 2024, ultrapassou o Porto, que teve 14,8M, e o Benfica que fecha o pódio com 12M. No entanto, O Sporting também lidera o ranking de clubes portugueses com mais visualizações em redes sociais como o Facebook, TikTok e Instagram.
Num mês que ficou marcado pela saída de Ruben Amorim, a chegada de João Pereira e a fase menos favorável que os leões estão a viver atualmente, o apoio dos adeptos continua a fazer-se sentir em todas as frentes, dentro e fora das quatro linhas.
A Turma de Alvalade segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 31 pontos, mas menos uma partida disputada. No terceiro posto, está o Porto, com 31 pontos acumulados e todos os jogos em dia.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Club Brugge, em jogo relativo à sexta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Nicky Hayen jogar-se-á às 20h00, na Bélgica.
Presidente dos leões marcou presença, como figura máxima do Clube, em cerimónia de assinatura de protocolo que pretende criar sinergias de desenvolvimento desportivo
|
0O Sporting formalizou uma nova parceria desportiva, com a assinatura de um protocolo de Colaboração entre o Clube e a Viver Santarém, que visa promover o desenvolvimento desportivo e a formação de jovens no concelho. A cerimónia decorreu no estádio José Alvalade e contou com a presença de Frederico Varandas, Presidente dos leões, João Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, e ainda membros do Conselho de Administração da organização.
O protocolo debruça-se, sobretudo, sobre a prática desportiva da natação - a primeira vez que a secção da natação do Sporting vai colaborar com uma entidade exterior ao Clube. O grande objetivo da parceria - que abrange as modalidades de natação pura e polo aquático - é melhorar a Escola de Atividades Aquáticas da Viver Santarém, incrementando o nível técnico e competitivo dos atletas.
As áreas de cooperação incluem a organização de eventos para atletas não federados, estágios e treinos em conjunto, formação especializada para treinadores e a participação de atletas do Sporting sob representação da Viver Santarém. Permitirá, assim, uma permuta de conhecimentos e metodologias de treino.
O Sporting passa, assim, a contar com um parceiro estratégico no Centro do país, e a Viver Santarém tem a hipótese de se tornar numa referência desportiva a nível regional, com condições de treino mais avançadas para os seus atletas.
O protocolo tem uma duração inicial de dois anos e renovação automática. As responsabilidades de ambas as partes estão definidas: a Viver Santarém disponibilizará as suas instalações, e garantirá a presença dos seus treinadores nos programas de formação, e o Sporting fornecerá os recursos humanos e técnicos para apoiar treinos e competições.