Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Mar 2024 | 11:08 |
Dário Essugo, médio do Sporting cedido ao Chaves, foi titular e capitão na partida dos sub-19 da Seleção Nacional Portuguesa frente à Sérvia, onde os lusos levaram a melhor por 4-1 numa partida relativa à fase de qualificação para o Europeu de 2024.
Num embate disputado no Estádio Municipal de Aveiro, que contou com o contributo de atuais e antigos futebolistas do Sporting, o médio foi um dos destaques, tendo feito uma exibição de alto nível, tendo sido importante em desarmes e mostrou toda a sua capacidade de visão de jogo, bem como do seu poderio físico.
Depois de 83 minutos de alto nível, Dário Essugo abandonou a partida numa fase em que esta estava mais que resolvida. Recorde-se que o antigo camisola 14 do Clube de Alvalade foi opção de início dos dois compromissos internacionais que colocaram Portugal com pé e meio na fase final do Campeonato da Europa deste ano.
O jovem leão jogou pela primeira vez na equipa principal do Sporting na temporada 2020/21, na receção ao Vitória de Guimarães (1-0) no dia 20 de março de 2021 e tornou-se no mais jovem de sempre a estrear-se pela turma A do Clube de Alvalade.
Na temporada passada, o internacional sub-21 português – avaliado em 2 milhões de euros – realizou 26 embates (entre o plantel principal, equipa B dos leões e ainda os sub-19), tendo somado uma assistência, no total de 1.614 minutos totalizados. Este ano, o ‘camisola 14’ somou 10 partidas, antes de ser cedido ao atual 18º classificado da Liga Portugal Betclic com 19 pontos.
Ao serviço do Chaves, Dário Essugo já fez sete partidas sendo que seis destas foram na condição de titular. O internacional português é uma das peças chave da turma de Moreno que é o atual lanterna vermelha da Liga Portugal Betclic, mas deverá fazer parte da pré-temporada verde e branca.
Confira aqui a exibição de Dário Essugo:
Primeira metade da temporada dos verdes e brancos tem sido assolada por várias lesões e Rui Borges vê-se obrigado a constantes alterações
08 Jan 2026 | 10:12 |
Desde a chegada de Rui Borges ao Sporting, há cerca de um ano, o problema das lesões ganhou ainda maior dimensão em Alvalade, dando continuidade a um cenário já delicado herdado da era Ruben Amorim. Para já, nem Porto nem Benfica têm este problema tão avultado como os leões.
De acordo com dados do Transfermarkt, os verdes e brancos são a equipa da Liga Portugal Betclic mais afetada por lesões ao longo do último ano, com 25 jogadores indisponíveis registados. Um número superior ao do Benfica (21) e bastante acima do Porto (15). Só na presente temporada, o Sporting já soma 13 casos clínicos, mais do que qualquer outro rival direto.
A realidade tem sido particularmente penalizadora, com vários jogadores a transitarem de uma época para a outra sem conseguirem recuperar totalmente. Daniel Bragança e Nuno Santos são exemplos claros dessa continuidade no boletim clínico, tal como situações prolongadas que envolveram nomes como Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita ou João Simões.
Em 2025/26, Rui Borges voltou a deparar-se com um cenário exigente, com ausências importantes em vários sectores do campo. Rui Silva, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Ricardo Mangas e Geny Catamo passaram pelo departamento médico, juntando-se aos casos mais sensíveis de Zeno Debast, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda. Mais recentemente, depois da Allianz Cup, Eduardo Quaresma e Fotis Ioannidis aumentaram a lista de indisponíveis.
Agora, o Sporting volta a entrar em campo apenas a 16 de janeiro, frente ao Casa Pia, em partida válida para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Até lá, é expectável que possa voltar a contar com Debast, mas não poderá contar com Maxi Araújo e Morten Hjulmand, ambos a cumprir castigo.
Antigo guarda-redes do Clube de Alvalade foi recentemente questionado sobre o trabalho realizado pelo técnico nestes últimos tempos
08 Jan 2026 | 09:50 |
Beto Pimparel acompanha de perto a atualidade do emblema leonino e, apesar de reconhecer que a equipa atravessa um período mais exigente nesta temporada, sublinha que o campeonato está longe de estar decidido. O antigo guarda-redes destaca ainda o trabalho desenvolvido por Rui Borges no comando técnico dos leões.
Beto Pimparel: “Faço um balanço positivo de Rui Borges"
“Faço um balanço positivo de Rui Borges, campeão nacional pelo Sporting. É verdade que este ano o Sporting está a ter mais dificuldades, mas muito por responsabilidade do que o Porto está a fazer, de forma histórica, neste início de temporada, que tem sido realmente quase perfeito”, afirmou Beto Pimparel, em declarações ao jornal Record, à margem da Taça da Liga Legends.
Beto Pimparel: "Ainda falta muito para acabar, há muito ponto em disputa"
O ex-internacional português considera que a equipa deve concentrar-se no seu próprio crescimento competitivo. “Mas, obviamente, com o mal podemos nós bem e o Sporting tem de se focar muito nele, em melhorar algumas coisas e o Rui Borges tem tentado encontrar soluções. Acredito que o Sporting já teve melhores momentos de futebol, mas faz parte, existem altos e baixos que acabam de alguma forma por afetar a dinâmica das equipas. É uma gestão que o Rui tem tido de fazer e tem-no feito bem. Ainda falta muito para acabar, há muito ponto em disputa e o Sporting tem de tentar minimizar as perdas de pontos até ao fim”, acrescentou.
Beto Pimparel abordou também a situação da baliza leonina, mostrando-se confiante na escolha de Rui Silva para assumir a titularidade. “Veio trazer aquilo que faltava ao Sporting, que era um guarda-redes com bagagem e ‘estaleca’ para aguentar a pressão que é jogar pelo Sporting e lutar por títulos. Vinha de um contexto muito competitivo, a La Liga, estava habituado a grandes palcos e à exigência de jogar contra as melhores equipas do Mundo. Era o que o Sporting precisava naquela fase de indefinição e acabou por encontrar no Rui Silva um guarda-redes equilibrado, muito temperado e que deu muita estabilidade”.
Aos 43 anos, Beto continua a demonstrar que a ligação ao futebol permanece intacta. Na recente edição da Taça da Liga Legends, o antigo guarda-redes foi uma das figuras do torneio, contribuindo decisivamente para a conquista do Sporting e arrecadando o prémio de melhor jogador da competição, fruto de várias intervenções decisivas.
“É um privilégio e uma honra muito grande, mesmo no pós-carreira, ser uma ‘legend’ do clube que me formou enquanto atleta e também como pessoa. Devo muito ao Sporting Clube de Portugal”, confessou. Questionado sobre a possibilidade de ainda competir a nível profissional, respondeu: “Sinto que poderia jogar, a cabeça está bem e o corpo acompanha, mas obviamente já passou o meu tempo. Aproveito estes momentos e para desfrutar acima de tudo, porque onde me sinto melhor é dentro do campo e acabo por demonstrar essa paixão que tenho ainda pelo treino, pelo jogo e pela competição”.
Médio português brilha com execução acrobática na derrota dos londrinos diante dos cherries em jogo emocionante da Premier League
08 Jan 2026 | 09:45 |
João Palhinha - que esqueceu o Sporting recentemente - foi uma das grandes figuras do Bournemouth – Tottenham. Apesar do desaire, por 3-2, o antigo jogador do Sporting apontou um golaço de bicicleta. A execução técnica do internacional luso correu mundo, tornando-se o momento alto do duelo em Inglaterra, embora o resultado tenha sido adverso.
Aos 78 minutos, na sequência de um pontapé de canto, o centrocampista aproveitou um ressalto na área. De forma acrobática, o camisola 6 dos spurs fez o empate a duas bolas. Contudo, este esforço individual viria a ser insuficiente para garantir o triunfo do emblema londrino nesta jornada do campeonato.
Com este desfecho negativo, a formação comandada por Thomas Frank ocupa agora o 14.º posto da tabela classificativa. O conjunto visitante soma 27 pontos em 21 partidas realizadas, registando sete vitórias, sete empates e igual número de derrotas na competição, estando longe dos objetivos inicialmente traçados.
O clube da capital britânica volta a entrar em campo frente ao Aston Villa, para a FA Cup, no dia 10 de janeiro. Seguem-se duelos exigentes contra o West Ham, a contar para a Premier League, e perante o Borussia Dortmund, na Liga dos Campeões, num mês de janeiro completamente de loucos.
Esta temporada, com a camisola do Tottenham, João Palhinha – avaliado em 25 milhões de euros – realizou 29 jogos: 20 na Premier League, seis na Liga dos Campeões, dois na EFL League Cup e um na Supertaça Europeia. Nos 1.870 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou cinco golos e fez duas assistências.
Confira o golaço de João Palhinha no Bournemouth – Tottenham: