Modalidades
Exclusivo Leonino - Sporting vai ao mercado por um guarda-redes para 2026/27
26 Nov 2025 | 11:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
07 Fev 2020 | 18:39 |
“DI DI DIVANEI!”. Não era, sem dúvida, algo raro de se ouvir em qualquer que fosse o jogo de futsal da equipa do Sporting CP, durante um total de cinco épocas. Não é, também, difícil reconhecer que Divanei foi um dos grandes protagonistas dos dérbies entre Sporting CP e SL Benfica dos últimos anos e uma das figuras que os leões não irão esquecer, por toda a empatia criada e… claro, pelo faro que tinha ao golo.
Aquilo que o atleta de 35 anos defende, agora a atuar pelo Portimonense SC, é que não existe jogo como este. “Esses são os melhores jogos, devido a tudo que se envolve dentro e fora da quadra. É lindo de ver o pavilhão cheio. A rivalidade entre Sporting CP e SL Benfica é muito grande e quem já jogou um dérbi jamais irá esquecer”, começou por dizer, em exclusivo, ao Leonino.
Num momento determinante como este, em que as equipas estão separadas por apenas um ponto – com o SL Benfica na frente – quem vencer pode, muito facilmente, terminar a fase regular em primeiro lugar, mas, para Divanei, não será esse o pensamento que irá na cabeça de cada um dos jogadores: “Sei da força que o Sporting CP tem em casa, por conta dos adeptos, mas quando se trata de um dérbi isso não muda muito. O que vai ser determinante será a vontade de cada jogador dentro de quadra”, disse. Tendo em conta que no último jogo entre águias e leões o Sporting CP acabou por perder a Taça da Liga, na final, pedimos ao ex-jogador verde e branco para nos falar sobre o que pode isso influenciar esta partida: “São competições diferentes e esse dérbi será só mais um. O que conta é no fim do campeonato terminar com o título na mão. Claro que perder um título, ainda mais para um rival, deita um pouco abaixo a equipa e a confiança. Este dérbi será muito importante vencer para ganhar confiança e para ter a vantagem de decidir em casa, caso terminem em primeiro lugar”, lembrou.
"Os jogos em si já te deixam maluco por conta da rivalidade"
Além disso, Divanei, que já experienciou o tremendo ambiente do Pavilhão João Rocha, comentou o quanto isso é importante para os atletas. Tanto para os da casa, como para os forasteiros, algo que pode desconcentrar: “Os adeptos são o sexto jogador, estão sempre apoiar, a puxar quando as coisas não correm bem e também a cobrar quando é preciso. Nesses jogos, a concentração tem que estar ao mais alto nível, pois qualquer momento pode ser determinante”, sublinhou, continuando: “Os jogos em si já te deixam maluco por conta da rivalidade, o ambiente, a claque cantando sem parar, ainda por cima ter a felicidade de marcar um golo isso é fantástico e marcante na carreira do atleta”.
Em modo de conclusão, Divanei falou sobre o que se tem visto na turma de Alvalade desde que venceu a UEFA Futsal Champions League, não tendo ainda conseguido conquistar um prova interna desde esse momento. “É normal a equipa estar passando por esse momento, saiu alguns jogadores e os que vieram precisam se adaptar a nova realidade, jogar no Sporting CP é diferente. O Sporting CP vive de resultados e quando eles não surgem, algo precisa de mudar”.
A mensagem final, por sua vez, é só uma, assim como o balanço geral: “O Sporting CP só vai ganhar o título quando começar a jogar coletivamente. Tem o melhor plantel, mas o SL Benfica tem sido melhor nos momentos decisivos”, vincou.
De relembrar que as turmas de Nuno Dias e Joel Rocha entram na quadra este domingo, dia 9 de fevereiro, pelas 14h20 e contam com um Pavilhão João Rocha cheio para a disputa da 17.ª jornada da Liga Placard.
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, para jogar a segunda mão dos oitavos-de-final da competição internacional
04 Dez 2025 | 22:01 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o AEK de Atenas por 8-3, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, em jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões da modalidade. Depois da vitória no fim-de-semana, para o campeonato, os leões garantiram presença na fase seguinte da competição internacional.
O Sporting entrou com tudo, e inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, por Bruno Pinto. Os leões mantiveram a pressão, e aos 3' já lideravam por 3-0 (Bruno Pinto e Allan Guilherme fizeram os golos). Aos 13', o AEK conseguiu reduzir, e deixou o marcador com 3-1 ao intervalo, a favor dos verdes e brancos.
Nos segundos 20 minutos, a formação helénica conseguiu reduzir a vantagem para apenas um golo, aos 23'. No entanto, o Sporting reagiu, e voltou a colocar-se em controlo do marcados. Pauleta fez o 4-2, seguido do hat-trick de Bruno Pinto. Tomás Paçó e Felipe Valério dilataram ainda mais a vantagem verde e branca, que atingiu números expressivos no final da partida. O melhor que o AEK conseguiu foi reduzir, para 7-3, mas Pauleta voltou a atirar a diferença para cinco golos.
Com esta vitória – a 15.ª em 17 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias ultrapassam o AEK de Atenas nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os verdes e brancos avançam, com agregado final de 19-3, e ficam à espera do Benfica, que deve ser o adversário nos quartos-de-final da competição internacional.
O Clube de Alvalade vai, agora, voltar a virar atenções para o campeonato nacional. Os leões recebem o Torreense, numa partida que se vai disputar no Pavilhão João Rocha. O apito inicial está marcado para as 15h00 da próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro.
Clube de Alvalade chegou cedo à vantagem; Atleta do emblema verde e branco inaugurou o marcador logo no primeiro minuto de jogo
29 Nov 2025 | 22:23 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Leões de Porto Salvo por 6-3, este sábado, dia 29 de novembro, em jogo da 11.ª jornada da Liga Placard. Depois da goleada ameio da semana para a Liga dos Campeões, os leões derrotaram agora o terceiro classificado do Campeonato.
Na primeira parte, o Clube de Alvalade chegou cedo à vantagem. Diogo Santos inaugurou o marcador logo no primeiro minuto. O camisola 7 estava endiabrado e bisou logo aos 3'. A equipa forasteira conseguiu reduzir aos 4' por intermédio de Landelino Neto. Num duelo intenso, os leões voltaram a marcar aos 6'. Agora foi Pauleta a aproveitar um erro da defesa contrária e apontar o 3-1. Aos 13', Felipe Valério fez o quarto. Quando os visitados atingiram as seis faltas, o Leões de Porto Salvo não falhou e conseguiu o 4-2 por Isaías Furtado.
Nos segundos 20 minutos, a formação do concelho de Oeiras reduziu para 4-3 aos 24' com golo de Rúben Carrilho. No melhor momento dos visitantes na partida, contudo, o Sporting não tremeu e conseguiu travar o ímpeto adversário. Uma bela jogada coletiva terminou com Wesley a dar para Bruno Pinto fazer o 5-3 aos 30 minutos. Bruno Maior fez o 6-3 aos 38 minutos.
Com esta vitória – a 14.ª em 16 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias estão no segundo lugar da tabela classificativa com 27 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 33. Por outro lado, o Leões de Porto Salvo é terceiro classificado com 22.
O Clube de Alvalade vai, agora, receber os gregos do AEK para a segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Futsal Champions League na quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 19h30. Fora de casa, o Sporting venceu por uns claros 11-0 e tem pé e meio na próxima fase da competição internacional.
Estrutura do Clube de Alvalade pretende preparar atempadamente todas as contratações da próxima temporada e está atento às necessidades de Nuno Dias
27 Nov 2025 | 14:07 |
Está decido: o Sporting vai fazer mudanças no plantel da equipa de futsal para a temporada 2026/27 e o sector onde se deverá sentir mais é na baliza, sabe o Leonino. A estrutura dos leões pretende garantir a chegada de um novo guarda-redes para a turma de Nuno Dias.
Segundo apurou o nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, a estrutura verde e branca olha para a baliza da modalidade como uma das posições mais deficitárias e acredita que um dos passos para o sucesso possa ser a contratação de um novo guardião que, ao que tudo indica, deverá ser estrangeiro.
Atualmente, Nuno Dias conta com três guarda-redes: Bernardo Paçó, Henrique Rafagnin e Gonçalo Portugal. Enquanto o primeiro tem sido utilizado como titular, o Sporting acredita que poderá melhorar com maior competição no plantel. O internacional português é tido como mais que suficiente para a fase regular, mas os leões pretendem outra experiência para os play-offs, finais e UEFA Futsal Champions League.
Por seu turno, Rafagnin deverá deixar a equipa do Sporting no final da presente temporada, tal como avançou o Leonino, em exclusivo. O brasileiro perdeu o lugar para Paçó na época transata e tarda a agarrar a sua oportunidade em Alvalade. A saída deste não formado localmente (NFL) abre a entrada de outro.
Também Gonçalo Portugal pode colocar um ponto final à sua passagem no Sporting no fim de 2025/26. Depois de praticamente 15 temporadas em Alvalade, o guarda-redes de 33 anos tem cada vez menos utilização por parte de Nuno Dias e sua saída poderá abrir espaço ao regresso de Guilherme Cintra, que está atualmente emprestado à UVPN.
Relembre, aqui, os melhores momentos do Sporting na última final four da Liga dos Campeões de futsal: