
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
|
A data era 28 de janeiro de 2009. Divanei era um jovem de 24 anos que vinha a dar nas vistas no futsal nacional em Vizela, mais propriamente na Fundação Jorge Antunes. Um dia, o telemóvel tocou, o coração bateu e o ‘Menino’ começou uma jornada que jamais esqueceria.
“Por causa dos nervos gaguejava bastante”
Hoje, em 2021, faz 12 anos desde o dia em que Divanei pegou na caneta e marcou o seu destino. O ex-atleta dos leões relembrou essa data com a maior das satisfações.
“Foi um momento mágico. Um momento de muita alegria e de muita felicidade. Estava muito nervoso na altura, estava no carro quando o Miguel Albuquerque e o Carlos Vaz me foram buscar a Vizela”, começou por contar, em exclusivo ao Leonino.
“Na altura, dei uma entrevista mesmo dentro do carro, para a SIC, para comentar a minha transferência, por causa dos nervos gaguejava bastante, mas sabia que estava a ir muito feliz para Lisboa. Sabia que ia jogar num grande Clube, com grandes jogadores, e sabia que naquele momento só dependia de mim para fazer história no Clube”, realçou.
“O mais importante foi ter conquistado o respeito e o carinho dos adeptos leoninos”
Assim foi. A história foi-se fazendo, ao longo das seis épocas que fez em Alvalade, ainda que, a meio, tenha feito uma paragem pelo CSKA e outra pelo Kairat. Nesse conjunto de anos de leão ao peito, Divanei Menino conquistou cinco Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, três Supertaças e duas Taças de Honra AFL, algo que relembra, agora, como um grande pedaço da ‘história’ da sua carreira. Mais que os títulos, o jogador – agora no Portimonense SC – sabe que levou algo ainda melhor dos leões: uma família e todo o apoio que a mesma pode dar.
“Graças a Deus fui muito feliz, pude conquistar grandes títulos, mas o mais importante foi ter conquistado o respeito e o carinho dos adeptos leoninos, acho que isso não tem preço. Mas, mais importante ainda, podem passar anos e anos, que a minha história jamais será apagada. Para mim foi o mais gratificante. Para a minha filha, que ainda está a crescer, um dia vou poder contar toda a minha carreira, toda a minha trajetória, não só para ela, mas para netos, bisnetos, o que for. Poder contar que defendi este Clube, joguei neste Clube, é uma história que não se apaga”, lembrou.
“É muito mais que aquilo que sonhei”
O brasileiro, já muito português, esteve presente em 204 jogos leoninos, nos quais marcou 137 golos, deixando o seu nome no Clube como um dos melhores atletas de futsal de sempre, algo que nunca esquecerá.
“Além disso, o que também me deu muita satisfação, foi estar no melhor cinco do século do Sporting CP. Sou, ainda, o único jogador presente em cinco finais e a ganhar essas cinco. Ganhei todos campeonatos portugueses pelo Sporting CP sempre que estive nas fases finais, acho que isso é demais. É muito mais que aquilo que sonhei”, terminou.
Tal como o nosso Jornal adiantou, em novembro, Presidente do Clube de Alvalade temia que despromoção se tornasse cenário real no final da época
|
A equipa de futsal feminino do Sporting foi oficialmente despromovidas à segunda divisão. Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no passado mês de novembro (Recorde AQUI), este era um cenário que a Direção do Clube de Alvalade, liderada por Frederico Varandas temia que se confirmasse no final da época.
À entrada para a penúltima jornada, o Sporting seguia em igualdade pontual com o Atlético, mas com desvantagem no confronto direto. Por esse motivo, era possível um cenário onde a equipa verde e branca pudesse já ver consumada a descida de divisão na receção ao Nun´Álvares.
As segundas classificadas da prova comprovaram o favoritismo e acabaram por vencer por 7-4. O desaire deixou o Sporting em xeque e a depender do que o Atlético. O emblema da Tapadinha cumpriu com o seu objetivo, vencendo o Feijó por 3-1 e garantindo matematicamente não só a presença no playoff, como a permanência no primeiro escalão.
Numa temporada onde descem quatro equipas ao segundo escalão, o Sporting não conseguiu fugir de uma realidade que se foi tornando provável ao longo da temporada. Apesar de ter lutado até ao final, o conjunto verde e branco vai mesmo ter que jogar o segundo escalão em 2025/26.
Desde 2015/16 no primeiro escalão, o Sporting foi o principal rival do Benfica na luta pelos troféus durante vários anos. Vice-campeão nacional em três anos consecutivos - 2015 a 2018 - e finalista vencido da Taça de Portugal em 2015/16, o conjunto de Alvalade esteve em várias outras épocas nas derradeiras eliminatórias quer das taças, quer do campeonato.
Ala de 30 anos fez antevisão à partida deste fim de semana e mostra-se confiante de que Clube de Alvalade vai triunfar e somar mais três pontos
|
A equipa de futsal do Sporting vai enfrentar o Torreense, em jogo da jornada 18 da Liga portuguesa. Na antevisão da partida, Pauleta detalhou o que espera encontrar por parte do adversário e mostra-se confiante em conquistar mais três pontos para o Clube de Alvalade, depois do triunfo na final da Taça de Portugal.
“O nosso objetivo, seja qual for o jogo, é sempre ganhar e este não foge à regra e jogar em casa, com os nossos adeptos, é sempre bom. O Torreense agora está melhor, tem um treinador novo, com novas ideias e, dos jogos que vimos deles para preparar o nosso jogo, sentimos que eles melhoraram e estamos preparados”.
Na primeira volta, o Sporting venceu o emblema do Oeste por 7-0, mas o internacional português não espera facilidades: “Todos os jogos são diferentes, a motivação é diferente e nós sabemos que vai ser um jogo diferente, melhor, assim o esperamos e estamos preparados”, reiterou.
Para o ala canhoto do Sporting, as últimas cinco jornadas da fase regular da Liga serão muito importantes. “Todos os jogos para nós são finais, temos de ganhar os jogos todos”, referindo ainda que “todos sabem a exigência de jogar no Sporting, jogamos todos os jogos para ganhar e conquistar os três pontos”.
O emblema verde e branco vira assim atenções para a Liga portuguesa. Os comandados de Nuno Dias vão defrontar o Torreense na jornada 18 da fase regular. O encontro diante da turma liderada por Cláudio Martins está marcado para o próximo sábado, dia 5 de abril, às 18h30, no Pavilhão João Rocha.
Craque não tem participado nos últimos jogos devido a situação pessoal e clube que vai enfrentar os verdes e brancos confirmou ausência nas redes sociais
|
O Palma - adversário do Sporting na Liga dos Campeões de futsal - está com problemas com Charuto, pivô brasileiro. O goleador internacional canarinho não participou no último jogo da equipa, diante do Peñiscola (3-3), uma vez que teve de regressar ao seu país para renovar o visto e também irá perder o encontro desta sexta-feira, frente ao Noia.
A informação foi avançada pelo emblema maiorquino, nas redes sociais, ainda antes da partida frente ao atual líder do campeonato de futsal espanhol. Na antevisão ao duelo da jornada 25 da prova, foi confirmado que Charuto continua sem poder jogar.
De recordar que o futsal do Sporting tem ainda contas a ajustar com a turma do país vizinho, que levou a melhor sobre o Clube de Alvalade, em Maiorca, na final da prova internacional na temporada de 2022/2023, que ficou marcada por uma arbitragem polémica.
No outro encontro da meia-final, o Kairat, do Cazaquistão, defronta o Cartagena, campeão espanhol. Os dois jogos estão agendados para 2 de maio, na Arena Antarès, em Le Mans (França). A final jogar-se-á dois dias depois, no domingo, dia 4 de maio.
A equipa de Nuno Dias procura assim a terceira conquista na competição europeia, depois dos triunfos nas temporadas desportivas de 2018/19 e 2020/21. O emblema leonino é o clube português com mais conquistas na prova (duas) contra apenas uma do Benfica - que derrotou na final da Taça de Portugal.