Modalidades
Histórico do Sporting ‘descai-se’ sobre o que faltou na seleção nacional: “Era jogo que pedia mais…”
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutsal
|
0A data era 28 de janeiro de 2009. Divanei era um jovem de 24 anos que vinha a dar nas vistas no futsal nacional em Vizela, mais propriamente na Fundação Jorge Antunes. Um dia, o telemóvel tocou, o coração bateu e o ‘Menino’ começou uma jornada que jamais esqueceria.
“Por causa dos nervos gaguejava bastante”
Hoje, em 2021, faz 12 anos desde o dia em que Divanei pegou na caneta e marcou o seu destino. O ex-atleta dos leões relembrou essa data com a maior das satisfações.
“Foi um momento mágico. Um momento de muita alegria e de muita felicidade. Estava muito nervoso na altura, estava no carro quando o Miguel Albuquerque e o Carlos Vaz me foram buscar a Vizela”, começou por contar, em exclusivo ao Leonino.
“Na altura, dei uma entrevista mesmo dentro do carro, para a SIC, para comentar a minha transferência, por causa dos nervos gaguejava bastante, mas sabia que estava a ir muito feliz para Lisboa. Sabia que ia jogar num grande Clube, com grandes jogadores, e sabia que naquele momento só dependia de mim para fazer história no Clube”, realçou.
“O mais importante foi ter conquistado o respeito e o carinho dos adeptos leoninos”
Assim foi. A história foi-se fazendo, ao longo das seis épocas que fez em Alvalade, ainda que, a meio, tenha feito uma paragem pelo CSKA e outra pelo Kairat. Nesse conjunto de anos de leão ao peito, Divanei Menino conquistou cinco Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, três Supertaças e duas Taças de Honra AFL, algo que relembra, agora, como um grande pedaço da ‘história’ da sua carreira. Mais que os títulos, o jogador – agora no Portimonense SC – sabe que levou algo ainda melhor dos leões: uma família e todo o apoio que a mesma pode dar.
“Graças a Deus fui muito feliz, pude conquistar grandes títulos, mas o mais importante foi ter conquistado o respeito e o carinho dos adeptos leoninos, acho que isso não tem preço. Mas, mais importante ainda, podem passar anos e anos, que a minha história jamais será apagada. Para mim foi o mais gratificante. Para a minha filha, que ainda está a crescer, um dia vou poder contar toda a minha carreira, toda a minha trajetória, não só para ela, mas para netos, bisnetos, o que for. Poder contar que defendi este Clube, joguei neste Clube, é uma história que não se apaga”, lembrou.
“É muito mais que aquilo que sonhei”
O brasileiro, já muito português, esteve presente em 204 jogos leoninos, nos quais marcou 137 golos, deixando o seu nome no Clube como um dos melhores atletas de futsal de sempre, algo que nunca esquecerá.
“Além disso, o que também me deu muita satisfação, foi estar no melhor cinco do século do Sporting CP. Sou, ainda, o único jogador presente em cinco finais e a ganhar essas cinco. Ganhei todos campeonatos portugueses pelo Sporting CP sempre que estive nas fases finais, acho que isso é demais. É muito mais que aquilo que sonhei”, terminou.
Vários atletas do Clube de Alvalade mostraram desagrado com jogo que terá sido facilitado e que está a causar bastante polémica
|
0O Irão bateu a França, por 4-1, no último jogo da fase de grupos do Mundial de futsal. O encontro está a gerar bastante revolta no seio da modalidade e a ser acusado de ter sido 'comprado'. Um dos dois golos apontados Salar Aghapour está viral, com vários jogadores do Sporting bastante revoltados com a situação.
"É uma questão de honra. Depois queremos respeito...", escreveu Tomás Paçó. "Vergonha!!! Isto pode-se, não é? Mas eu não posso jogar porque só passei dois anos no Cazaquistão", atirou Taynan. Alex Merlim também partilhou o lance e garantiu ser uma "Vergonha!!".
Ricardo Íñiguez, selecionador da Líbia, admitiu que o encontro em questão será denunciado por match fixing, com o Paraguai também inclinado a impugnar a partida, que terá sido facilitada pela seleção francesa, de modo a ter um caminho teoricamente menos complicado na prova.
Com a derrota por 4-1, a França terminou na segunda posição do grupo F, precisamente atrás do Irão. Isto faz com que enfrente a Tailândia nos oitavos-de-final da prova, ao invés de Marrocos, teoricamente mais forte. O resultado evita, ainda, que os gauleses possam defrontar o Brasil, na ronda seguinte.
A seleção portuguesa qualificou-se com alguma facilidade, terminando na liderança do grupo E, com nove pontos em três jogos. Marrocos (seis), Panamá (três) e Tajiquistão (zero) eram os restantes integrantes. Os comandados de Jorge Braz voltam a entrar em quadra na próxima quinta-feira, dia 26 de setembro, pelas 16h00, diante do Cazaquistão.
Confira o lance em questão:
Jogador que esteve várias temporadas no emblema verde e branco explica que prémios não seriam possíveis sem colaboração dos companheiros
|
0Erick Mendonça foi eleito o melhor jogador em campo nos dois primeiros encontros da Seleção Nacional de futsal frente ao Panamá (10-1) e Tajiquistão (3-2). O antigo jogador do Sporting brincou com a situação e explicou que os prémios não seriam possíveis sem a ajuda dos colegas de equipa.
“Tive oportunidade de dizer aos meus colegas e à malta do ‘staff’ que, quando alguém da nossa equipa ganhar, também não venham dizer que estão a comprar o ‘staff’ da FIFA. Só é possível ter ganhado estes prémios com a ajuda dos meus companheiros, mas vale o que vale. Nem sei ao certo quem vota nisso. Não sou focado nesses troféus, mas não deixa de ser bom, em dois jogos, ganhar as duas vezes, como é óbvio”, expressou.
O jogador diz estar convencido de que a equipa das quinas está melhor agora do que no anterior Mundial: "São Campeonatos do Mundo totalmente distintos. Não tenho dúvidas de que a fase em que nos apresentamos agora, além de ser diferente, é melhor", salientou.
"Estamos mais maduros e temos também carne fresca e irreverente, com outra maneira de estar que nos ajuda também. Estaremos muito mais confortáveis a jogar com Marrocos este ano do que naquele ano”, explicou o internacional português de 29 anos aos jornalistas.
“Sabemos onde queremos chegar e o quão difícil é. Não somos hipócritas, obviamente que somos candidatos. Se somos favoritos ou não, não sabemos, nem queremos saber. Deixamos para os críticos. Estamos focados em nós, é adversário passo a passo”, disse. Portugal e Marrocos defrontam-se no domingo, às 13h30, na Humo Arena, na cidade uzbeque de Tashkent.
Publicação na conta oficial de Instagram faz adeptos verdes e brancos delirar com o craque do futsal
|
0Divanei, antigo jogador de futsal do Sporting, deixou os adeptos leoninos em euforia ao partilhar uma fotografia nostálgica nas histórias da sua conta de Instagram e, em seguida, uma foto onde surge a envergar o emblemático equipamento leonino.
Na publicação feita na passada quarta-feira pelo ex-leão nas histórias da sua conta oficial do Instagram, Divanei reposta um antigo post do seu perfil, de quando atuava ainda pela turma de Alvalade com a seguinte descrição ''A fase boa essa... chutava até pedra''.
Pouco depois, o atleta faz nova publicação, mas desta vez com uma foto atual, onde é visto a treinar numa bicicleta com o terceiro equipamento dos leões, kit de homenagem a Cristiano Ronaldo, internacional português criado em Alcochete.
A passagem de Divanei pelo Sporting começou na temporada de 2008/09 até 2010/11. O brasileiro, regressou um ano mais tarde ao Clube de Alvalade na temporada de 2012/13 e, posteriormente, na época de 2017/18, sendo um dos jogadores mais acarinhados pela massa adepta.
Atualmente o jogador representa o clube Portimonense, clube onde já havia atuado em épocas anteriores, e tem apenas duas partidas disputadas pela turma algarvia da Segunda Divisão da Série B, não tendo ainda marcado quaisquer golos.
Histórico do Sporting ‘descai-se’ sobre o que faltou na seleção nacional: “Era jogo que pedia mais…”
0
“Já vinha com confiança” - Peça-chave do Sporting comenta triunfo em prova internacional (vídeo)
0
“É a altura dos portugueses se unirem” – Craque do Sporting apelo ao país devido aos incêndios
0