Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

DIVANEI: “FOI UM MOMENTO MÁGICO”

Há precisamente 12 anos, um dos maiores jogadores da história do futsal leonino assinava contrato com o Sporting CP, marco na sua vida que afirma que acabou por ser “muito mais que aquilo que sonhei”

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Jan 2021 | 13:38 |

Icon Comentário0

A data era 28 de janeiro de 2009. Divanei era um jovem de 24 anos que vinha a dar nas vistas no futsal nacional em Vizela, mais propriamente na Fundação Jorge Antunes. Um dia, o telemóvel tocou, o coração bateu e o ‘Menino’ começou uma jornada que jamais esqueceria.


“Por causa dos nervos gaguejava bastante”


Hoje, em 2021, faz 12 anos desde o dia em que Divanei pegou na caneta e marcou o seu destino. O ex-atleta dos leões relembrou essa data com a maior das satisfações.


“Foi um momento mágico. Um momento de muita alegria e de muita felicidade. Estava muito nervoso na altura, estava no carro quando o Miguel Albuquerque e o Carlos Vaz me foram buscar a Vizela”, começou por contar, em exclusivo ao Leonino.

“Na altura, dei uma entrevista mesmo dentro do carro, para a SIC, para comentar a minha transferência, por causa dos nervos gaguejava bastante, mas sabia que estava a ir muito feliz para Lisboa. Sabia que ia jogar num grande Clube, com grandes jogadores, e sabia que naquele momento só dependia de mim para fazer história no Clube”, realçou.


“O mais importante foi ter conquistado o respeito e o carinho dos adeptos leoninos”

Assim foi. A história foi-se fazendo, ao longo das seis épocas que fez em Alvalade, ainda que, a meio, tenha feito uma paragem pelo CSKA e outra pelo Kairat. Nesse conjunto de anos de leão ao peito, Divanei Menino conquistou cinco Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, três Supertaças e duas Taças de Honra AFL, algo que relembra, agora, como um grande pedaço da ‘história’ da sua carreira. Mais que os títulos, o jogador – agora no Portimonense SC – sabe que levou algo ainda melhor dos leões: uma família e todo o apoio que a mesma pode dar.

“Graças a Deus fui muito feliz, pude conquistar grandes títulos, mas o mais importante foi ter conquistado o respeito e o carinho dos adeptos leoninos, acho que isso não tem preço. Mas, mais importante ainda, podem passar anos e anos, que a minha história jamais será apagada. Para mim foi o mais gratificante. Para a minha filha, que ainda está a crescer, um dia vou poder contar toda a minha carreira, toda a minha trajetória, não só para ela, mas para netos, bisnetos, o que for. Poder contar que defendi este Clube, joguei neste Clube, é uma história que não se apaga”, lembrou.

“É muito mais que aquilo que sonhei”

O brasileiro, já muito português, esteve presente em 204 jogos leoninos, nos quais marcou 137 golos, deixando o seu nome no Clube como um dos melhores atletas de futsal de sempre, algo que nunca esquecerá.

“Além disso, o que também me deu muita satisfação, foi estar no melhor cinco do século do Sporting CP. Sou, ainda, o único jogador presente em cinco finais e a ganhar essas cinco. Ganhei todos campeonatos portugueses pelo Sporting CP sempre que estive nas fases finais, acho que isso é demais. É muito mais que aquilo que sonhei”, terminou.


Modalidades

Sporting goleia (5-0) e parte para dérbi com o Benfica no primeiro lugar

Clube da Luz também triunfou, mas Clube de Alvalade parte para duelo da próxima jornada no primeiro lugar da tabela classificativa

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

04 Out 2025 | 16:39 |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting venceu o Ferreira do Zêzere por 5-0, este sábado, dia 4 de outubro, em jogo da quarta jornada da fase regular Liga Placard. Num duelo disputado no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada (casa emprestada, devido à Assembleia Geral que vai decorrer no Pavilhão João Rocha), os leões voltaram a triunfar, depois da goleada na última ronda contra o Rio Ave.


Na primeira parte, o Clube de Alvalade chegou à vantagem por Alex Merlim, aos 11 minutos. O ala desequilibrou na esquerda, tirou um adversário da frente e atirou ainda de fora de área para o 1-0. O segundo surgiu por Wesley (13'). Merlim passou para o internacional brasileiro, que disparou forte rente ao poste,


Na segunda parte, o Sporting ampliou as contas. Aos 22 minutos, Bernardo Paçó tirou dois adversários da frente assistiu para Bruno Pinto para o 3-0. O quarto apareceu aos 33 minutos. Bela jogada coletiva, com a bola a passar pelos cinco elementos da quadra. Rocha amorteceu para Wesley que, à entrada da área, fez o bis. Aos 34', o Sporting fez o 5-0. João Matos, aberto na direita, temporizou e ofereceu a Pauleta que não falhou e colocou o seu nome na lista dos marcadores.


Com esta vitória – a quinta em cinco jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam 12 pontos e estão no primeiro lugar da tabela. O Benfica está no segundo posto também com 12, mas tem desvantagem na diferença de golos.

O emblema verde e branco vira atenções para a quinta jornada da Liga portuguesa. O Clube de Alvalade vai defrontar o Benfica. O encontro diante da turma liderada por Cassiano Klein está marcado para sábado, dia 11 de outubro, às 17h00, no Pavilhão Fidelidade.



Modalidades

Sporting dá tareia no Rio Ave e goleia por 9-0

Clube de Alvalade não deu hipóteses ao adversário em Vila do Conde; Rta final revelou-se num autêntico festival de golos para os leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Set 2025 | 19:36 |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting venceu o Rio Ave por 9-0, este domingo, dia 28 de setembro, em jogo da terceira jornada da fase regular Liga Placard. Num duelo disputado no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, os leões voltaram a triunfar, depois da vitória na última ronda contra o Braga.


Na primeira parte, o Clube de Alvalade chegou à vantagem por Taynan, que marcou de grande penalidade, aos 8 minutos. O Rio Ave respondeu de forma tímida, com Pedro Rodrigues em evidência, mas sem conseguir materializar em golos as oportunidades criadas.


Na segunda parte, o Sporting entrou decidido a resolver o encontro. Com uma sequência rápida de golos, iniciada por Diogo Santos (21') e seguida por Taynan (23'), os leões dilataram a vantagem. Rocha (28') ampliou para 4-0. A reta final revelou-se um autêntico festival de golos. Tomás Paçó (32' e 36'), Wesley (33'), Rúben Freire (35') e Bruno Pinto (39') também faturaram na partida.


Com esta vitória – a quarta em quatro jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam nove pontos e estão no primeiro lugar da tabela. O Benfica tem seis, mas menos uma partida disputada, uma vez que só entra em campo na próxima segunda-feira.

O emblema verde e branco vira atenções para a quarta jornada da Liga portuguesa. O Clube de Alvalade vai defrontar o Ferreira do Zêzere. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Coelho está marcado para sábado, dia 4 de outubro, às 15h00, no Pavilhão João Rocha.


Golos do Sporting na vitória ao Braga:


Modalidades

Tomás Paçó revoltado; Fixo do Sporting aponta "descredibilização" na entrega de prémio

Internacional português é muito utilizado por Nuno Dias, mas não concorda com distinção e dá mérito a companheiro de equipa

Tomás Paçó foi eleito o melhor jogador português da Liga Placard em 2024/25, mas fixo do Sporting não concorda
Tomás Paçó foi eleito o melhor jogador português da Liga Placard em 2024/25, mas fixo do Sporting não concorda

26 Set 2025 | 21:45 |

Icon Comentário0

O prémio de melhor jogador português da Liga Placard em 2024/25 foi entregue a Tomás Paçó. O fixo da equipa de futsal do Sporting mostrou-se algo indignado com a distinção, uma vez que somou poucos minutos ao longo da temporada passada.


Tomás Paçó: "Fui considerado o melhor português no campeonato e passei a época quase toda lesionado"


"Não quero que me levem a mal. Fui considerado o melhor português no campeonato e passei a época quase toda lesionado. Fiz 15 jogos em 36. É um pouco falta de respeito a todos os outros jogadores que fizeram 35, 36 jogos", começou por dizer, no podcast Bola Lá.


Sem concordar com o prémio, Tomás Paçó reconheceu o trabalho de Diogo Santos, que acabou de renovar com os leões: "Tem jogadores, por exemplo, o Diogo Santos, que fez uma época fenomenal e é um jovem muito talentoso. Acaba por descredibilizar os outros jogadores e o futsal".

"E desses 15 jogos que fiz, nove foram no playoff, mesmo na fase final. Comentei também nas redes sociais a dizer que era estranho (vencer o prémio), mas pronto", terminou o internacional português, que tem sido um dos jogadores mais regulares desde que se estreou pela equipa principal do Sporting.


Esta temporada, com a Listada verde e branca, Tomás Paçó leva três jogos, participando em todos os encontros oficiais da turma de Nuno Dias. O fixo do Sporting já apontou quatro golos e é, de momento, o melhor marcador da equipa, seguido de Bruno Pinto (três), Taynan, Diogo Santos e Wesley (dois).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Contrato de Diogo Santos no Sporting sofre alteração
Modalidades

Oficial! Contrato de Diogo Santos no Sporting sofre alteração

26 Set 2025 | 21:41

Icon Comentário0
Craque do Sporting indignado com prémio de melhor jogador: "Estive a época toda lesionado"
Modalidades

Craque do Sporting indignado com prémio de melhor jogador: "Estive a época toda lesionado"

26 Set 2025 | 20:45

Icon Comentário0
Oficial! Sporting renova com internacional português: "Clube do meu coração"
Modalidades

Oficial! Sporting renova com internacional português: "Clube do meu coração"

26 Set 2025 | 19:22

Icon Comentário0