Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
10 Out 2023 | 15:36 |
Os Sócios do Sporting, chumbaram, na Assembleia Geral deste domingo, dia 8 de outubro, a proposta de desenvolver um sistema de voto universal, isto é, exercer o direito ao voto de uma forma online, não obrigando assim aos associados ao clube a dirigir-se até Lisboa para decidir aspetos do Clube.
O voto universal foi chumbado com 71,71% dos votos a favor e 29,54% mas para avançar o valor percentual devia se ter fixado nos 75% algo que não aconteceu. As reações ao chumbo desta medida forma inúmeras e Menezes Rodrigues, ex-vice-presidente do Sporting, defende que este deva ser implementado pois “é a garantida de que a maioria vota”.
“As grandes organizações têm de evoluir na modernidade. Espero que de modo tranquilo o Sporting tenha disponível a opção de voto eletrónico, é a garantia de que a maioria vota. Se em AG com 140 mil sócios é permitida intervenção de 13 minutos, ficávamos três meses só nas intervenções! É necessária mudança!”, defendeu em declarações ao jornal A Bola.
O ex-dirigente, Dias Ferreira, falou também sobre a forma com que a temática foi colocada na Assembleia Geral. “Não sou contra a introdução do sistema nas AG eleitorais, sou é contra em AG comuns porque defendo as discussões em assembleias. E tenho pena que o assunto tenha sido posto desta maneira, não foi debatido e veio contribuir para uma certa fraturação. A alteração de estatutos merece uma maior reflexão”
A Assembleia Geral que se realizou domingo no Pavilhão João Rocha, debruçou-se sob quatro pontos – Relatório de Contas, Voto Universal, Atribuição da Porta 7 a Cristiano Ronaldo e Venda de um imóvel com sede em Benavente pertencente ao Sporting – apenas o Voto Universal foi recusado pela massa adepta.
Iniciativa surge poucos dias antes de Clube apresentar oficialmente a nova imagem institucional, marcada para 1 de julho, data do aniversário
28 Jun 2026 | 14:53 |
A Torcida Verde voltou a manifestar-se sobre a identidade visual do Sporting e deixou um apelo à direção liderada por Frederico Varandas. A claque afixou uma tarja nas imediações do Estádio José Alvalade, defendendo o regresso do antigo símbolo.
Na mensagem, o grupo de adeptos foi direto no pedido: "Queremos o nosso símbolo de volta". A iniciativa surge poucos dias antes de o Sporting apresentar oficialmente a nova imagem institucional, marcada para 1 de julho, data em que o clube celebra o 120.º aniversário.
Além da renovação da identidade visual, os leões deverão também revelar o equipamento principal para a temporada 2026/27. O tema tem gerado bastante expectativa entre os adeptos e deverá ainda ser discutido na próxima Assembleia Geral.
Recentemente, o vice-presidente do Sporting, André Bernardo, já tinha deixado algumas pistas sobre o novo emblema: "Terá um fundo verde, o leão e um escudo, bem como a sigla SCP", afirmou o dirigente, garantindo que esses elementos continuarão presentes na nova identidade.
A Torcida Verde tem defendido de forma consistente o regresso do símbolo utilizado entre 1945 e 2001, considerado por muitos adeptos como um dos mais emblemáticos da história do Sporting. Com a apresentação marcada para breve, o Clube prepara-se para revelar o sexto emblema da sua história.
Veja a publicação:
Conheça quais as divergências atuais entre os grupos organizados de adeptos e a Direção dos verdes e brancos quanto à nova tentativa de protocolo
26 Jun 2026 | 15:54 |
A reativação da Curva Sul continua sem fumo branco no Sporting. As negociações entre a Direção liderada por Frederico Varandas e os Grupos Organizados de Adeptos (GOA) prosseguem, mas as claques mantêm reservas em relação às condições apresentadas pelo Clube.
Segundo o jornal A Bola, um dos principais pontos de discórdia prende-se com a exigência do Sporting para que os GOA abandonem de imediato as respetivas sedes, conhecidas como "casinhas", devido às obras de remodelação do Estádio José Alvalade e do centro comercial Alvaláxia. As claques defendem uma saída faseada, que lhes permita encontrar novas instalações sem pressão.
Outro dos temas em discussão é a criação da Gamebox Curva Sul, um passe anual com desconto de 30% e acesso a todos os jogos disputados no Pavilhão João Rocha. No entanto, os GOA rejeitam a possibilidade de o Sporting cancelar estes títulos de época em caso de comportamentos considerados inadequados por parte dos adeptos.
O objetivo da SAD leonina passa por reunir todas as claques na bancada do topo sul, onde pretende implementar uma zona em formato safe standing. Para preparar este projeto, o Sporting já contactou clubes como o Borussia Dortmund e o Leipzig, que utilizam este modelo nos respetivos estádios.
Nesta altura, apenas a Brigada Ultras é reconhecida oficialmente como Grupo Organizado de Adeptos pelo Sporting. Juventude Leonina, Torcida Verde e Directivo Ultras XXI continuam igualmente envolvidos nas conversações, que ainda decorrem sem acordo fechado.
Sócios continuam a beneficiar de condições preferenciais no acesso a estas plataformas e serviços, mantendo um conjunto de vantagens exclusivas
25 Jun 2026 | 13:29 |
O Sporting deu mais um passo no processo de modernização do Clube com o lançamento de uma nova aplicação digital destinada à gestão de visitas ao Estádio José Alvalade e ao Museu Sporting. A plataforma, denominada ‘Sporting Experience’, surge integrada na estratégia de inovação liderada pela Direção de Frederico Varandas.
A nova ferramenta permite que os Sócios e adeptos reservem de forma antecipada o dia e a hora das suas visitas ao recinto leonino e ao espaço museológico, garantindo maior comodidade e flexibilidade na organização das entradas. O objetivo passa por tornar o processo mais simples e eficiente, reduzindo constrangimentos e melhorando o acesso aos serviços do Clube.
O projeto está também ligado à recente requalificação do Museu Sporting, que reabriu há cerca de um ano após uma remodelação profunda. O espaço foi modernizado com um design mais minimalista e passou a incluir novas valências, como um serviço de catering, reforçando a aposta numa experiência mais completa para os visitantes.
Os sócios do Sporting continuam a beneficiar de condições preferenciais no acesso a estas plataformas e serviços, mantendo um conjunto de vantagens exclusivas. A medida enquadra-se no plano estratégico, designado ‘Future is Coming’, que define objetivos de desenvolvimento até 2034 e se articula com a preparação para o Mundial de 2030.
O lançamento desta aplicação surge ainda num momento simbólico do Clube, que se prepara para assinalar o seu 120.º aniversário no próximo dia 1 de julho. O Sporting irá apresentar a sua nova identidade de marca, incluindo um emblema renovado.