
Futebol
Jaime Cancella de Abreu não esconde azia monumental por ter visto Sporting conquistar Liga e Taça
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Avançam a grande velocidade as obras no Estádio de Alvalade. O fosso já foi praticamente destruído, e o desnivelamento do relvado segue bastante avançado, sendo que o Sporting está a pouco de poder avançar para a segunda fase da remodelação do seu reduto.
André Bernardo: "O Estádio José Alvalade passará a oferecer a melhor e mais completa experiência de estádio da Liga Portuguesa"
Os planos pretendem modernizar Alvalade e dar-lhe nova cara: quatros novas filas de cadeiras e mais dois mil lugares; novo acesso do túnel dos balneários para o relvado (com espaço reservado para os adeptos - a pitchview); e uma maior aproximação entre apoiantes e jogadores. André Bernardo falou com o jornal Record sobre os objetivos do Clube com as obras, das quais se esperam, por exemplo “nova iluminação, anéis LED e novos ecrãs gigantes”, mas também todas as condições para a creditação FIFA, necessário para que Alvalade figure no Mundial 2030.
"Entre as principais obras, destaca-se o fecho do fosso e o rebaixamento do relvado. Paralelamente, está em curso a reconfiguração da proposta de valor destinada ao segmento Corporate no lado Poente do estádio, através da criação de uma oferta pioneira em Portugal que inclui a introdução de lodges, executive seats e lounges exclusivos, proporcionando uma experiência premium totalmente inovadora", começou por explicar André Bernardo ao jornal Record.
O Administrador da SAD prosseguiu: "O estádio foi redesenhado com uma nova configuração agora dividida em seis segmentos distintos, já apresentados no âmbito da nova oferta Lion Seats. Esta segmentação será igualmente adotada, com as devidas adaptações, na nova oferta associada à Gamebox, assegurando uma experiência mais personalizada e ajustada aos diferentes perfis de sócio e adepto".
Por último, acrescentou o seguinte: "Posso afirmar com segurança que, ao longo dos próximos dois anos, o Estádio José Alvalade passará a oferecer a melhor e mais completa experiência de estádio da Liga Portuguesa, tanto ao nível do conforto e visibilidade como da inovação e envolvimento emocional com o jogo".
Reduto dos leões encontra-se, de momento, em processo de renovação. O plano é fechar o fosso, adicionar lugares e melhorar a experiência
|
As obras no estádio de Alvalade avançam a todo o gás, mas os adeptos do Sporting ficaram a conhecer, recentemente, uma das consequências que vão ter de enfrentar: o mítico troféu Cinco Violinos, organizado pelos leões todos os anos, não vai ser, desta feita, jogado em Alvalade.
Quem o confirmou foi André Bernardo, em exclusivo, ao jornal Record. O jogo que coroa o vencedor do troféu Cinco Violinos vai ser, este ano, disputado no Estádio do Jamor, devido à impossibilidade de usar o estádio de Alvalade nessa data.
O Sporting até tinha a expetativa de conseguir ter as obras prontas pela data da realização do jogo, o que permitiria usar Alvalade para esse efeito. No entanto, já a prever um possível atraso nos processos, os responsáveis leoninos asseguraram desde já a possibilidade de realizar o jogo no Jamor, onde recentemente venceram a Taça de Portugal.
André Bernardo, administrador da SAD do Sporting, explicou o seguinte ao Record: "O fecho do fosso será concretizado de forma faseada, de modo a garantir a continuidade da atividade desportiva no estádio. Está previsto que o primeiro jogo oficial da próxima época se realize com parte substancial da intervenção concluída, sendo os trabalhos complementares de acabamento e finalização executados de forma programada entre os jogos"
"O Troféu Cinco Violinos será realizado no Estádio Nacional do Jamor, que também temos como plano B, na eventualidade de haver uma derrapagem no calendário das obras de requalificação do Estádio de Alvalade", concluiu o dirigente verde e branco.
Defesa central belga reforçou os leões no verão de 2024 e cumpriu a primeira época no Clube verde e branco, conquistando a dobradinha
|
Zeno Debast - recentemente acusado pelo Benfica - foi uma das figuras do Sporting esta temporada, depois de chegar ao Clube no verão de 2024. O defesa central belga custou 15,5 milhões de euros aos cofres de Alvalade quando chegou da Bélgica, mas viu os leões pagarem mais dois milhões de euros pelo seu passe no final da presente temporada, devido ao cumprimento de alguns objetivos que ficaram estabelecidos aquando a compra do jogador.
Segundo o jornal Record, estes dois milhões de euros estão divididos em três parcelas: 500 mil são referentes à utilização de Zeno Debast, e foram acionados quando o belga cumpriu 45 minutos em campo pela 25ª vez.
Os restantes objetivos eram coletivos: o Sporting paga ao Anderlecht mais 500 mil euros pela conquista do campeonato nacional, aos quais acresce um milhão de euros, pela qualificação para a Liga dos Campeões, que os leões já têm garantida.
Mas o valor de Zeno Debast pode não ficar por aqui. Um negócio que já ascendeu aos 17,5 milhões de euros no total, pode crescer ainda mais 3,5 milhões, também em objetivos. A ficarem cumpridos, esse último pagamento deverá acontecer no final da época 2025/26.
O defesa central do Sporting encontra-se, neste momento, concentrado com a sua Seleção, a preparar os encontros com a Macedónia do Norte. Falou com os jornalistas acercas das mudanças em Alvalade, e explicou o seguinte: "Estou mais seguro de mim mesmo. O Sporting tem um nutricionista por jogador e todos recebem um plano individual. Desde janeiro que trabalho com um chef pessoal que vem cozinhar a minha casa quatro a cinco vezes por semana. Sabe perfeitamente o que o meu corpo precisa".
Antigo 'team manager' do Clube de Alvalade aborda a estratégia dos leões no mercado de verão e confia na permanência de elemento fundamental da equipa
|
Miguel Salema Garção considera que Viktor Gyokeres poderá permanecer no Sporting, na próxima temporada. Em declarações exclusivas ao Leonino, entre outros temas abordados, o antigo ‘team manager’ dos leões afirma que o Clube de Alvalade tem condições financeiras para segurar o goleador internacional sueco, apesar da forte cobiça de muitos emblemas.
Miguel Salema Garção: "Acredito que Gyokeres pode ficar no Sporting"
“Acredito que Gyokeres pode ficar no Sporting. Acredito muito no profissionalismo e no trabalho financeiro que Francisco Salgado Zenha tem vindo a fazer. Do ponto de vista desportivo, seria obviamente uma mais valia manter Gyokeres no plantel e, do ponto de vista financeiro, acredito que o mercado apresenta um conjunto de soluções e engenharias financeiras e há a possibilidade também de se trabalhar do ponto de vista do marketing da publicidade com aquilo que o Gyokeres representa no mercado nacional e internacional”, começa por referir Miguel Salema Garção.
Por outro lado, admitindo o cenário de venda do goleador sueco - que teve participação direta em 80 golos, em 2024/25 -, o antigo ‘team manager’ leonino não aponta um valor concreto, uma vez que “é o mercado que o dita”, acreditando que “todos os administradores que estão na gestão da sociedade desportiva farão o seu melhor para obter um ganho e uma mais-valia” com a eventual transferência. Miguel Salema Garção também admite que Gyokeres pode sair “abaixo da cláusula de rescisão” de 100 milhões de euros.
Miguel Salema Garção: "O Sporting tem um plantel recheado de excelentes jogadores"
O antigo dirigente leonino perspetiva ainda que os atletas do Clube de Alvalade sejam alvo de muita cobiça, no mercado de verão, dada a sua qualidade: “O Sporting tem um plantel recheado de excelentes jogadores. Qualquer jogador do Sporting tem sempre mercado. Neste momento, têm mais mercado, porque fizeram uma trajetória muito bonita e de enorme valor, individual e coletivamente”.
Questionado sobre a polémica em torno de Matheus Reis, devido ao lance com Belotti, na final da Taça de Portugal, Miguel Salema Garção elogiou a reação do Clube de Alvalade: “Concordo com a estratégia de comunicação que a atual administração da SAD e o próprio Sporting têm vindo a praticar. E também me revejo nas declarações de Frederico Varandas relativamente a esse tema”.
A terminar, Miguel Salema Garção refere que os leões são favoritos à conquista do tricampeonato, em 2025/26: “O Sporting é sempre favorito em qualquer competição que entre, independentemente da modalidade, seja em desportos coletivos ou individuais. Quem veste aquela camisola sabe que tem como missão ganhar. Tem que ser sempre com o pensamento e a missão de ganhar, porque foi isso que que os fundadores implementaram quando desenharam o ADN do Sporting Clube de Portugal”.