Futebol
É de loucos! Sporting perde uma carrada de jogadores e Rui Borges fica praticamente sem plantel
19 Set 2026 | 11:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Nov 2024 | 10:18 |
O Milan visitou o Real Madrid, na última terça-feira, dia 5 de novembro, em busca da disputa da quarta jornada da primeira fase da Liga dos Campeões. A partida foi bastante acesa, mas também ficou marcada pela pela presença de Rafael Leão, ex Sporting, nas opções de Paulo Fonseca.
Rolava a bola no Santiago Bernabéu e Thiaw estreou o marcador aos 12 minutos. No entanto, a vantagem do Milan viria a durar pouco tempo, já que os merengues reverteram com um golo de Vinícius Jr. A seis minutos do final da primeira parte, o antigo avançado do Sporting tentou fazer o gosto ao pé, mas sem sucesso. Ainda assim, Morata aproveitou a tentativa do colega de equipa e colocou a equipa milanesa novamente em vantagem, a tempo do intervalo. Para fechar o marcador, surgiu Reijnders, que consolidou a vantagem com um golo aos 73 minutos.
Na Liga dos Campeões, o Milan surge em 18.º lugar, com seis pontos acumulados, estando empatado com o Real Madrid, que surge em 17.º. Já o pódio, é liderado pelo Liverpool com 12 pontos, seguido do Sporting, com 10, os mesmos somados pelo Monaco, que surge em terceiro lugar na tabela classificativa.
Recorde-se que a permanência de Rafael Leão no clube tem sido um tema em cima da mesa. Embora tenha contrato com o clube milanês até junho de 2026, surgem cada vez mais especulações que o apontam como alvo de interesse de vários clubes.
Em 2023/24, ao serviço do Milan, Rafael Leão – atualmente avaliado em 75 milhões de euros – fez 47 encontros. Ao longo dos 3.548 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o antigo jogador do Sporting apontou 15 remates certeiros e fez 13 assistências para golo. Nesta temporada (2024/25), contabiliza um golo e quatro assistências em 13 jogos.
Jogador terá, entretanto, uma agenda internacional particularmente preenchida, com quatro partidas num período de apenas 11 dias
19 Set 2026 | 16:29 |
Zeno Debast continua a fazer parte dos planos da seleção da Bélgica e foi chamado por Mark van Bommel para os primeiros quatro jogos da Liga das Nações. O central do Sporting integra a primeira convocatória do novo selecionador, que apresentou uma lista de 28 jogadores para o arranque de um novo ciclo nos Diabos Vermelhos.
A presença do atleta ganha particular importância por acontecer numa convocatória que apresenta várias alterações relativamente à lista utilizada no Mundial de 2026. O novo técnico introduziu oito novidades no grupo, com algumas figuras habituais a ficarem de fora, entre elas Thibaut Courtois, Thomas Meunier e Alexis Saelemaekers.
A equipa começa a participação na prova a 25 de setembro, com uma deslocação a Itália, seguindo-se a receção à França, três dias depois. A 2 de outubro, os belgas recebem a Turquia em Liège e fecham esta série de quatro partidas com nova visita a França, desta vez a Saint-Denis, no dia 5.
A convocatória confirma, assim, a confiança de Van Bommel em Debast numa fase de renovação da seleção. O novo treinador apostou em manter vários elementos que estiveram no Mundial, ao mesmo tempo que chamou jogadores que não fizeram parte dessa competição, como Roméo Lavia e Mika Godts. Debast surge entre os 13 defesas escolhidos para esta primeira fase da nova era dos Diabos Vermelhos.
Para o Sporting, a chamada significa mais uma ausência para os leões durante a próxima paragem internacional. O central terá, entretanto, uma agenda internacional particularmente preenchida, com quatro partidas num período de apenas 11 dias, antes de regressar às contas de Rui Borges.
Antigo dirigente recordou os resultados alcançados pelo técnico desde que assumiu o comando do emblema verde e branco, em dezembro de 2024
19 Set 2026 | 15:41 |
Tito Arantes Fontes saiu em defesa de Rui Borges antes da receção do Sporting ao Arouca, na sétima jornada do Campeonato Nacional. Numa crónica dedicada ao momento dos leões, o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting criticou duramente aquilo que considera ser uma campanha de contestação ao treinador, defendendo que o técnico merece o apoio dos adeptos.
T. Arantes Fontes sobre Rui Borges: "Querem vê-lo decapitado"
“O ataque desmesurado ao Sporting e ao treinador que muitos dos comentadores de pacotilha e a soldo do ‘poder bicolor’ querem vê-lo decapitado - e já! - na praça pública!”, escreveu no jornal 'Record', considerando que esse movimento tem como objetivo “denegrir o Sporting, diminuí-lo, desestabilizá-lo”.
Na mesma análise, recordou os resultados alcançados por Rui Borges desde que assumiu o comando técnico do Sporting, destacando particularmente o título nacional conquistado em 2025 e a vitória na Taça de Portugal: "Bastou, pois, o empate em Famalicão para toda essa gente libertar em modo incontinente o seu fel em cima do Rui Borges, desrespeitando o homem, atacando o seu trabalho, o seu carácter!”, afirmou.
Tito Arantes Fontes sublinhou ainda o percurso europeu e nacional, lembrando a presença do Sporting nos quartos de final da Liga dos Campeões: “Rui Borges tem, contudo e infelizmente para essa gente, um histórico relevante ao serviço do Sporting! É que - para além de ter sido campeão e ‘dobradinho’ e de ter chegado brilhantemente no ano passado (há escassos meses!) aos quartos de final da milionária Champions - tem, nos seus mais de 20 meses à frente dos leões, apenas duas derrotas em jogos de campeonato!”.
A terminar, o antigo dirigente criticou a arbitragem em Famalicão: “Deixarei para próxima crónica o ataque incessante que tem sido feito ao Sporting pela arbitragem... é que entra pelos olhos dentro o que temos sofrido nesta época, vide o caso inenarrável do degradante espectáculo de ódio ao Sporting que Luís Godinho e o seu VAR (Bruno Esteves) perpetuaram na última jornada em Famalicão!”, rematou.
Avançado atravessa um momento de grande forma e tem diante do Arouca a possibilidade de alcançar um registo inédito na carreira a nível clubes
19 Set 2026 | 12:00 |
Luis Suárez atravessa novamente um momento de grande forma no Sporting e tem diante do Arouca a possibilidade de alcançar um registo inédito na carreira a nível de clubes. O avançado marcou nos últimos cinco encontros em que foi titular e, caso volte a encontrar o caminho das redes no próximo jogo, chegará aos seis jogos consecutivos a marcar, estabelecendo a melhor sequência da carreira por clubes.
A temporada começou de forma menos positiva para o atleta, que perdeu espaço para Fotis Ioannidis e chegou a ser associado a uma possível saída para o Fenerbahçe. A situação gerou também desagrado entre alguns adeptos leoninos, mas o colombiano conseguiu dar a volta ao momento.
Desde que regressou ao onze inicial, marcou sempre: Alverca, Rio Ave, Nacional, Galatasaray e Famalicão foram as equipas que sofreram golos do avançado. Suárez já tinha conseguido duas séries de cinco jogos consecutivos a marcar na época passada, primeiro frente a Porto, Moreirense, Estoril, Porto, na Taça de Portugal, e Braga, e depois contra Tondela, Vitória de Guimarães, Rio Ave, Gil Vicente e Torreense. Também ao serviço do Almería tinha atingido uma sequência idêntica.
Aos 28 anos, o avançado continua valorizado no mercado e é seguido por clubes ingleses, mas o Sporting não pretende facilitar uma eventual saída. Contra o Arouca, Suárez terá ainda um adversário que conhece bem: marcou quatro vezes ao clube em apenas dois jogos, sendo o Rio Ave, com seis golos sofridos, a sua principal vítima.
A partida poderá, contudo, ser apenas o início de uma corrida contra o tempo para o avançado. Suárez foi convocado pela Colômbia para os jogos com México, Paraguai e Peru, agendados para 26 de setembro, 3 e 7 de outubro, respetivamente. O último encontro será disputado em Miami, apenas dois dias antes do regresso do Sporting à competição, marcado para 9 de outubro, frente ao Braga, na Pedreira.