Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Sporting

Revelada identidade de Banksy

Detetive espanhol descobriu quem está por detrás do famoso artista; Fortuna do mesmo está avaliada em 58 milhões de euros

Detetive espanhol terá descoberto identidade de Banksy; Fortuna do famoso artista está avaliada em cerca de 58 milhões de euros
Detetive espanhol terá descoberto identidade de Banksy; Fortuna do famoso artista está avaliada em cerca de 58 milhões de euros

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting; A verdadeira identidade do artista de rua britânico Banksy pode ter sido finalmente descoberta. De acordo com um detetive espanhol, diretor da Método 3, o verdadeiro nome do artista urbano é Robin Gunningham, um cidadão britânico que reside em Bristol, e que terá nascido a 28 de julho de 1973 (51 anos).


A investigação é do detetive espanhol Francisco Marco: "Comecei do meu escritório em Barcelona. Liguei para as minhas fontes e enviei o meu pessoal para o terreno", conta o 'El Mundo', confirmando que tudo começou depois de fazer uma aposta com os filhos.


A identidade de Banksy já tinha sido revelada em 2008 pela imprensa britânica, mas agora esta investigação dá novas pistas. “Gunningham desaparece do mundo do graffiti quando começa a crescer profissionalmente. Primeiro chama-se a si próprio Robert Banks, depois não existe e aparece Banksy. Gunningham nunca disse nada, nem negou nem confirmou se é Banksy, brinca com o mistério", refere Francisco Marco ao El Mundo.


A razão para não querer ser identificado está no facto de no início, quando começou a aparecer, andar a fugir à polícia porque os graffiti que fazia eram ilegais. Depois como o mistério em torno da sua identidade deu lugar a uma narrativa de sucesso, assim permaneceu até hoje.

Durante a investigação, o detetive espanhol descobriu “uma estrutura financeira que girava em torno do nome fictício David Jones”, usado por Banksy “para não comprometer a sua identidade”. Uma teia que desvenda um fortuna de 50 milhões de libras, mais de 58 milhões de euros, dividida em várias entidades e sociedades.



Extra Sporting

Funeral de Nuno Guerreiro já tem local definido

Notícia do falecimento do músico de 52 anos foi avançada na rede social Facebook pelo presidente da câmara de Loulé, Vítor Aleixo

Notícia do falecimento de Nuno Guerreiro foi avançada na rede social Facebook pelo presidente da câmara de Loulé, Vítor Aleixo
Notícia do falecimento de Nuno Guerreiro foi avançada na rede social Facebook pelo presidente da câmara de Loulé, Vítor Aleixo

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting; Nuno Guerreiro morreu na passada quinta-feira, dia 17 de abril. O artista musical faleceu, vítima de uma "infeção grave". Os detalhes das cerimónias fúnebre não são conhecido, até à data. Há apenas a certeza de que o funeral será realizado em Loulé.


José Branco, diretor artístico da Filarmónica Artistas de Minerva, esteve no 'TVI Jornal' e recordou os dois últimos concertos do cantor: "Era um projeto que vinha sendo amadurecido há vários anos. Quando fui abordado pela primeira vez pelo Nuno, há uns cinco anos, ele lançou-me o desafio", começou por dizer.


Na altura eu ainda era o maestro, já não sou, e disse que sim, que íamos fazer o concerto acontecer. Isto foi fruto, também, de muito trabalho dele", contou, explicando que a iniciativa dos espetáculos em conjunto partiu do próprio artista de 52 anos de idade.


Sobre os últimos dois concertos, destacou: "Ele estava feliz. Era um projeto dele. Ele dizia: 'Temos de fazer alguma coisa em grande na nossa terra, uma coisa que seja inesquecível. Quero gravar estes dois concertos ao vivo'". Nuno Guerreiro tinha outros projetos futuros, entre eles uma homenagem a Sara Tavares. "Seria no dia 29 de junho Festival Med, em Loulé."

Nascido em Loulé, em 1972, cidade onde atualmente vivia, Nuno Guerreiro popularizou-se na década de 1990 enquanto vocalista da banda 'Ala dos Namorados', grupo responsável por temas icónicos como “Solta-se o beijo”, “Fim do mundo” ou “Loucos de Lisboa”.



Extra Sporting

Encontrado corpo de jovem desaparecido nos últimos dias

Corpo do rapaz foi transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal, em Lisboa, onde será submetido a vários exames

Encontrado corpo de jovem desaparecido; Jovem foi transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal, em Lisboa, onde será submetido a exames
Encontrado corpo de jovem desaparecido; Jovem foi transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal, em Lisboa, onde será submetido a exames

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting; O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta quarta-feira, dia 16 de abril, na praia Nova, na Costa da Caparica, no concelho de Almada. Segundo as autoridades, trata-se do corpo do jovem de 16 anos que estava desaparecido desde a tarde do dia 8 de abril.


Paulo Vicente, comandante da Polícia Marítima de Lisboa, confirmou que "pelas caraterísticas físicas, pelo local onde o corpo se encontrava, perto da praia onde o jovem desapareceu há uma semana, e por não existirem outros alertas de desaparecimentos de pessoas com as mesmas caraterísticas, leva a crer que se trate do corpo do jovem que estava desaparecido".


O alerta para a descoberta do corpo foi dado às 05h00. "Deslocaram-se de imediato para o local elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Lisboa, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, informa a AMN. Verificado o óbito pelo Delegado de Saúde, o corpo foi recolhido do areal e transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.


O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima continua a prestar apoio aos familiares da vítima. O jovem desapareceu no dia 8, ao final da tarde, na praia do Dragão Vermelho. Em comunicado emitido ao final da tarde desse dia, a AMN referia que pelas 18h00 foi recebido um alerta a informar que três jovens estavam “em dificuldades na água”.

Um dos jovens conseguiu sair da água pelos próprios meios, tendo o outro sido resgatado inconsciente pelos nadadores-salvadores do projeto ‘Praia Protegida’, da Câmara Municipal de Almada. O terceiro jovem desapareceu no mar e só agora foi encontrado sem vida.



Extra Sporting

CP Comboios vai estar em greve; Saiba quando

Sindicatos exigem "negociação coletiva de aumentos salariais dignos". Fectrans defende um aumento acima dos 100 euros por mês

CP Comboios vau estar em greve; Sindicatos exigem "negociação coletiva de aumentos salariais dignos" e Fectrans defende aumento de mais de 100 euros por mês
CP Comboios vau estar em greve; Sindicatos exigem "negociação coletiva de aumentos salariais dignos" e Fectrans defende aumento de mais de 100 euros por mês

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting; Vários sindicatos anunciaram greves na CP — Comboios de Portugal, agendadas para os meses de abril e maio, em protesto contra incumprimentos de acordos laborais e propostas salariais consideradas insuficientes. Estão previstos dias de paralisação por parte dos revisores, maquinistas e trabalhadores dos bares a bordo dos comboios.


A primeira paralisação ocorrerá a 28 de abril, envolvendo os revisores da empresa. O protesto poderá, no entanto, causar perturbações adicionais nos dias 27 e 29 de abril. Estes trabalhadores queixam-se de que a administração da CP não deu seguimento ao acordo de reestruturação das tabelas salariais alcançado há dois meses e rejeitam o aumento de 35 euros previsto para 2025, considerando que este valor foi imposto de forma unilateral e sem negociação.


Já os maquinistas marcaram uma greve para o dia 8 de maio, mas com possíveis perturbações no serviço a começarem no dia anterior, 7 de maio, e a prolongarem-se até 9 de maio. José Manuel Oliveira, coordenador nacional da Fectrans, afirmou, em entrevista à Renascença, que “no processo de negociação com vista à atualização dos salários para este ano, fomos confrontados com a imposição de uma atualização salarial inferior ao crescimento do salário mínimo nacional.”


A administração decidiu implementar uma atualização de 34 euros por mês, o que para os sindicatos é meramente insuficiente, indica José Manuel Oliveira. A Fectrans considera "justo um valor acima dos 100 euros", para também garantir que a CP tem capacidade para reter e atrais novos trabalhadores.

Os representantes dos trabalhadores da CP defendem a "implementação do Acordo de reestruturação das tabelas salariais, nos termos em que foi negociado e acordado", refere a Fectrans, em comunicado. Os sindicatos também escreveram uma carta aos ministros das Infraestruturas e das Finanças, com uma lista de exigências, nomeadamente que o Governo "instrua a administração da CP a cumprir as medidas excecionais constantes do relatório final acordado com os sindicatos e que, segundo a própria administração, já foi remetido ao ministério que tutela a empresa".



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Forte terramoto abala o Sul da Califórnia
Extra Sporting

Forte terramoto abala o Sul da Califórnia

 

Icon Comentário0
The Last of Us Season 2 regressa em grande e com novidades
Extra Sporting

The Last of Us Season 2 regressa em grande e com novidades

 

Icon Comentário0
Avisos amarelos e trovoada 'ameaçam' Portugal
Extra Sporting

Avisos amarelos e trovoada 'ameaçam' Portugal

 

Icon Comentário0