REVIRAVOLTA VALE TRIUNFO NA HUNGRIA
Voleibol do Sporting CP venceu o Pénzügyőr SE por 3-2
Redação Leonino
Texto
25 de Fevereiro 2020, 20:19

A equipa de voleibol do Sporting CP venceu o Pénzügyőr SE, por 3-2, com os parciais de 25-18, 22-25, 19-25, 25-22 e 15-8. Com este triunfo em solo húngaro, o conjunto de Gersinho fica, assim, mais perto das meias finais da CEV Challenge Cup. A segunda mão realiza-se dia 5 de março, quinta-feira, pelas 20h00, no Pavilhão João Rocha.

A partida até começou equilibrada, mas rapidamente o Sporting CP conseguiu descolar no marcador, chegando mesmo a uma vantagem de quatro pontos (10-6). O Pénzügyőr SE ia mostrando bastantes dificuldades no capítulo da receção, apesar de ser capaz de explorar com eficácia o centro da rede. Por sua vez, os leões pontuavam, com relativa facilidade, no serviço adversário.

Perante a superioridade leonina, e quando o marcador estava em 20-15, o treinador do Pénzügyőr SE, Zoltán Jókay, foi obrigado a pedir um desconto de tempo. Mesmo depois de dois pontos consecutivos conseguidos após o desconto de tempo, os comandados de Gersinho triunfaram, com toda a justiça, no primeiro parcial, por 25-18. Neste set, sobretudo na parte final, destaque para a qualidade do bloco verde e branco. Uma autêntica muralha.

No segundo parcial, os leões entraram com o pé esquerdo e, fruto de alguns erros na receção e também no ataque, viram-se a perder por três pontos (7-4). O Pénzügyőr SE melhorou a qualidade do seu jogo, nomeadamente subindo a agressividade do serviço e sendo mais eficaz na receção. Vendo a sua equipa a perder por 10-7, Gersinho prontamente pediu um desconto de tempo. Todavia, as indicações do treinador brasileiros pareceram não surtir o efeito desejado e os leões continuavam a deixar fugir os húngaros (15-10).

No entanto, já na parte final do segundo parcial, o Sporting CP conseguiu aproximar-se (19-16), fazendo com que Zoltán Jókay pedisse um desconto de tempo. Até final, os leões chegaram a estar a apenas dois pontos do Pénzügyőr SE, mas os húngaros acabaram mesmo por vencer o segundo set, por 25-22.

No terceiro parcial, o Pénzügyőr SE voltou a entrar melhor e, com três serviços ganhantes de Balint Magyar, colocou os húngaros a liderar por 3-0 e obrigou Gersinho a parar, desde logo, o jogo. Depois da pausa, a partida retomou alguma normalidade e os leões conseguiram aproximar-se no marcador (7-5). Por esta altura, os jogadores verdes e brancos pareciam recuperar os índices exibicionais do primeiro set, sobretudo a ligação entra a distribuição e os ataques, e continuavam a aproximar-se do Pénzügyőr SE (12-11). Contudo, os húngaros voltaram a conseguir alargar a vantagem para quatro pontos (15-11) e fizeram com que o treinador brasileiro pedisse novo desconto de tempo, mas o mesmo de pouco ou nada serviu. O Pénzügyőr SE continuava mais sólido e venceu, com segurança, o terceiro set, por 25-18. Os inúmeros erros no serviço e as dificuldades em lidar com o bloco adversário ajudam a explicar o desaire neste terceiro parcial.

No quarto set, a turma de Gersinho voltou a entrar da pior maneira e, como no terceiro parcial, perdeu os três primeiros pontos. Todavia, a reação verde e branca não se fez esperar e o Sporting CP conseguiu mesmo passar para a frente do marcador (8-7). Uma maior capacidade defensiva e um maior acerto no momento de atacar justificam a recuperação leonina. No capítulo individual, destaque para Zé Pedro Monteiro, que se exibia a excelente nível.

O set decorreu então sob a tónica do equilíbrio e os dois conjuntos iam, sem dificuldades de maior, fazendo os respetivos side-outs (16-16). No entanto, a muralha leonina haveria de voltar a erguer-se e colocar o Sporting CP a liderar por 18-16. Prontamente, Zoltán Jókay parou o jogo e conseguiu que a sua equipa encurtasse a diferença (20-19). Contudo, Ángel Dennis e Hélio Sanches decidiram dar espetáculo e contribuíram, e muito, para a conquista do quarto set, por 25-22.

Na negra, que se joga apenas até aos 15 pontos, os leões, moralizados com a vitória no quarto set, entraram melhor e adiantaram-se para 2-0, com Thiago Sens em destaque. Neste quinto parcial, o conjunto de Gersinho exibiu-se a um excelente nível e não deu quaisquer hipóteses ao Pénzügyőr SE, vencendo por 15-8.

Desta forma, o Sporting CP somou uma importante vitória e leva uma vantagem confortável para a segunda mão, que se realiza no próximo dia 5 de fevereiro, quinta-feira, pelas 20h00, no Pavilhão João Rocha.

  Comentários