Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Roque Santa Cruz foi sugerido ao Sporting por 800 mil euros, mas leões rejeitaram

Atual coordenador do Vancouver falou sobre a sua passagem pelo Cerro Corá, onde conheceu jogador que viria a tornar-se num dos maiores jogadores paraguaios de todos os tempos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Out 2024 | 14:43 |

Icon Comentário0

Guilherme Farinha, treinador português de 68 anos, tem um legado rico em histórias nos diversos clubes por onde passou. Uma das mais marcantes aconteceu no Paraguai, onde a sua passagem pelo Cerro Corá poderia ter mudado o rumo do Sporting na temporada 1997/98, já que os leões recusaram contratar Roque Santa Cruz.


Depois de salvar o Praiense da descida, Farinha foi convidado por Luís Norton de Matos, Carlos Janela e o então presidente do Sporting, José Roquette, para treinar o Cerro Corá. Ao chegar, o presidente do clube paraguaio revelou que a equipa já tinha descido, mas que esperava que em dois anos Farinha o pudesse devolver à 1.ª divisão. "No primeiro jogo, perdi 4-0; foi uma vergonha. Os jornais escreveram 'Nem o português os vai salvar', recordou o treinador. No entanto, Farinha não se deixou abater e, depois do início difícil, conseguiu uma impressionante sequência de 14 vitórias seguidas, conquistando o título de técnico revelação do ano.


Durante o percurso, o técnico descobriu um jovem talento que os leões acabaram por deixar escapar: Roque Santa Cruz. "Promovi um jogador de 16 anos, o Roque Santa Cruz. Informei o Sporting que havia um rapaz disponível por 800 mil euros, mas não receberam a informação com a devida atenção. Depois deixei o Cerro Corá e o Roque transferiu-se para o Olimpia, onde foi vendido ao Bayern de Munique por dois milhões de euros", contou, lamentando a oportunidade perdida pelo clube lisboeta.


O treinador recorda ainda o momento em que o Bayern, então presidido por Franz Beckenbauer, demonstrou interesse na jovem promessa. "Um dia, após o treino, eles apareceram, já estavam a negociar, não brincam em serviço", afirmou Farinha, que mais tarde recebeu um convite do jovem avançado para assistir ao jogo do Sporting contra o Bayern em Alvalade, onde ele prometeu dedicar um golo ao treinador.

A história com a família Santa Cruz não se limita a Roque. "Passados uns anos voltei ao Cerro Corá, o pai do Roque Santa Cruz, Apolinário Santa Cruz, era diretor desportivo e os outros filhos também lá estavam. Na pré-época de 2003, ele e a mulher convidaram a equipa para um jantar em casa deles. Mostraram-nos a casa, havia fotos do Roque por todo o lado. Disse-lhe ‘Mas você tem mais três filhos. As fotos deles?’ O Kiko, que hoje é advogado, sentia isso, andava triste, a falhar golos", contou.


"Estava num hotel, pedi aos pais dele para o deixarem passar uma semana no quarto ao lado do meu. Mandei fazer uma foto gigante dele. Quando a viu disse-me: ‘Professor, uma foto minha? Olha’. Teve um sorriso bonito, o ego subiu-lhe. E eu disse aos pais: ‘Esta foto vai ficar na vossa sala’. Respeitaram e o rapaz começou a fazer golos, a ser feliz, era outro jogador", acrescentou.


Futebol

Diogo Luís avisa Sporting de que um erro pode fazer leões perderem 40M

Comentador elogiou trajeto dos verdes e brancos ao longo da época, destacando o trabalho de Rui Borges, mas deixa um alerta ao Clube de Alvalade

Diogo Luís lançou o alerta para o impacto que esta fase da época pode ter nas contas do Sporting, sublinhando desde logo o peso financeiro em jogo
Diogo Luís lançou o alerta para o impacto que esta fase da época pode ter nas contas do Sporting, sublinhando desde logo o peso financeiro em jogo

26 Abr 2026 | 16:56 |

Icon Comentário0

Diogo Luís lançou o alerta para o impacto que esta fase da época pode ter nas contas do Sporting, sublinhando desde logo o peso financeiro em jogo. Na sua análise, o comentador destacou que, caso os leões fiquem em terceiro lugar no Campeonato, dizem adeus a cerca de 40 milhões de euros da qualificação para a Liga dos Campeões.


Diogo Luís: "Um único deslize pode representar uma perda de cerca de 40 milhões de euros da UEFA Champions League"


“O Sporting passou de uma posição confortável a um cenário de pressão máxima e, neste momento, um único deslize pode representar uma perda de cerca de 40 milhões de euros da UEFA Champions League”, escreveu o comentador no jornal 'A Bola'.


Ainda assim, elogiou o trajeto dos leões ao longo da temporada, destacando o trabalho de Rui Borges: "O Sporting tem feito uma época de grande nível sob o comando de Rui Borges. Mudou o sistema tático, valorizou praticamente todos os jogadores e conseguiu manter a equipa competitiva em todas as frentes, incluindo uma campanha exigente na UEFA Champions League”.

No entanto, Diogo Luís aponta o desgaste como fator decisivo nesta fase: “A época também trouxe um problema inevitável: o desgaste. Entre lesões e poucas soluções no plantel, a margem de gestão tornou-se cada vez mais curta. É por isso que o jogo em Alvalade frente ao Benfica acabou por ganhar tanta relevância. Depois de um jogo europeu muito exigente em Londres frente ao Arsenal, o Sporting apresentou sinais claros de fadiga”.


Diogo Luís critica, ainda assim, a gestão do encontro nos minutos finais, considerando que faltou pragmatismo à equipa técnica: "O problema é que, aos 80 minutos, o jogo já pedia gestão e não risco. Ao optar por substituições que retiraram equilíbrio, o Sporting perdeu controlo num momento em que o empate já seria um resultado estratégico. Mais do que um ponto perdido, ficou a sensação de uma oportunidade desperdiçada num momento decisivo da época”.


Futebol

Sporting B em queda livre; Leões perdem com o Vizela e têm registo assustador

Numa partida disputada no reduto dos minhotos, Clube de Alvalade até teve algumas chances para marcar, mas voltou a não ser feliz

Sporting B perdeu frente ao Vizela (1-0), este domingo, dia 26 de abril, em partida a contar para a 31.ª jornada da Liga 2
Sporting B perdeu frente ao Vizela (1-0), este domingo, dia 26 de abril, em partida a contar para a 31.ª jornada da Liga 2

26 Abr 2026 | 16:03 |

Icon Comentário0

A equipa B do Sporting perdeu frente ao Vizela (1-0), este domingo, dia 26 de abril, em partida a contar para a 31.ª jornada da Liga 2 Meu Super. Os leões somaram a quarta derrota consecutiva e só venceram um encontro nos últimos nove.


Numa partida disputada no reduto dos minhotos, o Clube de Alvalade entrou melhor na partida, com mais bola, mas não conseguiu materializar esse domínio em perigo. Aos 10 minutos, a equipa da casa fez o 1-0. Canto batido por Moha, a bola atravessou a área e caiu nos pés de Heinz Morschel que não desperdiçou.


Na segunda parte, o Sporting entrou mais permissivo e o Vizela teve um par de oportunidades para fazer o 2-0. Apesar da superioridade, os leões mostraram que conseguiam criar perigo de um momento para o outro, mas o resultado não se alterou.


Com esta derrota – a 16.ª em 31 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no 10.º lugar, à condição, da tabela classificativa, com 41 pontos. A próxima partida está marcada para sexta-feira, dia 1 de maio, frente ao Benfica B, pelas 20h30, em Alcochete.

O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Francisco Silva (Guarda-redes), David Moreira, Rômulo Jr., Rafael Mota, Rodrigo Dias, Rayan Lucas, Samuel Justo, Mauro Couto, Paulo Cardoso, Flávio Gonçalves e Lucas Anjos. Bruno Ramos, que vai assinar em definitivo, não foi opção por lesão.



Futebol

Futebolista que marcou 151 golos pelo Sporting admite: "Sou do Benfica"

Atacante de 30 anos de idade, que venceu títulos pelo Clube de Alvalade, diz estar muito feliz no rival encarnado e fez confissão

Diana Silva, atacante que passou pelo Sporting, conquistou o título nacional de futebol feminino, desta vez ao serviço do Benfica e diz ser adepta das águias
Diana Silva, atacante que passou pelo Sporting, conquistou o título nacional de futebol feminino, desta vez ao serviço do Benfica e diz ser adepta das águias

26 Abr 2026 | 15:08 |

Icon Comentário0

Diana Silva conquistou o título nacional de futebol feminino, desta vez ao serviço do Benfica. O triunfo em Braga (3-1) confirmou o hexacampeonato das encarnadas, mas para a jogadora trata-se de uma conquista com um peso emocional diferente por ser adepta do emblema encarnado.


Diana Silva: "Sou benfiquista e desde pequenina"


A internacional portuguesa assinou também um dos golos da vitória que selou o título 2025/26, e no final da partida não escondeu a ligação afetiva: "Este título tem um sabor especial para mim porque sou benfiquista e desde pequenina tive o sonho de celebrar com o clube do meu coração. Não o posso esconder".


A atacante deixou claro que o sucesso final teve ainda mais valor por tudo o que a equipa teve de ultrapassar ao longo do ano: "É o culminar de uma época de altos e baixos, foi complicada, passámos por muita coisa, mas conseguimos o objetivo, valeu a pena".

No plano individual, Diana Silva soma já 10 golos e duas assistências em 20 jogos pelo Benfica, depois de ter trocado o Sporting pelo rival lisboeta no início da temporada. A mudança, que também foi protagonizada por outras jogadoras no passado recente, como Ana Borges.


Já as comandadas de Micael Sequeira estão no segundo lugar do Campeonato Nacional com 34 pontos, depois do triunfo frente ao Rio Ave. O Benfica sagrou-se campeão e tem mais oito pontos (42). O próximo encontro está marcado para sexta-feira, dia 1 de maio, às 19h00, frente às águias, no Estádio da Luz.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ekrem Konur diz que Deco tem craque do Sporting na lista de alvos para reforçar Barcelona
Futebol

Ekrem Konur diz que Deco tem craque do Sporting na lista de alvos para reforçar Barcelona

26 Abr 2026 | 13:13

Icon Comentário0
Sporting vai receber 20M por jogador que não joga pelos leões desde fevereiro
Futebol

Sporting vai receber 20M por jogador que não joga pelos leões desde fevereiro

26 Abr 2026 | 12:40

Icon Comentário0
Futebolista da liga francesa critica dirigentes do Sporting: "Algumas pessoas que lá estão...
Futebol

Futebolista da liga francesa critica dirigentes do Sporting: "Algumas pessoas que lá estão...

26 Abr 2026 | 12:13

Icon Comentário0