Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Guilherme Farinha, treinador português de 68 anos, tem um legado rico em histórias nos diversos clubes por onde passou. Uma das mais marcantes aconteceu no Paraguai, onde a sua passagem pelo Cerro Corá poderia ter mudado o rumo do Sporting na temporada 1997/98, já que os leões recusaram contratar Roque Santa Cruz.
Depois de salvar o Praiense da descida, Farinha foi convidado por Luís Norton de Matos, Carlos Janela e o então presidente do Sporting, José Roquette, para treinar o Cerro Corá. Ao chegar, o presidente do clube paraguaio revelou que a equipa já tinha descido, mas que esperava que em dois anos Farinha o pudesse devolver à 1.ª divisão. "No primeiro jogo, perdi 4-0; foi uma vergonha. Os jornais escreveram 'Nem o português os vai salvar', recordou o treinador. No entanto, Farinha não se deixou abater e, depois do início difícil, conseguiu uma impressionante sequência de 14 vitórias seguidas, conquistando o título de técnico revelação do ano.
Durante o percurso, o técnico descobriu um jovem talento que os leões acabaram por deixar escapar: Roque Santa Cruz. "Promovi um jogador de 16 anos, o Roque Santa Cruz. Informei o Sporting que havia um rapaz disponível por 800 mil euros, mas não receberam a informação com a devida atenção. Depois deixei o Cerro Corá e o Roque transferiu-se para o Olimpia, onde foi vendido ao Bayern de Munique por dois milhões de euros", contou, lamentando a oportunidade perdida pelo clube lisboeta.
O treinador recorda ainda o momento em que o Bayern, então presidido por Franz Beckenbauer, demonstrou interesse na jovem promessa. "Um dia, após o treino, eles apareceram, já estavam a negociar, não brincam em serviço", afirmou Farinha, que mais tarde recebeu um convite do jovem avançado para assistir ao jogo do Sporting contra o Bayern em Alvalade, onde ele prometeu dedicar um golo ao treinador.
A história com a família Santa Cruz não se limita a Roque. "Passados uns anos voltei ao Cerro Corá, o pai do Roque Santa Cruz, Apolinário Santa Cruz, era diretor desportivo e os outros filhos também lá estavam. Na pré-época de 2003, ele e a mulher convidaram a equipa para um jantar em casa deles. Mostraram-nos a casa, havia fotos do Roque por todo o lado. Disse-lhe ‘Mas você tem mais três filhos. As fotos deles?’ O Kiko, que hoje é advogado, sentia isso, andava triste, a falhar golos", contou.
"Estava num hotel, pedi aos pais dele para o deixarem passar uma semana no quarto ao lado do meu. Mandei fazer uma foto gigante dele. Quando a viu disse-me: ‘Professor, uma foto minha? Olha’. Teve um sorriso bonito, o ego subiu-lhe. E eu disse aos pais: ‘Esta foto vai ficar na vossa sala’. Respeitaram e o rapaz começou a fazer golos, a ser feliz, era outro jogador", acrescentou.
Verdes e brancos venceram o Santa Clara, por 2-1, após prolongamento, garantindo a presença nos quartos de final da Taça de Portugal
|
0Conrad Harder comentou as recentes alterações na equipa do Sporting após a vitória, por 2-1, diante do Santa Clara. O jogador dinamarquês foi o autor do primeiro golos dos leões e revelou os pedidos de João Pereira aquando da sua entrada em campo, à passagem pelos 72 minutos.
"Foi um jogo difícil, tentámos fazer tudo para ganhar e mostrámos que fomos a melhor equipa. Demos tudo. Quando entrei, o técnico disse-me para jogar entrelinhas, foi o que fiz e marquei o golo", começou por dizer, em declarações à Sport TV, tendo ainda falado do novo técnico: "Tudo leva tempo e ainda estamos a adaptar-nos ao novo treinador. Não precisamos de mudar tudo, mas estamos a adaptar algumas coisas".
"Às vezes, os jogos são assim, o mais importante é a vitória. Foi um jogo difícil, mas vencemos. A equipa está normal. Todas as equipas podem perder jogos. Ganhámos dois jogos seguidos. Queres ganhar todos os jogos, mas não podes ganhar sempre. O mais importante é que fazemos tudo o que for possível para triunfar", atirou, de seguida, desta vez à RTP3, antes de ser questionado sobre se merece lugar no onze: "Isso é decisão do treinador e eu respeito".
Com esta vitória – a 19.ª em 25 encontros na presente temporada –, os agora comandados por João Pereira passam à próxima fase da prova rainha do futebol português e continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde a temporada 2018/19.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Jogador do setor atacante não convence responsáveis verdes e brancos e já foi autorizado a procurar novo clube para prosseguir carreira desportiva
|
0Rodrigo Marquês vai deixar o Sporting, sabe o Leonino. Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, o jovem era tido em grande conta pela estrutura verde e branca, mas tarda em afirmar-se e mostrar o potencial esperado, tendo, desta forma, a porta de saída aberta.
Fonte próxima do processo do jogador refere que, apesar de a Direção liderada por Frederico Varandas estar disposta a libertar o jogador ou na próxima janela de inverno ou mesmo na de verão, mediante propostas. O jogador acabou por não ter a margem de progressão que era esperada.
Na temporada passada, avançado leonino, agora com 21 anos, chegou mesmo a ser o segundo melhor marcador da fase de apuramento de campeão da Liga 3, com João Pereira no comando técnico, ao contabilizar nove golos apontados em 10 encontros. No entanto, a promoção à equipa B não tem corrido de feição.
Esta temporada, na Liga 3, Rodrigo Marquês – quem tem contrato até 2026 com o Clube de Alvalade – leva oito pela turma secundária verde e branca. Ao todo, o jogador contabiliza 305 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Rodrigo Marquês chegou ao Sporting em 2011, tendo subido a pulso nos escalões de jovens do emblema verde e branco. Desde que rumou a Acolchete, o avançado já venceu um título de campeão de iniciados, em 2017/18, sob comando técnico de Pedro Coelho.
Palavras fortes foram proferidas, após triunfo dos leões diante do Santa Clara, por 2-1, após prolongamento, em jogo dos oitavos da Taça de Portugal
|
0Tiago Teixeira, técnico adjunto de João Pereira, falou na zona de entrevistas, após a vitória do Sporting frente Santa Clara (2-1). O braço direito do treinador critica a equipa a forma como a turma açoriana se apresentou no Estádio de Alvalade e acusou a formação de Vasco Matos de "perder tempo".
"De positivo fica a forma como entrámos e controlámos. Como criámos oportunidades. Acabámos por marcar, o Santa Clara fez dois remates a partir dos 95. Foi uma equipa que veio para defender e perder tempo. Foi feliz a acabar o jogo. Os jogadores deram resposta excelente, porque queriam muito de passar. Num jogo que tínhamos de gerir o cansaço. Estão de parabéns, fizeram um excelente trabalho", começou por comentar, à SportTV.
"Os jogadores têm muitos jogos acumulados, fizemos algumas mudanças também por isso. Tivemos de adaptar posições. Tem sido assim, este grupo tem força enorme e reagiu bem. Estão dispostos a jogar onde for e conquistaram vitória com todo o mérito", continuou.
"O Santa Clara fechou melhor na primeira parte, nós tentámos também o que podíamos explorar. Em termos de atitude e ambição entrámos da mesma forma. Contra uma equipa que veio para cá para não jogar, defender e perder tempo. E foi presenteada por um golo sem saber como".
"Nós queremos conquistar sempre os 3 pontos. Queremos avançar nestas eliminatórias, um clube como o Sporting tem de tentar ganhar todos os jogos. Só pensamos no Gil, só esse interessa", concluiu. Os leões passam à próxima fase da prova rainha do futebol português e continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde a temporada 2018/19.