Futebol
Farioli responde a Varandas antes do Porto - Sporting: "Não precisamos de mais gasolina"
21 Abr 2026 | 13:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Fev 2024 | 13:50 |
As aspirações do Japão em chegar às meias-finais da Taça Asiática foram frustradas nos descontos, ao perder por 2-1 para o Irão. Apesar de ter alcançado uma vantagem na primeira metade do confronto, isso não bastou para evitar a derrota. Hidemasa Morita deve regressar para Portugal o mais rápido possível para reforçar os leões.
O desempenho impressionante do jogador leonino resultou num magnífico golo que abriu o marcador da partida. Aos 28 minutos de jogo, o médio japonês iniciou uma jogada em direção à grande área adversária, conseguindo ultrapassar Alireza Beiranvand, antigo guarda-redes do Boavista, com um toque de sorte.
Na celebração, Morita cumpriu a promessa feita nas redes sociais, afirmando: “Daqui para a frente, este vai ser o meu festejo”. A declaração havia sido partilhada pelo médio antes do início da Taça da Ásia, acompanhando uma fotografia onde ele ‘imitava’ o seu companheiro, Viktor Gyökeres.
Ainda que com um extraordinário golo do leão na primeira parte, que lhes garantiu a vantagem no embate, a equipa nipónica foi totalmente dominada pelo Irão na segunda parte do jogo, sofrendo uma reviravolta nos acréscimos através de um penálti convertido por Jahanbakhsh.
Num confronto onde Mehdi Taremi ficou fora do campo de jogo após ser expulso nos oitavos de final, Mohebi marcou o golo de empate aos 55 minutos. Apesar de um golo de Azmoun ter sido anulado por um fora de jogo milimétrico, nos descontos uma confusão entre os defesas japoneses resultou num penálti que o capitão iraniano não desperdiçou, garantindo assim a passagem para as meias-finais da Taça Asiática.
Morita, recorda-se, chegou ao Sporting em julho de 2022, vindo do Santa Clara numa transferência avaliada em cerca de 3,45 milhões de euros. Desde então, com o leão rampante ao peito, o internacional nipónico acumula 60 jogos, sete golos e sete assistências.
Leões e dragões medem forças na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, numa partida a contar para a 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal
21 Abr 2026 | 16:50 |
Sporting viaja até ao norte do país para jogar a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, esta quarta-feira, para defrontar a equipa do Porto, no Estádio do Dragão. A partida encontra-se marcada para as 20h45, onde a equipa leonina surge em vantagem após Luis Suárez, através da marca dos onze metros, aos 62 minutos de encontro em Alvalade, ter feito a redes da baliza de Diogo Costa abanar, na primeira mão da eliminatória (1-0).
Esta segunda-feira, após a desilusão e a derrota no dérbi, o Sporting anunciou as bilheteiras esgotadas para a deslocação ao Estádio do Dragão. Os ingressos disponíveis para o duelo frente aos dragões esgotaram em cerca de três horas após o anúncio da venda.
Um mês e 19 dias depois de se terem defrontado em Alvalade, leões e dragões tudo farão para marcar presença na final da Taça de Portugal, agendada para o dia 24 de maio no Estádio Nacional. No histórico da competição, o Porto encontra-se em vantagem ao somar 17 vitórias, contra 14 do Sporting. Num duelo com 13 empates, “dragões” também se destacam nos golos marcados, tendo 61 enquanto 56 do Sporting.
Esta época e após três jogos entre estas duas equipas, regista-se, assim, uma vitória para cada lado e um empate, e três golos para cada lado, pelo que o jogo do Dragão pode desempatar, ou deixar tudo igualado, sendo que um empate qualifica o Sporting. Assim, os comandados de Rui Borges tudo terão de fazer para se sagrarem finalistas desta competição.
No Estádio do Dragão, os dois clubes defrontaram-se pela última vez a 9 de fevereiro, com o estreante Seko Fofana a adiantar a equipa da casa, aos 76 minutos, antes de o colombiano Luis Suárez empatar, na recarga a um penálti, aos 90+10, na última jogada. Recordar que, atualmente, o Porto surge isolado no primeiro lugar da tabela, com 79 pontos, seguido de Benfica, com 72 pontos e, Sporting, no terceiro posto e um jogo a menos, com 71 pontos.
Com 20 troféus conquistados, entre os quais três nas últimas quatro temporadas, o Porto é o segundo clube mais titulado na Taça de Portugal, atrás do Benfica, com 26, e ligeiramente à frente do Sporting, que ergueu o 18.º troféu no ano passado, ao impor-se por 3-1 na final frente às águias, por 3-1, após prolongamento.
Um dia antes do encontro respeitante à segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, técnico leonino recebe belas notícias
21 Abr 2026 | 15:44 |
O Sporting ganhou uma boa notícia na preparação para o clássico frente ao Porto. Luís Guilherme está recuperado de lesão e volta a ser opção para Rui Borges, devendo integrar a convocatória para o encontro no Estádio do Dragão, esta quarta-feira, em jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
O extremo brasileiro, de 20 anos, estava afastado desde a deslocação à Noruega, frente ao Bodø/Glimt, após contrair uma entorse no pé esquerdo. Depois de vários dias a trabalhar no relvado, o jogador recebeu luz verde do departamento médico leonino e segue com a equipa para o Norte, embora ainda não esteja preparado para assumir a titularidade.
Apesar de não entrar de início, Luís Guilherme surge como alternativa válida para mexer com o jogo a partir do banco, oferecendo velocidade e capacidade de desequilíbrio numa fase importante da temporada, onde o Sporting continua a lutar por objetivos.
Vale a pena referir que, em sentido inverso, Rui Borges recebeu uma notícia bem mais negativa: Iván Fresneda não volta a jogar esta época. O lateral-direito espanhol continua a debater-se com problemas físicos e só deverá regressar à competição na próxima em 2026/2027, falhando assim todos os compromissos até ao final da temporada.
O jovem defesa saiu ao intervalo no encontro frente ao Estrela da Amadora, a 11 de abril, com queixas físicas, e desde então não voltou a competir. A sua ausência prolongada reduz as opções para o lado direito da defesa verde e branca, obrigando Rui Borges a reajustar soluções numa fase crucial da época.
Na presente temporada, Luís Guilherme — avaliado em 12 milhões de euros — tem 17 partidas oficiais: cinco na Premier League (West Ham), oito na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal, uma na Liga dos Campeões e outra na Taça da Liga. Nos 832 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou um golo.
Recorde o golo de Luís Guilherme:
Rui Borges tem agora mais uma dor de cabeça e menos uma opção no plantel dos verdes e brancos até ao final da temporada desportiva
21 Abr 2026 | 13:52 |
Bomba! Iván Fresneda está fora das contas do Sporting até ao final da temporada. O lateral-direito, de 21 anos, continua a debater-se com problemas físicos e só deverá regressar já em 2026/27, é notícia de última hora desta terça-feira, 21 de abril.
O espanhol saiu ao intervalo no encontro frente ao Estrela da Amadora, a 11 de abril, com queixas físicas, e desde então não voltou a competir, falhando as deslocações ao terreno do Arsenal e o dérbi com o Benfica. Apesar de Rui Borges ter admitido que o jogador estava em dúvida para o clássico com o Porto, a realidade é que não só ficará de fora desse encontro como do restante da época, informa o jornal Record.
A ausência de Iván Fresneda representa uma baixa de peso para os leões, tendo em conta a importância que assumiu ao longo da temporada. O defesa é o sétimo jogador mais utilizado do plantel em 2025/26, somando 2.954 minutos.
Perante este cenário, Eduardo Quaresma surge como principal solução para a posição. O internacional sub-21 português, central de origem, já foi adaptado à lateral direita nos jogos frente ao Arsenal e Benfica, devendo manter a titularidade no Dragão. Georgios Vagiannidis continua a ser alternativa para o lado direito da defesa.
Iván Fresneda - avaliado em 12 milhões de euros - já cumpriu 39 jogos com a camisola do Sporting nesta temporada: 23 na Liga Portugal, 10 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. Nos 2.954 minutos de participação, já soma um golo e duas assistências.
Recorde a exibição de Fresneda nos sub-21 de Espanha:
Farioli responde a Varandas antes do Porto - Sporting: "Não precisamos de mais gasolina"
21 Abr 2026 | 13:42
Taça, maus resultados e confiança em Suárez: Tudo o que disse Rui Borges antes do Porto - Sporting
21 Abr 2026 | 13:00
Confirmado! Rui Borges com uma dúvida e duas baixas para o Porto - Sporting
21 Abr 2026 | 12:44