
Futebol
Fresneda tem estado em destaque pelo Sporting como ala, mas já foi avançado de gigante espanhol
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Amorim tem sido apontado como sucessor de Pep Guardiola no Manchester City. Nuno Farinha, ex assessor de imprensa do Benfica, admitiu que o técnico do Sporting vai, de facto, deixar Alvalade e assumir o cargo no atual campeão da Premier League.
"Acho que vai. Só não sei se vai este ano. A informação que tenho é que, durante o mês de novembro, Guardiola desfará o tabu (de uma renovação) e, a partir daí, vamos perceber se Rúben Amorim vai mais cedo ou mais tarde", começou por dizer, na CNN.
"A minha convicção, sem ter nenhuma informação privilegiada sobre o tema, é que Rúben Amorim acabará por seguir os passos de Hugo Viana e será treinador do Manchester City. Resta saber se será em 25/26 ou 26/27, porque a informação que também tenho é que se Guardiola renovar, será apenas por uma temporada", terminou Nuno Farinha.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 224 encontros, tendo vencido 157, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Assista às declarações:
Jogador tem estado afastado há já vários meses devido a problemas físicos, mas agradece todo o carinho que sente pela massa associativa
|
Nuno Santos esteve à conversa com o antigo jogador da formação do Sporting, Afonso Figueiredo, no podcast Entrelinhas. O ala fez um balanço muito positivo dos cinco anos que já leva em Alvalade e destaca a ligação que criou com os adeptos do emblema verde e branco.
O jogador de 30 anos diz estar muito feliz pelo carinho que tem recebido: "Estou na quinta época no Sporting e nunca pensei... Sempre acreditei mas nunca pensei chegar aqui e ser amado por muita gente e odiado por outros. Fico muito feliz de ter ganho o que já ganhámos aqui: dois campeonatos; duas Taças da Liga e uma Supertaça entre outras perdidas em que fomos à final e podíamos ter ganho mas a vida é mesmo assim", começou por dizer.
O agora pupilo de Rui Borges está a sofrer fora dos relvados por não poder dar o seu contributo, mas diz que o Sporting tem tudo para se sagrar campeão: "Acredito que este ano ainda poderemos sorrir", afirmou no podcast da Betano que será transmitido na íntegra, esta segunda-feira, dia 17 de março.
Nuno Santos não joga desde a deslocação do Sporting a Famalicão, a 26 de outubro, na jornada 9. Para já, ainda não há data definida para o regresso do camisola 11 à competição. Na hipótese mais otimista, o futebolista regressará aos relvados na reta final da temporada, mas há uma possibilidade forte de tal apenas ocorrer na próxima época, tal como o próprio revelou recentemente.
Até à lesão, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 11 milhões de euros – levava 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 30 anos marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).
Jogador está parado desde o dia 10 de novembro, quando se lesionou no decorrer do triunfo do Clube de Alvalade por 4-2 no terreno do Braga
|
Vítor Pinto considera que o regresso de Pedro Gonçalves aos relvados pode ser o grande embalo de que os pupilos de Rui Borges precisam para se sagrarem campeões nacionais. O subdiretor do jornal Record escreve que o internacional português de 26 anos será fulcral para o que falta jogar esta temporada.
"Quando o Sporting pouco mais era do que uma enfermaria, tendo registado cinco jogos sem ganhar, o objetivo parecia hercúleo: resistir até à paragem. O leão fechou as contas antes das datas FIFA com quatro triunfos, o melhor registo no pós-Amorim, não abrindo mão da liderança", começou por escrever.
Sobre Pedro Gonçalves, Vítor Pinto fala na importância do internacional português no esquema ofensivo dos leões: "Falta o regresso de Pote para que “as oito finais” identificadas pelos adeptos, rumo ao bicampeonato, sejam atacadas em força. Com Gyokeres a atingir a fasquia dos 40 golos, o poder de demolição está ao rubro para as decisões", completou.
Pedro Gonçalves está parado desde 10 de novembro, dia em que se lesionou no decorrer do triunfo do Sporting por 4-2 no terreno do Braga, ainda sob comando técnico de Ruben Amorim. O jogador deverá regressar aos relvados nas próximas semanas.
O Clube de Alvalade - que venceu o último jogo - volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Faria, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Gomes.
Defesa central do emblema verde e branco voltou a ser muito criticado, após ter cometido grande penalidade que deu em golo do Famalicão
|
Jaime Marta Soares deixou duras críticas a Ousmane Diomande, após a vitória do Sporting frente ao Famalicão (3-1). O defesa cometeu a grande penalidade, que deu em golo da turma minhota, sendo que o ex presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões referiu que o central "voltou a fazer das suas", já depois de alguns erros do pupilo de Rui Borges nos últimos jogos.
“O Sporting fez o golo, mas a partir do minuto 7 ficou um pouco à deriva. O Famalicão tomou conta do jogo e, mais uma vez, Diomande fez das suas. A segunda arte foi diferente, para bem melhor. E quem tem Gyokeres tem tudo”, disse o ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade, em declarações ao jornal Record.
Miguel Garcia, antigo jogador dos leões, garantiu que “o Sporting teve uma entrada à campeão e acabou por fazer o que lhe competia", com a equipa a ter "bons momentos, com jogadores a voltar ao seu melhor", sendo capaz de "concretizar algumas das oportunidades". Ainda assim, admitiu que "o Famalicão apresentou-se muito bem".
Por fim, Luís Martins explicou que foi “O Sporting entrou forte, mas depois sentiu muitas dificuldades. Sofre o empate e perde o controlo do jogo. Até os 60’ teve momentos de grande dificuldade. Mas voltou a aparecer Gyokeres, que fez a diferença, mais uma vez” terminou o antigo técnico da formação leonina.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Faria, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Gomes.