Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges com quatro lesionados e duas dúvidas antes do Sporting - Kairat

Equipa verde e branca deu início, na manhã desta terça-feira, à preparação para o primeiro jogo da temporada na Liga dos Campeões

Dadas as ausências, Lucas Taibo, Salvador Blopa e Rafael Nel foram chamados por Rui Borges e treinaram com a equipa principal antes do Sporting - Kairat
Dadas as ausências, Lucas Taibo, Salvador Blopa e Rafael Nel foram chamados por Rui Borges e treinaram com a equipa principal antes do Sporting - Kairat

16 Set 2025 | 18:18 |

Icon Comentário0

Rui Silva e Geny Catamo, que falharam o jogo em Famalicão devido a questões físicas, não treinaram esta terça-feira, dia 16 de setembro, e continuam em dúvida no Sporting para a receção ao Kairat, marcada para as 20h00 de quinta-feira, para a primeira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.


Além desta dupla, Rui Borges tem mais quatro ausências: além de Rui Silva e Geny Catamo, também Ousmane Diomande, Hidemasa Morita, Nuno Santos e Daniel Bragança estão com a Unidade de Performance do Clube de Alvalade, a recuperar das respetivas lesões.


Na manhã desta terça-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, o treino da equipa principal contou com três jogadores da equipa B: Lucas Taibo, Salvador Blopa e Rafael Nel. De recordar que os últimos dois fizeram os golos da vitória da equipa B em Portimão, que vale a liderança isolada na Segunda Liga ao fim da quarta jornada.


O Sporting volta a treinar a partir das 10h00 de quarta-feira, sendo os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social. A conferência de imprensa de antevisão ao jogo com a equipa do Cazaquistão está marcada para as 18h30, já no Estádio José Alvalade, com Rui Borges e um jogador.

Na fase de liga da prova milionária, recorde-se, o Sporting terá pela frente, não só o Kairat (que está sem guarda-redes) como também Nápoles (a 1 de outubro, no Estádio Diego Armando Maradona), Marselha (a 22 de outubro, em Alvalade), Juventus (a 4 de novembro, no Juventus Stadium), Club Brugge (a 26 de novembro, em Alvalade), Bayern Munique (a 9 de dezembro, na Allianz Arena), PSG (a 20 de janeiro, em Alvalade) e, finalmente, Athletic Bilbao (a 28 de janeiro, em San Mamés).



Futebol

Geny Catamo disse não a salário cinco vezes maior e Sporting vai recompensá-lo

Internacional moçambicano era visto como um dos ativos que Rui Borges não pretendia perder no último mercado de transferências

Sporting já iniciou as conversas com Geny Catamo para a renovação do contrato do extremo moçambicano
Sporting já iniciou as conversas com Geny Catamo para a renovação do contrato do extremo moçambicano

18 Set 2026 | 09:59 |

Icon Comentário0

O Sporting já iniciou as conversas com Geny Catamo para a renovação do contrato do extremo moçambicano, atualmente válido até 2029. O objetivo passa por prolongar a ligação, muito provavelmente até 2031, e premiar o 'camisola 10' com uma melhoria salarial significativa.


Segundo o jornal A Bola, a revisão contratual já está em cima da mesa e a intenção dos leões é fechar o processo nas próximas semanas. A estrutura considera que Geny merece ser recompensado pelo rendimento apresentado e também pela forma como permaneceu em Alvalade depois de uma forte investida do Sunderland.


O clube inglês tentou contratar o internacional moçambicano durante o último mercado e apresentou primeiro uma proposta de 30 milhões de euros fixos, acrescidos de 10 milhões em objetivos. O Sporting recusou e manteve a exigência de receber pelo menos 40 milhões em valor garantido.


Numa segunda tentativa, o Sunderland aumentou a componente fixa para 33 milhões de euros e manteve a possibilidade de o negócio atingir os 40 milhões através de variáveis. A SAD leonina voltou a dizer não, numa altura em que Geny Catamo continua a ser considerado uma peça fundamental para Rui Borges.

A proposta inglesa era também extremamente atrativa para o jogador. Geny recebe atualmente cerca de 600 mil euros líquidos por temporada no Sporting, enquanto o Sunderland lhe oferecia aproximadamente 3 milhões líquidos anuais, ou seja, cinco vezes mais. A nova renovação deverá aproximá-lo de um patamar salarial superior dentro do plantel.


Além do aumento do vencimento e do prolongamento até 2031, também está em cima da mesa uma subida da cláusula de rescisão dos atuais 60 para 80 milhões de euros. O Sunderland continua atento ao extremo e poderá voltar à carga noutras janelas, cenário que ajuda a explicar a intenção do Sporting de reforçar a proteção contratual.


Futebol

Reforço que ainda nem jogou pelo Sporting vai ser blindado com cláusula de 80M

Estrutura do Clube de Alvalade terá esta novidade no contrato do jogador que chegou recentemente aos leões a partir do próximo domingo

Moncef Zekri vai celebrar o 18.º aniversário com um novo contrato no Sporting, ficando ligado aos leões até junho de 2031
Moncef Zekri vai celebrar o 18.º aniversário com um novo contrato no Sporting, ficando ligado aos leões até junho de 2031

18 Set 2026 | 09:33 |

Icon Comentário0

Moncef Zekri vai celebrar o 18.º aniversário com um novo contrato no Sporting. O lateral-esquerdo atinge a maioridade já no próximo domingo, dia 20 de setembro, e prolongará então a ligação aos verdes e brancos até junho de 2031.


Segundo o jornal A Bola, o novo vínculo já está preparado e falta apenas cumprir a formalidade da assinatura. Quando foi apresentado como reforço do Sporting, a 25 de agosto, Zekri assinou somente até 2029, uma vez que ainda tinha 17 anos e não podia celebrar um contrato de duração superior a três temporadas.


A partir do momento em que completar 18 anos, essa limitação deixa de existir e o internacional jovem marroquino ficará ligado ao Clube por mais duas épocas. A cláusula de rescisão permanecerá fixada nos 80 milhões de euros.


Contratado ao Mechelen por 3 milhões de euros, Zekri é encarado pelo Sporting como uma aposta de presente e, sobretudo, de futuro. O plano passa por fazê-lo crescer durante esta temporada, com a possibilidade de assumir maior protagonismo no corredor esquerdo a partir de 2027/28.

O jovem defesa deverá funcionar como principal alternativa a Maxi Araújo, ocupando a vaga deixada por Ricardo Mangas. O uruguaio renovou recentemente até 2030, mas continua muito valorizado no mercado, cenário que aumenta a importância da preparação de uma solução de futuro dentro do plantel.


Para já, Zekri ainda procura a primeira convocatória de Rui Borges. O lateral tem realizado trabalho específico de recuperação e fortalecimento físico, devido a alguns problemas trazidos da Bélgica, e deverá ser reintegrado sem limitações durante a pausa para os compromissos das seleções.


Futebol

Sporting tem plano para tentar recuperar Maxi e Zalazar a tempo do Braga

Verdes e brancos começaram a tentar múltiplas opções para que Rui Borges possa contar com os dois jogadores no encontro da oitava jornada

Sporting está a estudar soluções para tentar contar com Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar na deslocação ao terreno do Braga
Sporting está a estudar soluções para tentar contar com Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar na deslocação ao terreno do Braga

18 Set 2026 | 09:19 |

Icon Comentário0

O Sporting está a estudar soluções para tentar contar com Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar na deslocação ao terreno do Braga. Os dois jogadores foram convocados pelo Uruguai para três particulares na Ásia e o calendário deixa a dupla com uma margem mínima para regressar a Portugal antes do encontro da oitava jornada da Liga.


Segundo o jornal A Bola, os verdes e brancos podem tentar negociar um regresso antecipado dos dois internacionais, embora qualquer decisão dependa da Federação Uruguaia. Por se tratar de uma data FIFA, Maxi e Zalazar ficam ao serviço da respetiva seleção durante todo o período previsto.


A digressão da formação orientada por Diego Forlán começa a 24 de setembro, frente ao Japão, seguindo-se uma deslocação a Seul para defrontar a Coreia do Sul, no dia 28. O último compromisso será diante da Índia, em Calcutá, a 6 de outubro.


Esse encontro acontece apenas três dias antes da visita do Sporting ao Braga, deixando Maxi e Zalazar sujeitos a uma longa viagem de regresso e a muito pouco tempo de recuperação. A gestão física dos dois jogadores será, por isso, um dos principais problemas de Rui Borges antes da ida à Pedreira.

Luis Suárez também merece atenção especial. O avançado do Sporting foi convocado pela Colômbia para os particulares com México, Paraguai e Peru, sendo que o último está marcado para 7 de outubro, em Miami, apenas dois dias antes do compromisso dos leões no Minho. A situação do colombiano é, ainda assim, logisticamente mais simples do que a dos dois uruguaios, já que a viagem dos Estados Unidos para Portugal é menos exigente do que o regresso desde Calcutá.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Luís Neto apanha castigo após confrontar Godinho no Famalicão - Sporting: "Não és árbitro, és..."
Futebol

Luís Neto apanha castigo após confrontar Godinho no Famalicão - Sporting: "Não és árbitro, és..."

18 Set 2026 | 08:42

Icon Comentário0
Depois de Maxi Araújo e Zalazar, há mais um titular que pode falhar o Braga - Sporting
Futebol

Depois de Maxi Araújo e Zalazar, há mais um titular que pode falhar o Braga - Sporting

18 Set 2026 | 08:32

Icon Comentário0
Rui Calafate deixa aviso a Rui Borges no Sporting: "Lugar está em risco"
Futebol

Rui Calafate deixa aviso a Rui Borges no Sporting: "Lugar está em risco"

17 Set 2026 | 17:27

Icon Comentário0