Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Nov 2025 | 20:45 |
Na conferência de antevisão à receção ao Club Brugge na quinta jornada da fase liga da Champions, Rui Borges comentou o momento do Sporting e falou na onda de lesões que volta a assolar o plantel verde e branco. Ainda assim, o técnico desvalorizou as ausências.
"Estou tranquilo. Há coisas que não controlamos e as lesões fazem parte do desporto"
"Estou tranquilo. Há coisas que não controlamos e as lesões fazem parte do desporto. Temos de estar preparados, antes de começar a época temos de estar precavidos. Claro que, internamente, fazemos uma análise individual porque há jogadores mais propícios a ter lesões, outros nem tanto. O que nos tem causado mais problemas agora são lesões traumáticas, algo que não controlamos. Não temos tido muitas lesões. Tivemos agora o Pote, que não será uma lesão longa, mas não temos tido lesões musculares. O Zeno, o Fotis, o Simões são lesões traumáticas e isso não conseguimos controlar. No ano passado fomos campeões e não me queixei com isso, joguei com mais de metade da equipa B. Faz parte, temos de arranjar soluções e não lamentar nada".
Sobre o encontro frente ao Santa Clara nos oitavos da Taça, o treinador não se alongou: "É um sorteio. Jogo difícil como qualquer outro", falando de seguida nos pontos fortes do adversário: "Contra o Barcelona demonstrou ainda mais a capacidade do que é uma equipa e um coletivo. Mostraram a capacidade de uma equipa que é capaz de estar ligada em todos os momentos do jogo, que não é só boa em posse e jogo ofensivo organizado, mas também em transição. Tem qualidade para esses dois momentos. Tem muita qualidade técnica nos jogadores ofensivos, já falei em alguns, o Stankovic é um belíssimo jogador".
Rui Borges está ciente das dificuldades que poderá enfrentar: "Tem uma equipa muito boa em termos individuais, além do coletivo. Além das transições ofensivas, é uma equipa muito dinâmica e com variabilidade do processo ofensivo, o que dificulta aos adversários anular os pontos fortes. Não é uma equipa diferente do Bayern ou do Paris Saint-Grmain, a dificuldade é a mesma. Está na Liga dos Campeões com muito mérito, foi campeã seis vezes nos últimos 10 anos. É uma equipa preparada para a Champions".
R. Borges: "Estamos numa competição onde temos de falhar menos, temos de estar mais concentrados"
O treinador comentou ainda o facto de os leões terem marcado e sofrido em todos os jogos europeus: "Temos de analisar enquanto equipa técnica de que forma sofremos e fazemos os golos. Tentamos ser o Sporting que somos sempre: dominantes, equilibrados e com bola. Temos demonstrado isso na Liga dos Campeões, mesmo fora de portas. Depois temos de aprender de que forma é que os sofremos. Estamos numa competição onde temos de falhar menos, temos de estar mais concentrados, equilibrados, e a equipa tem tido esse crescimento. Somos uma equipa jovem, faz parte do processo. Temos de valorizar o que a equipa tem sido capaz de fazer nestes quatro jogos de Champions".
Alvo dos leões abordou negociações com rival da Segunda Circular, explicando motivo insólito e financeiro que impediu mudança para a Luz
26 Dez 2025 | 14:18 |
O Sporting continua muito ativo no mercado e identificou um novo alvo para reforçar o ataque. Toni Fruk, que agrada bastante a Rui Borges, está na lista de compras dos leões, mas o internacional croata surpreendeu tudo e todos ao revelar que esteve a um passo muito curto de reforçar o… Benfica.
"Dependia da competição em que eles acabariam"
Numa entrevista recente, o extremo confidenciou que viveu um cenário peculiar durante a última janela de transferências de verão: “Foi uma situação um pouco estranha, pelo menos foi o que o meu agente me disse. Disseram que dependia da competição em que eles acabariam”.
O craque detalhou a condição imposta pelas águias, estritamente relacionada com o orçamento disponível: “Eles tinham de perder contra o Fenerbahçe nas eliminatórias da Liga dos Campeões para que eu pudesse entrar”. Lembrar que o Benfica acabou por conseguir a qualificação direta para a Liga dos Campeões.
O atleta encarou o desfecho com humor junto de um compatriota que atua na Luz: “Mais tarde, até brinquei sobre isso com o Franjo [Ivanovic] na seleção nacional. Disse-lhe 'vocês tinham mesmo de passar, podiam ter perdido para que pudéssemos conviver um pouco'”.
Esta temporada, com a camisola do Rijeka, Toni Fruk - avaliado em 9 milhões de euros – realizou 29 jogos: 17 na Liga Croata, seis na Conference League, três na Liga Europa, dois na Liga dos Campeões e um na Taça. Nos 2.395 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou 11 golos e fez duas assistências.
Presidente do Clube de Alvalade pretende atacar mercado de inverno com duas contratações de peso, dando armas a Rui Borges na luta pelo título
26 Dez 2025 | 14:05 |
A contratação de Luís Guilherme é a prioridade máxima, mas o Sporting não quer ficar por aqui. Frederico Varandas pretende garantir mais um reforço de inverno para as alas. O objetivo passa por dar mais armas a Rui Borges, aumentando a competitividade interna num setor crucial para atacar todas as frentes competitivas.
Segundo o jornal A Bola, o perfil do segundo elemento está definido. O Sporting procura um extremo destro que atue preferencialmente na esquerda. Esta característica visa oferecer variações táticas diferentes e preparar o futuro. Yeremay seria o sonho, mas o preço elevado obriga a estrutura a procurar outras alternativas viáveis financeiramente.
Esta movimentação de mercado tem um propósito claro a longo prazo: preparar a saída de Geovany Quenda. O jovem prodígio tem vindo a ser associado ao Chelsea e tudo indica que rumará a Londres no verão. A chegada de Luís Guilherme e de outro extremo visa precaver essa baixa de peso atempadamente.
Recorde-se que, nos últimos dias do mercado de transferências de verão, o Sporting esteve perto de assegurar a contratação de Jota Silva. Porém, o extremo, que já foi orientado por Rui Borges, acabou por rumar ao Besiktas. Os leões estavam na disposição de pagar uma verba entre os 15 e os 20 milhões de euros.
Nesta época, os verdes e brancos já utilizaram vários atletas no apoio ao avançado. Além de Geny Catamo, Francisco Trincão Trincão, Chris Grombahi e Salvador Blopa, também Fotis Ioannidis, Luis Suárez, Alisson Santos, Flávio Gonçalves, Geovany Quenda e Pedro Gonçalves somaram minutos. Estas opções mostram a polivalência do plantel do Sporting, que agora procura novas soluções.
Transmontano de 44 anos foi apresentado oficialmente como técnico dos verdes e brancos a 26 de dezembro de 2024, sucedendo a João Pereira
26 Dez 2025 | 13:15 |
No dia 26 de dezembro de 2024, Rui Borges – que deve renovar contrato em breve com o Sporting – foi anunciado como técnico dos leões. O jornal A Bola elegeu, num artigo publicado nesta sexta-feira, cinco das frases mais marcantes da liderança do treinador no Clube de Alvalade.