Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges fez mudança ousada no Rio Ave - Sporting e justifica: "Ele merece!"

Treinador dos verdes e brancos não teve rodeios e garantiu que futebolista do plantel leonino "é dos jogadores mais competitivos"

Rui Borges foi questionado sobre substituição no Rio Ave - Sporting da Taça de Portugal e deixou rasgados elogios a um dos seus pupilos
Rui Borges foi questionado sobre substituição no Rio Ave - Sporting da Taça de Portugal e deixou rasgados elogios a um dos seus pupilos

  |

Icon Comentário0

Ricardo Esgaio voltou a jogar no meio-campo, durante quase toda a segunda-parte do Rio Ave - Sporting - veja AQUI os golos do encontro -, à semelhança do que tinha acontecido nos minutos finais da receção ao Moreirense. Rui Borges preferiu o defesa em detrimento de Eduardo Felicíssimo e justificou a opção pelo que o 'camisola 47' representa no plantel leonino.


"Esgaio trabalha imenso. Merece"


"Fiz (a alteração) porque ele merece. Ele trabalha imenso, não o fiz porque gosto mais do Esgaio do que do Edu, fi-lo porque treina e merece por tudo o que é capaz de produzir em treino e pela resposta que dá", começou por apontar o técnico verde e branco.


Rui Borges completou a resposta, garantindo que Ricardo Esgaio entrou para o meio-campo do Sporting "também por tudo o que ele é para o grupo. "É dos jogadores mais competitivos que temos e por isso merece o tempo. Entrou mais tempo porque o Zeno [Debast] estava cansado, opção normal porque merece", atirou.

"Quenda? Foi opção"


No mesmo momento, o técnico foi também questionado sobre a não utilização de Geovany Quenda e respondeu com naturalidade: "Foi opção. É importante que todos descansem quando assim é possível. Quenda descansou. Não olho para a idade dele, é um miúdo que tem dado muito, que vai continuar a dar muito".

O Clube de Alvalade vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 27 de abril, frente ao Boavista, em jogo relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Carlos Carvalhal jogar-se-á às 20h30, no Estádio do Bessa.


Futebol

"Faltou cartão": Jorge Faustino e Marco Ferreira apontam erro no Rio Ave - Sporting

Especialistas em arbitragem desvendam falha de Hélder Carvalho, juiz do encontro que acabou com passagem dos leões à final da Taça de Portugal

Rio Ave - Sporting teve lance mal ajuizado pelo árbitro Hélder Carvalho, revelam os especialistas Jorge Faustino e Marco Ferreira
Rio Ave - Sporting teve lance mal ajuizado pelo árbitro Hélder Carvalho, revelam os especialistas Jorge Faustino e Marco Ferreira

  |

Icon Comentário0

O Rio Ave - Sporting terminou com vitória leonina, por 2-1. Hélde Carvalho foi o árbitro do encontro, que não teve grandes polémicas à mistura. Jorge Faustino e Marco Ferreira avaliam de forma positiva o desempenho do árbitro, mas apontam um lance sobre Conrad Harder que merecia outra avaliação por parte do juiz.


Jorge Faustino: "Ficou cartão amarelo por exibir"


"Vítor Gomes pontapeou o pé de Harder pelas costas em abordagem enquadrável como negligente. Falta bem punida com livre direto. Ficou cartão amarelo por exibir", admitiu Jorge Faustino, especialista em casos de arbitragem, em declarações ao jornal Record.


Marco Ferreira: "Vítor Gomes pontapeou Harder de forma antidesportiva"

Para Marco Ferreira, "Vítor Gomes pontapeou a perna de Harder, sem possibilidade de jogar a bola, incorrendo num comportamento antidesportivo". O desenrolar da jogada resultou num  "livre bem assinalado", mas ficou "cartão amarelo por exibir", apontou.


Com o triunfo, os comandados de Rui Borges apuraram-se para a 31.ª final da Taça de Portugal e vão, ao que tudo indica, medir forças com o Benfica. O dérbi eterno jogar-se à dia 25 de maio (domingo), e deverá, apesar de algumas notícias recentes indicarem o contrário, disputar-se no Jamor, como é habtitual.

O Clube de Alvalade vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 27 de abril, frente ao Boavista, em jogo relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Carlos Carvalhal jogar-se-á às 20h30, no Estádio do Bessa.


Futebol

Rui Borges de saída do Sporting? Palavras de Varandas deixam adeptos em alerta

Técnico dos leões tem contrato até 2026, mas Presidente do Clube de Alvalade não confirma permanência para lá do final da presente temporada

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, não se alongou sobre futuro de Rui Borges em Alvalade e levantou algumas dúvidas aos adeptos
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, não se alongou sobre futuro de Rui Borges em Alvalade e levantou algumas dúvidas aos adeptos

  |

Icon Comentário0

O Rio Ave - Sporting terminou com vitória leonina, por 2-1, e consequente passagem à final da Taça de Portugal - veja AQUI os golos. No final da partida, Frederico Varandas falou à imprensa e, questionado sobre o futuro de Rui Borges em Alvalade, o Presidente 'fugiu' à questão.


"Só peço aos nossos adeptos para darem tudo o que têm porque estes jogadores vão dar tudo o que têm até ao fim", atirou o dirigente máximo dos verdes e brancos, em resposta à pergunta sobre se o atual treinador dos leões continuará no comando da equipa durante a próxima época.


"Estes jogadores têm lutado de uma forma que eu não consigo sequer falar"


No mesmo momento, Varandas admitiu ter de "reconhecer que, perante todas as adversidades" que o Sporting tem passado, "é de realçar esta cultura desportiva" dos leões. "Um dia a lamentar-nos é um dia perdido na vida e neste Clube reage-se à adversidade a lutar e estes jogadores têm lutado de uma forma que eu não consigo sequer falar. Podemos ter tido melhores épocas, mas não consigo arranjar paralelo com o que se passa", atirou.

"Também temos um treinador que sabemos exatamente qual é a sua ideia de jogo e ele, inteligentemente, adapta-se. Ele não tem três, não tem dois, não tem um. Jogar com jogadores como os que tivemos de jogar, Felícissimo, José Silva, Alexandre Brito, Cauê, Lucas Anjos... estamos a falar de uma equipa principal e o Sporting jogou com 37 jogadores. Eu estou no futebol desde 2007 e não tenho memória de algo assim", admitiu, deixando elogios ao técnico, apesar de não ter comentado o futuro de Rui Borges.


"Este Sporting não cai e agarra-se lá na frente"

"O Sporting de há poucas épocas para cá nestes momentos caía. Este Sporting não só não cai como se agarra lá na frente. Não é um milagre. A segunda palavra é para os adeptos do Sporting porque os nossos jogadores vão ter de continuar a jogar lesionados e acreditem que pesa muito ter uma multidão atrás, seja nas ruas, nos autocarros, nas chegadas aos estádios, em campos adversários... vocês nem imaginam a força que dá aos nossos jogadores. Aos nossos adeptos, ajudem, empurrem os nossos jogadores, lutem com eles, levantem-nos quando for preciso, lutem como campeões nacionais porque eles lutam como campeões nacionais", terminou Frederico Varandas.


Futebol

Varandas faz apelo aos adeptos e diz que jogador do Sporting está a jogar de mão partida

Presidente dos verdes e brancos falou à imprensa após vitória dos leões diante do Rio Ave, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, falou à imprensa após passagem à final da Taça e fez revelações inéditas aos adeptos
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, falou à imprensa após passagem à final da Taça e fez revelações inéditas aos adeptos

  |

Icon Comentário0

O Sporting bateu o Rio Ave, por 2-0, e apurou-se para a final da Taça de Portugal - veja AQUI os golos. No fim do encontro, Frederico Varandas falou à imprensa e apelou a que todos os adeptos juntassem forças para apoiar nesta reta final de temporada, tal como o plantel está a fazer, dando exemplos de craques que têm jogado lesionados, como Francisco Trincão, que terá partido a mão na deslocação ao terreno do Santa Clara.


"Confesso que a minha admiração por eles (jogadores) aumentou"


"Após qualificar-nos para mais uma final, gostaria de dar uma palavra aos meus jogadores e equipa técnica. No ano passado, o Sporting fez uma das melhores épocas da história, mas tenho de confessar que nesta há uma coisa que superou em relação à anterior: a minha admiração por eles por tudo o que têm feito num dos anos mais duros e difíceis - e imprevisíveis que aconteceu no Sporting muito bem preparado e organizado para esta época", disse.


O Presidente recorda que, "além das saídas", os leões tiveram de lidar com "a perda de Nuno Santos, do Pote, lesões graves" e "depois em janeiro quando se falava que tínhamos de nos readaptar ao novo treinador, fomos buscar um guarda-redes, um extremo... Falava-se que era possível ir buscar laterais porque a ideia deste treinador não era igual ao anterior. Demos resposta, o treinador confiou no Fresneda, que surge e apareceu e afinal não era preciso lateral direito", admitiu.

"Chegámos a ter nove jogadores disponíveis"


"Em fevereiro, assim de repente, perdemos quatro médios. Morita, com uma lesão muscular, Morten, com uma entorse, Bragança para a época, João Simões com uma fratura, estamos a falar de duas cirurgias, e de repente sem um único médio. Se fizermos um ligeiro e rápido exercício, nos últimos dois meses, o Sporting só por uma vez teve dois médios disponíveis para jogo. Teve três jogos em que não teve um único médio disponível. Não há Bragança, Morita, Simões, Morten durante um mês e o Pote, que também pode jogar no meio, também não jogou. Chegámos a ter nove, 10 ou 11 jogadores indisponíveis", relembrou.

Ainda assim, Frederico Varandas fez questão de sublinhar que "com tudo isto que disse, o Sporting entra hoje a quatro jornadas do fim apurado para a final da Taça. Quando se compete a 70% das capacidades e lideramos o campeonato nacional, perdemos por duas vezes essa liderança e por duas vezes fomos buscá-la, temos o melhor ataque, a melhor defesa, temos o melhor marcador do campeonato, eu tenho que dizer que, aconteça o que acontecer, que não consigo ter mais admiração por estes jogadores".

"Trincão partiu a mão e Morten joga lesionado"

"São coisas que só estes jogadores sabem. O Trincão, que partiu a mão na primeira parte do jogo com o Santa Clara, deveria ter saído, mas não saiu. Porque o Trincão sabe que a equipa precisa dele. O Morten ainda está a jogar com duas pequenas lesões. Perdemos o Viktor durante um mês e algumas semanas esteve a jogar de forma que ninguém perceberia, jogava lesionado. São episódios atrás de episódios. Jogadores a tentar matar etapas de recuperação, como é o caso do Nuno Santos, que se está a matar porque ainda tem o sonho de chegar à final da Taça, mas não vai dar", revelou, admitindo que alguns craques leoninos não estão nas melhores condições.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Médio internacional português pode ser surpresa no Sporting em 2025/26
Futebol

Exclusivo Leonino - Médio internacional português pode ser surpresa no Sporting em 2025/26

 

Icon Comentário0
Rui Borges abre livro sobre craque do Sporting fustigado por lesões: "Vai ser muito importante"
Futebol

Rui Borges abre livro sobre craque do Sporting fustigado por lesões: "Vai ser muito importante"

 

Icon Comentário0
Herói dos leões no Rio Ave - Sporting abre o livro sobre a final da Taça de Portugal: "O foco é..."
Futebol

Herói dos leões no Rio Ave - Sporting abre o livro sobre a final da Taça de Portugal: "O foco é..."

 

Icon Comentário0