
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o conjunto de Guimarães, em partida a contar para a 34ª, e última, jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões já iniciaram a preparação para o encontro, e a sessão de trabalhos desta quinta feira, 15 de maio, contou com cinco jogadores indisponíveis no plantel verde e branco.
Rui Borges não pode contar com os três jogadores que se lesionaram gravemente e que estão de fora até ao fim da época: Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões. Os três tiveram lesões que precisaram de cirurgia, e não devem voltar a pisar os relvados até ao início da temporada 25/26.
Para além destas três ausências, que já eram anunciadas, juntam-se mais dois jogadores indisponíveis para a importante partida com o Guimarães: Morten Hjulmand e Ricardo Esgaio. O capitão verde e branco e o lateral português vão falhar o encontro devido à acumulação de cartões amarelos.
Para colmatar estas cinco ausências, importantes para as dinâmicas da equipa do Sporting, Rui Borges chamou dois jogadores das camadas jovens dos leões: foram eles João Muniz, jovem central que já tinha sido chamado pelo técnico na semana da preparação para o dérbi, e Eduardo Felicíssimo, médio defensivo que tem feito parte dos trabalhos da equipa principal praticamente desde a chegada de Rui Borges ao Clube, devido às limitações que se fizeram sentir no meio campo durante grande parte da época.
Na próxima sexta feira, dia 16 de maio, os leões voltam a treinar na Academia Cristiano Ronaldo. Pelas 12h30, Rui Borges vai falar com os jornalistas em conferência de imprensa, e de seguida a equipa vai partir para o estágio antes do jogo com o Guimarães.
Avançado internacional sueco continua a ser muito cobiçado no mercado e clubes britânicos estão muito empenhados em garantir a transferência
|
As excelentes prestações de Viktor Gyokeres ao serviço do Sporting têm atraído o interesse de vários clubes na sua contratação. Nesta altura, o Arsenal lidera a corrida, mas Liverpool e Manchester United também estão empenhados em convencer o Clube de Alvalade e o atleta. Os ‘reds’ já terão mesmo efetuado os primeiros contactos, tendo em vista a transferência do internacional sueco.
A informação é avançada pelo Caughtoffside, portal especializado no mercado de transferências. O Arsenal encontra-se numa fase mais adiantada das negociações, visto que já apresentou os termos do contrato ao jogador. Os ‘gunners’ oferecem um contrato de cinco anos a Gyokeres, com um ordenado anual a rondar os 9 milhões de libras (cerca de 10.6 milhões de euros).
Ainda assim, Liverpool e Manchester United também estão na luta pela contratação do goleador do Sporting. O campeão inglês está no mercado à procura de um substituto de Darwin Nuñez, que estará de saída de Anfield, e já estabeleceu os primeiros contactos exploratórios para a eventual contratação de Gyokeres. Por sua vez, os ‘red devils’, ainda estão a ponderar os termos da proposta que irão apresentar ao Clube de Alvalade e ao jogador, mas é certo que o treinador do clube de Old Trafford, Ruben Amorim, quer reencontrar um atleta que treinou durante quase época e meia, nos leões.
A concretizar-se a transferência para Inglaterra, será o regresso de Gyokeres - que elogiou os adeptos do Sporting - ao futebol britânico. Apesar de nunca ter jogado na Premier League, o atacante internacional sueco já representou o Brighton, Swansea e Coventry City – clube que o vendeu aos verdes e brancos, no verão de 2023, a troco de 23 milhões de euros.
Na presente temporada, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – já participou em 50 encontros, ao serviço do Sporting: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.
Vitor Pinto alerta: venda do avançado pode não compensar esforço financeiro do Clube, ficando aquém da mais-valia esperada
|
Vítor Pinto, subdiretor do jornal Record, analisou detalhadamente o investimento do Sporting em Viktor Gyökeres e expressou preocupações quanto ao retorno financeiro de uma futura transferência do avançado sueco. As declarações foram feitas no programa 'Record na Hora' no Now.
O investimento total do Sporting em Viktor Gyokeres é substancial, considerando os diversos custos associados à sua contratação. Vítor Pinto, subdiretor do Record, detalhou no programa 'Record na Hora' que o clube desembolsou 20 milhões de euros pela transferência inicial, acrescidos de 4 milhões por objetivos atingidos, 2 milhões em comissões e mais 3 milhões para reduzir a percentagem de mais-valia futura de 15% para 10%. Além disso, o Coventry City ainda receberá 10% da mais-valia numa eventual venda. Segundo Vítor Pinto, "já vamos para 29 milhões por aquisição, e está tudo bem. Porque o jogador iria sair por 100 milhões da cláusula. A questão é que já estamos a ir para 20, 24, 27, 29, ainda não estamos a falar deste prémio. E depois da venda final, 10% ainda vão cair ao Coventry. Eu tinha feito contas que iria 4,5 milhões, ou coisa que o valha. Portanto neste momento já vão custos para 33 milhões, portanto isto está a tomar proporções que daqui a bocado a saída de Gyokeres pode render uma mais-valia inferior à de Darwin Núñez do Benfica."
O jornalista destacou que o esforço financeiro feito pelo Sporting para manter Gyökeres foi orientado para objetivos desportivos claros. "Este esforço todo que o Sporting fez, ate para manter o Gyokeres, foi todo feito mediante um objetivo, que era conquistar o bicampeonato pela primeira vez em 71 anos"
Vítor Pinto também comparou a situação do internacional sueco com a de outros jogadores no mercado, enfatizando a necessidade de sucesso desportivo para justificar o investimento. "A questão aqui, é que este esforço todo do Sporting necessita de uma correspondência desportiva para que depois uma saída para 70 milhões possa ser uma saída bem aceite, ate porque João Neves saiu por 60, mesmo sendo mais novo, não marcava golos."
As observações de Vítor Pinto sublinham a importância de uma gestão financeira cuidadosa e de sucesso desportivo para garantir que investimentos significativos, como o de Gyokeres, resultem em mais-valias que justifiquem o esforço feito pelo clube. Até ao momento ainda não se sabe qual será a próxima equipa que o avançado de 26 anos representará, mas tudo indica que o futuro de Gyokeres passará pela Premier League.
Leões ficaram impressionados com qualidades do internacional pelos Países Baixos que, esta temporada, já disputou 52 partidas oficiais
|
Tijjani Reijnders tem estado em evidência no Milan. As excelentes exibições do internacional pelos Países Baixos podem valer uma transferência para o Manchester City, uma vez que Hugo Viana - que o referenciou no Sporting - ainda vem acompanhando o médio.
Segundo informação avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - os citizens preparam-se para fazer a primeira oferta oficial pelo futebolista, respeitando a vontade do jogador.
A mesma fonte diz que o antigo alvo do Sporting está focado neste final de temporada e o Manchester City vai aguardar que a época termine. Após os últimos jogos do ano, Hugo Viana irá negociar com os responsáveis rossoneros e apresentar os valores iniciais de um possível negócio.
Recentemente foi revelado que Reijnders podia trocar o Milan pelo City por um valor superior a 67 milhões de euros, tornando-se a venda mais cara dos italianos. Kaká, que rumou ao Real Madrid em 2009/10, ainda detém é responsável pelo maior encaixe do emblema de San Siro.
Tijjani Reijnders - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 52 dos 53 jogos oficiais do Milan esta temporada. No total, o médio foi aposta durante 4.411 minutos, nos quais conseguiu contribuir com 15 golos e cinco assistências para os companheiros de equipa.
Confira a publicação: