![Iván Fresneda tem brilhado no Sporting, mas há quem ainda comente: “Estava no deadline...”](/storage/media-items/images/2025/02/ivan-fresneda-sporting-porto_20250207100130.webp)
Futebol
Iván Fresneda tem brilhado no Sporting, mas há quem ainda comente: “Estava no deadline...”
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entra em campo na próxima terça feira, dia 11 de fevereiro, para defrontou o Borussia Dortmund, em Alvalade. O jogo conta para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. O jornalista português, Rui Malheiro, aproveitou o seu espaço no jornal 'Record' para fazer uma análise tática à equipa alemã que está entre os leões e as melhores 16 equipas da prova milionária. O jornalista também já tinha falado sobre Biel.
"Num dececionante 11.º lugar na Bundesliga, a 25 pontos do líder Bayern e a 17 do vice-líder Bayer Leverkusen, e já eliminado da Taça, mas capaz de afiançar 5 vitórias e apontar 22 golos em 8 jogos na Champions, o Borussia Dortmund enfrentará o Sporting numa fase de transição, já que o croata Niko Kovac, com passagens pelo Wolfsburgo, Mónaco, Bayern, Eintracht Frankfurt e pelo comando da seleção A do seu País, assumiu, a 2 de fevereiro, o comando técnico da equipa", começou por escrever.
Prosseguiu: "O seu debute, após um microciclo semanal completo em que quis introduzir muitas das suas ideias, ficou marcado pela derrota caseira ante o Estugarda (1x2), num jogo em que os aurinegros, mesmo realizando uma exibição pouco consistente, arcaram muito mais posse (68%) e realizaram mais do dobro dos passes do adversário (579 contra 269), além de terem visado a baliza de Nübel de forma exaustiva (16 disparos). Só que não só se mostraram pouco inspirados na finalização".
Abordou, depois, os erros defensivos que ainda existem na equipa do Borussia Dortmund, e que o novo treinador ainda não conseguiu resolver. Segundo Rui Malheiro, essas falhas são facilmente observáveis nos golos sofridos pelos alemães no último jogo.
Por último, aponta alguns pontos que saltam à vista: "Adepto do 4x2x3x1 como estrutura principal, embora possa fazer variações para o 3x4x2x1 e o 4x3x3 (...) A priorização de uma abordagem enérgica, muito física e rígida taticamente, e de uma marcação belicosa com momentos de pressão alta bem coordenados são marcas distintivas das equipas de Kovac (...) Em momento ofensivo, mesmo não sendo um devoto de um jogo baseado na posse, Kovac está longe de o renegar", explicou o jornalista português.
Reveja, aqui, um grande golo do Borussia Dortmund:
Técnico português tem visto o jovem jogador em grande destaque nas últimas semanas, mas há um objetivo que tem ficado por cumprir
|
Com opções muito condicionadas devido a várias lesões no plantel verde e branco, Rui Borges tem-se agarrado à juventude da equipa para encontrar soluções para o sucesso verde e branco. Geovany Quenda tem sido um dos grandes destaques, e voltou a brilhar no clássico da 21ª jornada, frente ao Porto.
O jogador de apenas 17 anos tem demonstrado, de resto, especial apetência em jogos contra o Porto. No terceiro jogo contra os azuis e brancos - depois da Supertaça e do jogo da primeira volta do campeonato - Geovany Quenda somou a sua segunda assistência como jogador do Sporting em jogos frente os dragões.
De resto, o extremo leonino tem sido um dos destaques da época. Com apenas 17 anos, é o quarto elemento mais utilizado do plantel esta temporada, apenas atrás de Francisco Trincão, Morten Hjulmand e Viktor Gyokeres - ou seja, está entre os mais importantes da equipa.
Só esta época, o jovem jogador já bateu vários recordes do Clube de do futebol português. Tornou-se o jogador mais novo em dérbis de Lisboa desde 1937, e também o mais jovem de sempre a representar o Sporting na Liga dos Campeões e a figurar num onze inicial, batendo o recorde de outro português, Chalana, em 1976.
Para além da estreia da seleção A de Portugal, que esteve perto de acontecer, uma vez que já foi convocado, mas ainda não saltou do banco, falta apenas a Geovany Quenda... marcar um golo em Alvalade, algo que, segundo avança o jornal 'A Bola', é um desejo muito perseguido pelo jovem extremo do Sporting.
Treinador português recebeu boas notícias em vésperas da partida a contar para o play-off de acesso aos oitavos de final de Liga dos Campeões
|
O Sporting regressou este domingo, dia 9 de fevereiro, aos treinos, com todo o foco na partida da próxima terça feira, dia 11 de fevereiro, frente ao Borussia Dortmund. O jogo, que se disputa em Alvalade, pelas 20h00, vale para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Rui Borges e o plantel verde e branco voltaram, este domingo, dia 9 de fevereiro, às sessões de trabalho na Academia Cristiano Ronaldo. A equipa subiu ao relvado na parte da manhã, num treino que, segundo o Clube de Alvalade, terá sido de recuperação, e dividido entre o campo e o ginásio.
Há, no entanto, boas notícias para o treinador verde e branco: o boletim clínico dos leões aponta apenas para as ausências de três elementos do plantel do Sporting - Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Geny Catamo, que ainda não está recuperado.
Isto significa, em primeira instância, que não houve nenhum retrocesso nos regressos de alguns jogadores que passaram recentemente por lesões - como Morita, Gyokeres ou Daniel Bragança - mas também que João Simões, que saiu devido a lesão no clássico contra o Porto, estará recuperado e apto para ir a jogo no encontro da Liga dos Campeões.
Na próxima segunda feira, dia 10 de fevereiro, o plantel verde e branco vai fazer o derradeiro teste antes do jogo contra a equipa alemã (marcado para as 20h00 de dia 11 de fevereiro, em Alvalade). O último treino do Sporting de Rui Borges vai decorrer da parte da manhã, e da parte da tarde, pelas 18h15, o técnico leonino marcará presença na conferência de imprensa de antevisão à partida da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Guarda redes dinamarquês, que se assumiu como um dos melhores atletas da sua geração, lançou conteúdo televisivo em que reflete sobre o seu percurso
|
Um dos melhores, e mais icónicos guarda redes da sua geração, Peter Schmeichel, vai lançar um documentário sobre a sua carreira e percurso profissional. O jogador, que representou o Sporting, e que chegou a vencer uma Liga dos Campeões, já revelou algumas imagens do conteúdo televisivo que está prestes a partilhar com o grande público - o guardião também já tinha comentado Amorim no Manchester United.
Começou por contar um dos episódios que o marcou, no Manchester United, quando discutiu com Sir Alex Fergurson, após uma partida em que o treinador criticou muito o guardião dinamarquês após um erro que permitiu o empate ao adversário, o Liverpool.
"Estava desapontado e zangado. Culpou-me, mas não foi culpa minha. Lamento, no entanto, a minha reação subsequente, pois disse muitas coisas sobre os meus colegas de equipa que não devia ter dito (...) Ultrapassei os limites. Fui para casa de autocarro, estava nervoso e fumei. Estava convencido de que me iam despedir", explicou.
Não foi despedido, mas em 1999 rumou a Alvalade, para reforçar os leões. Sobre o seu tempo em Lisboa, o antigo guarda redes disse o seguinte: "Em Portugal passei um tempo fantástico [campeão no Sporting], especialmente a nível humano", partilhou.
Há, ainda, espaço para algumas partilhas pessoais: "O meu pai disse-me que era alcoólico há 40 anos e eu vi que a situação estava a piorar muito. Mudei-me para Portugal e a minha mãe fugiu comigo. Não dei ao meu pai o número de telefone nem a morada. Um dia acordei e ele estava ao meu portão. Estava muito bêbedo. Disse- lhe que não o queríamos ali, então passados dez minutos foi-se embora. Foi muito difícil. Mais tarde, conseguiu superar o alcoolismo e reconstruir as relações com a família, mas continuava sem me falar. Tinha-o humilhado de tal forma que ele não conseguia esquecer. No entanto, depois de uma conversa com a minha mãe, acabámos por reconciliar-nos", contou o guarda redes que chegou a ganhar a Liga dos Campeões.