Futebol
Luis Suárez brilhou em novembro, mas jogador do mês foi outro jogador do Sporting
11 Dez 2025 | 23:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Dez 2025 | 07:41 |
O Sporting pretende renovar o contrato de Rui Borges e são vários os motivos que levam a Direção leonina a tomar esta decisão. Frederico Varandas está plenamente satisfeito com o trabalho que tem sido realizado pelo técnico, que acabam por ser fáceis de explicar.
Segundo revela o jornal O Jogo, além da estrutura verde e branca valorizar a forma como Rui Borges agarrou o plantel após a saída de Ruben Amorim e os problemas sentidos com João Pereira - conquistando o bicampeonato e a Taça de Portugal no final da época -, o Sporting acredita que são várias as provas de competência que o treinador tem dado desde então.
A mesma fonte revela que Frederico Varandas aprecia a forma como Rui Borges tem potenciado vários jogadores, em especial Iván Fresneda e João Simões, que ganharam outra dimensão esta época e se afirmaram como titulares quase indiscutíveis. O Presidente valoriza ainda o salto competitivo de Geovany Quenda, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, que apresentam números muito superiores aos do ano anterior, aproximando-se da melhor temporada das respetivas carreiras, bem como a aposta contínua nos jovens da formação, casos de Salvador Blopa, Flávio Gonçalves, Chris Grombahi, João Muniz, Eduardo Felicíssimo, José Silva, Lucas Anjos ou David Moreira.
Desta feita, o líder máximo do Sporting está comprometido com o projeto delineado para o Clube e acredita que manter Rui Borges durante as próximas épocas é crucial para o sucesso da estratégia traçada pela SAD. Vale ainda lembrar que, o novo contrato que os leões pretendem assinar, deverá envolver uma melhoria salarial substancial - sendo que o treinador já havia quadriplicado o ordenado aquando da sua chegada a Alvalade, passando de 250 mil euros para cerca de 1 milhão de euros brutos por época.
Aquando da sua chegada à equipa leonina, para substituir Ruben Amorim, o técnico de Mirandela assinou um contrato válido até ao final de 2026. No entanto, este tinha mais uma época de opção que, com a conquista do bicampeonato nacional, terá sido ativada automaticamente, pois era uma cláusula incluída no seu vínculo. No entanto, mesmo que desta forma Rui Borges esteja ligado ao Sporting até 2026/27, os leões podem vir a levá-lo mais além.
Internacional português encontra-se novamente lesionado e, ao que tudo indica, não deverá voltar a pisar os relvados no presente ano civil
12 Dez 2025 | 07:20 |
O mais provável é que Pote apenas regresse à competição em 2026, até porque o 'camisola 8' do Sporting terá tomado uma decisão sobre a sua lesão, depois de ter voltado a sofrer uma recaída e rasgado novamente a coxa direita na partida diante do Benfica.
Segundo escreve o jornal O Jogo, o internacional português terá deixado claro que, desta vez, apenas voltará a jogar quanto estiver restabelecido a 100%, uma vez que está cansado das recorrentes lesões sempre na mesma zona do corpo.
Agora, tendo em conta o tempo de paragem previsto, o Sporting tem consciência de que Pedro Gonçalves poderá vir a falhar, no mínimo, a receção ao AVS, a visita ao Santa Clara, Guimarães e ainda novo jogo em casa, com o Rio Ave. No entanto, esta lista ainda pode vir a aumentar com o tempo.
Por esta altura, tanto Pote como o Sporting continuam a aguardar por um diagnóstico mais definitivo, mas os sinais acabam por não ser nada animadores. O titular indiscutível de Rui Borges já havia parado devido ao mesmo problema muscular após a partida diante do Santa Clara, a 8 de novembro, e agora poderá repeti-lo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou 10 golos e seis assistências.
Treinador dos verdes e brancos tem passado por tempos complicados devido às várias lesões e ausências na equipa dos leões
12 Dez 2025 | 06:57 |
Perante a extensa lista de lesionados que tem complicado a vida ao Sporting, com Pedro Gonçalves, Zeno Debast, Quenda e Nuno Santos só com regressos previstos para 2026, Rui Borges enfrenta uma preocupação particular: o setor central da defesa.
Com a ida de Ousmane Diomande para o CAN, o treinador fica apenas com três opções para o eixo: Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma e Matheus Reis. Embora os dois primeiros partam claramente como titulares, há ainda lugares por preencher, e as alternativas são escassas.
Com o mercado de transferências ainda fechado, a estratégia passa por recorrer ao que existe dentro de portas. E, segundo avança o jornal A Bola, há dois jovens na linha da frente para integrar de forma mais assídua os trabalhos da equipa principal. Trata-se de Bruno Ramos, central de 20 anos já bem referenciado dentro da estrutura do Sporting - chegou mesmo a fazer a estreia pela equipa principal na última época, frente ao Portimonense, para a Taça de Portugal - e de Rômulo Júnior, defesa-central de 21 anos, do Atlético Mineiro.
Ambos têm evoluído na Liga 2 ao serviço da equipa B e vivem atualmente um período decisivo: estão emprestados ao Sporting, com opção de compra. No caso de Bruno Ramos, o vínculo é do Académico de Viseu; quanto a Rômulo Júnior, pertence ao Atlético Mineiro. A forma como responderem a este eventual salto competitivo poderá ser determinante para que os leões acionem ou não as cláusulas que garantem a sua continuidade em Alvalade.
Outros nomes também estão em cima da mesa, como João Muniz - neste momento lesionado - e Lucas Taibo. No entanto, por agora, é a dupla brasileira que surge como principal alternativa para reforçar a equipa no final do ano e no arranque de 2026. Ainda assim, partem atrás do trio mais experiente, com Gonçalo Inácio a assumir-se como figura central da defesa, seguido por Eduardo Quaresma e Matheus Reis. Curiosamente, tanto Quaresma como Reis iniciaram a época como segundas escolhas, mas ganham agora protagonismo devido às limitações num setor que já tinha sofrido uma baixa importante no arranque da temporada: Jeremiah St. Juste, que acabou relegado para a equipa B.
Clube de Alvalade anunciou de forma oficial o novo vínculo do internacional português na última quinta-feira, dia 11 de dezembro
12 Dez 2025 | 06:42 |
O Sporting anunciou, na última quinta-feira, dia 11 de dezembro, a renovação de contrato de Gonçalo Inácio. O internacional português prolongou o seu vínculo aos leões até 2030, mantendo a mesma cláusula de rescisão: 60 milhões de euros.
Fora isso, os verdes e brancos não deram mais qualquer informação sobre este novo contrato do 'camisola 25' em Alvalade. No entanto, o jornal A Bola revela que a principal diferença deste novo contrato, além do tempo de ligação, passa mesmo pela revisão salarial.
No que diz respeito à cláusula de rescisão, o jornal Record avança que esta não ficou adaptada aos desejos do Sporting. Depois de meses de negociações, Inácio acabou por se manter na fasquia dos 60M, o que permite que os tubarões europeus continuem atentos à sua situação.
Gonçalo Inácio tem sido um dos jogadores com maior leque de interessados no plantel do Sporting. Ao longo dos últimos tempos, o defesa leonino já foi colocado no radar de clubes como Manchester United, Liverpool ou Barcelona; isto a poucas semanas da reabertura do mercado de transferências.
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma, até ao momento, 1.710 minutos em 19 jogos, nos quais já conseguiu fazer duas assistências para golo.
Luis Suárez brilhou em novembro, mas jogador do mês foi outro jogador do Sporting
11 Dez 2025 | 23:55
Rui Calafate gostou da prestação de futebolista do Sporting em Munique: "Uma opção sólida"
11 Dez 2025 | 23:13
Jaime Cancella de Abreu diz que figura chave do Sporting é protegido pela imprensa
11 Dez 2025 | 22:19