Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Malheiro rendido a reforço do Sporting: "Apresenta argumentos que justificam investimento"

Especialista e comentador desportivo destaca as qualidades do jogador que custou muitos milhões de euros aos cofres do Clube de Alvalade

Rui Malheiro defende que a equipa do Sporting fica mais forte com a aquisição do jogador que se junta aos novos companheiros no verão
Rui Malheiro defende que a equipa do Sporting fica mais forte com a aquisição do jogador que se junta aos novos companheiros no verão

06 Abr 2025 | 17:25 |

Icon Comentário0

Giorgi Kochorashvili é reforço do Sporting para a próxima temporada. O Clube de Alvalade paga 5,5 milhões de euros – valor que pode atingir 7.5 milhões, mediante o cumprimento de objetivos - aos espanhóis do Levante, pela contratação do médio georgiano. Para o especialista Rui Malheiro, este é um bom negócio para os leões.


  • "A melhor aquisição dos verde-e-brancos neste século foi realizada no Championship”


Num artigo de opinião publicado no jornal Record, o também comentador desportivo começa por defender que esta transferência resulta de “uma investida sagaz dos leões no mercado”. E refuta as dúvidas que se podem levantar pela falta de experiência do médio de 25 anos ao mais alto nível, fazendo a comparação com Viktor Gyokeres: “Achar estranho que a formação de Alvalade contrate um jogador de 25 anos ao atual 2.º classificado da 2.ª divisão espanhola, com apenas 4 jogos e 23 minutos de utilização em La Liga e grande parte da carreira realizada – 99 partidas – no terceiro escalão, é pouco argucioso, sobretudo quando a melhor aquisição dos verde-e-brancos neste século foi realizada no Championship”.


Rui Malheiro faz depois uma análise às características do internacional georgiano: “Mais 8 do que 6, Kocho nunca se esconde do jogo e não tem medo de ter a bola. Apresenta predicados muito interessantes na construção e na condução de jogo, acasalando capacidade para ligar setores através do passe a diferentes distâncias – forte no progressivo/vertical –, ao mostrar que sabe gerir ritmos e ao deparar boas soluções de ligação dentro e fora do bloco rival, com argúcia a utilizar a finta de corpo para superar adversários e a encontrar espaços livres”. O analista considera que Kochorashvili “apresenta todos os argumentos para justificar o investimento e se impor” no futebol português.

  • "É mais forte no desarme do que na antecipação e na imposição através do jogo aéreo”


A terminar, Rui Malheiro destaca ainda a capacidade ofensiva e o poderio físico do médio de 25 anos: “Patenteia propriedades para progredir com bola e surgir em zonas de criação e de finalização (bom remate de fora da área) – 6 golos e 4 assistências em 2024/25 –, e a sua tremenda disponibilidade física permite-lhe ser pressionante e ocupar, em momento defensivo, diferentes espaços, mostrando-se mais forte no desarme do que na antecipação e na imposição através do jogo aéreo”.

Giorgi Kochorashvili assinou até 2030 pelo Sporting e fica blindado por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. O Levante reservou 12,75 por cento das mais-valias geradas numa eventual negociação futura do jogador. Esse valor pode ser reduzido para 10 por cento caso o clube leonino acione a cláusula prevista para o efeito no acordo.

Confira alguns dos melhores momentos de Giorgi Kochorashvili:


Futebol

Exclusivo Leonino - Gigante da Premier League 'irritado' com o Sporting por causa de Rui Borges

Decisões do treinador verde e branco estão a deixar descontente um tubarão inglês, que tem interesse especial no Clube de Alvalade

Exclusivo Leonino - Decisão de Rui Borges, do Sporting, estão a deixar descontente um emblema da Premier League, que tem interesse especial nos leões
Exclusivo Leonino - Decisão de Rui Borges, do Sporting, estão a deixar descontente um emblema da Premier League, que tem interesse especial nos leões

31 Ago 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Chelsea não está nada agradado com a gestão que Rui Borges está a fazer de Geovany Quenda. O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Leonino, que os ingleses estão atentos às exibições no jovem extremo formado na Academia Cristiano Ronaldo, comprado pelos blues ao Sporting a meio da última temporada.


Geovany Quenda foi lançado por Ruben Amorim no início da última temporada, e ganhou rapidamente o estatuto de titular no Clube de Alvalade. A grande primeira metade da temporada em 2024/25 valeu ao jovem extremo o interesse do Chelsea, que decidiu gastar mais de 50 milhões no concurso do jogador formado no Sporting.


Apesar de terem contratado Geovany Quenda, o Chelsea preferiu deixar o extremo em Alvalade por mais um ano, até ao final da época 2025/26. O objetivo seria que o jovem, de apenas 18 anos, pudesse continuar a desenvolver-se e a somar minutos no Sporting, num ambiente competitivo, mas sem a exigência da Premier League.


No entanto, a chegada de Rui Borges ao comando técnico do Sporting alterou os planos ao Chelsea. Desde cedo que foi notória a menor confiança do treinador português em Geovany Quenda, quando comparado com Ruben Amorim. O extremo verde e branco foi perdendo espaço no onze, e a chegada da época 2025/26 veio piorar a situação, uma vez que o extremo português parece ter perdido, definitivamente, o lugar de titular para Geny Catamo.

Esta alteração na planificação do Sporting, operada por Rui Borges, não estará a deixar os responsáveis do Chelsea nada contentes, uma vez que os blues têm receio que a redução de minutos seja um fator que vá atrasar o desenvolvimento de Geovany Quenda, e que o jogador chegue à Premier League, no início da próxima temporada, ainda sem estar pronto para a liga que é, para muitos, a mais competitiva do mundo.



Futebol

Após derrota com o Porto, Rui Borges faz promessa aos adeptos do Sporting

Depois do desaire frente aos dragões (2-1), timoneiro do emblema verde e branco marcou presença na conferência de imprensa

Rui Borges fez uma análise à partida e lamentou a derrota com o Porto, mas deixou uma mensagem aos adeptos do Sporting
Rui Borges fez uma análise à partida e lamentou a derrota com o Porto, mas deixou uma mensagem aos adeptos do Sporting

30 Ago 2025 | 23:46 |

Icon Comentário0

Após a derrota do Sporting frente ao Porto (2-1), Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa no Auditório Artur Agostinho para responder às perguntas dos jornalistas. O técnico fez uma análise à partida e lamentou a derrota, mas deixou uma mensagem aos adeptos, prometendo "muito trabalho e ambição para ganhar todos os jogos".


Rui Borges: "Foi um jogo repartido, intenso, bem jogado de parte a parte, competitivo"


"Foi um jogo repartido, intenso, bem jogado de parte a parte, competitivo. Entrámos bem na primeira parte. O Porto tem o lance da bola de saída em que foram fortes nos duelos, mas conseguimos ser melhores nos primeiros minutos. Com o passar do tempo, o jogo ficou bastante repartido e a primeira parte foi bastante equilibrada. Entrámos bem na segunda parte e, no momento em que estávamos melhor no jogo, cinco minutos saíram-nos caros. Estávamos a conseguir empurrar o Porto e nada previa aqueles cinco minutos", começou por dizer.


Apesar do desaire, o técnico elogia os seus pupilos: "Acima de tudo, a equipa foi capaz. O 2-0 podia ter-nos atirado muito abaixo, mas a equipa reagiu, fez o 2-1 e podia ter feito o 2-2. Não fomos felizes na finalização e nos minutos finais estávamos um pouco ansiosos, perdemos a calma. Futebol é isto. Foi só um jogo, não fomos capazes e parabéns ao adversário".

Rui Borges explicou que não ficou surpreendido com a prestação dos dragões: "O Porto não fugiu ao que esperávamos. Entram muito em duelos, no homem a homem. Em alguns momentos conseguimos ligar no jogo interior, em outros ligámos por fora. Tínhamos de procurar o espaço e quando o fizemos com qualidade criámos perigo. A equipa percebeu em que momentos tinha de procurar a bola mais longa e estou feliz com o que foi capaz".


Rui Borges: "Posso prometer muito trabalho e ambição para ganhar todos os jogos"

Quanto ao mercado, o técnico disse estar satisfeito com o atual plantel do Sporting: "As equipas grandes reforçaram-se com mais qualidade. Estão mais capazes no sentido coletivo e global. Têm mais soluções capazes de dar resposta, o que torna o jogo mais competitivo. Estou feliz com o plantel e condições que temos. Posso prometer muito trabalho e ambição para ganhar todos os jogos. Esta equipa já demonstrou que é muito capaz e diferenciada. Não tenho qualquer dúvida que vamos ser muito felizes."


Futebol

Confira o resumo/melhores momentos do Sporting - Porto (Vídeo)

Clube de Alvalade perdeu em casa no encontro da quarta jornada da Liga Portugal Betclic e cai da liderança do Campeonato Nacional

Sporting perdeu, este sábado, dia 30 de agosto, por 2-1 na receção ao Porto quarta jornada da Liga Portugal Betclic.
Sporting perdeu, este sábado, dia 30 de agosto, por 2-1 na receção ao Porto quarta jornada da Liga Portugal Betclic.

30 Ago 2025 | 23:31 |

Icon Comentário0

O Sporting perdeu, este sábado, dia 30 de agosto, por 2-1 na receção ao Porto quarta jornada da Liga Portugal Betclic. Na segunda parte, a equipa adversária marcou dois golos quando nada o fazia prever e conseguiu levaram os três pontos de Alvalade.


O Clássico começou e logo com uma ocasião de golo na bola de saída dos dragões com Borja Sainz a acertar no poste. A resposta dos leões apareceu aos 9', quando Luis Suárez recebeu um lançamento lateral de Ricardo Mangas e rematou em arco, com a bola a passar muito perto da baliza visitante.


Até ao intervalo, destaque para o momento em que Geny Catamo, lançado na velocidade por Iván Fresneda, avançou até à área portista e foi derrubado por Francisco Moura, mas o árbitro João Gonçalves mandou seguir. No final da primeira parte, o marcador permanecia inalterado


O segundo tempo abriu com um Sporting dominador e a encostar o rival às cordas. No entanto, e contra a corrente do jogo, o Porto conseguiu um golo caído do céu, com Luuk de Jong (61') a ser o marcador. A equipa de Francesco Farioli voltou a marcar imediatamente a seguir, desta feita por William Gomes (64')

O golo verde e branco surgiu aos 74': Gonçalo Inácio desmarcou Ricardo Mangas e este tentou assistir Conrad Harder, tendo Nehuén Pérez enviado a bola para a própria baliza. Houve ainda tempo para um tiro de Morten Hjulmand por cima e para algumas investidas perto da área de Diogo Costa, mas o resultado manteve-se.


Veja o resumo:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges questionado sobre chegada de reforço: "Não é jogador do Sporting"
Futebol

Rui Borges questionado sobre chegada de reforço: "Não é jogador do Sporting"

30 Ago 2025 | 23:14

Icon Comentário0
Hjulmand ficou insatisfeito com derrota e deu reprimenda aos colegas do Sporting
Futebol

Hjulmand ficou insatisfeito com derrota e deu reprimenda aos colegas do Sporting

30 Ago 2025 | 23:00

Icon Comentário0
Sporting perde frente ao Porto e cai da liderança da Liga portuguesa (Vídeos)
Futebol

Sporting perde frente ao Porto e cai da liderança da Liga portuguesa (Vídeos)

30 Ago 2025 | 22:34

Icon Comentário0