
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O balneário do Sporting viveu momentos únicos nesta temporada histórica e Rui Silva decidiu partilhar os bastidores dessa caminhada memorável rumo ao bicampeonato. O guarda-redes leonino revelou as mensagens emocionantes que recebeu tanto do treinador Rui Borges como do capitão Morten Hjulmand, e que tiveram impacto decisivo no espírito da equipa.
"O mister destaca muito a união que nós temos, o grupo que nós somos. Diz-nos quase todos os dias que somos um grupo incrível, que merecemos coisas fantásticas", começou por contar Rui Silva, ao jornal Record, descrevendo a força interior que sustentou a equipa durante os altos e baixos de uma época marcada por desafios constantes.
Rui Silva: "Este grupo nunca virou a cara à luta"
O guarda-redes fez questão de sublinhar também as dificuldades passadas pelo plantel: "Depois de tanta adversidade de uma época, com mudanças de treinadores, com quantidade de lesões, expulsões, em jogos que foram importantes… A verdade é que este grupo nunca virou a cara à luta, e acreditou sempre que era possível conquistar o bicampeonato", atirou.
"Não há maior motivação do que esta: representar também este símbolo, entrar na história do Clube, que há 71 anos não era bicampeão. Acho que tudo isso tem que estar bem presente na nossa memória, para conseguirmos ser imortais e ficar na história para sempre do Clube", assumiu o 'camisola 24', que admitiu ter em Alvalade o "melhor colega de posição" da carreira.
Rui Silva: "A presença e liderança de Hjulmand são fundamentais"
Por fim, Rui Silva destacou ainda o papel determinante de Hjulmand: "O nosso capitão é uma grande referência para nós também. A sua presença e a sua liderança é fundamental, e incutiu-nos isso mesmo tal como o mister. Foram peças importantes para acreditarmos até ao fim." Palavras que dizem tudo sobre o espírito que levou os leões a escrever mais uma página dourada na história do Clube.
Futebolista dos verdes e brancos não escondeu admiração pelo extremo do Benfica, apesar da intensa rivalidade que os dois emblemas vivem
|
Nuno Santos é admirador de Ángel Di María. O ala do Sporting não esconde apreciar as características e qualidades do extremo encarnado, apesar da grande rivalidade entre os dois emblemas e de ambos serem jogadores com temperamento algo difícil dentro de campo.
"Desde miúdo que gosto muito do Di María. Já joguei contra ele contra o Benfica e quando ele estava na Juventus. É um excelente jogador e se for embora vai fazer falta ao futebol português", admitiu o 'camisola 11' dos verdes e brancos, no programa O Futebol é Momento, da SportTV.
Nuno Santos: "Fico triste por ainda não ter representado a Seleção"
Durante a entrevista, o canhoto, que perdeu quase toda a temporada por lesão, abordou o quão difíceis foram os dias seguintes à mazela, principalmente na chegada à Academia Cristiano Ronaldo. Ainda assim, acredita que tem capacidade para, depois de três problemas físicos graves, ser chamado à seleção nacional, não escondendo mágoa por ainda não ter feito parte dos eleitos de Roberto Martínez.
"Fico triste, acho que poderia ter tido oportunidades. Acredito que quando voltar, se acreditarem em mim, posso ir. Vou fazer de tudo, mas fico triste por ainda não ter representado a Seleção. É um sonho de criança e nunca é tarde para isso", revelou Nuno Santos.
Com o mercado a 'ferver', o irreverente jogador leonino espera não ver qualquer companheiro abandonar Alvalade: "Gosto muito da minha equipa e espero que fiquem todos". Apesar do desejo de Nuno Santos, o Sporting deverá perder peças importantes, como Viktor Gyokeres.
Convocatória para a Seleção Nacional surpreendeu muitos e treinador português não poupou palavras a futebolista do plantel verde e branco
|
A exclusão de Geovany Quenda da Seleção A para a final-four da Liga das Nações foi uma das surpresas da convocatória nacional. O extremo do Sporting, que já tinha estado às ordens de Roberto Martínez, foi agora chamado por Rui Jorge - veja AQUI outros jogadores chamados -, para disputar o Campeonato da Europa sub-21, na Eslováquia, e o Selecionador não escondeu que o jogador tem ambições maiores.
“Acredito que ele preferisse estar na seleção principal, é o que eu quero que todos os jogadores pensem, que é estar no patamar mais elevado”, afirmou Rui Jorge, esta quinta-feira, na conferência de imprensa após o anúncio dos convocados. Ainda assim, o técnico deixou claro que a responsabilidade de vestir a camisola das quinas é transversal a todos os escalões.
“Agora, há valores que têm de ser sempre respeitados. Representar a nossa seleção tem de ser feito com o máximo entusiasmo e máxima paixão, qualquer que seja o escalão. Eu só quero jogadores que sintam isso. Acredito que o Quenda sinta isso e tem de o demonstrar”, frisou Rui Jorge, deixando um aviso implícito ao jovem talento leonino.
O ala de 18 anos fez a primeira época na equipa principal do Sporting e destacou-se tanto como ala direito, como atuando na frente de ataque pelo corredor esquerdo. Quenda foi chamado para a seleção principal, em setembro de 2024, para disputar a Liga das Nações. Contudo, não chegou a sair do banco de suplentes.
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 53 partidas (sendo o mais novo de sempre a atingir esta marca pelo Sporting), nas quais foi utilizado ao longo de 3.615 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados.
Eternos rivais vão medir forças no Jamor e treinador dos verdes e brancos estará em vias receber novidade que poderá ser positiva para o grupo
|
O Sporting apresentou recurso do castigo aplicado a Ricardo Esgaio, na sequência da expulsão após o apito final do dérbi frente ao Benfica, na 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Desta forma, o Clube de Alvalade procura a despenalização do lateral-direito, que permita a sua utilização na final da Taça de Portugal.
A informação é avançada pelo jornal Record. Vale lembrar que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol castigou Ricardo Esgaio com dois jogos de suspensão. O árbitro João Pinheiro justificou o cartão vermelho exibido ao “camisola 47”, no final do duelo no Estádio da Luz, com palavras dirigidas a Otamendi: "Falas muito, chupa c******!”. O jogador do Sporting terá ainda feito um gesto obsceno na direção dos adeptos do Benfica, após o golo do empate.
No entanto, o diário desportivo escreve que a despenalização de Ricardo Esgaio dificilmente será conseguida. Assim, o lateral-direito - que foi protagonista nos festejos do bicampeonato - deverá mesmo falhar a final da Taça de Portugal, depois de também não ter sido opção na receção ao Vitória de Guimarães, na última jornada do campeonato, no passado fim de semana.
A equipa leonina está focada no dérbi frente ao Benfica. O jogo decisivo da prova rainha está marcado para as 17h15 do próximo domingo, dia 25 de maio, no Jamor, e será arbitrado por Luís Godinho. No dérbi, o Sporting vai procurar carimbar a conquista da dobradinha, que escapa aos verdes e brancos desde a temporada 2001/02.
Na presente temporada, Ricardo Esgaio – avaliado em 2 milhões de euros - somou 18 jogos, ao serviço do Sporting: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Em 2024/25, o lateral-direito marcou um golo, no duelo frente ao Amarante, referente à quarta eliminatória da prova rainha do futebol português.