“SE FOREM SÓCIOS, SERÃO EXPULSOS”
Frederico Varandas, em entrevista à TVI, comentou as alegadas agressões ocorridas no dia de ontem
Redação Leonino
Texto
10 de Fevereiro 2020, 22:28

“É injusto meter toda a gente no mesmo saco. O problema desta Direção não é com as claques, é com as direções destas claques. Fiz parte de uma claque, conheço pessoas que fazem parte de claques e não têm este tipo de comportamentos”, começou por dizer Frederico Varandas na entrevista que concedeu esta noite ao Jornal das 8, da TVI.

O Presidente do Sporting CP continuou afirmando que “não decidi ter esta guerra, mas temos de defender, como órgãos sociais, o Clube. A Direção não consegue fazer isto sozinha. Enquanto a maioria do Sporting for silenciosa vai ser muito mais difícil. Faço este apelo aos Sócios do Sporting, eles sim os donos do clube. A minha missão é que o Sporting continue dos Sócios e não seja sequestrado por claques. No momento mais importante, como se viu, a maioria silenciosa dos 70% aparece”.

“Incidente premeditado”

Sobre as alegadas agressões de que dois membros do Conselho Diretivo terão sido alvo, Frederico Varandas confessou que já viu as imagens: “Não foi um incidente menor, foi um incidente premeditado. Dois elementos que se conseguem identificar muito bem que são da Juventude Leonina, cujas caras se conseguem identificar, que agrediram ao pontapé um segurança, um elemento do Conselho Diretivo, três vezes, agrediram também Filipe Osório de Castro, neste caso com menos gravidade”.

O Presidente do Clube deixou ainda uma garantia: “Vão ser expulsos? Se forem Sócios serão. Não vamos pactuar com isto, o Sporting não pode pactuar com isto. As imagens vão ser dadas às autoridades e se esses elementos que se podem identificar forem sócios serão expulsos”.

“Acabámos com o negócio das claques”

Acerca da relação com as claques, Frederico Varandas frisou que “dissemos sempre que dávamos apoio para apoiarem. Propusemos uma Gamebox a um preço de 120 euros a cada elemento da claque, mas que fosse vendida nas bilheteiras, para ser o mais transparente possível, para termos certeza que seriam comprados por aquele valor. O que queriam era bilhetes de época sem nome para revendê-los mais tarde”. O responsável máximo do Sporting CP lembrou também que “à terceira jornada fui insultado e ameaçado quando o Sporting estava em primeiro, em Portimão. O que mudou foi os cerca de 300 a 400 mil euros que eram dados. Acabámos com o negócio deles”, salientou.

Relativamente à desunião em que o Clube atualmente se encontra, o Presidente do retorquiu dizendo que “existe união com pessoas que fizeram o que fizeram ontem? Existe união de quem grita ‘Alcochete Sempre’? Existe união com quem atira tochas a atletas? Não. União existe para quem tem opiniões divergentes. Agora união com isto? Não, isso não”.

“Não vou abandonar o Sporting e deixá-lo a esta gente”

Questionado sobre a possibilidade de uma Assembleia Geral de destituição, Frederico Varandas considerou não existirem razões para tal: “Falando como Sócio do Sporting, houve apenas uma Direção que foi destituída em toda a história do Sporting, em 114 anos. Uma Direção que teve agressões a jogadores, staff, criou órgãos sociais, congelou contas… Vou esquecer como esta Direção pegou no clube, vou esquecer como teve de pagar 40 milhões ou não estaria nesta altura nas provas europeias. Se uma Direção, seja qual for, cai por resultados desportivos passados 16 meses… o próximo presidente não dura sequer um ano”.

A respeito de uma possível demissão, o líder do Clube afastou essa possibilidade dizendo que “os dirigentes foram ameaçados de que se não se demitissem seriam espancados. Se eu já fui ameaçado? ‘N’ vezes, desde 24 de maio de 2018. Mas ao contrário de outras Direções, que não tiveram mais paciência e se demitiram, não vou abandonar o Sporting e deixá-lo a esta gente”.

O Leonino acompanhou os acontecimentos de ontem:

Manifestação –https://leonino.pt/manifestacao-pede-saida-de-varandas/

Alegadas agressões –https://leonino.pt/vice-presidente-e-vogal-agredidos/

Declarações Frederico Varandas – https://leonino.pt/o-que-esta-em-causa-e-a-soberania-do-sporting/

Fotografia de Sporting CP

  Comentários