Futebol
Alverca - Sporting (2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...
22 Mar 2026 | 09:35
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Mai 2022 | 13:28 |
Com a temporada terminada, a pré-época de 2022/2023 tem data marcada para arrancar no dia 27 de junho. Ou seja, os jogadores do plantel terão perto de mês e meio de férias até ao regresso aos trabalhos. Contudo, alguns dos futebolistas do Sporting serão chamados para compromissos internacionais até à segunda semana de junho. Fernando Santos, selecionador português, anuncia esta sexta-feira, dia 20 de maio, os convocados para os quatro encontros que Portugal vai realizar para a Liga das Nações. Espanha-Portugal (dia 2), duelo com a Suíça (5 de junho, em Alvalade), encontro com a Chéquia (dia 9, também em Alvalade) e uma partida na Suíça (dia 12). No último encontro da Seleção Nacional, Gonçalo Inácio e Matheus Nunes integraram o lote de convocados, dois jogadores que esperam, naturalmente, receber nova chamada de Fernando Santos. João Palhinha e Pedro Gonçalves, apesar de não terem feito parte dos eleitos, ambicionam também regressar à seleção, onde estiveram durante o Euro 2020. Pedro Porro, depois da boa época realizada ao serviço dos leões, poderá voltar a merecer a confiança de Luis Enrique. Para já, contabiliza apenas uma internacionalização, tendo sido convocado para a final-four da Liga das Nações, em outubro do ano passado. O Uruguai vai realizar três jogos particulares em junho (México, dia 2), (EUA, dia 5) e (Jamaica, dia 11). Sebastián Coates e Manuel Ugarte devem ser chamados, tendo sido já incluídos numa pré-convocatória do selecionador uruguaio. Dário Essugo e Rodrigo Ribeiro encontram-se a disputar o Europeu sub-17, prova que se iniciou na passada terça-feira, dia 17 de maio, em Israel, e que termina a 1 de junho. Os jovens leões estrearam-se com uma vitória diante da Escócia, tendo o avançado leonino saltado do banco para assinar o 5-1. (Veja AQUI o golo). Também Islam Slimani, apesar de estar de saída de Alvalade, poderá ter oportunidade de voltar a jogar, caso seja convocado pela seleção argelina para os jogos de qualificação da CAN, com Uganda e Tanzânia, a 4 e 8 de junho.
Fotografia de Sporting
Presidente do Sindicato dos Jogadores sublinhou percurso de atleta nos últimos 20 anos e que legado deixado não será esquecido pelas novas gerações
22 Mar 2026 | 10:46 |
Joaquim Evangelista reagiu ao anúncio de que Rita Fontemanha, jogadora da equipa de futebol feminino do Sporting, se irá retirar no final da presente temporada, destacando o impacto da jogadora no desporto após uma longa ligação ao desporto-rei.
O presidente do Sindicato dos Jogadores sublinhou o percurso da atleta, recordando que “Rita Fontemanha anunciou que terminará a carreira no final da época, ao fim de duas décadas dedicadas ao futebol feminino e dez anos no Sporting”, pode ler-se no jornal 'Record'.
Joaquim Evangelista fez ainda questão de destacar o trajeto da jogadora ao mais alto nível, lembrando que a futebolista “passou por Boavista, Atlético de Madrid e pela Seleção Nacional”, acumulando experiência tanto em Portugal como no estrangeiro.
J. Evangelista: "São carreiras como a sua que inspiram os mais jovens"
Para o dirigente, a carreira de Rita Fontemanha vai muito além do talento dentro de campo, sendo um exemplo de valores essenciais no desporto: “Mostrou que o futebol é talento, mas também resiliência, sacrifício e liderança ao afirmar que “o futebol é sobre pessoas", lembra-nos que são carreiras como a sua que inspiram os mais jovens e consolidam o crescimento do futebol feminino”.
O palmarés da jogadora é expressivo, contando com um total de dez títulos conquistados. Entre as principais conquistas destacam-se dois campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal e três Supertaças, além de uma Taça de Espanha.
Treinador do emblema encarnado gerou polémica depois da vitória das águias frente ao Vitória de Guimarães (3-0), no Estádio da Luz
22 Mar 2026 | 10:24 |
José Mourinho gerou polémica depois da vitória do Benfica frente ao Vitória de Guimarães (3-0), na Luz, e admitiu que não quer ver o Sporting conquistar a Liga dos Campeões, deixando uma declaração que rapidamente incendiou o debate. Além do mais, referiu que Rui Borges "foi massacrado" no encontro entre leões e Bodo/Glimt na Noruega.
J. Mourinho: “Se me perguntarem se gostava que o Sporting fosse campeão europeu, não gostava. Já sei que vão rebentar comigo, mas não gostava"
“Se me perguntarem se gostava que o Sporting fosse campeão europeu, não gostava. Já sei que vão rebentar comigo, mas não gostava. O último em Portugal fui eu, não gostava mesmo”, afirmou. Antes disso, o técnico abordou o impacto do triunfo dos leões na prova milionária (5-0).
“Não faço a mínima ideia se lhes causará mais pressão. Principalmente para o Porto, a diferença é significativa. No caso do Sporting, como ainda temos um jogo para jogar, três pontos de diferença deixam ainda um ponto de interrogação grande”, explicou, numa referência ao dérbi em Alvalade.
J. Mourinho: "Fiquei contente pelo Rui Borges que foi massacrado por um jogo que não devia ter perdido"
José Mourinho aproveitou também para elogiar o desempenho das equipas portuguesas nas competições europeias, destacando o trabalho realizado por Rui Borges “Fiquei contente pelo futebol português porque são pontos importantes. Fiquei contente pelo Rui Borges que foi massacrado por um jogo que não devia ter perdido. Ok, eu também perdi lá e foi por números maiores. Fiquei contente pelo Rui”, afirmou.
O técnico reforçou ainda a competitividade das equipas nacionais nas provas europeias: “Digo sempre que as equipas portuguesas são sempre candidatas a ganhar a Liga Europa. O Porto e o Braga estão ali para ganhar a Liga Europa. Ganhar a Liga dos Campeões é que é mais complicado”, destacou.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo já neste domingo, dia 22 de março, em partida válida para a 27.ª jornada do Campeonato Nacional
22 Mar 2026 | 09:46 |
Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Nuno Santos; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Francisco Trincão, Pote e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting para a partida diante dos ribatejanos.
Rui Borges vai levar a jogo a dupla de centrais de referência, sendo que Eduardo Quaresma deverá voltar ao banco para dar o lugar a Ousmane Diomande. Nas laterais, face ao castigo de Maxi Araújo, Nuno Santos deverá ser opção nas escolhas iniciais, sendo que Iván Fresneda é intocável no lado direito.
No miolo, Morten Hjulmand mantém-se nas opções do treinador do Sporting e deverá fazer dupla com Daniel Bragança, dado o desgaste de Hidemasa Morita. De resto, Geny Catamo deverá surgir à direita, enquanto Pote trata da meia-esquerda, com Francisco Trincão no apoio ao ponta de lança, Luis Suárez.
O Sporting volta a entrar em campo este domingo, dia 22 de março, frente ao Alverca. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Custódio Castro, jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.
Neste momento, os verdes e brancos ocupam a terceira posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 62 pontos conquistados. O Benfica é segundo classificado, com 65 (mais dois jogos), enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 69 pontos (mais um jogo).