Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Fev 2025 | 14:41 |
O Sporting vive atualmente um momento conturbado, na sequência da derrota pesada diante do Borussia Dortmund e, também, tendo em conta as lesões que têm assombrado o plantel de Rui Borges. Nesse sentido, Hugo do Carmo, num artigo de opinião, revelou o que diz ser o principal problema da turma leonina.
"Os leões têm sido perseguidos pelas lesões — são, por norma, quatro/cinco os ausentes a cada jogo — e agora, para a receção ao Arouca, também há que subtrair os castigados Diomande e Matheus Reis, expulsos no Dragão, o que, claro, dificulta muito o trabalho do treinador. Rui Borges, todavia, tem sido coerente, sublinhando a cada dia que está no clube não para se desculpar, mas para encontrar soluções. E tem-nas conseguido. Mudou o sistema, confiou em João Simões — a única boa herança de João Pereira, que foi quem lançou o médio —, adaptou Debast ao meio-campo, retirou Fresneda do ostracismo e tem conseguido manter a equipa competitiva. Longe da qualidade exibida na era Amorim, mas competitiva. A nível nacional, entenda-se", começou por dizer o jornalista.
Hugo do Carmo - A constituição de um plantel curto e moldado para o 3x4x3, associado aos tais constantes problemas físicos, não dá grande margem
"E é aqui que reside um dos principais problemas do atual Sporting. A constituição de um plantel curto e moldado para o 3x4x3, associado aos tais constantes problemas físicos, não dá grande margem de manobra a Rui Borges, que, constantemente, tem trabalhado com pouco e, considero, tem-se exposto muito. Como no final do jogo com o Dortmund", acrescentou Hugo do Carmo.
"O treinador está num mundo novo, com a agravante de ter sucedido a um líder admirado e a um comunicador fantástico. Do meu ponto de vista, o treinador deveria ser mais protegido pela Administração, que continua a optar pela discrição. Não esclarece lesões, não comenta, por exemplo, arbitragens e continua a apertar o cinto — os reforços limitaram-se a Rui Silva e Biel, entradas só possíveis dadas as saídas de Kovacevic e Edwards —, levando Rui Borges a uma exposição pública que considero desnecessária, até porque não está preparado para ela", prosseguiu.
"Rui Borges tem sido o verdadeiro médico do Sporting, já que é só ele quem enfrenta os jornalistas nos casos das lesões, como também tem de assumir a gestão do esforço dos jogadores. E, neste capítulo, sintomática foi a frase proferida no final do jogo de terça-feira: «Não utilizava Gyokeres e Morita e depois os outros jogavam 90 minutos?»…", acrescentou ainda o jornalista do jornal A Bola.
"Além de médico, Rui Borges tem sido também um autêntico psicólogo, recuperando a confiança de uma equipa então em crise, e só deve suspirar para que lhe permitam ser simplesmente treinador, principalmente agora, que o calendário vai começar a desanuviar. O que para ele, já se percebeu, será uma grande ajuda…", finalizou Hugo do Carmo.
Jogador já se prepara para a viagem a Lisboa, onde irá realizar exames médicos que antecedem a sua mudança para o Clube de Alvalade
10 Jan 2026 | 18:15 |
Souleymane Faye já se prepara para a viagem a Lisboa, onde irá realizar exames médicos que antecedem a sua transferência para o Sporting. O treinador do Granada, Pacheta, parece já dar como praticamente consumada a saída do jogador, que, por isso, ficou de fora da convocatória para o jogo com o Castellón.
Pacheta: "O miúdo tem a possibilidade de assinar com uma equipa que compete na Liga dos Campeões"
Em conferência de imprensa, o técnico explicou que “o tema do Faye está avançado. Há que esperar, mas o miúdo tem a possibilidade de assinar com uma equipa que compete na Liga dos Campeões e praticamente solucionar a vida da sua família. Não é uma situação fácil para um menino de 22 anos”.
Pacheta: “Desejo-lhe o melhor"
Apesar de reconhecer a qualidade do jogador, o treinador mostrou-se tranquilo quanto à sua ausência: “Desejo-lhe o melhor, porque é um miúdo que merece tudo de bom, como também desejo o melhor ao Granada. É um a menos e um jogador bom, mas não me preocupa em demasia porque temos alternativas”, apontou.
Antes da conferência, o próprio Faye fez questão de se despedir dos colegas e funcionários do Granada. Sempre sorridente, o extremo assumiu estar “feliz” com o que o futuro lhe reserva e foram muitas as mensagem deixadas ao futebolista nas redes sociais (Saiba mais AQUI).
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda Divisão e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.
Emblema verde e branco mostrou a sua intenção de dominar o jogo e, ao intervalo, já tinha uma vantagem muito confortável no marcador
10 Jan 2026 | 17:51 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Valpaços por 11-4, este sábado, dia 10 de janeiro, em jogo da primeira fase da Taça da Liga. Diante da formação que milita na segunda divisão da modalidade, os leões não tiveram dificuldades em bater a formação transmontana.
No Pavilhão Desportivo de Valpaços, rapidamente o Sporting - que emprestou Rúben Freire nos últimos dias - mostrou a sua intenção de dominar o jogo e, ao intervalo, já vencia por 8-2, através dos golos de Diogo Santos, que bisou, Rocha, Felipe Valério, Bruno Pinto, Taynan, Alex Merlim e o guarda-redes, Henrique Rafagnin.
Na segunda parte, a equipa leonina jogou a um ritmo mais baixo, mas, ainda assim, marcou por três vezes. Bruno Pinto marcou mais um, além de Allan Guilherme e Pauleta, enquanto o Valpaços repetiu os dois golos da primeira parte, sentenciando o resultado final.
Com esta vitória – a 20.ª em 22 jogos na presente temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias estão assim nos quartos de final da competição e procuram conquistar o troféu pela sétima ocasião, a terceira consecutiva depois das vitórias na últimas duas edições.
O Clube de Alvalade volta a jogar apenas no sábado, dia 14 de fevereiro, frente ao Eléctrico. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da formação liderada por Jorge Monteiro está marcado para o próximo domingo, dia 4 de janeiro, às 20h00, na Mosteiro do Leitão Arena.
Transferência do jogador é praticamente certa, com os responsáveis do Clube de Alvalade a terem acertado os últimos detalhes para a mudança
10 Jan 2026 | 15:49 |
Souleymane Faye não treinou com o Granada, neste sábado, dia 10 de janeiro, sinalizando que a sua saída para o Sporting está prestes a ser oficializada. O extremo senegalês, um dos nomes em destaque na equipa espanhola, prepara-se para viajar para Lisboa e realizar exames médicos antes de assinar contrato com os leões.
O atleta despediu-se do centro de treinos e dos funcionários com largos abraços, num gesto que foi captado e partilhado nas redes sociais. O extremo mostrou gratidão pelo tempo passado na equipa e pela relação construída, apesar de se ter escusado a clarificar se estas foram as suas últimas horas no Granada: “Ainda não sei, mas muito obrigado por tudo. Estou feliz”, respondeu ao jornal ‘Ideal’.
Os adeptos do emblema andaluz têm aproveitado o dia para se despedirem do jogador com muitas mensagens de agradecimento e desejos de sucesso que se multiplicam, reconhecendo o impacto do mesmo durante a sua passagem pelo clube: "Obrigado por tudo".
A transferência do jovem atacante é praticamente certa, com os responsáveis do Sporting a terem acertado os últimos detalhes com o Granada. O futebolista deverá rubricar um contrato de longa duração com o Clube verde e branco, tornando-se uma aposta clara para o futuro da equipa na frente de ataque.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda Divisão e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.