Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Set 2026 | 10:32 |
Sérgio Conceição mostrou-se agradado com aquilo que viu do Sporting na vitória por 3-1 diante do Galatasaray, na estreia dos leões na Liga dos Campeões. O treinador português destacou sobretudo o pragmatismo e a intensidade colocada pela equipa de Rui Borges.
Sérgio Conceição: "Gostei do pragmatismo do Sporting"
Em declarações à ‘DAZN’, o técnico de 51 anos explicou aquilo que mais lhe agradou na exibição verde e branca. “Gostei do pragmatismo do Sporting. Um bocadinho mais intenso e agressivo, mas também soube onde e como pressionar. E isso era fundamental, principalmente depois de ganhar a bola em terrenos mais adiantados".
Sérgio Conceição considerou ainda que a forma como o Sporting explorou os momentos de recuperação foi decisiva para o resultado. “Soube ferir o Galatasaray. Estas equipas turcas são muito mais fortes em casa, até pela envolvência e por toda a história. Com o Sporting a ter esse ponto de agressividade e intensidade elevado, aliado à capacidade e qualidade técnica dos jogadores, chegaram naturalmente à vitória".
Sem clube desde que deixou o Al Ittihad no verão, o treinador português abordou também os principais candidatos à conquista da Champions. Conceição apontou Bayern Munique, Barcelona, PSG e Real Madrid como os habituais favoritos, destacando as demonstrações de força dadas logo na jornada inaugural.
Sobre os merengues, o técnico admitiu ter acompanhado com atenção o encontro frente ao Inter e deixou uma nota sobre o caráter aberto do jogo: “Podia ter acabado num 7-5...”. Ainda assim, no que ao Sporting diz respeito, a primeira impressão europeia foi claramente positiva.
Confira:
Internacional uruguaio foi o verdadeiro 'herói' dos leões na Pedreira, frente ao Braga, mas acabou por gerar grande preocupação na fase final do encontro
12 Out 2026 | 10:33 |
Rodrigo Zalazar está praticamente fora das opções do Sporting para a deslocação ao terreno do Lens, marcada para amanhã, às 17h45, na segunda jornada da Liga dos Campeões. O médio uruguaio voltou a não trabalhar no relvado e permanece entregue ao departamento médico.
O problema surgiu na vitória por 3-1 frente ao Braga, na Pedreira, na última sexta-feira. Zalazar entrou no decorrer da partida e acabou por ser decisivo na reação leonina, mas saiu limitado fisicamente, depois de apenas 25 minutos em campo.
A lesão muscular sofrida no Minho deve agora impedir o internacional uruguaio de viajar para França. Rui Borges prepara, por isso, o compromisso europeu sem uma das peças que ganhou particular importância no último encontro do Sporting.
A ausência de Zalazar obrigará também o treinador a reajustar algumas soluções no meio-campo e nas zonas mais adiantadas. Numa altura em que Rui Borges tem vindo a testar uma estrutura com três médios, a indisponibilidade do uruguaio reduz as opções disponíveis para esse setor.
O Sporting cumpriu ontem mais uma sessão de trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, já totalmente direcionada para o Lens. Zalazar foi a principal ausência e continuou a realizar tratamento junto do departamento clínico.
Nuno Santos permanece igualmente entregue à equipa médica. O jogador continua a cumprir um programa específico de fortalecimento muscular, depois da operação motivada por uma rotura total do tendão rotuliano que o afastou dos relvados durante cerca de 15 meses.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo já nesta terça-feira, dia 13 de outubro, para a Liga dos Campeões e o técnico pode fazer alterações
12 Out 2026 | 10:00 |
Rui Borges deverá mexer no eixo defensivo do Sporting para a deslocação ao terreno do Lens, relativa à segunda jornada da Liga dos Campeões. Zeno Debast ganha força para regressar ao onze, muito provavelmente no lugar de Eduardo Quaresma, depois de ter falhado a vitória frente ao Braga.
O treinador leonino pretende começar a gerir de forma mais ativa o plantel, tendo em conta aquilo que aconteceu na reta final da última temporada, quando o desgaste acumulado acabou por retirar algumas peças importantes em momentos decisivos. A ideia passa por distribuir minutos sem comprometer a competitividade da equipa.
Debast surge como uma escolha natural para Lens. O internacional belga não somou qualquer minuto pela seleção durante a pausa FIFA e também não esteve na Pedreira, uma vez que cumpriu castigo devido à expulsão frente ao Arouca. Chega, por isso, ao compromisso europeu com níveis de frescura bastante superiores aos de vários companheiros.
Há ainda outro fator a pesar na decisão. O 'camisola 6' não compete desde o encontro com o Arouca, disputado a 19 de setembro, e o Sporting só voltará a entrar em campo a 21 de outubro, frente ao LASK Linz. Manter o central novamente fora das opções iniciais significaria prolongar demasiado o período sem competição.
As características do Lens também favorecem Debast. A formação francesa gosta de pressionar em bloco médio e alto, deixando espaço nas costas da linha defensiva e aumentando a intensidade quando a bola chega aos corredores adversários. A qualidade do belga no passe longo pode permitir ao Sporting ultrapassar zonas de pressão e procurar rapidamente os homens mais adiantados.
Ibrahima Ba também pode entrar nas contas de Rui Borges. A titularidade é menos provável, dado que o central ainda procura recuperar ritmo competitivo depois de mais de um mês afastado devido às dores no joelho direito, mas o perfil físico poderá ser útil durante o encontro.
'Camisola 25' tem sido bastante associado ao Milan, orientado por Ruben Amorim, e verdes e brancos querem estar prevenidos para essa possibilidade
12 Out 2026 | 09:33 |
O Sporting está preparado para reagir a uma eventual saída de Gonçalo Inácio no mercado de janeiro. O central continua a despertar forte interesse do Milan e a SAD leonina já tem em mãos uma lista de possíveis substitutos, caso os italianos avancem com uma proposta considerada tentadora.
Segundo o jornal A Bola, os verdes e brancos acompanham com atenção os ecos provenientes de Itália, depois de a ‘Gazzetta dello Sport’ ter colocado o capitão leonino em destaque devido ao interesse dos rossoneri. O objetivo passa por não ser apanhado de surpresa se o assédio se transformar numa abordagem concreta.
Gonçalo Inácio já tinha sido associado ao Milan durante o último verão, sobretudo depois da chegada de Ruben Amorim ao comando técnico. Na altura, o treinador português não teria como prioridade reforçar-se em Alvalade, mas o cenário poderá mudar com a aproximação da reabertura do mercado.
O clube italiano terá, de resto, maior margem financeira para atacar janeiro. Gerry Cardinale, responsável pela RedBird, fundo proprietário do Milan, realizou recentemente um aumento de capital de 50 milhões de euros e admite novos aportes, destinados a garantir liquidez e capacidade para investir no reforço do plantel.
É neste contexto que o nome de Inácio volta a ganhar força. O defesa renovou com o Sporting em dezembro de 2025 até 2030, tornou-se um dos jogadores mais bem pagos da Liga e manteve a cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros.
A SAD leonina sabe, porém, que uma proposta abaixo desse valor poderá obrigar a uma análise, dependendo da estrutura do negócio. Por esse motivo, o Sporting já trabalha preventivamente em alternativas para o eixo defensivo, assegurando que terá capacidade de resposta caso o capitão deixe Alvalade.