Futebol
Apesar das queixas de Porto e Benfica, ninguém pena mais que o Sporting: Confira os dados
08 Jan 2026 | 10:12
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Fev 2025 | 16:47 |
No dia 12 de fevereiro de 1967, há exatamente 58 anos, o jovem guarda-redes Vítor Damas fez a sua estreia na equipa principal do Sporting, num jogo frente ao Porto, no Estádio José Alvalade. O encontro, a contar para a 15ª jornada do Campeonato Nacional, terminou empatado a 2-2, após uma recuperação notável dos leões na reta final da partida.
A partida começou com o Porto a assumir o controlo. Os dragões chegaram ao primeiro golo aos 18 minutos, por Bernardo da Velha, após um livre que Vítor Damas ainda tentou afastar. Logo no início da segunda parte, aos 48 minutos, Djalma aumentou a vantagem dos azuis e brancos, concluindo um contra-ataque rápido e deixando o Sporting em dificuldades.
A desvantagem parecia indicar uma derrota certa para os leões, agravada pela expulsão de Carlitos aos 55 minutos. No entanto, o brasileiro José Morais, que fazia a sua estreia com a camisola verde e branca, emergiu como a grande figura do encontro. Aos 67 minutos, marcou de livre direto, reduzindo a diferença e relançando o jogo.
Com o público a apoiar, o Sporting intensificou a pressão e, aos 76 minutos, Morais voltou a marcar, desta vez com um remate espetacular. O empate trouxe um novo fôlego à equipa leonina, que ainda tentou chegar à vitória, mas viu o guarda-redes portista Américo negar o golo em cima da linha num dos últimos lances da partida.
A partida entre Sporting e Porto ficará, desta forma, para sempre marcada pela estreia de Vítor Damas com a Listada verde e branca. Ao longo da sua carreira, o guardião defendeu as cores do Clube de Alvalade em 444 ocasiões, tendo conquistado seis títulos: dois Campeonatos Nacionais (1969/70 e 1973/74), uma Supertaça Cândido de Oliveira (1987) e três Taças de Portugal (1970/71, 1972/73 e 1973/74).
Verdes e brancos foram eliminados nas meias-finais da prova pelo Vitória de Guimarães, mas jogadores não passaram despercebidos
08 Jan 2026 | 11:18 |
O mercado de transferências continua a mexer e são vários os clubes interessados em alguns jogadores da equipa principal do Sporting. Por isso mesmo, alguns olheiros marcaram presença nas meias-finais da Taça da Liga, em que os leões acabaram por perder, por 2-1, com o Vitória de Guimarães.
Segundo revela o 'Bola na Rede', na partida entre verdes e brancos e vimaranenses estiveram presentes emissários enviados pelo Barcelona (Espanha), Manchester United (Inglaterra) e Holstein Kiel (Alemanha). Apesar das baixas da equipa de Rui Borges, ainda foram alguns os jogadores observados.
No que diz respeito aos emblemas com nomes mais fortes acima referidos, a verdade é que ambos têm jogadores do Sporting no seu radar. No que ao emblema da Premier League diz respeito, Maxi Araújo tem sido recorrentemente referenciado, mas a recente saída de Ruben Amorim pode trocar as voltas a esta operação.
Ainda assim, Morten Hjulmand, capitão e titular do Sporting na partida, tem sido um dos valores mais associados a uma eventual transferência no próximo verão, pelo que tanto Barcelona e United podem estar de olho no jogador. Também Francisco Trincão já foi relacionado a ambos os emblemas. No entanto, o principal interesse dos culés não foi a jogo - Gonçalo Inácio, que estava de fora por castigo.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Antigo jogador do Clube de Alvalade e atual comentador desportivo abordou o momento vivido pelos leões, após a eliminação da Taça da Liga
08 Jan 2026 | 10:30 |
Fernando Mendes considera que a chave para o Sporting continuar a sonhar com títulos em 2025/26 passa, acima de tudo, pela recuperação dos muitos jogadores lesionados e por uma eventual quebra do Porto, líder destacado da Liga Betclic após a primeira volta. O antigo jogador leonino assume maior preocupação com o estado físico do plantel do que com questões emocionais, após a eliminação na Allianz Cup frente ao Vitória SC (2-1).
Fernando Mendes: "O principal sinal de alarme devem ser as sucessivas lesões de jogadores"
"O principal sinal de alarme devem ser as sucessivas lesões de jogadores. Surgem novos lesionados jogo após jogo. Em todos os jogos, há elementos que se juntam à lista de impedimentos. Ontem [terça-feira, frente ao V. Guimarães], foram mais dois. Já vai em dez ou 11", aponta o antigo internacional português, afastando responsabilidades diretas.
Para Fernando Mendes, a explicação está na sobrecarga competitiva e nas limitações estruturais do futebol português. "Não é possível ter tantas alternativas como as equipas têm lá fora. Há clubes em que se podem substituir seis, sete, oito, nove jogadores e as equipas não oscilam. Aqui, não. Aqui, nota-se a diferença. É a nossa realidade. Se queremos estar em todas as provas, temos que nos adaptar. É a vida".
Fernando Mendes: "Ainda falta muito tempo. É difícil, mas ainda faltam muitos jogos"
Ainda assim, o antigo lateral acredita que a equipa de Rui Borges continua na luta pelos grandes objetivos da época. "O Sporting ainda está em três competições [Liga Portugal Betclic, Taça de Portugal e Champions League]. Na principal, a Liga, está difícil, pois, o Porto está a fazer um excelente campeonato e tem mais sete pontos, mas o Sporting está na luta. Tem tido muitos jogadores lesionados, jogadores importantes, o que afeta o rendimento da equipa. Mas ainda falta muito tempo. É difícil, mas ainda faltam muitos jogos".
Fernando Mendes elogia a campanha dos dragões, mas mantém esperança numa reação leonina. "Está em primeiro lugar com todo o mérito, resta-nos esperar que quebre um pouco, que o Sporting recupere que tem de recuperar e consiga melhorar o seu nível". E deixa o apelo claro: "Há que recuperar os jogadores o mais rápido possível para que a equipa volte a ficar forte".
Sobre a eliminação na Allianz Cup, o comentador entende que o resultado foi penalizador para os leões. "O Sporting teve cinco, seis, sete oportunidades de golo. Podia, perfeitamente, ter vencido o jogo. O Vitória esteve bem, lutou, trabalhou e ganhou, apesar de eu considerar o resultado injusto. O Sporting teve as oportunidades e não fez, o Vitória fez", sublinhando ainda "a grande exibição do guarda-redes" vimaranense.
Extremo brasileiro bisa e assiste na goleada catalã que garante lugar na final da Supertaça de Espanha disputada na Arábia Saudita
08 Jan 2026 | 10:28 |
Raphinha foi a grande figura do Barcelona – Ath. Bilbao. O internacional brasileiro esteve endiabrado, ao apontar dois golos e fazer uma assistência na partida. A sua prestação revelou-se decisiva para construir o resultado volumoso de 5-0 nas meias-finais da Supertaça. O camisola 11 encantou os adeptos presentes na Arábia Saudita.
O primeiro tento da conta pessoal surgiu aos 38 minutos. Depois de deixar um adversário pelo caminho, o extremo disparou uma bomba para o fundo das redes. Pouco tempo antes, o craque já tinha servido Fermín López para outra finalização certeira, demonstrando uma visão de jogo apurada e capacidade de desequilíbrio no último terço.
No segundo tempo, aos 52 minutos, Raphinha - que pode vir a ser colega de capitão do Sporting - voltou a faturar. Solto ao segundo poste, o atacante aproveitou um ressalto na área para bisar no encontro. Este lance confirmou a superioridade total dos culés no relvado do King Abdullah Sports City, bem como o regresso do internacional brasileiro ao melhor momento de forma.
O Barcelona volta a entrar em ação no próximo domingo, dia 11 de janeiro. A final da prova realiza-se às 19h00, com a formação de Hansi Flick a aguardar o desfecho da outra meia-final. O adversário sairá do duelo madrileno entre Real Madrid e Atlético, agendado para esta quarta-feira, 8 de janeiro, às 19h00.
Nesta temporada, com a camisola blaugrana, Raphinha – avaliado em 80 milhões de euros – realizou 16 jogos: 12 na La Liga, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça. Nos 1.018 minutos em que esteve em campo, o esquerdino marcou nove golos e fez quatro assistências, demonstrando toda a sua qualidade.
Confira o primeiro golo de Raphinha no Barcelona - Ath. Bilbao:
Apesar das queixas de Porto e Benfica, ninguém pena mais que o Sporting: Confira os dados
08 Jan 2026 | 10:12
Continuidade de Rui Borges? Beto Pimparel atira: "Sporting está a ter mais..."
08 Jan 2026 | 09:50
João Palhinha marca golaço de bicicleta no Bournemouth – Tottenham (Vídeo)
08 Jan 2026 | 09:45