![Vítor Pinto goza com lesionado do Sporting](/storage/media-items/images/2024/04/Vitor-Pinto-Sporting.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No dia 12 de fevereiro de 1967, há exatamente 58 anos, o jovem guarda-redes Vítor Damas fez a sua estreia na equipa principal do Sporting, num jogo frente ao Porto, no Estádio José Alvalade. O encontro, a contar para a 15ª jornada do Campeonato Nacional, terminou empatado a 2-2, após uma recuperação notável dos leões na reta final da partida.
A partida começou com o Porto a assumir o controlo. Os dragões chegaram ao primeiro golo aos 18 minutos, por Bernardo da Velha, após um livre que Vítor Damas ainda tentou afastar. Logo no início da segunda parte, aos 48 minutos, Djalma aumentou a vantagem dos azuis e brancos, concluindo um contra-ataque rápido e deixando o Sporting em dificuldades.
A desvantagem parecia indicar uma derrota certa para os leões, agravada pela expulsão de Carlitos aos 55 minutos. No entanto, o brasileiro José Morais, que fazia a sua estreia com a camisola verde e branca, emergiu como a grande figura do encontro. Aos 67 minutos, marcou de livre direto, reduzindo a diferença e relançando o jogo.
Com o público a apoiar, o Sporting intensificou a pressão e, aos 76 minutos, Morais voltou a marcar, desta vez com um remate espetacular. O empate trouxe um novo fôlego à equipa leonina, que ainda tentou chegar à vitória, mas viu o guarda-redes portista Américo negar o golo em cima da linha num dos últimos lances da partida.
A partida entre Sporting e Porto ficará, desta forma, para sempre marcada pela estreia de Vítor Damas com a Listada verde e branca. Ao longo da sua carreira, o guardião defendeu as cores do Clube de Alvalade em 444 ocasiões, tendo conquistado seis títulos: dois Campeonatos Nacionais (1969/70 e 1973/74), uma Supertaça Cândido de Oliveira (1987) e três Taças de Portugal (1970/71, 1972/73 e 1973/74).
Treinador português que passou pelo Sporting tem estado sob fogo em Inglaterra. A equipa não tem alcançado resultados positivos, e as melhorias são escassas
|
Ruben Amorim - que esteve no centro de uma multa recebida pelos leões - começou a temporada como treinador do Sporting, mas mudou-se para o Manchester United em novembro de 2024, onde assumiu o papel de treinador principal. Não tem tido vida fácil em Inglaterra, com lesões, maus resultados, e algumas situações controversas com jogadores. O jornal inglês 'Daily Mail' avança que a situação pode estar prestes a piorar.
Quando chegou ao clube inglês, Ruben Amorim alterou imediatamente o sistema tático da equipa para o 'seu' 3x4x3, algo que está a tardar em ter resultados, também fruto da quantidade de jogos em Inglaterra, as poucas sessões de treino, e as lesões no plantel.
Anteriormente, Gary Neville, antigo jogador do Manchester United sob o comando de Sir Alex Ferguson, e hoje em dia comentador desportivo da BBC, tinha deixado no ar a ideia de que Amorim estaria a ter dificuldade em passar as suas ideias de jogo para os jogadores do plantel do histórico clube inglês.
O 'Daily Mail' veio, então, confirmar essa informação que Neville tinha dado a entender. Segundo o jornal inglês, o assunto é tema de conversa entre os jogadores dos Red Devils, e há alguma preocupação no balneário em relação à insistência na ideia de jogo. Alguns jogadores questionam-se se não seria melhor uma adaptação que deixasse a equipa mais capaz para ganhar no curto prazo.
No entanto, segundo o mesmo jornal, não há indícios de que Amorim tenha perdido a confiança do balneário, nem de que esteja a considerar uma mudança de sistema, mesmo após oito derrotas em 20 jogos que a equipa realizou com o sistema tático 3x4x3.
Há 89 anos, Clube de Alvalade goleava o eterno rival, por 4-1, com bis de Francisco Ferreira Lopes, e conquistava mais um troféu para o museu
|
Há precisamente 89 anos, no dia 12 de fevereiro de 1936, o Sporting bateu o Benfica, por 4-1, e conquistou o seu 10.º Campeonato de Lisboa e o terceiro de forma consecutiva. Neste dia, recordamos o triunfo do Clube de Alvalade no dérbi eterno, numa partida em que Francisco Ferreira Lopes esteve em destaque, ao apontar dois golos.
Aos 28 minutos, Manuel Soeiro abriu o marcador, sendo que Francisco Ferreira Lopes (66' e 90') e Rui Carneiro (79') apontaram os tentos seguintes dos verdes e brancos. Pelo meio, os encarnados ainda reduziram por intermédio de Vítor Silva, aos 70 minutos, mas a superioridade leonina foi evidente até ao apito final.
Na fase regular da prova, Sporting e Benfica haviam terminado empatados, com 26 pontos ao cabo de 10 encontros (oito vitórias e duas derrotas). Os leões perderam os dois jogos com as águias (2-1, em casa, e 4-0, fora), enquanto o clube da Luz somou derrotas diante do União de Lisboa (3-1, fora de portas) e Belenenses (3-2, em casa).
O Campeonato de Lisboa contou, ao todo, com 41 edições, que se realizaram entre a temporada 1906/07 e 1946/47. Apesar do primeiro triunfo do Sporting na prova ter surgido apenas na nona edição da competição, em 1914/15, os verdes e brancos são o emblema que mais vezes venceu a prova, registando 18 títulos.
Contas feitas, e tendo em conta que o Sporting participou em 40 edições do Campeonato de Lisboa, o Clube de Alvalade venceu quase 50% dos troféus desta prova. O Benfica surge no segundo lugar, com 10 triunfos, seguido pelo Belenenses, com seis, o Carcavelos, com três, e o Vitória de Setúbal, com dois, o CIF, com um, e o Casa Pia, com um.
Equipa verde e branca disputou esta quarta feira, dia 12 de fevereiro, o jogo referente às meias finais da competição, e venceu um jogo complicado
|
A equipa de futebol feminino do Sporting venceu, esta quarta feira, dia 12 de fevereiro, o Damaiense, por 2-1, em jogo a contar para as meias finais da Taça da Liga. Esta vitória importante chegou depois do desaire da equipa verde e branca, na última jornada do campeonato, frente ao Torreense, por 2-1.
No duelo disputado no Campo Engenheiro Carlos Salema, casa das rivais, a partida começou equilibrada. Muita solidez defensiva de ambas as partes, com a possa de bola e as ocisões perigosas a dividirem-se quase ao meio. Acabou por ser o Damaiense a chegar à vantagem, à passagem do minuto 27, por Gonçalves. O jogo chegou ao descanso com essa vantagem caseira por 1-0.
Nos segundos 45 minutos, o Sporting carregou à procura do golo que permitisse, pelo menos, empurrar o jogo para prolongamento. Brittany Raphino, que já é um dos destaques da época, conseguiu esse golo para as leoas aos 80 minutos, depois de Hernandez. Já depois do minuto 90, quando tudo indicava que o encontro ia precisar de mais tempo para ficar decidido, Raphino bisou, com passe de Cláudia Neto, e carimbou a reviravolta no marcador. Pouco depois, a partida terminou, com 2-1 para as verdes e brancas.
Com esta vitória nas meias finais da Taça da Liga, as agora comandadas por Micael Sequeira conseguem o apuramento para a final da competição. Lá, vão encontrar Benfica ou Torreense, equipas que disputam a outra meia final da prova, esta quarta feira, dia 12 de fevereiro, pelas 15h00.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, frente à formação do Marítimo. O encontro, válido para a meia final da Taça de Portugal, tem pontapé de saída marcado para as 11h00, no Estádio Aurélio Pereira, a casa das leoas.