Modalidades
Exclusivo Leonino - Varandas teme saída de lateral do Sporting e está no mercado em busca de reforço
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0As equipas entraram algo nervosas e as defesas, bem como os guarda-redes, iam-se superiorizando ao ataque. Marko Vujin, aos três minutos, inaugurou o marcador. O CS Dinamo Bucuresti respondeu com dois golos consecutivos. Ao cabo de cinco minutos, o marcador encontrava-se empatado a duas bolas.
Os romenos, com uma defesa bastante profunda, iam limitando a primeira linha leonina. Por sua vez, o Sporting CP estava a tentar explorar em demasia a zona central e eram inúmeras as bolas roubadas pela defensiva romena. No entanto, o ataque do CS Dinamo Bucuresti também não estava a ser capaz de ultrapassar a muralha leonina.
Aos 15 minutos, com maior acerto na hora do remate, os leões até lideraram por 7-5. Todavia, os comandados de Stefan Constatin responderam e voltaram a igualar a contenda. Por esta altura, Saeid Heidarirad ia-se destacando e já somava uma mão cheia de tremendas ocasiões.
Contudo, o pior estava para vir. Na segunda metade do primeiro tempo, a equipa da cidade de Bucareste superiorizou-se aos leões e disparou no marcador. O Sporting CP continuava a forçar a zona central e não era capaz de ultrapassar a defesa do CS Dinamo Bucuresti. Desta forma, ao intervalo, os comandados de Thierry Anti viam-se a perder por quatro golos (13-9). Neste primeiro tempo, destaque para o pouco acerto no remate verde e branco (47%) contra a maior eficácia romena (57%). No capítulo individual, Valentin Ghionea era o melhor marcador do Sporting CP, com três golos. Luís Frade e Marko Vujin eram os senhores que se seguiam, com dois tentos certeiros cada um. Por sua vez, nos romenos, Kamel Alouini, Ante Kuduz, Alexandru Asoltanei e Razvan Gavriloaia eram os que mais se iam destacando, com três golos cada um.
No reatar da partida, Thierry Anti, dada a pouca eficácia de Aljosa Cudic (19%), optou por lançar Matevž Skok. A verdade é que, nas três primeiras intervenções, o esloveno somou três excelentes defesas. Os leões pareciam mais concentrados e, no ataque, a bola começou a andar mais rápido conseguindo, assim, reduzir para apenas um golo a desvantagem (14-13).
Os comandados de Anti imprimiam uma maior velocidade ao jogo e os romenos não estavam a ser capazes de contrariar isso mesmo. Os ataques rápidos e contra-ataques leoninos eram, por esta altura, a maior dor de cabeça dos romenos. Contrariamente ao que tinha acontecido nos primeiros 30 minutos, os leões exploravam agora maior eficácia as pontas. No entanto, Ante Kuduz era um autêntico seguro de vida. Quando as coisas complicavam, o croata disparava autênticas bombas, que nem Skok estava a ser capaz de travar. Com 10 minutos jogados no segundo tempo, o resultado encontrava-se em 18-17 desfavorável ao Sporting CP.
Porém, algumas falhas técnicas e a boa exibição do guarda-redes do CS Dinamo Bucuresti, Saeid Heidarirad, impediam que a turma de Alvalade sequer empatasse o jogo. A meio do segundo tempo, o marcador registava uma desvantagem de três golos (21-18). Perante esta situação, Thierry Anti pediu um desconto de tempo para, certamente, corrigir as dificuldades que os seus pupilos iam demonstrando. Coincidência ou não, depois da pausa, os leões conseguiram, outra vez, ficar a apenas um golo do CS Dinamo Bucuresti (21-20).
Já nos últimos cinco minutos da partida, o Sporting CP conseguiu, finalmente, empatar a partida a 24 golos. Contudo, os romenos foram sempre capazes de contrariar o ascendente leonino e triunfaram mesmo no Pavilhão João Rocha por 26-25. Tal como os dados estatísticos demonstram, a melhoria na segunda parte foi enorme, mas acabou por não ser suficiente. No capítulo individual, o melhor marcador leonino foi Valetin Ghionea, com oito golos. Do lado do CS Dinamo Bucuresti, Ante Kuduz, com sete, foi o que mais se destacou.
Este resultado complica, e muito, a passagem dos leões aos 16 avos-de-final da EHF Champions League, mas a verdade é que a equipa de Anti precisa “apenas” de repetir o que fez na temporada passada aquando da deslocação à Roménia, ou seja, vencer por um golo.
A segunda mão realiza-se já no próximo dia 1 de março, pelas 15h30, em Bucareste.
Jogador do clube da Luz interessa aos responsáveis verdes e brancos, que já procuram reforçar plantel da próxima temporada desportiva
|
0Miguel Mendes, lateral da equipa B de andebol do Benfica, interessa ao Sporting, sabe o Leonino. Ao que o nosso Jornal apurou, apesar de ainda não existirem grandes avanços nas negociações entre os dois emblemas, o jogador de apenas 16 anos está na mira do Clube de Alvalade.
O jovem é um dos grandes prodígios da modalidade. Os responsáveis verdes e brancos depositam grandes esperanças no atleta encarnado, mas não querem apressar o desenvolvimento. Caso seja contratado, o jogador alinhará, numa primeira fase, na equipa B dos leões.
Miguel Mendes chegou ao clube da Luz em 2022, proveniente do Almada. Apesar de tenra idade, o internacional sub-19 pela seleção portuguesa já se estreou pela equipa A do Benfica na temporada transata. Em 2024/25, o jogador soma 12 golos em dois jogos pela equipa B e cinco golos num jogo pelos sub-18.
Na última partida, a equipa A leonina derrotou o Águas Santas por 36-28, no Pavilhão João Rocha, em encontro da jornada 12 do Campeonato. Com o triunfo, os comandados de Ricardo Costa passam a somar 36 pontos e seguem na liderança do campeonato. O Porto é segundo com 34.
O andebol do Sporting vira agora atenções para as competições europeias e volta a jogar na quarta-feira, dia 20 de novembro, com os franceses do PSG, em partida da oitava jornada do Grupo A da fase de grupos da EHF Champions League. O encontro jogar-se-á às 19h45, na casa das modalidades verdes e brancas.
Jogador leonino foi recentemente distinguido internacionalmente pelas suas exibições ao serviço do Clube de Alvalade
|
0Martim Costa foi considerado, na última terça-feira, dia 12 de novembro, como o melhor jovem do ano pela Federação Europeia de Andebol (EHF). Entretanto, o jogador do Sporting já reagiu a esta distinção através das suas redes sociais, tendo deixado um agradecimento bastante emotivo.
“É com grande honra e gratidão que recebo o prémio de Melhor Jovem do Ano da EHF, um reconhecimento que simboliza todos os esforços e desafios superados ao longo desta jornada no andebol. Este prémio não é só meu, ele pertence a todos os que fizeram parte deste caminho”, começou por escrever no seu Instagram.
“Desde os primeiros passos no Colégio dos Carvalhos, onde comecei a descobrir o meu amor pelo andebol, passando pelo Gaia e pelo Porto, cada clube e cada treinador desempenhou um papel fundamental na minha formação como jogador e como pessoa. E hoje, ao vestir a camisola do Sporting Clube de Portugal, recordo o momento em que o clube acreditou em mim, num dos períodos mais difíceis da minha carreira. Estava a recuperar de uma rotura de ligamentos, cheio de incertezas, mas o Sporting viu o meu potencial e deu-me o apoio necessário para regressar mais forte”, vincou.
“Agradeço profundamente à minha família, que esteve sempre ao meu lado, principalmente nos momentos mais difíceis. Sem o apoio deles, este sonho não teria sido possível. Este prémio é nosso, de todos que me ajudaram a alcançar o que sou hoje. Que possamos continuar a sonhar e a lutar por mais conquistas”, terminou o internacional português.
Vale frisar que o atleta tem contrato com os verdes e brancos até 2027. No entanto, pode vir a abandonar o Clube antes do fim do vínculo, já que as prestações na EHF Champions League não têm passado despercebidas e aguçam o apetite dos grandes emblemas do andebol europeu, tal como revelou o Leonino, em exclusivo.
Martim Costa chegou ao Sporting em 2021, oriundo do Porto, com Frederico Varandas a pagar a cláusula de rescisão. Desde então, participou em 162 jogos e conseguiu 841 finalizações certeiras. Em Alvalade, já conquistou seis títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24), duas Supertaças (2023 e 2024).
Confira a publicação:
Atleta do emblema verde e branco recebeu distinção de mérito pela Federação Europeia e tem estado na mira dos grandes tubarões
|
0Martim Costa tem estado em destaque na equipa de andebol do Sporting nesta temporada, 2024/25, mas foi a nível europeu que foi eleito o melhor atleta jovem atualmente. A recente distinção foi revelada na terça feira, dia 12 de novembro, pela Federação Europeia de Andebol (EHF).
O jovem, que também integra a Seleção Nacional, é considerado um talento promissor a nível internacional e vale lembrar que, no último campeonato europeu, foi classificado como o melhor marcador e foi ainda integrado no sete ideal da modalidade em competição.
Vale frisar que o atleta tem contrato com os verdes e brancos até 2027. No entanto, pode vir a abandonar o Clube antes do fim do vínculo, já que as prestações na EHF Champions League não têm passado despercebidas e aguçam o apetite dos grandes emblemas do andebol europeu, tal como revelou o Leonino, em exclusivo.
Martim Costa chegou ao Sporting em 2021, oriundo do Porto, com Frederico Varandas a pagar a cláusula de rescisão. Desde então, participou em 162 jogos e conseguiu 841 finalizações certeiras. Em Alvalade, já conquistou seis títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24), duas Supertaças (2023 e 2024).
O andebol do Sporting vira agora atenções para a Liga portuguesa e vai receber no Pavilhão João Rocha o Águas Santas, na sexta feira, dia 16 de novembro, às 18h30. Na competição, o Clube de Alvalade segue líder da tabela com 33 pontos e 11 vitórias nas 11 possíveis.
Não perca este golaço de Martim Costa: