Modalidades
Atenção! Sporting tem jogo adiado devido às condições meteorológicas
11 Fev 2026 | 12:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
22 Fev 2020 | 20:35 |
As equipas entraram algo nervosas e as defesas, bem como os guarda-redes, iam-se superiorizando ao ataque. Marko Vujin, aos três minutos, inaugurou o marcador. O CS Dinamo Bucuresti respondeu com dois golos consecutivos. Ao cabo de cinco minutos, o marcador encontrava-se empatado a duas bolas.
Os romenos, com uma defesa bastante profunda, iam limitando a primeira linha leonina. Por sua vez, o Sporting CP estava a tentar explorar em demasia a zona central e eram inúmeras as bolas roubadas pela defensiva romena. No entanto, o ataque do CS Dinamo Bucuresti também não estava a ser capaz de ultrapassar a muralha leonina.
Aos 15 minutos, com maior acerto na hora do remate, os leões até lideraram por 7-5. Todavia, os comandados de Stefan Constatin responderam e voltaram a igualar a contenda. Por esta altura, Saeid Heidarirad ia-se destacando e já somava uma mão cheia de tremendas ocasiões.
Contudo, o pior estava para vir. Na segunda metade do primeiro tempo, a equipa da cidade de Bucareste superiorizou-se aos leões e disparou no marcador. O Sporting CP continuava a forçar a zona central e não era capaz de ultrapassar a defesa do CS Dinamo Bucuresti. Desta forma, ao intervalo, os comandados de Thierry Anti viam-se a perder por quatro golos (13-9). Neste primeiro tempo, destaque para o pouco acerto no remate verde e branco (47%) contra a maior eficácia romena (57%). No capítulo individual, Valentin Ghionea era o melhor marcador do Sporting CP, com três golos. Luís Frade e Marko Vujin eram os senhores que se seguiam, com dois tentos certeiros cada um. Por sua vez, nos romenos, Kamel Alouini, Ante Kuduz, Alexandru Asoltanei e Razvan Gavriloaia eram os que mais se iam destacando, com três golos cada um.
No reatar da partida, Thierry Anti, dada a pouca eficácia de Aljosa Cudic (19%), optou por lançar Matevž Skok. A verdade é que, nas três primeiras intervenções, o esloveno somou três excelentes defesas. Os leões pareciam mais concentrados e, no ataque, a bola começou a andar mais rápido conseguindo, assim, reduzir para apenas um golo a desvantagem (14-13).
Os comandados de Anti imprimiam uma maior velocidade ao jogo e os romenos não estavam a ser capazes de contrariar isso mesmo. Os ataques rápidos e contra-ataques leoninos eram, por esta altura, a maior dor de cabeça dos romenos. Contrariamente ao que tinha acontecido nos primeiros 30 minutos, os leões exploravam agora maior eficácia as pontas. No entanto, Ante Kuduz era um autêntico seguro de vida. Quando as coisas complicavam, o croata disparava autênticas bombas, que nem Skok estava a ser capaz de travar. Com 10 minutos jogados no segundo tempo, o resultado encontrava-se em 18-17 desfavorável ao Sporting CP.
Porém, algumas falhas técnicas e a boa exibição do guarda-redes do CS Dinamo Bucuresti, Saeid Heidarirad, impediam que a turma de Alvalade sequer empatasse o jogo. A meio do segundo tempo, o marcador registava uma desvantagem de três golos (21-18). Perante esta situação, Thierry Anti pediu um desconto de tempo para, certamente, corrigir as dificuldades que os seus pupilos iam demonstrando. Coincidência ou não, depois da pausa, os leões conseguiram, outra vez, ficar a apenas um golo do CS Dinamo Bucuresti (21-20).
Já nos últimos cinco minutos da partida, o Sporting CP conseguiu, finalmente, empatar a partida a 24 golos. Contudo, os romenos foram sempre capazes de contrariar o ascendente leonino e triunfaram mesmo no Pavilhão João Rocha por 26-25. Tal como os dados estatísticos demonstram, a melhoria na segunda parte foi enorme, mas acabou por não ser suficiente. No capítulo individual, o melhor marcador leonino foi Valetin Ghionea, com oito golos. Do lado do CS Dinamo Bucuresti, Ante Kuduz, com sete, foi o que mais se destacou.
Este resultado complica, e muito, a passagem dos leões aos 16 avos-de-final da EHF Champions League, mas a verdade é que a equipa de Anti precisa “apenas” de repetir o que fez na temporada passada aquando da deslocação à Roménia, ou seja, vencer por um golo.
A segunda mão realiza-se já no próximo dia 1 de março, pelas 15h30, em Bucareste.
Após o incrível ano de 2025 traçado pelo atleta do verde e branco, o mesmo ganha agora destaque global. Algo que poucos conseguem alcançar
13 Fev 2026 | 14:44 |
Kiko Costa foi distinguido como o melhor jogador jovem do mundo pela Federação Internacional de Andebol (IHF), reconhecimento que surge logo no início de 2026 e que confirma o crescimento do atleta do Sporting no panorama internacional da modalidade. Aos 20 anos, o lateral direito vê recompensado um percurso consistente ao mais alto nível.
O jogador leonino sucede, assim, a Renars Uscins, vencedor da edição anterior, depois de em 2025 ter terminado na segunda posição da mesma votação. Desta vez, Kiko Costa superou a concorrência de Óli Mittún, do GOG e da seleção das Ilhas Faroé, e do sueco Nikola Roganovic, que atua no Malmo.
A distinção surge na sequência de um ano marcante também ao serviço da Seleção Nacional. No último Campeonato da Europa, Portugal alcançou o quinto lugar, o melhor resultado de sempre, numa prova em que o atleta do Sporting foi eleito melhor lateral direito e melhor jogador jovem da competição.
Com este prémio, Kiko Costa passa a integrar uma lista restrita de portugueses distinguidos a nível mundial. Em 2020, Luís Frade havia sido eleito melhor jogador jovem do mundo, numa altura em que a distinção era atribuída pela revista Handball Planet.
O reconhecimento internacional da família Costa não é inédito. Em 2024, Martim Costa - que recentemente marcou nove golos -, lateral esquerdo do Sporting, foi eleito o melhor jogador jovem da Europa, depois de terminar o Campeonato da Europa como melhor marcador, reforçando a presença portuguesa entre a elite do andebol internacional.
Confira a publicação:
𝑇ℎ𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑎𝑚 𝑜𝑓 𝑡ℎ𝑒 𝑐𝑟𝑜𝑝, 𝐓𝐇𝐄 𝟐𝟎𝟐𝟓 𝐈𝐇𝐅 𝐖𝐎𝐑𝐋𝐃 𝐏𝐋𝐀𝐘𝐄𝐑𝐒 𝐎𝐅 𝐓𝐇𝐄 𝐘𝐄𝐀𝐑 ⭐
🔷 Male: Mathias Gidsel 🇩🇰
🔷 Female: Henny Reistad 🇳🇴
🔷 Young Male: Francisco Costa 🇵🇹
🔷 Young Female: Viola Leuchter 🇩🇪
Read more ✍️ https://t.co/807yCtyQzF pic.twitter.com/sKpE07b1Aa— International Handball Federation (@ihfhandball) February 13, 2026
Técnico do Clube de Alvalade quebrou o silêncio após a queixa apresentada pelo dragões na sequência de um incidente ocorrido no Clássico
12 Fev 2026 | 13:28 |
Ricardo Costa, treinador do Sporting, reagiu nas redes sociais à queixa que o Porto apresentou relativamente a um acontecimento ocorrido no Dragão Arena, quando ali jogou a equipa para a Taça de Portugal. Através do Instagram, o técnico fez os seus esclarecimentos.
R. Costa: "Quem me conhece sabe quais são os meus valores"
"Quem me conhece, seja dentro ou fora de campo, sabe quais são os meus valores, a forma como vivo o meu desporto e o respeito que sempre tive por todos os clubes e pessoa", começou por escrever, na sua conta pessoal de Instagram.
O timoneiro de 49 anos, que está a ser acusado de atirar uma garrafa de água aos adeptos do Porto, esclareceu que não teve a intenção de magoar alguém. "Agi com o único objetivo de retirar uma garrafa que se encontrava na zona de jogo, permitindo assim que o mesmo continuasse em segurança e dentro da normalidade sem qualquer intenção de agredir ou de desrespeitar quem quer que fosse", escreveu.
Recorde-se que a equipa de andebol do Sporting derrotou o Porto por 40-35, no último sábado, dia 7 de fevereiro. Em duelo válido para os oitavos de final da Taça de Portugal, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao rival no Clássico e seguiu em frente na prova rainha.
O próximo encontro do emblema verde e branco está agora marcado para o próximo sábado, dia 14 de fevereiro, frente ao Póvoa AC, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. O encontro da 19.ª jornada da Liga jogar-se-á às 21h00, no Pavilhão João Rocha.
Departamento médico dos leões não quer arriscar na recuperação de uma das peças mais importantes do plantel dos bicampeões nacionais
12 Fev 2026 | 03:00 |
O Sporting tem uma nova dor de cabeça no andebol. Segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, Orri Þorkelsson regressou lesionado dos compromissos internacionais. O ponta esquerda encontra-se entregue aos cuidados médicos, embora a gravidade da lesão não pareça alarmante, deixando a equipa técnica apreensiva quanto à sua disponibilidade imediata.
O internacional finlandês esteve ao serviço da sua seleção no Campeonato da Europa da modalidade, onde acumulou desgaste significativo. A sua última partida oficial data de 1 de fevereiro, ainda em representação do seu país. Desde que aterrou em Lisboa, o jogador não voltou a vestir a Listada verde e branca.
O departamento clínico do Sporting gere a situação com pinças, dado o estatuto de peça-chave que o nórdico detém no xadrez de Ricardo Costa. A ordem interna é clara: não arriscar um regresso precipitado que possa agravar a condição física, preferindo uma recuperação sustentada para a fase decisiva da época.
A ausência do ponta já se fez notar nos dois últimos embates dos leões. Desde a pausa para o Europeu, o craque falhou as vitórias na Taça de Portugal frente ao Samora Correia (42-13) e, mais notavelmente, no Clássico contra o Porto (40-35).
Na presente temporada, ao serviço do Sporting, Orri Þorkelsson tem sido preponderante na manobra ofensiva dos leões. O andebolista soma 28 jogos realizados em todas as competições. Com uma eficácia assinalável, já apontou 158 golos, confirmando a importância vital que assume nas aspirações do Clube para a revalidação do título nacional.
Atenção! Sporting tem jogo adiado devido às condições meteorológicas
11 Fev 2026 | 12:39
Oficial! Porto anuncia contratação de jogador com 90 jogos pelo Sporting
11 Fev 2026 | 11:44
Sporting superioriza-se ao Porto e segue em frente na Taça de Portugal
07 Fev 2026 | 18:58