Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

DERROTA CASEIRA COMPROMETE SONHO EUROPEU

Sporting foi esta noite derrotado por 27-26 pelo CS Dinamo Bucuresti

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

22 Fev 2020 | 20:35 |

Icon Comentário0

As equipas entraram algo nervosas e as defesas, bem como os guarda-redes, iam-se superiorizando ao ataque. Marko Vujin, aos três minutos, inaugurou o marcador. O CS Dinamo Bucuresti respondeu com dois golos consecutivos. Ao cabo de cinco minutos, o marcador encontrava-se empatado a duas bolas.


Os romenos, com uma defesa bastante profunda, iam limitando a primeira linha leonina. Por sua vez, o Sporting CP estava a tentar explorar em demasia a zona central e eram inúmeras as bolas roubadas pela defensiva romena. No entanto, o ataque do CS Dinamo Bucuresti também não estava a ser capaz de ultrapassar a muralha leonina.


Aos 15 minutos, com maior acerto na hora do remate, os leões até lideraram por 7-5. Todavia, os comandados de Stefan Constatin responderam e voltaram a igualar a contenda. Por esta altura, Saeid Heidarirad ia-se destacando e já somava uma mão cheia de tremendas ocasiões.


Contudo, o pior estava para vir. Na segunda metade do primeiro tempo, a equipa da cidade de Bucareste superiorizou-se aos leões e disparou no marcador. O Sporting CP continuava a forçar a zona central e não era capaz de ultrapassar a defesa do CS Dinamo Bucuresti. Desta forma, ao intervalo, os comandados de Thierry Anti viam-se a perder por quatro golos (13-9). Neste primeiro tempo, destaque para o pouco acerto no remate verde e branco (47%) contra a maior eficácia romena (57%). No capítulo individual, Valentin Ghionea era o melhor marcador do Sporting CP, com três golos. Luís Frade e Marko Vujin eram os senhores que se seguiam, com dois tentos certeiros cada um. Por sua vez, nos romenos, Kamel Alouini, Ante Kuduz, Alexandru Asoltanei e Razvan Gavriloaia eram os que mais se iam destacando, com três golos cada um.

No reatar da partida, Thierry Anti, dada a pouca eficácia de Aljosa Cudic (19%), optou por lançar Matevž Skok. A verdade é que, nas três primeiras intervenções, o esloveno somou três excelentes defesas. Os leões pareciam mais concentrados e, no ataque, a bola começou a andar mais rápido conseguindo, assim, reduzir para apenas um golo a desvantagem (14-13).


Os comandados de Anti imprimiam uma maior velocidade ao jogo e os romenos não estavam a ser capazes de contrariar isso mesmo. Os ataques rápidos e contra-ataques leoninos eram, por esta altura, a maior dor de cabeça dos romenos. Contrariamente ao que tinha acontecido nos primeiros 30 minutos, os leões exploravam agora maior eficácia as pontas. No entanto, Ante Kuduz era um autêntico seguro de vida. Quando as coisas complicavam, o croata disparava autênticas bombas, que nem Skok estava a ser capaz de travar. Com 10 minutos jogados no segundo tempo, o resultado encontrava-se em 18-17 desfavorável ao Sporting CP.

Porém, algumas falhas técnicas e a boa exibição do guarda-redes do CS Dinamo Bucuresti, Saeid Heidarirad, impediam que a turma de Alvalade sequer empatasse o jogo. A meio do segundo tempo, o marcador registava uma desvantagem de três golos (21-18). Perante esta situação, Thierry Anti pediu um desconto de tempo para, certamente, corrigir as dificuldades que os seus pupilos iam demonstrando. Coincidência ou não, depois da pausa, os leões conseguiram, outra vez, ficar a apenas um golo do CS Dinamo Bucuresti (21-20).

Já nos últimos cinco minutos da partida, o Sporting CP conseguiu, finalmente, empatar a partida a 24 golos. Contudo, os romenos foram sempre capazes de contrariar o ascendente leonino e triunfaram mesmo no Pavilhão João Rocha por 26-25. Tal como os dados estatísticos demonstram, a melhoria na segunda parte foi enorme, mas acabou por não ser suficiente. No capítulo individual, o melhor marcador leonino foi Valetin Ghionea, com oito golos. Do lado do CS Dinamo Bucuresti, Ante Kuduz, com sete, foi o que mais se destacou.

Este resultado complica, e muito, a passagem dos leões aos 16 avos-de-final da EHF Champions League, mas a verdade é que a equipa de Anti precisa “apenas” de repetir o que fez na temporada passada aquando da deslocação à Roménia, ou seja, vencer por um golo.

A segunda mão realiza-se já no próximo dia 1 de março, pelas 15h30, em Bucareste.


Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting tranquilo com assédio do Barcelona a internacional português

Direção do Clube de Alvalade não está preocupada com o interesse dos culés numa das principais estrelas da equipa verde e branca

Exclusivo Leonino - Sporting não está preocupado com o assédio do Barcelona por Kiko Costa, do andebol dos leões
Exclusivo Leonino - Sporting não está preocupado com o assédio do Barcelona por Kiko Costa, do andebol dos leões

30 Dez 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting está tranquilo em relação ao assédio a Francisco Costa, sabe o Leonino. O Barcelona mantém o interesse no jogador da equipa de andebol dos verdes e brancos, mas a Direção acredita que o lateral irá continuar em Alvalade.


Apesar de o emblema culé ter o internacional português nos seus planos para a renovação do plantel, atualmente, Kiko Costa encontra-se muito feliz no Sporting e não está a equacionar deixar o plantel dos bicampeões nacionais num futuro próximo.


Com saídas importantes no final da temporada, o Barcelona começa a preparar o futuro. A transferência do lateral francês Dika Mem - que deverá estar a caminho dos alemães do Füchse Berlin - surge como principal motivo para esta cobiça ao jogador do Clube de Alvalade.


Além da vontade de Kiko Costa estar alinhada com o Sporting, a verdade é que este tem contrato com os verdes e brancos até 2030 - depois de renovação em maio deste ano - e está 'preso' ao Clube de Alvalade por uma cláusula de rescisão que ronda 1 milhão de euros. No entanto, esta acabará por reduzir no final da duração do contrato.

Na temporada 2025/26, Kiko Costa continua em destaque no Sporting. Até agora, o internacional português já soma 26 partidas - dez na EHF Champions League, 13 no Campeonato Nacional, um na Supertaça e dois na Supertaça Ibérica -, nos quais já apontou 160 tiros certeiros.



Modalidades

Imparáveis! Sporting volta a humilhar Benfica e só conhece o sabor da vitória

Equipa verde e branca foi disputar o dérbi da 13.ª jornada do Campeonato Nacional à Luz e acabou por não sentir grandes dificuldades frente ao eterno rival

Equipa de andebol do Sporting foi até ao reduto do Benfica vencer o dérbi eterno da 13.ª jornada do Campeonato Nacional
Equipa de andebol do Sporting foi até ao reduto do Benfica vencer o dérbi eterno da 13.ª jornada do Campeonato Nacional

19 Dez 2025 | 21:45 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting derrotou por 37-29, esta quinta-feira, dia 19 de dezembro. Em duelo da 13.ª jornada da fase regular, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao eterno rival no dérbi eterno e continua apenas a conhecer o sabor da vitória


Num duelo disputado no Pavilhão da Luz, a turma verde e branca dominou a partida do princípio do fim. A certa altura, os leões venciam por uma diferença de oito golos e, ao intervalo, os pupilos de Ricardo Costa levavam uma vantagem justificada pelo poderio ofensivo leonino (21-16).


Na segunda metade do encontro, a situação não se inverteu. Apesar do Benfica ter entrado melhor e reduzido a vantagem para quatro tiros certeiros, os verdes e brancos continuaram sempre em cima da partida, acabando mesmo por vencer o encontro, por 37-29.


No capítulo individual, destaque para Kiko Costa. Com onze golos, o internacional português foi o melhor marcador do Sporting e da partida. Nota ainda para Natan Suárez (7) e Salvador Salvador (4). Do lado do Benfica, Ander Izquierdo foi o melhor dos encarnados (7).

Com esta vitória - a 24.ª em 30 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 51 pontos. Os leões têm agora uma longa paragem pela frente, devido ao Campeonato da Europa da modalidade e voltam apenas a entrar em campo a 5 de fevereiro, para os 16 avos de final da Taça de Portugal, frente ao Samora Correia.



Modalidades

Sporting não brinca em serviço e derrota Arsenal sem dó nem piedade

Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao opositor, depois da vitória no dérbi da última ronda do Campeonato Nacional

Equipa do Sporting não deu hipóteses e venceu Arsenal, esta terça-feira, dia 16 de dezembro, sem apelo nem agravo
Equipa do Sporting não deu hipóteses e venceu Arsenal, esta terça-feira, dia 16 de dezembro, sem apelo nem agravo

16 Dez 2025 | 21:11 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting derrotou o Arsenal da Devesa por 43-22, esta terça-feira, dia 16 de dezembro. Em duelo da 17.ª jornada da fase regular, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao opositor, depois da vitória no dérbi da última ronda.


Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a turma verde e branca dominou a partida do princípio do fim. Ao intervalo, os leões tinham mais 16 tentos apontados do que o adversário, sendo que o fosso entre as duas equipas viria a ser ampliado na segunda parte (26-10).


A formação minhota, de Gabriel Oliveira, não conseguiu contrariar o poderio ofensivo do Clube de Alvalade, que controlou os 60 minutos do duelo na Casa das modalidades perante o 12.º e último classificado da Liga, que ainda não venceu qualquer partida na presente época.


Jan Gurri e Leonardo Anastácio terminaram como melhores marcadores do encontro, com 12 golos apontados, seguido de Carlos Álvarez e Orri e Thorkelsson (cinco). Do lado da equipa do Arsenal da Devesa, Hugo Oliveira e Manuel Costa apontaram cinco golos cada.

Com esta vitória - a 23.ª em 29 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 48 pontos. O Benfica está no segundo posto com 44. O próximo jogo, a contar para a 13.ª ronda, está marcado para sexta-feira, dia 19 de dezembro, frente ao Benfica às 20h00, na Luz.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting vence duelo de Lisboa e mantém registo 100% vitorioso na Liga
Modalidades

Sporting vence duelo de Lisboa e mantém registo 100% vitorioso na Liga

13 Dez 2025 | 20:23

Icon Comentário0
Sporting dá nova abada no Porto e já não perde com o rival desde abril... de 2024
Modalidades

Sporting dá nova abada no Porto e já não perde com o rival desde abril... de 2024

10 Dez 2025 | 20:54

Icon Comentário0
Sporting vence histórico e lidera a Liga... Com menos um jogo
Modalidades

Sporting vence histórico e lidera a Liga... Com menos um jogo

07 Dez 2025 | 16:26

Icon Comentário0