Futebol
Vencedor de três Ligas dos Campeões quer levar Iván Fresneda do Sporting
04 Nov 2025 | 12:48
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Mai 2025 | 11:00 |
Sporting e Benfica defrontam-se, este sábado, num dérbi que será decisivo nas contas do título. Em caso de vitória no Estádio da Luz, o Clube de Alvalade sagra-se bicampeão nacional. Nesse cenário, Frederico Varandas celebraria a conquista do terceiro campeonato, enquanto Presidente do Clube de Alvalade, igualando o registo do histórico líder João Rocha.
Eleito em setembro de 2018 como 43.º Presidente da história do Sporting, Frederico Varandas viu os verdes e brancos sagrarem-se campeões nacionais nas temporadas 2020/21 e 2023/24. As duas conquistas igualam o palmarés de dois ex-líderes leoninos – Góis Mota, na década de 1950, e Brás Medeiros, na década de 1960. Melhores apenas João Rocha, com três ligas no palmarés, nas décadas de 70 e 80, e Ribeiro Ferreira, com cinco troféus, entre 1946 e 1952 – nos anos dourados dos Cinco Violinos.
Considerando todas as competições, Frederico Varandas - que está empenhado em assegurar a permanência de Francisco Trincão - já conquistou um total de sete títulos conquistados. Aos dois campeonatos, somam-se três Taças da Liga (2018/19, 2020/21, 2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e uma Supertaça (2021/22). Comparando com o seu homólogo do Benfica, o Presidente do Sporting leva larga vantagem, uma vez que Rui Costa, eleito em 2021, tem apenas três títulos conquistados – um Campeonato, uma Supertaça e uma Taça da Liga -, na liderança do clube encarnado.
Em termos de confrontos diretos entre Sporting e Benfica, com Frederico Varandas e Rui Costa nas respetivas lideranças, o Presidente do Clube de Alvalade também tem vantagem. Na temporada 2021/22, disputaram-se três duelos, com duas vitórias dos leões e uma dos encarnados. Na época seguinte, os dois jogos entre os rivais terminaram empatados 2-2.
Na temporada passada, Sporting e Benfica mediram forças em quatro ocasiões, com o saldo de duas vitórias, um empate e uma derrota para os verdes e brancos. Já em 2024/25, já se disputaram dois dérbis, com o Clube de Alvalade a levar a melhor na primeira volta do campeonato – vitória por 1-0, em Alvalade – e os encarnados a vencerem a final da Taça da Liga, no desempate por grandes penalidades. Até final da época, as equipas ainda se vão defrontar em mais duas partidas – na 33ª jornada da Liga Portugal Betclic, este sábado, e na final da Taça de Portugal, dia 25 de maio.
Ainda assim, futebolista, agora com 27 anos de idade, diz ter boas memórias do emblema verde e branco, de onde saiu em 2019
04 Nov 2025 | 16:37 |
Merih Demiral foi um dos jogadores que passou por Sporting e Juventus, emblemas que se vão enfrentar na noite de terça-feira para a Champions League. O defesa central concedeu uma entrevista, onde falou sobre a sua passagem por Portugal e lamentou não ter tido mais oportunidades em Alvalade.
"Portugal, e especialmente Lisboa, sempre foi um lugar especial para mim, cheio de belas e boas recordações. Trabalhei muito pelos meus sonhos no Alcanenense e um dia, durante o treino, um olheiro chamado Paolo, de Lisboa, descobriu-me e convidou-me para um teste no Sporting. O primeiro dia foi incrível — treinei primeiro com os sub-19 de manhã e depois, no mesmo dia, com a equipa B. Devo tê-los impressionado porque, logo após esses treinos, prepararam um contrato para mim. A partir desse dia o meu sonho passou a ser jogar na equipa principal do Sporting", começou por dizer o jogador de 27 anos do Al Ahli ao jornal 'A Bola'.
M. Demiral: "Só joguei um jogo profissional, mas tinha grandes sonhos"
O atleta mostrou-se descontente por ter disputado apenas um jogo pela equipa principal do Sporting, na altura sob liderança de Jorge Jesus: "Só joguei um jogo profissional, mas tinha grandes sonhos – jogar na Liga, ficar lá muitos anos, jogar em Alvalade. Tinha estabelecido esse objetivo para mim mesmo, tornar-me jogador do equipa principal. sabia que os adeptos acreditavam em mim. Os que assistiam aos meus jogos diziam-me sempre isso".
M. Demiral: "Não poder jogar na equipa principal com regularidade deixou-me triste"
Ainda assim, o futebolista diz ter sido feliz nos leões: "Não poder jogar na equipa principal com regularidade deixou-me triste, mas sair daquela forma e seguir um caminho diferente na carreira acabou por ser bom. Acredito que o regresso à Turquia me ajudou a construir uma carreira mais bem-sucedida. Tenho muitas memórias ótimas do Sporting – ainda mantenho contacto com muitos dos meus amigos de lá e, às vezes, até jogamos uns contra os outros. Só tenho boas memórias", concluiu.
Merih Demiral esteve no Sporting entre 2017 e 2019. O futebolista teve uma passagem discreta pelo Clube de Alvalade e realizou apenas um minuto na equipa principal, diante do Oleiros. O atleta seria vendido ao Alanyaspor, por 3,5 milhões de euros, antes de rumar à Juventus por quase 20M, depois de um empréstimo bem-sucedido no Sassuolo. Recentemente envolveu-se numa polémica com Cristiano Ronaldo.
Estrutura do Clube de Alvalade está a par do interesse, mas já terá tomado uma posição em relação ao processo desejado neste momento
04 Nov 2025 | 14:57 |
Ainda que a saída de João Pereira do Casa Pia esteja a agitar as águas, uma vez que João Gião é o nome 'preferido' para o cargo, os gansos não chegaram sequer a avançar com essa possibilidade. O emblema de Lisboa está ciente que o Sporting não iria largar o seu treinador.
De acordo com o jornal Record, apesar de o treinador dos verdes e brancos ser o principal nome na lista do conjunto lisboeta, a estrutura nem terá chegado a avançar, uma vez que tem consciência de que Gião não pretende deixar o Sporting nesta altura, tal como a Direção leonina não está aberta a negociar.
No conjunto secundário do Sporting, João Gião encontra-se a fazer um trabalho de destaque. Os leões são líderes da segunda liga, com 21 pontos em nove encontros (sete vitórias e duas derrotas). Na UEFA Youth League, o Clube de Alvalade soma sete pontos (duas vitórias e um empate) e está no 10.º lugar.
Conforme revelado num Exclusivo Leonino, a estrutura do Sporting, com Frederico Varandas à cabeça, está bastante satisfeita com João Gião e pretende recompensar o mesmo com uma renovação de contrato, que ainda deverá incluir um aumento salarial para o treinador.
De resto, João Gião encontra-se a orientar a equipa verde e branca nesta terça-feira, dia 4 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da Youth League. O encontro diante da Juventus está agendada para as 14h00 e será disputada em Turim, Itália.
Clube de Alvalade mantém-se atento a oportunidades no mercado de transferências e exibições recentes do jogador têm saltado à vista
04 Nov 2025 | 14:21 |
Brayan Medina terá despertado a atenção da estrutura técnica do Sporting. As recentes exibições do central do Tondela fizeram com que os verdes e brancos colocassem o jogador numa lista de possíveis oportunidades de mercado, mas sem mais avanços nesse sentido.
A informação está a ser avançada por Pipe Sierra, jornalista colombiano especializado no mercado de transferências, que ainda avança que o Sporting não está sozinho na corrida pelo jogador de 23 anos. O Braga também tem estado atento e pode avançar pelo defesa.
Brayan Medina encontra-se a realizar a sua primeira temporada em Portugal, tendo chegado do America de Cali - clube que irá ganhar parte da percentagem na eventualidade de uma venda do jogador, que foi titular na recente Sporting, por 3-0 . Para já, o colombiano tem contrato com os beirões até junho de 2030.
Em 2025/26, ao serviço do Tondela, Brayan Medina - avaliado em 2 milhões de euros -, já disputou o total de nove partidas, somando 765 minutos em campo. Nesse número de encontros, ainda não marcou ou fez qualquer assistência para os companheiros de equipa.
O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 4 de novembro, desta vez contra os italianos da Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h00.
Confira a publicação: