Futebol
Ruben Amorim tentou levar quarteto do Sporting, o que gerou problemas... no United
07 Jan 2026 | 10:02
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Mai 2025 | 11:00 |
Sporting e Benfica defrontam-se, este sábado, num dérbi que será decisivo nas contas do título. Em caso de vitória no Estádio da Luz, o Clube de Alvalade sagra-se bicampeão nacional. Nesse cenário, Frederico Varandas celebraria a conquista do terceiro campeonato, enquanto Presidente do Clube de Alvalade, igualando o registo do histórico líder João Rocha.
Eleito em setembro de 2018 como 43.º Presidente da história do Sporting, Frederico Varandas viu os verdes e brancos sagrarem-se campeões nacionais nas temporadas 2020/21 e 2023/24. As duas conquistas igualam o palmarés de dois ex-líderes leoninos – Góis Mota, na década de 1950, e Brás Medeiros, na década de 1960. Melhores apenas João Rocha, com três ligas no palmarés, nas décadas de 70 e 80, e Ribeiro Ferreira, com cinco troféus, entre 1946 e 1952 – nos anos dourados dos Cinco Violinos.
Considerando todas as competições, Frederico Varandas - que está empenhado em assegurar a permanência de Francisco Trincão - já conquistou um total de sete títulos conquistados. Aos dois campeonatos, somam-se três Taças da Liga (2018/19, 2020/21, 2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e uma Supertaça (2021/22). Comparando com o seu homólogo do Benfica, o Presidente do Sporting leva larga vantagem, uma vez que Rui Costa, eleito em 2021, tem apenas três títulos conquistados – um Campeonato, uma Supertaça e uma Taça da Liga -, na liderança do clube encarnado.
Em termos de confrontos diretos entre Sporting e Benfica, com Frederico Varandas e Rui Costa nas respetivas lideranças, o Presidente do Clube de Alvalade também tem vantagem. Na temporada 2021/22, disputaram-se três duelos, com duas vitórias dos leões e uma dos encarnados. Na época seguinte, os dois jogos entre os rivais terminaram empatados 2-2.
Na temporada passada, Sporting e Benfica mediram forças em quatro ocasiões, com o saldo de duas vitórias, um empate e uma derrota para os verdes e brancos. Já em 2024/25, já se disputaram dois dérbis, com o Clube de Alvalade a levar a melhor na primeira volta do campeonato – vitória por 1-0, em Alvalade – e os encarnados a vencerem a final da Taça da Liga, no desempate por grandes penalidades. Até final da época, as equipas ainda se vão defrontar em mais duas partidas – na 33ª jornada da Liga Portugal Betclic, este sábado, e na final da Taça de Portugal, dia 25 de maio.
Estrutura do Clube de Alvalade continua a tentar garantir a chegada de novos valores à equipa de Rui Borges neste mercado de transferências
07 Jan 2026 | 10:59 |
O treinador do Granada justificou, na última terça-feira, após a derrota por 3-1 frente ao Rayo Vallecano, a opção de deixar Souleymane Faye fora da ficha de jogo, assumindo que a decisão está relacionada com a provável transferência do jogador. Embora Pacheta não tenha mencionado diretamente o Sporting, os leões são, neste momento, o único clube envolvido nas negociações pelo internacional senegalês.
"Já sabes o que se passa com o Faye. Não está a ser fácil e queríamos deixá-lo em 'stand by', ainda que ele quisesse jogar. A oferta que há é pública e séria. Vai estar apto para domingo, a não ser que aconteça algo", explicou o técnico espanhol.
Sporting e Granada estão a um passo de fechar o acordo para a transferência de Souleymane Faye para Alvalade. Depois de negociações intensas nas últimas horas, os responsáveis dos dois clubes conseguiram aparar arestas e aproximar posições, sobretudo no capítulo financeiro, que era o principal entrave ao negócio.
Encontrado o ponto de equilíbrio, o Sporting terá apresentado uma nova oferta: 5 milhões de euros fixos, acrescidos de 2 milhões em variáveis de fácil concretização, além da cedência de uma percentagem de uma futura mais-valia ao clube espanhol. Um pacote que deixou o entendimento muito próximo de ser selado.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e duas na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.
Moçambique foi eliminado da Taça das Nações Africanas e o jogador dos leões irá regressar mais cedo que o esperado às opções de Rui Borges
07 Jan 2026 | 10:35 |
Nem tudo é mau: Geny Catamo é esperado na Academia Cristiano Ronaldo esta quarta-feira, dia 7 de janeiro. Depois de Moçambique ter sido afastado da Taça das Nações Africanas, o 'camisola 10' prepara-se para reintegrar os trabalhos do Sporting e dar mais uma opção a Rui Borges.
Numa altura em que os verdes e brancos se encontram a passar por uma verdadeira tormenta no que a lesões e a ausências diz respeito, o regresso do internacional moçambicano surge como um verdadeiro alívio para o treinador que, fruto da eliminação da Allianz Cup, terá mais tempo para preparar o regresso à Liga Portugal Betclic.
Vale lembrar que Moçambique caiu nos oitavos-de-final da CAN, depois de ter sido goleado pela Nigéria, por 4-0. Geny Catamo foi titular no conjunto de Chiquinho Conde, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Leões foram eliminados da Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, por 2-1, indo para dois jogos consecutivos sem vencer na temporada
07 Jan 2026 | 10:20 |
Ousmane Diomande, central do Sporting, continuará a desfalcar os leões. O pilar defensivo da equipa leonina esteve presente na vitória da Costa do Marfim, na última terça-feira, por 3-0 frente ao Burkina Faso, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça das Nações Africanas (CAN).
A permanência de Diomande na competição tem sido uma dor de cabeça para Rui Borges. Além da ausência do central africano, um dos seus titulares habituais, juntam-se as ausências de Zeno Debast e, agora, de Eduardo Quaresma, ambos por lesão, obrigando o treinador a adaptar Matheus Reis no eixo da defesa para fazer dupla com Gonçalo Inácio.
O jogo ficou resolvido ainda na primeira parte, com Amad Diallo a inaugurar o marcador aos 20 minutos e Yan Diomande a ampliar a vantagem aos 32’, antes de Bazoumana Touré fechar o resultado aos 87'. A performance sólida da equipa reforça a ambição da Costa do Marfim em conquistar um bicampeonato africano consecutivo.
Os “elefantes” surgem como uma das seleções favoritas a vencer a competição. Não só pelo historial e pela qualidade do plantel, mas pelos resultados na competição. A Costa do Marfim terminou em primeiro no Grupo F, com sete pontos, os mesmos de Camarões, e à frente de Moçambique, de Geny Catamo, já eliminado da competição, e do Gabão.
A Costa do Marfim terá agora um encontro de alta dificuldade frente ao Egito, a contar para os quartos de final, no próximo dia 10, com os dois gigantes do continente africano a lutarem por um lugar nas meias-finais e pela manutenção do sonho de sagrar-se campeã.