
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entrou em campo no passado domingo, dia 4 de maio, para defrontar a formação do Gil Vicente, em jogo a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 2-1, num jogo muito complicado, mas asseguraram a igualdade pontual com o Benfica à entrada da penúltima jornada.
Com apenas dois jogos para disputar, os rivais de Lisboa estão empatados pontualmente - o próximo jogo é, exatamente, um Benfica - Sporting no estádio da luz. Uma reta final muito emocionante da Liga Portugal Betclic esta temporada, com as duas equipas taco a taco.
O que é, então, preciso, para que haja campeão já na próxima jornada? Para o Sporting, a resposta é simples: os leões "só" têm de ganhar ao Benfica, no estádio da luz - seja por que resultado for - e sagram-se, automaticamente, campeões nacionais no reduto do rival.
Em caso de empate, a decisão do campeonato transita, automaticamente, para a última jornada do campeonato. No entanto, nesse cenário de igualdade entre Sporting e Benfica, serão os leões a manter a vantagem no confronto direto, e a depender de si para conquistar o campeonato.
Por outro lado, em caso de derrota do Sporting, abrem-se dois cenários: se os leões perderem por apenas um golo, a decisão fica guardada para a última jornada, com vantagem para o Benfica. Se, por outro lado, a equipa verde e branca for derrotada por mais do que um golo de diferença, são as águias a vencer logo o campeonato nacional.
Treinador do Gil Vicente falou com os jornalistas no final do encontro contra o Clube de Alvalade, mas não se mostrou feliz com o desfecho da partida
|
O Sporting entrou em campo no passado domingo, dia 4 de maio, para defrontar o conjunto do Gil Vicente, em encontro a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 2-1, num jogo muito complicado, e no final da partida, César Peixoto, treinador dos gilistas, não escondeu a frustração, quando falou com os jornalistas sobre o encontro.
"Tivemos uma organização defensiva fantástica, sem permitir grandes oportunidades de golo, mas soubemos retirar espaços, sair, ligar jogo e chegar na frente, principalmente na primeira parte. Faltou-nos, depois, essa ligação e meter o Sporting em sentido. O Sporting foi ficando ansioso, mas tive problemas físicos e deixámos de ter ainda mais capacidade de sermos fortes na primeira fase de pressão. O Sporting, sem oportunidades, marca dois golos. Parabéns, mas faltou-nos uma pontinha de sorte", começou por dizer, acerca da exibição da sua equipa.
Recusou-se a falar das suas palavras para Bruno Lage, antes de voltar a elogiar os jogadores de Barcelos: "Acho que foi um plano bem executado, uma equipa que se agarrou uns aos outros, que veio a Alvalade e aguentou-se, organizada. O Sporting não teve lances de golo - que a bola bate aqui e ali - e isso deu-me uma satisfação enorme. O Sporting ganha com dois remates fora da área. O Sporting tinha de ganhar sim ou sim. Por pouco não levámos pontos", disse César Peixoto.
Antes de terminar, mencionou Viktor Gyokeres: "Tinha dito na antevisão que teria de ser coletivamente. Hoje não conseguiu, mas tem a ver com a organização. O Sporting nunca conseguiu encontrar os espaços fosse para ele, Trincão ou Pote. Com desorganização, seria fatal. Foi um trabalho coletivo".
Por último, falou do estado de espírito da equipa depois da derrota em Alvalade: "Tenho um balneário frustrado, é completamente frustrante, eu estou frustrado, mas saio daqui orgulhoso. Não é qualquer equipa que consegue contrariar uma equipa que está a lutar pelo título. Merecíamos nós", terminou César Peixoto, depois do Sporting - Gil Vicente.
Dupla de especialistas de arbitragem do Jornal Record fizeram a análise ao desempenho do árbitro da partida entre leões e gilistas
|
Disputou-se, no último domingo, dia 4 de maio, o Sporting - Gil Vicente, encontro que contou para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 2-1, num jogo que se revelou muito complicado. No final da partida, Jorge Faustino e Marco Ferreira, especialistas de arbitragem do jornal Record, fizeram a sua apreciação do desempenho do árbitro, Tiago Martins.
Os dois começam por apontar que o árbitro ajuizou bem os lances capitais da partida, incluindo a infração cometida por Jeremiah St. Juste dentro da área do Sporting, que resultou em penálti e golo de Félix Correia para inaugurar o marcador em Alvalade.
São, no entanto, consensuais, acerca de algumas faltas que ficaram por marcar, como explica Jorge Faustino acerca do minuto 44 da partida: "Mutombo, na perseguição a Geny Catamo, rasteirou de forma imprudente o jogador do Sporting provocando a queda deste. Ficou por sancionar pontapé-livre direto favorável ao Sporting". Relembrar que foi na sequência deste lance que Maxi Araújo viu o cartão amarelo.
De resto, ambos os especialistas aprovam por completo os dois golos do Sporting. Sobre o primeiro, Marco Ferreira disse o seguinte: "Maxi Araújo aparece na área e faz golo partindo de posição correta, jogador beneficia do ressalto da bola e faz golo partindo atrás da linha defensiva. Boa decisão".
Jorge Faustino, na mesma nota, também aprovou o golo: "No momento do remate de Harder, que após ressalto sobrou para Maxi Araújo, este estava em posição regular ligeiramente atrás do penúltimo adversário. Lance difícil bem validado pelo assistente", explicou o especialista de arbitragem do jornal Record.
Técnico verde e branco falou para os adeptos na flash interview a seguir ao embate entre leões e gilistas, e não teve receio de abordar o tema quente
|
O Sporting entrou em campo no passado domingo, dia 4 de maio, para defrontar a formação do Gil Vicente, em encontro a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 2-1, num jogo com muito emoção. No final da partida, Rui Borges falou com os jornalistas, e as perguntas foram além do jogo - o treinador leonino acabou por mencionar Rui Costa, Presidente do Benfica.
Relembrar que Rui Costa foi questionado, nas imediações do reduto do Estoril, depois do último jogo do Benfica, acerca das arbitragens em Portugal, às quais deixou muitas críticas, naquilo que pareceu uma tentativa de colocar alguma pressão sobre as instituições responsáveis quando o campeonato entra na reta final.
Foi pedido a Rui Borges que comentasse as palavras do treinador do Benfica acerca das arbitragens, mas o treinador do Sporting não teve dúvidas: as suas palavras não se justificavam em relação a este assunto, como explicou.
"Não vou ligar a isso, se não hoje também tinha de falar das faltas e faltinhas. Estou focado no que controlamos, que é o jogo e apresentarmo-nos na melhor maneira para seguirmos o nosso caminho", respondeu Rui Borges, depois de ser questionado sobre Rui Costa.
Relembrar que tudo isto acontece cerca de uma semana antes do dérbi decisivo do campeonato português. Sporting e Benfica defrontam-se no estádio da luz, no próximo sábado, dia 10 de maio, num jogo que pode arrumar com a questão do campeão nacional.