Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORTING CHEGA À FINAL DA TAÇA CONTRA O PORTO COM... 11 METROS DE VANTAGEM

Leões e dragões medem forças este domingo, dia 26 de jogo, no Estádio Nacional

  |

Icon Comentário0


No próximo domingo, dia 26 de maio, Sporting e Porto voltam a medir forças na final da Taça, no Estádio Nacional do Jamor, naquele que será o sexto duelo entre os rivais na decisão da prova rainha, e, que caso chegue a isso, poderá resultar num vencedor através dos 11 metros.



Nos últimos Clássicos entre leões e dragões – tanto na Taça como na Taça da Liga – as equipas têm sido experts em desempates por grandes penalidades, com os verdes e brancos a levarem uma vantagem clara neste parâmetro ao longo das últimas temporadas, tendência esta que espera manter no domingo, caso haja essa necessidade. Pelo contrário, a turma comandada por Paulo Conceição quererá contrariar a ‘maldição’.


É importante destacar que mesmo antes de Rúben Amorim chegar a Alvalade, os leões tiveram registos positivos em desempates a partir da marca de penálti contra os azuis e brancos. O Sporting leva a melhor sobre o rival nortenho há quatro decisões consecutivas (duas vezes em 2018/19, e, também, em 2017/18), sendo que o episódio mais recente acaba por ser a final no Jamor, em 2018/19.

A verdade é que os leões já não sabem o que é perder numa decisão destas desde 2008/09, quando caíram na final da Taça da Liga diante do Benfica. Desde então, tudo mudou. A partir de 2014/15, após um triunfo com a reviravolta contra o Braga no Jamor, o Sporting somou cerca de oito vitórias seguidas em desempates por penáltis, a mais recente na época 2022/23, já com Amorim ao comando do plantel, na eliminatória com o Arsenal, na Liga Europa.

Numa análise geral sobre os penáltis que Sporting e Porto tiveram em 2023/24, é visível uma clara superioridade da turma orientada por Amorim. O emblema de Alvalade dispões de 13 grandes penalidades a seu favor e concretizou 12 deles, uma vez que apenas Gyokeres falhou um deles, contra o Rákow. Mesmo assim, o avançado sueco completou com sucesso oito castigos máximos, seguido de Pedro Gonçalves (2), Nuno Santos e Marcus Edwards (ambos com 1).


Futebol

ATLÉTICO DE MADRID DE DIEGO SIMEONE DESVIA ATENÇÕES DE ESTRELA DO SPORTING

Emblema espanhol estaria muito interessado em craque da turma de Rúben Amorim

Atlético Madrid, orientado por Diego Simeone, desviou atenções de jogador do Sporting
Atlético Madrid, orientado por Diego Simeone, desviou atenções de jogador do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Atlético Madrid, de Diego Simeone, estará perto de garantir a contratação de Artem Dovbyk, desviando atenções da estrela do Sporting, Viktor Gyokeres, que voltou aos treinos muito recentemente. Segundo Nicolò Schira, o clube espanhol pode fechar negócio pelo ucraniano nas próximas semanas.


“Artem Dovbyk está um passo mais perto do Atlético de Madrid. O jogador já chegou a acordo para um contrato até 2029. O Atleti está agora a trabalhar para chegar a um acordo com o Girona, que pede 40 milhões de euros”, revela Nicolò Schira, numa publicação no X.


Todavia, o Atlético de Madrid não é o único emblema interessado em Viktor Gyokeres. O Chelsea e o PSG são outros dos clubes que seguem o internacional sueco. Porém, Frederico Varandas já deixou bem claro que só aceita vender pela cláusula de rescisão (100 milhões de euros).


Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – leva 48 encontros realizados (3.957 minutos), 41 golos e 14 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.

Inicialmente, Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já custou 24,8 milhões aos cofres leoninos, sendo que existem, ainda, 3 milhões em objetivos por alcançar, o que pode atirar o investimento no internacional pela seleção da Suécia para bem perto dos 30 milhões de euros (27,8).



Futebol

"PAULINHO AINDA MARCAVA GOLOS NO BENFICA OU NO PORTO. NO SPORTING? SE CALHAR NÃO"

Antigo avançado dos verdes e brancos tem estado em grande desde que assinou pelo Toluca

Paulinho deixou o Sporting neste mercado e há quem diga que o avançado seria bastante útil a Benfica e Porto
Paulinho deixou o Sporting neste mercado e há quem diga que o avançado seria bastante útil a Benfica e Porto

  |

Icon Comentário0

Paulinho saiu do Sporting neste mercado de transferências para rumar ao Toluca, onde está a ser orientado por Renato Paiva. Ora, no entender do técnico, o antigo internacional português ainda era bem capaz de fazer o gosto ao pé no Benfica e no Porto, mas, na opinião do mesmo, nos leões a história não seria a mesma.


"Paulinho ainda fazia golos no Benfica ou no Porto… No Sporting se calhar não por causa do Gyökeres. Acho que o Paulinho vai marcar uma era aqui no Toluca, é um jogador multifacetado na forma como define", afirma Renato Paiva, deixando elogios ao português, que continua em grande.


"Fui felicíssimo nos anos em que estive no clube do meu coração a trabalhar [Benfica]. O dia em que saí foi uma dor de alma e acho que foi dos dias que mais chorei na minha vida", refere Renato Paiva.


"Foi o único país [Brasil] em que senti xenofobia. É o único país em que chamam burro ao treinador. A minha filha chegou a receber ameaças nas redes sociais dela. Não posso aceitar que no Flamengo tenham tratado o Vítor Pereira como um zé-ninguém”, finaliza o ex Benfica .

Vale a pena recordar que a transferência de Paulinho - atualmente com um valor de mercado de 7 milhões de euros - para o Toluca ficou fechada em 7,75 milhões de euros fixos, mais 250 mil euros mediante objetivos. De resto, o Sporting ainda vai acertar contas com o Braga – que detém cerca de 30% do passe do internacional português.


Chegado ao Sporting, oriundo do Braga a troco de 16 milhões de euros por 70% dos direitos económicos, em janeiro de 2021, Paulinho fez, com a Listada verde e branca, 146 encontros, 53 finalizações certeiras, 21 assistências e quatro títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Taça da Liga (2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021), ficando na história dos leões e no coração dos adeptos.


Futebol

TERCEIRA É DE VEZ! PUPILO DE AMORIM EMPENHADO EM AGARRAR COM UNHAS E DENTES OPORTUNIDADE NO SPORTING

Jovem jogador, após provar o seu valor, regressou ao plantel leonino e está pronto para atacar a época 2024/25

Mateus Fernandes pronto para mostrar o seu valor e garantir titularidade no Sporting de Rúben Amorim
Mateus Fernandes pronto para mostrar o seu valor e garantir titularidade no Sporting de Rúben Amorim

  |

Icon Comentário0

Após um ano emprestado ao Estoril, onde Mateus Fernandes, médio de 20 anos, superou todas as expectativas, embora tenha sentido alguma dificuldade no início em adaptar-se à realidade de deixar o Sporting, tal como revelou numa entrevista recente aos meios de comunicação leoninos, o jovem jogador tornou-se preponderante na equipa da Linha, o que lhe valeu um lugar no plantel de Rúben Amorim.


No jogo com os belgas do Saint-Gilloise (2-2), no Estádio do Algarve, o internacional sub-21 acabou mesmo por ser considerado um dos melhores em campo: à passagem dos 54 minutos, deixou dois adversários para trás e desmarcou Pedro Gonçalves na esquerda, que, por sua vez, entrou na área e rematou rasteiro para o poste mais próximo, não dando qualquer hipótese de defesa ao guardião adversário.


Mostrou-se um futebolista mais maduro, rotinado no sistema de 3x4x3 – que, segundo o jornal A Bola, continuará a ser aposta da equipa técnica -, mais desenvolvido fisicamente, não deu nenhuma bola por perdida e foi sempre ao limite para levar a melhor sobre o adversário. Não resta qualquer dúvida de que Mateus Fernandes está empenhado em aproveitar a oportunidade que está a ter ao integrar, pela terceira vez, o estágio em Lagos e ser aposta de Amorim num setor que já conta com Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Daniel Bragança e Dário Essugo.


Em 2023/24, ao serviço do clube da Linha, Mateus Fernandes - com um valor de mercado designado em 8 milhões de euros – somou 35 jogos disputados. Ao longo dos 2.758 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o internacional sub-21 português fez um golo e três assistências. Pelo Sporting, o médio jogou ainda dois minutos numa vitória frente ao Casa Pia (2-1).

Na época anterior à que terminou, Mateus Fernandes estreou-se pela equipa principal do Sporting. Na receção dos leões ao Casa Pia, que terminou com triunfo por 3-1, o médio entrou aos 78 minutos para o lugar de Manuel Ugarte. Até ao final da temporada, o atleta de 19 anos haveria de contabilizar mais seis jogos pela turma de Rúben Amorim e fazer o gosto ao pé pela primeira vez diante do Farense.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


MORITA DEIXA GARANTIA AOS ADEPTOS DO SPORTING E FALA SOBRE HJULMAND E COATES: "ACREDITO QUE..."
Futebol

MORITA DEIXA GARANTIA AOS ADEPTOS DO SPORTING E FALA SOBRE HJULMAND E COATES: "ACREDITO QUE..."

 

Icon Comentário0
MÁRIO RUI COM A CAMISOLA DO SPORTING? HÁ QUEM DIGA QUAL É A VONTADE DO JOGADOR
Futebol

MÁRIO RUI COM A CAMISOLA DO SPORTING? HÁ QUEM DIGA QUAL É A VONTADE DO JOGADOR

 

Icon Comentário0
COMO ASSIM? BARCELONA QUER LEVAR GYOKERES DO SPORTING, MAS NÃO É PARA JÁ
Futebol

COMO ASSIM? BARCELONA QUER LEVAR GYOKERES DO SPORTING, MAS NÃO É PARA JÁ

 

Icon Comentário0