
A Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) indeferiu o protesto apresentado pelo FC Porto relativamente ao jogo da 4.ª jornada entre dragões e leões. Num jogo em que o Sporting CP triunfou por 3-0, os responsáveis dos azuis e brancos entendiam ter existido um erro técnico, mas o Conselho de Disciplina da FPP não deu razão ao FC Porto e confirmou mesmo a vitória leonina.
Segundo pode ler-se no comunicado do órgão disciplinar da FPP: “Considera-se o protesto inválido por incumprimento dos requisitos formais da sua confirmação, não devendo, por sua vez, ser ratificado. Mais se determina a homologação do resultado do jogo n.º 24 e a total improcedência do protesto e da sua confirmação”.
A situação a que os dirigentes do FC Porto se referiam aconteceu quando faltavam sete minutos e 18 segundos para o fim do encontro. Nessa altura, após uma troca de palavras mais acesa, Giulio Cocco e Gonzalo Romero viram o cartão azul. Contudo, minutos antes, Ferrant Font tinha, também ele, visto o cartão azul. Ora, de acordo com os regulamentos da competição, uma equipa não pode ter menos do que quatro jogadores em campo (três de pista mais o guarda-redes) e, portanto, a equipa da cidade invicta deixou, por alguns instantes, de beneficiar da situação de powerplay.
Após o cumprimento dos dois minutos de suspensão, a equipa leonina voltou a colocar mais um homem em pista. Na ocasião, foi João Souto que entrou dentro do rinque (quadra é futsal). Contudo, e segundo os regulamentos, o conjunto verde e branco deveria ter jogado mais algum tempo em inferioridade numérica fruto do acumular da amostragem de cartões azuis. Quando a equipa de arbitragem se apercebeu dessa situação, o Sporting CP voltou a jogar com menos um homem de forma a acertar o tempo de exclusão.
No entanto, os responsáveis do FC Porto entendiam que, pelo facto de o jogador leonino ter entrado em campo antes do tempo, a equipa verde e branca deveria ter sido penalizada com mais uma exclusão de dois minutos. Todavia, e segundo a equipa de arbitragem afirmou no momento, tratou-se de um erro dos próprios e não da equipa técnica do Sporting CP e que, dessa forma, não se justificava a amostragem de mais um cartão azul
Após todo este processo, fica assim confirmada a importante vitória dos leões frente aos dragões por 3-0.









