Futebol
Técnico do Sporting quer acabar com série de quatro derrotas seguidas: "Temos tido desatenções"
19 Jan 2026 | 12:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jan 2026 | 14:45 |
O Sporting consolidou a sua posição entre a elite do futebol europeu, figurando agora na 20ª posição do top-50 do Ranking da UEFA. Com um total de 69.500 pontos, a estrutura leonina ultrapassou emblemas de enorme prestígio internacional, como o Tottenham, a Juventus, o Milan, o Nápoles e o Aston Villa, além do Porto e Braga.
Este desempenho reflete não só a regularidade das últimas épocas, mas também a prestação na presente edição da Liga dos Campeões. Atualmente, o Clube de Alvalade ocupa a 14ª posição na fase de liga da prova milionária, somando 10 pontos. No topo da hierarquia portuguesa permanece o Benfica, que ocupa o 14º posto do ranking geral com 87.750 pontos.
O sistema de pontuação da UEFA valoriza cada triunfo com dois pontos e cada empate com um, mas o grande salto competitivo reside nos bónus de classificação. Na Liga dos Campeões, o vencedor da fase de liga amealha 12 pontos extra, valor que decresce até aos 6,250 pontos para o 24º classificado. Adicionalmente, o apuramento para os oitavos de final garante mais 1,5 pontos na Champions, um incentivo crucial para a estratégia financeira e desportiva dos leões.
A gestão física e regulamentar do plantel será, por isso, um dos grandes desafios para a equipa técnica nesta receção ao Paris Saint-Germain. Rui Borges não pode contar com Pote, Ousmane Diomande, Ioannidis, Eduardo Quaresma, Salvador Blopa, Nuno Santos e Geovany Quenda por lesão, Luís Guilherme por não estar inscrito na prova milionária e Morten Hjulmand devido a castigo.
O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luis Enrique, jogar-se-á amanhã, dia 20 de janeiro, às 20h00, em Alvalade. Os pontos em disputa nesta reta final da fase de liga serão determinantes para definir o bónus final e a posição do Sporting no sorteio da fase seguinte.
Futebolista já não estará em Portugal e prepara-se assim para realizar exames médicos e ser oficializado pelo novo emblema
19 Jan 2026 | 14:40 |
O Sporting e Jeremiah St. Juste estão a negociar a rescisão do contrato, tal como o nosso Jornal adiantou no passado mês de dezembro (Saiba mais AQUI). O jogador, que custou quase 10 milhões de euros, já se encontrará em Roterdão para realizar exames médicos para ser oficializado como reforço do Feyenoord.
Nas últimas horas, o emblema orientado por Robin van Persie mostrou abertura para receber o jogador, dependente apenas dos exames clínicos. Para os leões, a rescisão antecipada permitirá poupar cerca de metade do salário anual bruto do jogador, fixado nos 3,2 milhões de euros.
O defesa foi afastado da equipa principal no último mercado de verão, depois de não se terem concretizado as saídas então equacionadas, nomeadamente para Osasuna e Union Berlim. Desde então, foi integrado na equipa B dos leões e nunca mais voltou a ser opção na equipa A.
Mesmo com os problemas físicos que afetaram o eixo defensivo do Sporting ao longo da época, o defesa neerlandês não regressou às opções. “Não faz parte da equipa principal do Sporting”, sublinhou Rui Borges antes da receção ao Casa Pia, deixando clara a posição do Clube quanto ao jogador.
Em 2024/2025, Jeremiah St. Juste – avaliado em 3 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Duelo frente à turma orientada por Francesco Farioli surge num momento em que leões sabem que já não pode desperdiçar mais pontos na luta pelo título
19 Jan 2026 | 13:06 |
Está confirmado. O duelo entre Porto e Sporting, referente à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, vai mesmo realizar-se numa segunda-feira, dia 9 de fevereiro, um dia após a segunda volta das eleições presidenciais, que vai ser disputada entre António José Seguro e André Ventura.
Apesar de se terem disputados jogos do Campeonato Nacional no último domingo, 18 de janeiro, dia da primeira volta das eleições, incluindo um encontro que envolveu os dragões, um duelo da dimensão de um Clássico poderia gerar um conflito mediático e de exposição entre eventos, situação que se pretende evitar, segundo o jornal 'Record'.
A mudança tem impacto direto no Sporting, que enfrenta o AVS SAD no dia 4 de fevereiro, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Para cumprir o período mínimo de 72 horas de descanso entre partidas, os leões não poderiam disputar o clássico com os dragões no sábado, dia 7, abrindo assim caminho para a solução de segunda-feira.
O duelo frente à turma orientada por Francesco Farioli surge num momento particularmente exigente para o Sporting, que sabe que já não pode desperdiçar mais pontos na luta pelo título. Com a margem de erro cada vez mais curta, os leões - que venceram a última partida - encaram a deslocação ao Dragão como uma autêntica final.
Neste momento, os comandados de Rui Borges têm 45 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (52) está no primeiro posto com mais sete pontos. Já o Benfica é terceiro classificado com 42 pontos somados.
Rui Borges enfrenta um cenário de extrema dificuldade para montar onze inicial diante do campeão francês, devido a um elevado número de ausências
19 Jan 2026 | 12:49 |
O último treino do Sporting antes do embate europeu trouxe notícias negativas para Rui Borges, confirmando-se que Pote e Ousmane Diomande não estarão aptos para defrontar o Paris Saint-Germain. As duas figuras nucleares do plantel estiveram ausentes da sessão de trabalho realizada esta manhã, deixando a estrutura leonina sem o seu principal criador de jogo e sem uma das peças mais sólidas do eixo defensivo.
Além destes nomes, o boletim clínico dos leões continua a ser uma dor de cabeça, com Ioannidis, Salvador Blopa, Nuno Santos, Eduardo Quaresma e Geovany Quenda também entregues ao departamento médico. Ao todo, são sete os jogadores lesionados que não poderão dar o seu contributo em Alvalade.
No plano das indisponibilidades não clínicas, o cenário torna-se ainda mais complexo com a ausência de Luís Guilherme, uma vez que as contratações de janeiro não podem participar nestas últimas jornadas da fase de liga. A este impedimento regulamentar soma-se a suspensão de Morten Hjulmand, que viu o terceiro cartão amarelo no encontro frente ao Bayern Munique e terá de cumprir um jogo de castigo.
Apesar das contrariedades, há notas positivas no regresso aos trabalhos, com Daniel Bragança, Zeno Debast e Ricardo Mangas já totalmente integrados e às ordens de Rui Borges. Para colmatar as inúmeras vagas abertas pelas baixas de peso, o treinador chamou os jovens Eduardo Felicíssimo, Mauro Couto e David Moreira, que trabalharam com o grupo principal.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 20 de janeiro, frente ao Paris Saint-Germain. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luis Enrique, jogar-se-á às 20h00, em Alvalade.
Por outro lado, Souleymane Faye já chegou a Lisboa para ser reforço: