Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol Formação
|
0As quatro academias do Sporting juntaram-se, no último fim de semana, e estiveram presentes os colaboradores, os jogadores e as suas famílias, assim como os núcleos locais. As AFS Norte, Aveiro e Coimbra agruparam-se em Leixões, enquanto o evento da AFS Algarve realizou-se no sul do país.
Tomaz Morais, dirigente dos verdes e brancos, diz que o Sporting é "uma grande família". Nuno Figueiredo, diretor técnico da formação leonina, também marcou presença na cerimónia. Esta foi a primeira vez em sete anos que estas três AFS se reuniram num só espaço.
"Passámos uma mensagem muito forte em termos de cultura desportiva, a excelência do Sporting e a nossa preocupação integral com cada jogador, para lá do futebol. O futebol de formação do Sporting está muito saudável e as AFS são parte fundamental da estratégia formativa. São a base da identificação do talento e também a base daquilo que é a construção de um jogador Sporting. Mostrámos, na prática, que o Sporting é uma grande família e é diferenciado na formação. Temos a responsabilidade de tornar o nosso legado ainda maior e melhor", disse Tomaz Morais, aos meios de comunicação leoninos.
"Serviu para criar um primeiro momento de acolhimento para as famílias e para aqueles que chegam ao projeto e dar a conhecer as caras e a dimensão do projeto. Apresentámos aquilo que é formação do Sporting. Com este projeto queremos chegar a estes jogadores mais cedo, prepará-los para a transição e acompanhá-los ao longo de toda da formação até chegar à nossa equipa A, se tudo correr bem", explicou Nuno Figueiredo
Paulo Gomes, co-diretor-geral da Academia, reforçou a "importância» que estas academias têm no processo formativo: "As pessoas estão interligadas, as coordenações estão em sintonia e tudo isso é importante que os pais percebam. Apresentámos as caras dos coordenadores e diretores técnicos e também a ligação muito forte com os Núcleos, a qual também agradecemos", finalizou.
Veja a publicação do Sporting:
Emblema leonino voltou à competição, após paragem de 22 dias para compromissos internacionais, e somou exibição irrepreensível fora de casa
|
0A equipa de juvenis do Sporting goleou a Académica por 6-0, este domingo, dia 22 de setembro, em jogo a contar para a sexta jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Depois de uma paragem de 22 dias para compromissos internacionais, os leões regressaram em grande à competição.
Num duelo realizado em Coimbra, Leonardo Tavares inaugurou o marcador aos 22 minutos, a passe de Estefânio Rúben, Simão Soares bisou aos 24 e 31 minutos, sempre com direito a assistência de Brandão Baptista. Estefânio Rúben aumentou a vantagem no marcador já em cima do período de descanso, aos 44 minutos, desta feita servido por Carlos Frederico.
Na etapa complementar, os verdes e brancos marcariam por mais duas vezes, atingindo a meia dúzia de golos. José Fernandes, aos 76 minutos, fez o 5-0 a passe de Ricardo Yordanov, sendo que foi este último, aos 84 minutos, a fechar o marcador assistido por João Valente.
Com esta vitória - a terceira em seis jogos esta temporada - os comandados de José João Gomes estão na quarta posição da tabela classificativa e passam a somar dez pontos. O Benfica é líder com 16. O Clube de Alvalade volta a jogar no próximo sábado, dia 28 de setembro, frente ao Sacavenense.
Equipa apresentada pelo Sporting: Alexandre Tverdohlebov (Guarda-redes), Carlos Frederico, Jakub Stasiack, Duarte Correia, Suleimane Baldé, Leonardo Tavares (Capitão), Brandão Baptista, Afonso Ribeiro, Ricardo Yordanov, Simão Soares e Estefânio Rúben.
Emblema leonino venceu em casa duelo frente à turma lisboeta, mas fica ainda a quatro pontos de chegar ao primeiro lugar da tabela classificativa
|
0A equipa de juniores do Sporting venceu o Belenenses por 4-2, esta sexta-feira, dia 20 de setembro, em jogo da primeira jornada da sétima jornada do Campeonato Nacional. No Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os verdes e brancos levaram a melhor no dérbi lisboeta.
O 1-0 chegou logo aos dez minutos, com Rafael Camacho a cruzar atrasado para Diogo Martins e este, no coração da área, a faturar pelo segundo jogo seguido. No entanto, Enzo Fortes restabeleceu a igualdade no único remate enquadrado dos azuis na primeira parte.
O 2-1 chegou então sem surpresa ao minuto 30, com Luís Gustavo a bater o canto e Rodrigo Quintiães a aparecer ao primeiro poste, colocando o esférico no fundo da baliza com um toque subtil. Na segunda parte, o terceiro golo demorou apenas seis minutos a surgir. Telmo Coimbra fez o gosto ao pé com classe ao ‘picar’ a bola por cima do guarda-redes. O Sporting voltou a ser eficaz e, aos 77 minutos, o recém-entrado Tomás Mendes aproveitou uma bola perdida na área para confirmar o golo do 4-1. O Belenenses reduziu para 4-2 aos 80 minutos por Paulo Alecsandru.
Com esta vitória - a quarta em sete jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto sobem ao terceiro lugar com 12 pontos, ainda que à condição, e ficam a quatro do líder Académico de Viseu (16). Os sub-19 leoninos voltam a jogar na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro, às 15h00, em Alcochete, na recepção ao eterno rival Benfica.
Equipa do Sporting: Tiago Leitão [GR] [C], Luís Gustavo (Chris Grombahi, 59’), Cristiano Palamarchuk, Rodrigo Quintiães, Rodrigo Cabrito, Sandro Gamboa (João Rodrigues, 59’), Winilson Lopes, Rafael Camacho (Tomás Mendes, 75’), Diogo Martins (Miguel Almeida, 59’), Telmo Coimbra e Flávio Gonçalves (Sérgio Matos, 78).
No encontro da Youth Legue frente ao Lille, Eduardo Felicíssimo salvou um ponto no tempo de compensação e fez o 2-2:
Dirigente do emblema verde e branco aponta ao futuro do Clube de Alvalade
|
0Em declarações à Sporting TV, Tomaz Morais ,o diretor do futebol de formação dos verdes e brancos, não tem qualquer duvide de que o principal objetivo da Academia Cristiano Ronaldo é assegurar e garantir o maior número de jogadores possível à primeira equipa.
“O que o Sporting nos pede é colocar os jogadores na equipa principal e estamos conscientes que fazemos um bom trabalho. Queremos um modelo em que a equipa sénior ganhe como já venceu dois campeonatos neste curto espaço de tempo, uma coisa que o Sporting não fazia”, começou por dizer o dirigente, ao meio de comunicação oficial dos leões, momentos antes de minimizar os títulos conquistados no futebol jovem.
“O que é que estes campeonatos nos vão dar mais tarde? Será que nestas provas os jogadores terão de superarem-se e desenvolverem-se? Esses jogadores têm dois ou três jogos equilibrados por ano, e depois os outros encontros ganham à vontade... nem precisam de ir buscar as suas competências máximas”, analisou Tomaz Morais.
“Como é que eu mostro a um jogador que tem de desenvolver a sua capacidade física e na sua capacidade atlética se joga num escalão em que domina? Ele tecnicamente é mais rápido, mais forte, mais evoluído? Nós podíamos fazê-lo pois temos gerações fantásticas que são fortíssimas, mas estas gerações têm crescido pois jogam em escalões acima”, prosseguiu.
Para terminar, o responsável garantiu que o Sporting pode jogar sempre para ganhar, aproveitando para lembrar a participação na Youth League. “Colocámos os melhores jogadores a disputar a Youth League com adversários da mesma idade, e o Sporting só foi eliminado nas meia-finais há dois anos sem perder um jogo... Aí apostámos para competir e ganhar, e ficámos muito tristes por não teremos conquistado a Youth League pois tínhamos capacidade para isso, mas o futebol é assim. Durante o jogo tivemos capacidades para marcar, mas não concretizámos e perdemos nos penáltis", lamentou.