
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A três jornadas do fim da Liga Portugal, o Sporting continua vivo na luta pelo bicampeonato. Com 75 pontos, os leões dividem a liderança com o Benfica, mas ocupam o primeiro lugar da tabela graças ao triunfo por 1-0 no dérbi da primeira volta, em Alvalade. Uma vantagem importante, que poderá ser fundamental num eventual cenário de igualdade pontual no final da temporada.
A equipa de Rui Borges está concentrada em conquistar os nove pontos em disputa, mas os adeptos já fazem contas e olham com atenção para os critérios de desempate. O regulamento da Liga é claro: se Sporting e Benfica terminarem com os mesmos pontos, o primeiro critério é o confronto direto. E aqui, os leões estão por cima. O segundo duelo entre as equipas está marcado para dia 10 de maio, no Estádio da Luz. Se o Benfica vencer pela mesma diferença mínima (1-0), esse critério anula-se e entra em cena a diferença de golos no campeonato.
Atualmente, o Sporting apresenta um registo sólido tanto ofensiva como defensivamente, o que lhe dá vantagem também na diferença de golos. Mas, como se sabe, o futebol é imprevisível, e todos os detalhes contam. É por isso que cada jogo até ao fim será encarado como uma final, com o objetivo claro de garantir vitórias convincentes e manter a liderança intacta.
Em caso de persistência de empate após os critérios principais, o regulamento prevê um cenário inédito, a realização de um jogo de desempate em campo neutro, com prolongamento e, se necessário, grandes penalidades. Um desfecho que ninguém deseja, mas que também não assusta o Sporting.
O sonho do bicampeonato está ao alcance. Os leões dependem de si e da força dos seus adeptos, que têm sido incansáveis. Com o Estádio de Alvalade com lotação esgotada para o próximo encontro com o Gil Vicente, o Sporting já se encontra em preparações e com decisões já tomadas no onze inicial da 31.ª jornada do campeonato.
Central às ordens de Rui Borges está a ser observado de perto por emblema da Premier League que tempo, no entanto, algumas alternativas
|
Ousmane Diomande é uma das opções prioritárias que o Newcastle está a considerar para reforçar o setor defensivo na próxima temporada. A revelação foi feita pelo portal britânico GiveMeSport, que destaca o jogador do Sporting como um dos três alvos identificados pelos magpies para o mercado de verão de 2025, atenção que preocupa, naturalmente, o Sporting.
A estrutura diretiva do Newcastle continua determinada em contratar um central de topo para 2025/26, sendo que Van Hecke poderá surgir como uma solução mais acessível, em contraste com Diomande, cuja cláusula de rescisão está fixada nos 80 milhões de euros. O jogador está vinculado ao Sporting até junho de 2027 e a SAD leonina não demonstra intenção de facilitar uma saída abaixo dos valores estipulados.
Além de Diomande, o clube inglês está de olho em Jan Paul van Hecke, do Brighton, e Malick Thiaw, do AC Milan. Tratam-se de alternativas avaliadas pelo treinador Eddie Howe depois do clube ter falhado, no verão passado, a contratação de Marc Guéhi, do Crystal Palace.
Contratado pelo Sporting em janeiro de 2023 por 7,5 milhões de euros ao Midtjylland, Diomande deu nas vistas quando esteve cedido ao Mafra, na primeira metade da época 2022/23. Foi aí que o departamento de scouting dos leões identificou o seu potencial e o levou para Alvalade, onde rapidamente se impôs como titular. O central verde e branco até foi destacado, recentemente, por Kikas, que considerou que este foi o defesa mais difícil que já enfrentou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 44 partidas: 29 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.592 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
Treinador português do Manchester United já definiu um alvo que poderá custar-lhe absolutamente nada, isto caso vença a corrida a outros gigantes
|
Com o aproximar do mercado de transferências de verão, o nome de Jonathan Tah começa a ganhar protagonismo entre os bastidores do futebol europeu. O defesa-central alemão já informou o Bayer Leverkusen de que não pretende prolongar o seu vínculo contratual e quem está bem atento a esta situação é... Ruben Amorim.
De acordo com informações avançadas pela estação britânica Sky Sports, o Manchester United - clube que esta quinta-feira entra em campo diante do Athletic Bilbao, para a Liga Europa - é o mais recente interessado na contratação do internacional germânico, de 29 anos, negócio que também interessa ao treinador ex-Sporting, dado que está focado em adaptar o plantel ao seu gosto já para a próxima temporada.
Apesar do forte interesse do Manchester United, a tarefa de garantir os serviços de Jonathan Tah está longe de ser simples. O defesa está na mira de várias potências europeias, entre elas o Bayern Munique e os colossos espanhóis Barcelona e Real Madrid. Os merengues, aliás, parecem partir em vantagem na corrida e a possível chegada de Xabi Alonso, timoneiro do Leverkusen, ao comando técnico do Real Madrid, sucedendo a Carlo Ancelotti, poderá ser determinante.
Esta temporada, Tah já conta com três golos e uma assistência em 46 jogos realizados, num total de 4.129 em campo, números que expressam facilmente a sua importância neste plantel que, vale notar, se encontra a segunda posição da Bundesliga, a oito pontos do líder Bayern Munique.
Avaliado em 30 milhões de euros, o defesa alemão conta também com 35 internacionalizações pela seleção bávara, encontrando-se a viver a sua 10.ª temporada no Leverkusen, para onde se mudou em 2015, proveniente do Hamburger SV, clube que o formou.
Jornalista crê que Clube de Alvalade está em desvantagem perante as águias e até recorda o caso recente de João Palhinha, quando este ainda vestia a Listada
|
Ainda recentemente, Hugo do Carmo fez notar que não acredita que o Sporting será campeão nacional, opinião que é agora reforçada pela ideia de que, no dérbi de 10 de maio, os leões entrarão "já a perder". Foi isso mesmo que o especialista escreveu no 'Livre sem barreira', espaço de opinião semanal que tem no jornal Record.
Hugo do Carmo: "Na minha opinião, os leões já começam o dérbi a perder, isto apesar de liderarem a Liga"
"Falta mais de uma semana para o dérbi da Luz, onde provavelmente vai decidir-se o campeonato, e há até ainda uma jornada pelo meio, mas todas as contas já apontam para o Benfica - Sporting de 10 de maio. E na minha opinião os leões já o começam a perder, isto apesar de liderarem a Liga", começou por escrever Hugo do Carmo, antes de prosseguir.
"Parece paradoxal, até porque o Sporting tem a vantagem de ter o ganho o dérbi da primeira volta, o que lhe dá, diria, meio ponto de avanço, já que o primeiro critério de desempate é o confronto direto e dada a vitória no jogo de Alvalade é o Benfica que está obrigado a vencer de forma a ultrapassar o rival. Mas dizia que os leões já partem atrás dada a falta de planeamento na gestão dos cartões amarelos. Mais: considero que o Benfica está a vencer o dérbi por 3-1", acrescentou, pintando ainda mais de negro o cenário para o emblema verde e branco.
Hugo do Carmo, neste mesmo texto, falou ainda sobre o facto de Morten Hjulmand correr o risco de ser castigado para o dérbi e recordou, para isso, o caso de João Palhinha: "Em vésperas de defrontar o… Benfica, o médio foi punido com um jogo de suspensão, mas apresentou uma providência cautelar que acabou deferida pelo Tribunal, o que lhe permitiu jogar o dérbi; curiosamente, saído do banco na última meia hora".
"Há também a possibilidade de Hjulmand ver mais um cartão amarelo no dérbi, o que seria o nono no campeonato - na primeira sequência de amarelos, o castigo é aplicado ao 5.º e na segunda ao 4.º -, o que o afastaria da última jornada, a receção ao V. Guimarães, que pode ser decisiva. Situação que vale, obviamente, para Matheus Reis. Já o Benfica tem Carreras, Florentino e Di María prontinhos para o dérbi e para a deslocação a… Braga. Trabalhos de casa bem feitos na Luz", concluiu Hugo do Carmo.