
Futebol
Revelada acusação de Boaventura contra Matheus Reis! Todos os detalhes do ataque ao Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A goleada sofrida pelo Sporting de Rúben Amorim no terreno do Marselha (4-1) é o mais recente capítulo de uma história que já conta com quatro edições. Este livro teve o seu início a 1 de outubro de 2020, em Alvalade, e, para já, terminou ontem (4 de outubro de 2022), no Vélodrome.
Sporting 1 – 4 LASK Linz
Esta goleada terá sido, provavelmente, a mais pesada. Não pelos números, mas pelo adversário e pelo significado que teve. Em partida a contar para o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, os leões de Amorim sofreram uma humilhação na própria casa, acabando derrotados, por 4-1, e fora da fase de grupos.
Tiago Tomás (41’) marcou para a turma de Alvalade, enquanto Trauner (14’), Raguz (58’), Michorl (65’) e Gruber (68’) fizeram os golos dos austríacos.
Sporting 1 – 5 Ajax
Era a estreia do Sporting de Amorim na Liga dos Campeões, mas as coisas acabaram por não correr bem. Num jogo algo estranho e em que os leões foram ingénuos, a equipa – com destaque negativo para Rúben Vinagre – teve uma noite para esquecer.
Paulinho (33’) fez o golo dos verdes e brancos. Haller (2’, 9’, 51’ e 63’) e Berghuis (39’) apontaram os tentos do Ajax.
Sporting 0 – 5 Manchester City
Rúben Amorim tinha conseguido levar o Sporting, apenas pela segunda vez na história, aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e tinha pela frente o todo poderoso Manchester City. É caso para dizer que o leão ainda não estava habituado àquelas andanças e o conjunto de Guardiola cilindrou os comandados de Amorim. No final, os Sportinguistas deram um verdadeiro espetáculo nas bancadas, demonstrando o seu apoio à equipa.
Bernardo Silva (17’ e 44’), Mahrez (9’), Foden (32’) e Sterling (58’) fizeram os golos do Manchester City.
Marselha 4 – 1 Sporting
Curiosamente, esta foi a primeira goleada europeia de Amorim sofrida fora de portas e isso não será coincidência. Numa partida em que os leões entraram melhor e em que Pedro Gonçalves até podia ter feito o 2-0 nos primeiros minutos, a expulsão de Adán deitou tudo por terra.
Trincão (1’) fez o tento verde e branco; Alexis Sánchez (13’), Harit (16’), Balerdi (28’) e Mbemba (84’) apontaram os golos dos franceses.
Avançado internacional sueco supera forte concorrência e destaca-se como o melhor da Europa num dado muito significativo
|
Viktor Gyokeres realizou mais uma grande temporada ao serviço do Sporting, com 54 golos marcados em 52 jogos. Este registo coloca o goleador internacional sueco como o avançado do futebol europeu que apresenta uma melhor relação preço-qualidade, tendo em conta o ordenado que aufere no Clube de Alvalade.
Os dados são apresentados pela Sportingpedia, uma plataforma que se dedica à análise estatística sobre futebol. De acordo com o estudo, cada golo de Gyokeres, em 2024/25, custou ao Sporting menos de 100 mil euros, o valor mais baixo do futebol europeu. A par do “camisola 9”, no topo do ranking, surge Mika Biereth, que a meio da temporada trocou os austríacos do Sturm Graz pelo Mónaco.
Vale sublinhar que a análise incidiu apenas nos jogadores que terminaram no top-10 da classificação da Bota de Ouro – Gyokeres ficou no segundo lugar. De resto, cada remate certeiro de Kylian Mbappé, Robert Lewandowski, Harry Kane ou Erling Haaland, na presente temporada, custou aos respetivos clubes mais de 1 milhão de euros.
Recorde-se que Gyokeres continua com o futuro indefinido. O avançado de 26 anos é pretendido por vários tubarões europeus, aos quais se juntaram, nos últimos dias, Chelsea e Juventus. Ainda assim, o Sporting não desiste de tentar manter o internacional sueco em Alvalade, planeando oferecer-lhe um aumento salarial significativo. Gyokeres tem contrato com os leões válido até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Em 2024/25, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 52 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Trio de jogadores que fazem parte dos quadros verdes e brancos podem vencer, no final da presente temporada, o galardão muito importante
|
Geovany Quenda, Conrad Harder e Dário Essugo, trio de jovens jogadores do Sporting, estão nomeados para o Golden Boy, o prémio de referência no futebol mundial que todos os anos elege o melhor jovem jogador do mundo.
O conceituado galardão é entregue jornal italiano 'Tuttosport'. A lista inicial de 100 nomeados foi revelada ao público na última quarta feira, dia 28 de maio, e ficou-se a saber da possibilidade do trio do Sporting vencer a corrida. Relembrar que Harder e Quenda vão ser rivais este verão.
Relembrar que o troféu, destinado ao melhor jogador sub-21 do mundo, foi conquistado, na edição anterior, por Lamine Yamal. O extremo do Barcelona tem idade para concorrer outra vez ao prémio, no entanto está impedido de o fazer, uma vez que as regras impedem que o mesmo jogador ganhe a competição por duas vezes.
Sendo assim, o campo fica aberto para os restantes concorrentes. No que toca à presença "portuguesa", a Liga Portugal Betclic tem quatro nomes nos nomeados, sendo que dois deles são do Sporting. O Porto (Mora) e o Braga (Roger), também têm um jogador cada um. O Sporting tem ainda Dário Essugo na corrida, que este ano esteve emprestado ao Las Palmas, equipa espanhola.
No que toca às restantes ligas, Inglaterra e França são as que colocam mais jogadores nos 100 nomeados, com 14 nomes cada. A Alemanha tem 11 nomeados, Espanha, Países Baixos e Bélgica surgem com oito, e Itália tem os mesmos cinco que Portugal.
Confira a programação televisiva desta quinta-feira, com destaque para o duelo entre lusos e transalpinos, nas meias-finais da competição
|
O Futebol na TV desta quinta-feira, 29 de maio, tem como prato forte o Portugal – Itália, das meias-finais do Campeonato da Europa de sub-17. O jogo tem início marcado para as 19h30 e terá transmissão no Canal 11, num dia que pode ser histórico para as cores lusas na competição. Confira a programação semanal.
Na outra meia-final da prova, França e Bélgica medem forças. A partida começará antes do Portugal – Itália, às 17h00, e também terá transmissão no Canal 11. Os franceses chegam a esta fase da competição depois de terminarem no primeiro lugar do grupo A, com sete pontos, precisamente os mesmos que Portugal.
Nota ainda para o Portugal – Noruega agendado para as 11h00 e que diz respeito ao Torneio de Desenvolvimento da UEFA. A partida terá transmissão no Canal 11. Stade de Reims e Metz (19h30, Sport TV 1) é outro dos destaques do dia, isto para lá dos encontros relativos à Taça Libertadores e à Taça Sul Americana.
Confira o Futebol na TV desta quinta-feira, 29 de maio: