Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A goleada sofrida pelo Sporting de Rúben Amorim no terreno do Marselha (4-1) é o mais recente capítulo de uma história que já conta com quatro edições. Este livro teve o seu início a 1 de outubro de 2020, em Alvalade, e, para já, terminou ontem (4 de outubro de 2022), no Vélodrome.
Sporting 1 – 4 LASK Linz
Esta goleada terá sido, provavelmente, a mais pesada. Não pelos números, mas pelo adversário e pelo significado que teve. Em partida a contar para o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, os leões de Amorim sofreram uma humilhação na própria casa, acabando derrotados, por 4-1, e fora da fase de grupos.
Tiago Tomás (41’) marcou para a turma de Alvalade, enquanto Trauner (14’), Raguz (58’), Michorl (65’) e Gruber (68’) fizeram os golos dos austríacos.
Sporting 1 – 5 Ajax
Era a estreia do Sporting de Amorim na Liga dos Campeões, mas as coisas acabaram por não correr bem. Num jogo algo estranho e em que os leões foram ingénuos, a equipa – com destaque negativo para Rúben Vinagre – teve uma noite para esquecer.
Paulinho (33’) fez o golo dos verdes e brancos. Haller (2’, 9’, 51’ e 63’) e Berghuis (39’) apontaram os tentos do Ajax.
Sporting 0 – 5 Manchester City
Rúben Amorim tinha conseguido levar o Sporting, apenas pela segunda vez na história, aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e tinha pela frente o todo poderoso Manchester City. É caso para dizer que o leão ainda não estava habituado àquelas andanças e o conjunto de Guardiola cilindrou os comandados de Amorim. No final, os Sportinguistas deram um verdadeiro espetáculo nas bancadas, demonstrando o seu apoio à equipa.
Bernardo Silva (17’ e 44’), Mahrez (9’), Foden (32’) e Sterling (58’) fizeram os golos do Manchester City.
Marselha 4 – 1 Sporting
Curiosamente, esta foi a primeira goleada europeia de Amorim sofrida fora de portas e isso não será coincidência. Numa partida em que os leões entraram melhor e em que Pedro Gonçalves até podia ter feito o 2-0 nos primeiros minutos, a expulsão de Adán deitou tudo por terra.
Trincão (1’) fez o tento verde e branco; Alexis Sánchez (13’), Harit (16’), Balerdi (28’) e Mbemba (84’) apontaram os golos dos franceses.
Apesar do jogo difícil frente aos açorianos, a presença de um jogador nas bancadas não passou despercebida aos adeptos
|
0Na vitória sofrida do Sporting frente ao Santa Clara, por 2-1, num jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, Sebastián Coates foi um dos grandes destaques fora do relvado. O antigo capitão do Sporting marcou presença nas bancadas, algo que não passou despercebido pelos adeptos leoninos.
Sebastián Coates esteve ao serviço do Sporting durante oito anos, entre janeiro de 2016 e julho de 2024, altura em que regressou ao Nacional, o clube uruguaio onde se formou. Apesar da mudança, o antigo capitão leonino mantém uma forte ligação a Portugal e ao Clube de Alvalade. Atualmente de férias em Lisboa, o defesa fez questão de assistir ao jogo no Estádio José Alvalade, tal como já tinha feito anteriormente na partida frente ao Boavista, mostrando sempre apoio aos seus antigos companheiros de equipa.
De recordar que Coates representou o Sporting durante várias temporadas e chegou a preparar-se para integrar o plantel na época 2024/25. O central participou nos trabalhos regulares de pré-época na Academia, mas acabou por não permanecer no clube devido a um problema familiar que o obrigou a regressar ao Uruguai.
Com a camisola do Sporting, Coates realizou um total impressionante de 369 jogos, nos quais marcou 37 golos e fez 10 assistências. O defesa-central conquistou oito títulos durante a sua passagem pelo clube: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22).
Avaliado em 2 milhões de euros, Sebastián Coates é o jogador estrangeiro com mais jogos disputados pelo Sporting, um feito notável que reforça o seu legado no Clube de Alvalade. O uruguaio está à frente de nomes como Anderson Polga e Liedson.
Antigo presidente do Grupo Stromp não poupou as críticas aos grupos organizados afetos aos leões no seu mais recente texto de opinião
|
0Carlos Barbosa da Cruz dedicou o seu mais recente texto de opinião no jornal Record, com o título 'Piroasnos II', para abordar o castigo da UEFA ao Sporting, que culminou na bancada visitante fechada na partida frente ao Leipzig, na Alemanha. O antigo presidente do Grupo Stromp não poupou as críticas aos adeptos do Clube de Alvalade.
"Vamos jogar a Leipzig sem apoiantes e receber o Bolonha em Alvalade com a bancada sul fechada, sem falar nos 300 mil euros de multas acumuladas. Tudo isto, imagine-se, por causa de atos praticados por gente que se diz Sportinguista", começou por escrever.
"Não tenho palavras para exprimir a minha revolta e indignação contra quem despreza coisas tão sérias como o esforço desportivo e coletivo de toda uma equipa, a reputação internacional do clube e as expectativas de milhões de adeptos espalhados pelo mundo", voltou a vincar.
De seguida, Barbosa da Cruz mostra não entender a utilização de engenhos pirotécnicos e de "tentar perceber as motivações que se escondem por detrás desta cultura das tochas e petardos, que é transversal às claques em Portugal. Poder, política, nihilismo, provas de vida, nostalgias, porventura de tudo um pouco, mas seguramente não amor clubista".
"Não nos iludamos, o futebol em Portugal só progredirá como espetáculo, quando acabar a pirotecnia, tão simples quanto isso", opina, antes de fazer um apelo àqueles que considera serem os "verdadeiros adeptos do Sporting" que irão "marcar presença, apoiar sem reservas, varrer o lixo dos outros e colar os cacos. Já o fizemos antes e já provamos ser capazes", concluiu.
Claque afeta aos verdes e brancos deixou uma mensagem nas suas redes sociais após o encontro com o Santa Clara, para a Taça de Portugal
|
0Depois da vitória, por 2-1, do Sporting perante o Santa Clara, já no prolongamento, a Juventude Leonina deixou uma mensagem destinada à equipa. Com os leões a garantirem a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal num jogo de nervos, a claque afeta leonina pediu mais exigência.
"Hoje foi dado mais um passo rumo ao Jamor, valeu por isso, pela vitória suada", começa por escrever o grupo organizado de adeptos dos verdes e brancos nas suas redes sociais, antes de dar uma 'achega' ao plantel do Clube de Alvalade.
"Mas exigimos mais, queremos mais, merecemos mais. Nós vamos estar como sempre aqui, para puxar por vós, vamos continuar a fazer o nosso trabalho! Seguimos juntos, lado a lado", pode ler-se, na mais recente publicação da conta de Instagram da Juventude Leonina.
Com esta vitória – a 19.ª em 25 encontros na presente temporada –, os agora comandados por João Pereira passam à próxima fase da prova rainha do futebol português e continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde a temporada 2018/19.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Confira a publicação: