Modalidades
Belga do Sporting antevê Clássico: "Porto esta época não está a sair-se tão bem"
06 Fev 2026 | 17:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
08 Mai 2025 | 15:51 |
O Sporting sagrou-se campeão nacional de voleibol pela sétima vez na sua história, na noite desta quarta-feira, ao vencer o Benfica por 3-1 no decisivo quinto jogo da final dos play-offs. O triunfo, conquistado fora de casa, coroou uma impressionante reviravolta leonina após estar a perder por 0-2 na série. A festa foi verde e branca na Luz, onde jogadores, treinador e adeptos viveram uma noite mágica.
João Coelho, treinador da equipa campeã, destacou o papel fundamental dos adeptos e do apoio interno recebido durante toda a época: “Um agradecimento especial a todas as famílias destes atletas e do meu staff. Foram incansáveis no apoio nos bons e maus momentos. [...] Este ano, quando a final estava 0-2, aconteceu o mesmo num treino. Há palavras sentidas que vêm na altura certa e que permitiram à equipa e aos jogadores libertarem-se da pressão e do momento para jogarem nos limites, como aconteceu hoje.” Para o técnico, esta conquista representa mais do que um título: “É uma conquista que vai permitir olhar para outros horizontes do futuro do Clube e da modalidade.”
Tiago Pereira, capitão de equipa, falou com emoção sobre a concretização de um sonho de infância: “Levantar este troféu era um sonho que eu tinha. Comecei a jogar voleibol aos sete anos e era muito difícil imaginar-me a jogar no Sporting. Trabalhei muito, nunca desisti e hoje posso celebrar um campeonato nacional sendo capitão desta equipa.”
Kelton Tavares também deixou claro o orgulho coletivo da equipa após o épico desfecho: “Sabíamos que ainda tínhamos luta para dar, que ainda não tinha acabado. Ao virmos aqui outra vez, era para sermos Campeões e foi o que aconteceu.” E recordou a injustiça de estarem a perder: “Estar a perder 0-2 era injusto para nós devido ao voleibol que tínhamos demonstrado.”
A exibição memorável foi construída em união, como apontou Vinícius Lersch: “Estivemos atrás em vários momentos e tivemos paciência, garra e união. Estou muito feliz.” Já Gonçalo Sousa sublinhou o equilíbrio emocional como fator decisivo: “Mantivemos sempre as emoções onde elas deviam estar, mesmo a perder, e o resultado foi este.”
Com esta vitória, o Sporting não só garantiu o título como também quebrou um tabu difícil de ultrapassar: vencer três vezes seguidas o rival direto, em ambiente hostil, e virar uma final de 0-2. Uma página dourada na história do voleibol leonino acaba de ser escrita.
Equipa verde e branca não deu hipóteses ao adversário e venceu a partida válida para a 15.ª jornada do Campeonato Nacional
08 Fev 2026 | 16:27 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o CD Póvoa, por 8-1, este domingo, dia 8 de fevereiro, em jogo a contar para a 15.ª jornada da fase regular. Depois de uma grande vitória na Liga dos Campeões da modalidade, os leões confirmaram o bom momento e golearam o último classificado do campeonato.
A jogar no Pavilhão João Rocha, foi um jogo de sentido único do início ao fim. Alessandro Verona inaugurou o marcador logo aos cinco minutos e, desde aí, nada havia que pudesse parar os leões: Santiago Honório (10') aumentou a vantagem antes do italiano bisar de grande penalidade (21') e, ainda antes do intervalo, houve tempo para um grande golo de Nolito Rometo (22').
Na etapa complementar, a turma leonina continuou a dilatar o marcador e sem grande resposta por parte do CD Póvoa. Danilo Rampulla marcou primeiro (28') e Romero confirmou o seu segundo golo no encontro pouco depois, de penálti (31'). Ainda com o pé no acelerador, Santiago Honório repetiu o feito da primeira metade (32'). À passagem pelo minuto 39 chegou o hat-trick para Verona, mas a turma visitante ainda marcou o seu golo de honra antes de fechar as contas (50').
Com esta vitória - a 24.º em 32 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 38 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa. O Benfica é líder com 43. Já o Barcelos fecha o pódio, com 34, mas menos uma partida disputada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de fevereiro, frente ao CD Paço de Arcos. O encontro diante da turma liderada por Diogo Alves, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, jogar-se-á às 18h00, no reduto adversário.
Leões foram mais fortes e carimbaram um lugar na próxima fase da prova rainha, eliminando os dragões este sábado, dia 7 de fevereiro
07 Fev 2026 | 19:49 |
A equipa de andebol do Sporting derrotou o Porto por 40-35, este sábado, dia 7 de fevereiro. Em duelo válido para os oitavos de final da Taça de Portugal, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao rival no Clássico e segue em frente na prova rainha.
Num duelo disputado no Dragão Arena, a primeira parte traduziu-se em equilíbrio total entre ambas as equipas. Ao intervalo, o resultado era o perfeito espelho disso: 18 tentos certeiros para cada lado, com o Sporting a gerir o cansaço acumulado, uma vez que se encontra a jogar a segunda partida em menos de 48 horas.
Na segunda metade do encontro, os verdes e brancos aceleraram e ganharam vantagem perante o Porto, que se mostrou incapaz de voltar a aproximar-se. Fruto da boa exibição leonina, o Sporting garantiu uma vitória já mais dilatada perto do final.
No capítulo individual, destaque para Kiko Costa. Com 13 golos, o internacional português foi o melhor marcador do Sporting e da partida. Nota ainda para Martim Costa (8) e Salvador Salvador (4). Do lado do Porto, Antonio Martínez foi o melhor da equipa da casa (8).
Com esta vitória - a 26.ª em 32 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa carimbam presença na próxima fase da Taça de Portugal. Agora, o Sporting volta a virar atenções para o campeonato nacional, com a 18.ª jornada da competição a disputar-se na próxima quarta-feira, 11 de fevereiro, frente ao FC Gaia, pelas 20h30.
Leões e dragões mediram forças este sábado, dia 7 de fevereiro, em Clássico válido para a 14.ª jornada do campeonato nacional
07 Fev 2026 | 17:04 |
A equipa de basquetebol do Sporting foi derrotada pelo Porto por 82-76, este sábado, dia 7 de fevereiro, em jogo da 14.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões acabaram por ceder no Clássico.
No primeiro período, denotou-se bastante equilíbrio entre leões e dragões, resultando num empate ao cabo dos primeiros 10 minutos de jogo (21-21). No segundo parcial, a equipa visitante começou a apertar o Sporting, mas Luís Magalhães afinou agulhas e a igualdade no marcador voltou a registar-se ao intervalo (42-42).
No terceiro parcial, foi novamente o Porto quem entrou melhor. O Sporting chegou a estar em desvantagem por nove pontos, mas acabou por melhorar e entrou nos últimos minutos da partida com apenas quatro pontos a menos (62-58). Com tudo por decidir no último quarto, os leões ainda tentaram reagir, mas foram mesmo os dragões quem conseguiu levar a melhor (82-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Diogo Ventura. O internacional somou 18 pontos e cinco assistências. Já Brandon Johns Jr. contabilizou os 15 pontos, sete ressaltos e quatro assistências, números que não foram suficientes para que o Sporting pudesse triunfar, isto depois do triunfo diante do Benfica na ronda anterior.
Com esta derrota - a décima em 30 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 25 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, os leões disputam a sexta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup e vão receber o BK Prievidza, pelas 19h30.