
Modalidades
Atenção, Sporting! Frederico Varandas perto de garantir craque da seleção argentina
26 Ago 2025 | 10:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
08 Mai 2025 | 15:51 |
O Sporting sagrou-se campeão nacional de voleibol pela sétima vez na sua história, na noite desta quarta-feira, ao vencer o Benfica por 3-1 no decisivo quinto jogo da final dos play-offs. O triunfo, conquistado fora de casa, coroou uma impressionante reviravolta leonina após estar a perder por 0-2 na série. A festa foi verde e branca na Luz, onde jogadores, treinador e adeptos viveram uma noite mágica.
João Coelho, treinador da equipa campeã, destacou o papel fundamental dos adeptos e do apoio interno recebido durante toda a época: “Um agradecimento especial a todas as famílias destes atletas e do meu staff. Foram incansáveis no apoio nos bons e maus momentos. [...] Este ano, quando a final estava 0-2, aconteceu o mesmo num treino. Há palavras sentidas que vêm na altura certa e que permitiram à equipa e aos jogadores libertarem-se da pressão e do momento para jogarem nos limites, como aconteceu hoje.” Para o técnico, esta conquista representa mais do que um título: “É uma conquista que vai permitir olhar para outros horizontes do futuro do Clube e da modalidade.”
Tiago Pereira, capitão de equipa, falou com emoção sobre a concretização de um sonho de infância: “Levantar este troféu era um sonho que eu tinha. Comecei a jogar voleibol aos sete anos e era muito difícil imaginar-me a jogar no Sporting. Trabalhei muito, nunca desisti e hoje posso celebrar um campeonato nacional sendo capitão desta equipa.”
Kelton Tavares também deixou claro o orgulho coletivo da equipa após o épico desfecho: “Sabíamos que ainda tínhamos luta para dar, que ainda não tinha acabado. Ao virmos aqui outra vez, era para sermos Campeões e foi o que aconteceu.” E recordou a injustiça de estarem a perder: “Estar a perder 0-2 era injusto para nós devido ao voleibol que tínhamos demonstrado.”
A exibição memorável foi construída em união, como apontou Vinícius Lersch: “Estivemos atrás em vários momentos e tivemos paciência, garra e união. Estou muito feliz.” Já Gonçalo Sousa sublinhou o equilíbrio emocional como fator decisivo: “Mantivemos sempre as emoções onde elas deviam estar, mesmo a perder, e o resultado foi este.”
Com esta vitória, o Sporting não só garantiu o título como também quebrou um tabu difícil de ultrapassar: vencer três vezes seguidas o rival direto, em ambiente hostil, e virar uma final de 0-2. Uma página dourada na história do voleibol leonino acaba de ser escrita.
Em comunicado, Clube de Alvalade anunciou a contratação de atleta que promete ser muito importante no ataque à revalidação do título
29 Ago 2025 | 07:05 |
É oficial: Marx Aru é reforço do voleibol masculino do Sporting, isto depois da apresentação de um histórico nome da modalidade. Em comunicado publicado no site na passada quinta-feira, o Clube de Alvalade, liderado por Frederico Varandas, anunciou a contratação do central internacional pela Estónia, que chega oriundo de França, mais precisamente do Tourcoing-Lille Métropole Volley-Ball.
Nas primeiras declarações enquanto reforço do voleibol Sporting, Marx Aru não escondeu a felicidade com esta nova etapa da sua carreira: “É muito bom chegar ao Sporting. Ouvi coisas muito boas sobre o Clube, especialmente que é muito profissional e já comprovei que assim é. Estou muito feliz”.
O central internacional pela Estónia explicou quais os aspetos em que pode ajudar a equipa do Sporting, comandada por João Coelho, e falou sobre os colegas: “Espero trazer bons pontos e uma boa energia para manter a equipa no caminho certo. Já contactei com eles, a equipa é muito simpática e acolhedora”.
“Sei que são muito apaixonados e espero vê-los por aqui. Espero que consigamos ganhar o máximo de títulos possível”, finalizou Marx Aru, deixando uma mensagem aos adeptos do Sporting e prometendo que deixará tudo em campo para ajudar os verdes e brancos a triunfar na época 2025/26.
O primeiro encontro oficial da temporada para o voleibol do Sporting será a Supertaça, diante do Benfica. Os leões venceram o Campeonato Nacional na última temporada, enquanto as águias triunfaram na Taça de Portugal. O dérbi eterno da primeira competição oficial da época ainda não tem data agendada.
Com atletas leoninos, os Linces entraram como pé direito na competição e conquistaram o seu primeiro triunfo na prova em 18 anos
27 Ago 2025 | 17:52 |
Portugal entrou com o pé direito no Eurobasket 2025 ao vencer a Chéquia por 62-50. Apesar de contar com a presença de Diogo Ventura e Francisco Amarante, a maior figura do encontro acabou por ser mesmo Neemias Queta. A impressionante prestação do poste dos Boston Celtics ajudou a confirmar o primeiro triunfo dos linces nesta competição em 18 anos.
Apesar de uma diferença de 12 pontos no resultado final, a partida foi marcada pelo equilíbrio no marcador. Apesar de várias tentativas lusitanas em descolar no marcador, a formação do centro da Europa conseguia sempre acompanhar os pupilos de Mário Gomes, muito por culpa de Vit Krejci. O base dos Atlanta Hawks somou 10 pontos, quatro ressaltos e três assistências.
Indiscutivelmente, Neemias Queta foi o homem do jogo. O poste de 2,11m dos Boston Celtics registou um duplo duplo com 18 pontos e 15 ressaltos. Contou também com a ajuda de Rafael Lisboa com 15 pontos, dois ressaltos e duas assistências e o ex-Sporting Travante Williams com 10 pontos, cinco ressaltos e uma assistência.
Nesta partida, Diogo Ventura foi opção no cinco inicial de Mário Gomes. O capitão do Sporting - que já foi perfilado pelo nosso Jornal - somou 18 minutos de utilização, onde apontou dois pontos, um ressalto e uma assistência. O reforço leonino Francisco Amarante teve uma participação, sem qualquer estatística na partida.
A Seleção Nacional de basquetebol regressa à quadra na próxima sexta-feira, onde terá a difícil missão de enfrentar a equipa da Sérvia, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024 e liderados pelo três vezes MVP da NBA, Nikola Jokic. O jogo está marcado para as 19h00.
Jogador que marcou uma geração na equipa verde e branca já tinha anunciado o fim da ligação ao Clube de Alvalade. Fica, agora, a conhecer-se o próximo destino
26 Ago 2025 | 16:50 |
Pedro Portela vai reforçar o Águas Santas, rival do Sporting no campeonato nacional de andebol. O jogador, que tem estatuto de lenda no Clube de Alvalade, vai prosseguir a sua carreira a jogar em Portugal, e ruma a um dos emblemas históricos da modalidade em solo luso.
O adeus de Pedro Portela do Sporting já tinha anunciado, tal como o Leonino tinha avançado em Exclusivo. O ponta viu o seu vínculo com a equipa verde e branca terminar no final da última temporada, que também culminou com a conquista da Liga Portuguesa e da Taça de Portugal.
No entanto, a notícia, que está a ser avançada pelo jornal Record, tem um fator surpreendente, isto porque tudo parecia indicar que Pedro Portela iria rumar à Bundesliga, para se juntar ao emblema alemão do Wetzlar. Esta informação parece, assim, desmentida pela imprensa nacional.
Pedro Portela vai continuar, desta forma, uma carreira lendária no campeonato português. O ponta deu os primeiros passos no andebol no Sporting, onde jogou os primeiros oito anos da sua carreira profissional, antes de rumar a França, para reforçar o Tremblay, onde esteve três anos. Mudou-se, depois, para o Nantes - alinhou pela equipa da Bretanha por duas temporadas. Após essa aventura no estrangeiro, voltou a casa, e representou os leões por mais duas épocas.
Ao longo da sua carreira de leão ao peito, disputou 506 jogos, e apontou 1945 golos. Conquistou quatro campeonatos nacionais de andebol, cinco Taças de Portugal e três Supertaças, a caminho de um percurso lendário ao serviço do Sporting.