Futebol
Mesmo com golaço, Sporting volta a perder e já vai com seis derrotas consecutivas
26 Jan 2026 | 19:17
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Nov 2024 | 12:54 |
A equipa de futebol feminino do Sporting venceu, o Valadares Gaia, por 1-0, em jogo a contar para a sétima jornada da Liga BPI. Micael Sequeira, antigo técnico-adjunto de Rúben Amorim no Braga, somou a segunda vitória no comando técnico das leoas.
Em duelo disputado no Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, em Gaia, Rita Fontemanha abriu o marcador, aos 22 minutos do encontro. Aquando do apito do árbitro para as equipas recolherem aos balneários, as verdes e brancas já se encontravam na frente do placard.
Na etapa complementar, as leoas continuaram a controlar a partida, sendo que a equipa adversária foi fechando os caminhos da baliza. Apesar das várias tentativas, o Clube de Alvalade não conseguiu voltar a faturar e acabou por vencer pela margem mínima.
Com esta vitória – a décima em 13 jogos na presente temporada –, as agora comandadas por Micael Sequeira estão na terceira posição da Liga BPI com 18 pontos e perseguem os lugares cimeiros. Braga (19) e Benfica (21) completam o pódio.
As verdes e brancas voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 16 de novembro, frente ao Clube Albergaria, no Estádio Aurélio Pereira. O encontro diante da formação aveirense - a contar para a nona jornada do Campeonato Nacional - está marcado para as 11h00, na Academia Cristiano Ronaldo.
Turma orientada por Rui Borges disputa, na próxima quarta-feira, 28 de janeiro, a oitava e última jornada desta fase da prova milionária
27 Jan 2026 | 09:17 |
Em semana europeia, o Sporting vira atenções para a deslocação ao terreno do Athletic Bilbao, marcada para quarta-feira, às 20h00, num encontro em que os leões vão tentar assegurar o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Atualmente no 10.º lugar, com 13 pontos, a equipa de Rui Borges procura fechar a fase de liga no top-8, um objetivo que o treinador tem sublinhado internamente, também com impacto direto na pontuação do clube no ranking da UEFA.
Ao longo da campanha de 2025/26 na prova milionária, o Sporting soma quatro vitórias, um empate e duas derrotas, percurso que lhe permitiu ganhar terreno no coeficiente europeu. E o efeito dessa caminhada já começa a projetar-se para lá da presente temporada, uma vez que existe, neste momento, a possibilidade de o emblema de Alvalade garantir acesso direto à fase de liga da Champions em 2026/27, mesmo que não conquiste o título nacional.
Em termos práticos, e ao contrário do que tem sido habitual, o segundo classificado da Liga portuguesa em 2025/26 pode vir a assegurar entrada direta na principal competição europeia de clubes. Em condições normais, essa posição obrigaria a disputar uma terceira pré-eliminatória e, depois, um playoff. Porém, o cenário pode alterar-se em função do ranking da UEFA.
Neste momento, com sete das oito jornadas das competições europeias já disputadas, o Sporting surge com 73.500 pontos no ranking de clubes, tendo ultrapassado Club Brugge (71.500), PSV Eindhoven (71.250) e Feyenoord (71.000), ficando apenas atrás do Benfica (87.750). Esta posição alimenta a esperança de uma via direta para a Champions, caso termine o campeonato no segundo lugar.
O mecanismo é o seguinte: se o vencedor da Liga Europa em 2025/26 acabar a época no respetivo campeonato nacional em zona de qualificação para a Liga dos Campeões, a vaga extra de acesso direto à fase de liga é atribuída ao clube melhor classificado no ranking da UEFA entre aqueles que, à partida, iriam disputar as pré-eliminatórias. Assim, por exemplo, se o Aston Villa, atualmente no terceiro lugar da Premier League, conquistar a segunda prova europeia e o Sporting terminar em segundo em Portugal mantendo esta posição no ranking, os leões poderiam entrar diretamente na fase de liga da Champions da época seguinte.
Em suma, se o vencedor da Liga Europa pertencer a um dos principais campeonatos europeus e fechar a época em lugar de acesso à Champions, a vaga direta passa para o clube mais bem classificado no ranking entre os restantes. É esse cenário que mantém o Sporting atento, mesmo estando atualmente na posição de vice-líder da Liga Portuga Betclic, embora tudo dependa ainda de múltiplos fatores e da forma como evoluir a segunda metade da época no futebol europeu.
Confira a publicação:
Jogador deverá deixar o Clube de Alvalade neste mercado de transferências, mas ainda não é certo qual será o próximo passo na sua carreira
27 Jan 2026 | 09:00 |
José Silva deverá deixar o Sporting neste mercado de inverno, por empréstimo, e nesta altura há dois cenários mais consistentes em cima da mesa: um para continuar a ganhar minutos na Liga portuguesa, outro para dar o primeiro passo fora do país.
A hipótese interna passa pelo Arouca. O lateral-direito teria, assim, a oportunidade de somar experiência no principal escalão - conta apenas com um jogo na elite, ao serviço dos leões -, entrando na disputa por um lugar habitualmente ocupado pelo capitão Tiago Esgaio.
A alternativa surge da Bélgica, mais concretamente do Eupen, emblema do segundo escalão orientado pelo português Bruno Pinheiro, que já neste mercado garantiu a contratação de Kikas, proveniente do Estrela da Amadora. A proposta do clube belga prevê o pagamento de 300 mil euros pela cedência até ao final da temporada, incluindo ainda uma opção de compra de 80% do passe por 1,7 milhões de euros.
Formado no Fontainhas e com passagem pelo Estoril, José Silva chegou a Alvalade aos 14 anos e, aos 20, é uma das peças-base da equipa B, mas pede um novo desafio nesta fase da sua evolução, revela o jornal A Bola. Esta temporada, o lateral soma 17 jogos, dois golos e três assistências na Liga 2.
Pela formação principal, José Silva tem apenas uma utilização: foi lançado por Rui Borges aos 78 minutos no encontro frente ao Estoril, da 24.ª jornada da época passada, disputado a 3 de março de 2025. Um jogo que lhe vale, desde já, o estatuto de campeão nacional.
Internacional moçambicano é visto como um dos ativos mais preciosos às ordens de Rui Borges, que quer 'agarrar' o jogador a Alvalade
27 Jan 2026 | 03:00 |
O processo de extensão contratual de Geny Catamo com o Sporting está fechado. Segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, a oficialização do novo vínculo deverá ocorrer nos próximos dias. A SAD verde e branca segurou o extremo, garantindo a continuidade de um dos ativos mais valiosos e desequilibradores do atual plantel.
O internacional moçambicano já tinha recebido a proposta para prolongar a ligação antes de partir para a Taça das Nações Africanas. Agora, as negociações passaram das intenções à prática, selando o acordo que estende o compromisso atual. A vontade mútua permitiu acelerar o desfecho positivo deste dossiê considerado prioritário pela estrutura do futebol.
Os novos termos preveem uma duração até 2030 e uma subida substancial da cláusula de rescisão, passando dos 60 para os 80 milhões de euros. Além disso, o canhoto auferirá um aumento salarial significativo, refletindo a importância no grupo e servindo como resposta direta à cobiça demonstrada pelo mercado internacional.
Ainda assim, uma eventual transferência no verão não está totalmente descartada pelo Sporting, apesar de ir contra a vontade de Rui Borges. Emblemas como Fenerbahçe e Aston Villa já sondaram Geny Catamo, mas sem convencer. Para iniciar conversas, a administração exigiu, no mínimo, 20 milhões de euros, valor base para negociar a saída do jogador caso surjam propostas financeiras irrecusáveis.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 23 partidas. Nos 1.353 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com cinco golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.
Mesmo com golaço, Sporting volta a perder e já vai com seis derrotas consecutivas
26 Jan 2026 | 19:17
Excedentário de Ruben Amorim no Sporting impressiona e ‘acorda‘ Roberto Martínez
26 Jan 2026 | 18:08
Após bis no Arouca - Sporting, Luis Suárez destaca-se na luta pela Bota de Ouro
26 Jan 2026 | 17:32