Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORTING JÁ ATUA EM TODAS AS FRENTES: VARANDAS QUER GARANTIR CRAQUE POR INTEIRO

Clube de Alvalade terá reaberto negociações, que aparentam estar bem encaminhadas

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

09 Dez 2022 | 06:31 |

Icon Comentário0

O Sporting está cada vez mais perto de conseguir garantir os segundos 50% da receita de uma futura venda por Pedro Gonçalves.


De acordo com o jornal Record, os leões reabriram as negociações com o Famalicão e, para já, está tudo bem encaminhado para que isso aconteça. Segundo o diário desportivo, a proposta do Sporting será na base dos 10 milhões de euros, valor acima daquele que foi rejeitado há cinco meses.


Recorde-se que, na altura em que Pote chegou a Alvalade, em 2020, os verdes e brancos garantiram a totalidade dos direitos económicos do jogador, mas a SAD dos famalicenses 'guardou' 50% da receita de uma futura venda. Isto é, na eventualidade de uma transferência, o Sporting teria de dividir em partes iguais esse encaixe.


Segundo o diário desportivo, esta é uma negociação que os leões têm tido já desde o verão, mas sem avanços, tendo agora reatado essas mesmas conversas e o fim deste assunto pode estar para breve.

A verdade é que, para já, Pote tem vindo a ser assediado por alguns clubes europeus, algo de que também o seu antigo emblema tem consciência. No entanto, será difícil vender o jogador enquanto esta questão não estiver resolvida, uma vez que os leões querem garantir o máximo encaixe possível numa eventual venda.


No verão, Miguel Ribeiro, presidente do Famalicão, falou desta situação, cujas negociações não são assim tão simples, sobretudo porque o emblema do Minho espera conseguir uma boa verba pelo jogador: "Negociar a restante percentagem? Essa é uma questão complexa, porque não depende só de nós. O Famalicão tem 50% do passe. O Pote é, talvez, o melhor jogador a atuar em Portugal e um ativo muito importante para o Famalicão. Se me pergunta se temos a convicção de que será o maior encaixe da história do Famalicão, não tenho a menor dúvida".

No que toca a interessados, Pedro Gonçalves vai gerando bastante cobiça: Manchester United, Liverpool, Juventus ou Barcelona já sondaram o jogador que, para já, está blindado com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

O salário do jogador custa aos cofres leoninos qualquer coisa como 700 mil euros líquidos por época, valor tabelado na altura da sua renovação, em outubro de 2021.


Futebol

Cartão amarelo para Luis Suárez? Itturalde González avalia caso no Sporting

Ponta de lança internacional colombiano foi admoestado por João Pinheiro depois de ter dito que não tinha sofrido grande penalidade

Iturralde González considera que o cartão amarelo mostrado a Luis Suárez no Alverca - Sporting, da 27ª jornada da Liga, é justo
Iturralde González considera que o cartão amarelo mostrado a Luis Suárez no Alverca - Sporting, da 27ª jornada da Liga, é justo

23 Mar 2026 | 15:43 |

Icon Comentário0

Ao contrário de Pedro Henriques, Iturralde González aprova a decisão de João Pinheiro de ter mostrado um cartão amarelo a Luis Suárez após simulação, onde o próprio avançado do Sporting confessou que não era grande penalidade e depois da revisão no VAR.


Iturralde González: "Parece-me muito boa a decisão"


"É uma jogada muito curiosa e explico porquê. Primeiro, é livre indireto e admoestação a Suárez por simular uma falta, parece-me muito boa decisão do árbitro, que é bem auxiliado pelo VAR", pode ler-se, nas suas declarações exclusivas ao jornal Record. 


O antigo árbitro internacional explica o porquê do cartão amarelo ser bem mostrado. "Neste tipo de ações, o que o avançado faz é tentar "sacar" um penálti ao deixar a perna no solo, arrastando-a para contactar com o guarda-redes e assim parecer mais penálti. Nesta ação, o avançado o que faz é saltar por cima de André Gomes e atirar-se de seguida. Esta situação é muito rara e é a jogada mais difícil para um árbitro, porque não sabes se o guarda-redes chega primeiro ou se é o avançado que toca primeiro na bola. Mas neste caso, e é o curioso do tema, o avançado salta e depois atira-se. Não veremos muitas mais vezes esta jogada, mas esteve bem o VAR e o árbitro", afirmou.

Iturralde González: "Faltou sensibilidade"


Apesar da sua opinião, outros especialistas não entendem a decisão de João Pinheiro, como é o caso de Jorge Faustino. "Suárez acabou por se desequilibrar sozinho ao desviar-se do guarda-redes (sem simulação: mal no amarelo). Penálti bem revertido", afirma, acrescentando que foi uma "situação onde faltou sensibilidade quando Suárez teve um ato de fairplay".

O Sporting volta a entrar em campo no fim de semana de 4/5 de abril frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a jornada 28 da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Petit, jogar-se-á no Estádio José Alvalade ainda com horário por definir.


Futebol

Sporting recebe grande notícia do CD depois de queixa do Porto sobre Luis Suárez

Caso que envolveu o avançado colombiano do Clube de Alvalade continua a evoluir e a decisão mais recente já está a gerar reações

Luis Suárez foi absolvido pelo Conselho da Disciplina da queixa apresentada após gesto no Clássico entre Sporting e Porto
Luis Suárez foi absolvido pelo Conselho da Disciplina da queixa apresentada após gesto no Clássico entre Sporting e Porto

23 Mar 2026 | 13:53 |

Icon Comentário0

Sporting recebeu novidades relativamente ao processo disciplinar que envolvia Luis Suárez, após uma participação apresentada pelo Porto na sequência de um gesto, que na visão do clube azul e branco é visto como algo associado a "roubo", e suposta agressão a Jan Bednarek, no confronto da 1ªmão da meia-final da Taça de Portugal.


O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu avançar com o arquivamento parcial da queixa, considerando que determinados lances já tinham sido avaliados pela equipa de arbitragem durante o encontro da prova rainha.


A decisão baseou-se no princípio da "field of play doctrine", que impede uma reavaliação disciplinar quando as situações foram observadas e julgadas em contexto de jogo pela arbitragem. Luis Suárez agora está envolvido em outra polémica.


Ainda assim, o processo não está totalmente encerrado, uma vez que o gesto polémico protagonizado por Luis Suárez continuará a ser analisado de forma autónoma, mantendo o caso em aberto para nova deliberação e que pode resultar numa punição para o goleador "cafetero".

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 28 milhões de euros – leva 42 encontros: 25 na Liga Portugal Betclic, dez na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.403 minutos que esteve em campo, o ponta de lança marcou 33 golos e fez cinco assistências.



Futebol

Tomás da Cunha enaltece exibição de titular do Sporting: "Não se via desde..."

Comentador desportivo deixou a sua análise ao encontro dos leões frente ao Alverca, que terminou em triunfo da turma de Rui Borges, por 4-1

Tomás da Cunha realizou a sua habitual análise ao Alverca - Sporting, deixando elogios à exibição de Pedro Gonçalves
Tomás da Cunha realizou a sua habitual análise ao Alverca - Sporting, deixando elogios à exibição de Pedro Gonçalves

23 Mar 2026 | 12:47 |

Icon Comentário0

Tomás da Cunha realizou a sua habitual análise aos jogos da 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic através das suas redes sociais. No que ao Alverca - Sporting diz respeito, em que os leões venceram tranquilamente por 4-1, o comentador desportivo enalteceu a exibição de Pedro Gonçalves.


"A mobilidade do Sporting, sobretudo à esquerda, permitiu que entrasse por cima. No golo, Pote parte da largura para Morita romper. Depois, o Alverca complicou a construção pelos centrais-médios e mostrou as habituais relações entre avançado-ala (Touaizi como ameaça constante)", começou por escrever na sua conta na plataforma 'X'.


De seguida, Tomás da Cunha mostra as movimentações do Sporting no ataque: "E a resposta à postura pressionante do Alverca vem, naturalmente, com a procura de Suárez no ataque ao espaço. Pedro Gonçalves e Morita vão dividindo a responsabilidade na criação".


A terminar, o especialista foca-se em parte em Pote, que bisou no encontro: "Desde Bilbao (mas aí como suplente) não se via Pedro Gonçalves com tanta fluidez e influência no jogo do Sporting. Na segunda parte, juntando o crescimento de Suárez, fez-se a diferença. O Alverca quis atacar, mas expôs-se. André Gomes não evoluiu e falta-lhe presença de baliza".

Com esta vitória – a 32.ª em 44 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 65 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (72) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 65, mas ambos com mais um jogo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Cartão amarelo a Suárez? Luís Avelãs não hesita sobre avançado do Sporting: "Nem um pouco!"
Futebol

Cartão amarelo a Suárez? Luís Avelãs não hesita sobre avançado do Sporting: "Nem um pouco!"

23 Mar 2026 | 11:45

Icon Comentário0
Luis Suárez responde a Pavlidis; Avançado do Sporting volta a distanciar-se
Futebol

Luis Suárez responde a Pavlidis; Avançado do Sporting volta a distanciar-se

23 Mar 2026 | 12:08

Icon Comentário0
Atenção, Sporting! Antigo campeão dos leões vence troféu no Manchester City - Arsenal
Futebol

Atenção, Sporting! Antigo campeão dos leões vence troféu no Manchester City - Arsenal

23 Mar 2026 | 10:56

Icon Comentário0