Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Jan 2025 | 14:20 |
Aral Simsir é alvo do Sporting para reforçar o ataque. O extremo do Midtjylland está na mira dos leões, que podem apresentar uma oferta aos dinamarqueses - clube com o qual mantém boa relação desde a contratação de Ousmane Diomande.
O internacional sub-21 pela Turquia está muito bem referenciado por toda a estrutura do Clube de Alvalade. Além de encaixar nas características pedidas por Rui Borges, o avançado é jovem e tem um potencial de valorização elevado.
Segundo o jornal Record, embora os verdes e brancos estejam de olho em Simsir, ainda não foi feita qualquer abordagem oficial junto do Midtjylland, que tem o atacante seguro com um contrato até junho de 2028 e vê no atleta um dos maiores ativos.
Tal como confirmou Rui Borges, depois do jogo em Leipzig e antes da receção ao Nacional, a eventual chegada do turco - ou de outro reforço - está dependente da saída algum jogador do plantel. Marcus Edwards é o maior candidato, sendo que o Sporting está prestes a receber uma proposta pelo canhoto.
Esta temporada, Aral Simsir - avaliado em 2,5 milhões de euros - soma 23 partidas com a camisola dos nórdicos. No total, o jogador de 21 anos foi utilizado durante 1.564 minutos, nos quais conseguiu contribuir com seis golos e outras tantas assistências.
Conhecido adepto do Clube de Alvalade abordou a atualidade desportiva dos leões, juntamente com as eleições e a luta pelo tricampeonato
19 Fev 2026 | 03:00 |
Afonso Pinto Coelho, conhecido adepto dos leões e membro do Movimento Hoje e Sempre Sporting, reagiu, em declarações num Exclusivo Leonino, às recentes palavras de Frederico Varandas sobre o Porto e André Villas-Boas, abordou o cenário eleitoral em Alvalade e perspetivou o momento desportivo da equipa, lembrando as dificuldades que os leões vão encontrando na corrida pelo tricampeonato.
"Qualquer Presidente do Sporting tem a obrigação de defender os interesses do Clube a todo o tempo"
Sobre as palavras do presidente do Sporting relativamente ao Porto e ao seu líder, Afonso Pinto Coelho considera que o contexto justifica firmeza: “Qualquer Presidente do Sporting tem a obrigação de defender os interesses do Clube a todo o tempo e, em especial, em época de eleições muitas vezes ocorrem provocações de adversários diretos, as quais obrigam a respostas mais ‘musculadas’”, afirmou.
Quanto às próximas eleições no Clube, o acionista da SAD verde e branca confirmou uma posição de neutralidade. “Faço parte do Movimento Hoje e Sempre Sporting que fez um comunicado na passada semana, também assinado por mim, e que foi amplamente divulgado em vários Órgãos de Comunicação Social, entre os quais o Leonino, no qual exprimimos oficialmente uma posição de neutralidade face ao próximo ato eleitoral”, explicou.
"Moreirense - Sporting? Seguramente é um jogo complicado"
No plano desportivo, Afonso Pinto Coelho antevê dificuldades na deslocação a Moreira de Cónegos, da 23.ª jornada da Liga: “Seguramente é um jogo complicado, num estádio tradicionalmente difícil, frente a uma das boas equipas da Primeira Liga”, reconheceu. Ainda assim, mostra confiança na resposta da equipa: “Acredito claramente que a equipa do Sporting vai superar mais este desafio com a ajuda dos adeptos leoninos que se deslocarão a Moreira de Cónegos, e trazer os três pontos na ‘bagagem’ para Lisboa”.
O adepto do Sporting não ignora, porém, os obstáculos internos, nomeadamente as lesões que têm afetado o plantel: “Este ano, novamente, ocorreram inúmeras lesões, o que implica algumas baixas, falta de ritmo de uns jogadores e jogos a mais de outros, com abaixamento de forma, mas mesmo assim temos decerto essa capacidade”, acrescentou.
Sobre a corrida ao título, Afonso Pinto Coelho considera que o empate no Estádio do Dragão mantém o Sporting na luta pelo Campeonato Nacional. “Está tudo em aberto relativamente à conquista do tricampeonato, até porque até ao final da Liga ainda existem muitos jogos, alguns deles com grau de dificuldade elevado”, sublinhou.
"Estamos dependentes de terceiros e de várias pressões"
Apesar de reconhecer que o Sporting está, nesta fase, “dependente de terceiros”, o conhecido adepto dos leões acredita que o objetivo é alcançável. “Pelo que a equipa do Sporting tem jogado e pela forma resiliente como tem abordado os jogos, o tricampeonato está perfeitamente ao alcance, embora saibamos que neste momento estamos dependentes de terceiros e das várias pressões a que estamos sempre sujeitos, com episódios surreais”, concluiu.
Equipa do Clube de Alvalade não conseguiu apurar-se para a próxima fase da competição internacional numa partida discutida até ao fim
18 Fev 2026 | 20:50 |
A equipa de futebol feminino do Sporting foi eliminada pelo Hammarby, nas grandes penalidades, esta quarta-feira, dia 18 de fevereiro, depois de ter garantindo o 1-0 no tempo regulamentar. Em partida relativa à segunda mão dos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup, a turma verde e branca precisava de vencer por mais de um golo para seguir em frente na competição.
Em Estocolmo, na Suécia, as leoas acabaram por ir mostrando algumas dificuldades no decorrer dos primeiros 45 minutos. As principais situações de perigo pertenceram ao Hammarby e foi graças à à boa prestação de Wellmann, guarda-redes das leoas, que o nulo se manteve.
Com uma grande segunda parte, o Sporting arrecada a vitória de que necessitava e levou a partida a prolongamento. As leoas revelaram-se firmes na sua mentalidade e estratégia e foram premiadas com o golaço de Telma Encarnação, que com um fabuloso remate acrobático (70'). No tempo extra o resultado manteve-se inalterado e a decisão deu-se no castigo máximo. O treinador das leoas trocou de guarda-redes para o momento decisivo, com Julia Wozniak a assumir a responsabilidade. Mackenzie Cherry acabou por desperdiçar para as leoas e fechar a eliminatória (5-4).
Apesar do triunfo nos 90' - a 13.ª em 25 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira despedem-se da UEFA Women's Europa Cup, prova equivalente à Liga Europa, e falham o acesso às meias-finais da competição, passaporte carimbado pelo Hammarby.
O emblema verde e branco vira agora atenções para a 12.ª jornada da Liga BPI. O próximo encontro do Sporting está marcado para domingo, dia 22 de fevereiro, frente ao Valadares Gaia, no reduto do adversário. O duelo será disputado pelas 15h00.
Leões voltam a dar que falar na Champions League depois de um novo estudo internacional destacar vários elementos leoninos entre os mais fortes da prova
18 Fev 2026 | 18:03 |
O Observatório do Futebol (CIES) divulgou um estudo que analisa o desempenho físico dos jogadores das equipas ainda em prova na Liga dos Campeões, destacando três atletas do Sporting entre os mais rápidos da competição. São eles: Iván Fresneda, João Simões e Luis Suárez.
Dividido por cinco setores - centrais, laterais, médios, extremos e pontas de lança -, o relatório apresentado mostra o top-20 de cada posição. Entre os laterais, é Iván Fresneda quem surge em evidência ao ocupar o quinto lugar da lista.
O defesa leonino registou uma velocidade de ponta de 35,08 km/h, ficando apenas atrás de nomes como Achraf Hakimi, líder do ranking com 36,4 km/h. O desempenho do espanhol coloca-o entre os laterais mais rápidos ainda em competição na Champions.
No meio-campo, João Simões também garantiu presença no estudo. O jovem médio aparece na parte final do top-20 da sua posição, com um registo de 32,13 km/h, numa tabela liderada por Archie Gray, do Tottenham, que atingiu 34,82 km/h.
Já no setor ofensivo, Luis Suárez - que já tem preço de venda definido - figura como o sétimo avançado mais rápido da prova, graças a uma marca de 33,92 km/h. O topo desta categoria pertence a Kylian Mbappé, do Real Madrid, que lidera com 35,67 km/h, confirmando o elevado nível competitivo do ranking.