
Modalidades
Pilar do Sporting dá murro na mesa depois de vitória importante: "Aqui está a nossa resposta!"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
As modalidades femininas do Sporting CP tiveram um fim de semana extremamente positivo, com o destaque maior a ir para Patrícia Mamona, que se sagrou campeã nacional pela sétima vez consecutiva. As equipas de hóquei, voleibol e futsal também venceram os seus compromissos.
Patrícia Mamona bate recorde do triplo salto e conquista sétimo título
Patrícia Mamona sagrou-se campeã nacional de triplo salto pela sétima vez consecutiva (LER AQUI). Nos campeonatos nacionais de atletismo em pista coberta, que se realizaram em Pombal, a atleta do Sporting CP saltou uns impressionantes 14,31 metros e estabeleceu um novo recorde da competição, conseguindo, assim, um sétimo título da especialidade.
Nota, ainda, para Evelise Veiga, que terminou no terceiro lugar, com 13,68 metros. As duas atletas leoninas já têm presença confirmada nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Hóquei goleia e segue em frente na Taça de Portugal
A equipa feminina de hóquei em patins do Sporting CP recebeu e goleou a APAC Tojal, por 9-0. Em jogo a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal, as leoas não deram quaisquer hipóteses e, ao intervalo, já venciam por 2-0. No segundo tempo, o conjunto de Andreia Barata fez mais sete golos e confirmou a presença na fase seguinte da prova rainha. Sofia Moncóvio (2), Tânia Freire (2), Rita Lopes (2), Adriana Costa, Adriana Gutierrez e Ana Catarina Ferreira apontaram os tentos do triunfo verde e branco.
Nos quartos de final, o Sporting CP vai defrontar a UD Vilafranquense. A partida ainda não tem data marcada. As leoas voltam a entrar em rinque no próximo sábado, 7 de março, pelas 21h00, para defrontar a UDC Nafarros, em partida a contar para 20.ª jornada do Campeonato Nacional. A turma de Andreia Barata ocupa, atualmente, o segundo lugar da competição interna, com 43 pontos, a apenas três do primeiro classificado, o SL Benfica.
Voleibol vence, mas fica fora do play-off
Por sua vez, a equipa de voleibol feminino do Sporting CP também venceu, mas acabou por falhar o play-off de apuramento do Campeão Nacional. Em jogo realizado no Pavilhão João Rocha, o conjunto de Rui Pedro Costa triunfou, por 3-1, sobre o Boavista FC, com os parciais de 25-21, 25-18, 24-26 e 25-20. No entanto, apesar do triunfo, e fruto da vitória da AVC Famalicão sobre o GC Vilacondense, por 3-0, as leoas terminaram no quinto lugar, com 45 pontos, e ficam fora da fase final, que irá apurar o Campeão Nacional.
Desta forma, na fase seguinte, o voleibol feminino do Sporting CP disputará, juntamente com o Leixões SC, CD Aves, GC Vilacondense e o vencedor do play-off nº4 da I Divisão Elite, a Taça FPV. As partidas ainda não têm data marcada.
Futsal vinga eliminação da Taça e vence Santa Luzia
No sábado, 29 de fevereiro, a equipa feminina de futsal do Sporting CP recebeu e venceu o Santa Luzia FC, por 3-0. Em jogo a contar para a quarta jornada da fase de apuramento do Campeão Nacional, as leoas vingaram a eliminação da Taça de Portugal precisamente frente à equipa nortenha e somaram a segunda vitória nesta fase da prova. Aos 14 minutos, Kika inaugurou o marcador e, já no segundo tempo, Cátia Morgado, aos 22, e Cris, aos 36, ampliaram a vantagem verde e branca.
Com este triunfo, a turma de Rui Ferreira sobe ao terceiro lugar, com sete pontos. Na próxima jornada, o Sporting CP defronta o FC Vermoim. O jogo realiza-se no dia 8 de março, pelas 16h00, no Pavilhão Municipal Terras De Vermoim.
Peça-nuclear do Clube de Alvalade atinge feito impressionante em época que tem condições para ficar nos livros dos verdes e brancos
|
Salvador Salvador chegou aos mil golos por clubes enquanto sénior. O capitão do Sporting atinge uma marca redonda na sua carreira, numa época que pode ser histórica com a eventual qualificação do andebol leonino para a final four da EHF Champions League - já há bilhetes para a vista a Nantes.
Foi no Clássico frente ao Porto, vencido pelos leões por 35-32, que o internacional português carimbou os quatro golos que lhe faltavam para chegar ao milésimo. Natural de Samora Correia, Salvador tem construído uma carreira sólida e repleta de momentos decisivos.
Desde a sua estreia como sénior em 2018/19, ano em que ainda dividiu minutos entre a equipa principal e a equipa B do Sporting, os números de Salvador só cresceram: 80 golos nesse primeiro ano, depois 150 no Boa Hora, 109 na época seguinte de regresso a Alvalade, e assim por diante. Em 2022/23 registou o seu melhor desempenho até agora, com 213 golos. Na presente época já leva 183, e ainda há, pelo menos, seis jogos por disputas.
Além dos golos, Salvador atingiu os 300 jogos oficiais por clubes aos 23 anos.. Somando 38 partidas em 2018/19, 27 em 2019/20, e sucessivamente até aos 43 já realizados esta temporada, o capitão leonino mostra consistência e fiabilidade, sendo uma peça-chave no sistema de jogo do Sporting de Ricardo Costa.
E se estes dados já impressionam, acrescente-se ainda o impacto ao serviço da Seleção Nacional: 82 golos em 41 internacionalizações. A defender ou a atacar, Salvador Salvador é hoje uma referência absoluta no andebol português e promete ficar na história do Sporting.
Ingressos para duplo compromisso na maior prova de clubes da Europa têm valor 'puxado' e massa associativa dos leões manifesta desagrado
|
A equipa de andebol do Sporting iniciou na passada segunda-feira a venda dos bilhetes para o duelo com o Nantes nos quartos de final da EHF Champions League, com o preço fixado em 39,50 euros para o público visitante em ambos os jogos - algo que deixou os adeptos leoninos escandalizados. A primeira mão disputa-se em França a 23 de abril, enquanto a segunda está marcada para o dia 30, no Pavilhão João Rocha.
Este será um dos momentos mais marcantes da temporada para os leões, que procuram garantir um lugar na final-four da Liga dos Campeões de andebol, que se disputará em Colónia, na Alemanha. Com um histórico recheado de conquistas: duas Taças Challenge, 22 Campeonatos Nacionais, 18 Taças de Portugal e seis Supertaças, a equipa de Ricardo Costa sonha agora com a maior competição europeia de clubes.
Além da deslocação a França, o Clube deverá anunciar em breve os detalhes sobre a venda de bilhetes para o decisivo jogo em Lisboa. A expectativa é de casa cheia no Pavilhão João Rocha, como vem sendo habitual, principalmente em encontros decisivos.
Os verdes e brancos chegam motivados depois da vitória sobre o Porto, no Dragão Caixa, por 35-32, na terceira jornada da Fase Final do Campeonato Nacional. O próximo compromisso dos leões está marcado para esta sexta-feira, 18 de abril, frente ao Águas Santas, na Maia, às 17h00, para a Taça de Portugal.
O confronto com o Nantes será transmitido em exclusivo e em direto na Sporting TV. A primeira mão joga-se a 23 de abril, quinta-feira, às 19h45, e a segunda terá lugar exatamente uma semana depois, a 30 de abril, à mesma hora, no Pavilhão João Rocha.
Tal como o nosso Jornal adiantou, em novembro, Presidente do Clube de Alvalade temia que despromoção se tornasse cenário real no final da época
|
A equipa de futsal feminino do Sporting foi oficialmente despromovidas à segunda divisão. Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no passado mês de novembro (Recorde AQUI), este era um cenário que a Direção do Clube de Alvalade, liderada por Frederico Varandas temia que se confirmasse no final da época.
À entrada para a penúltima jornada, o Sporting seguia em igualdade pontual com o Atlético, mas com desvantagem no confronto direto. Por esse motivo, era possível um cenário onde a equipa verde e branca pudesse já ver consumada a descida de divisão na receção ao Nun´Álvares.
As segundas classificadas da prova comprovaram o favoritismo e acabaram por vencer por 7-4. O desaire deixou o Sporting em xeque e a depender do que o Atlético. O emblema da Tapadinha cumpriu com o seu objetivo, vencendo o Feijó por 3-1 e garantindo matematicamente não só a presença no playoff, como a permanência no primeiro escalão.
Numa temporada onde descem quatro equipas ao segundo escalão, o Sporting não conseguiu fugir de uma realidade que se foi tornando provável ao longo da temporada. Apesar de ter lutado até ao final, o conjunto verde e branco vai mesmo ter que jogar o segundo escalão em 2025/26.
Desde 2015/16 no primeiro escalão, o Sporting foi o principal rival do Benfica na luta pelos troféus durante vários anos. Vice-campeão nacional em três anos consecutivos - 2015 a 2018 - e finalista vencido da Taça de Portugal em 2015/16, o conjunto de Alvalade esteve em várias outras épocas nas derradeiras eliminatórias quer das taças, quer do campeonato.