Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting venceu, este domingo, a versão "Legends" da Taça da Liga, ao derrotar o Benfica no desempate por penáltis, após um empate a um golo no tempo regulamentar. A partida decorreu no miniestádio da Arena Portugal, no Porto, e serviu como uma antecâmara para a verdadeira final four da competição, que será realizada em Leiria entre os dias 6 e 11 de janeiro. A final entre os leões e os encarnados foi intensa, com o Sporting a levar a melhor nas grandes penalidades, vencendo por 2-1.
O jogo começou com um golo rápido de Luís Filipe para o Sporting, que colocou a equipa leonina na frente do marcador. No entanto, o Benfica reagiu e, perto do intervalo, Nuno Assis empatou a partida, levando o jogo para o segundo tempo com tudo por decidir. A segunda parte não teve golos, mas os momentos de grande intensidade não faltaram, com ambas as equipas a procurar a vitória até ao apito final.
Na decisão por penáltis, o Sporting mostrou-se mais eficaz, com Luís Boa Morte e Paulo Sérgio a marcarem, enquanto João Tomás foi o único jogador do Benfica a converter. O jogo ficou marcado por uma alta intensidade, mesmo contando só com jogadores 'veteranos'.
O Sporting alinhou de início com Beto na baliza, Luís Filipe, Paulo Sérgio, Boa Morte e Diogo Salomão. Durante a partida, foram sendo feitos alguns ajustes, com a entrada de Santamaria, Marinho, Marcelino, Lourenço e Grimi.
Para chegar à final, o Sporting venceu o Porto por 1-0 na meia-final, com uma exibição de grande nível de Beto Pimparel na baliza. O único golo do jogo foi marcado por Lourenço. Por sua vez, o Benfica garantiu a sua presença na final ao vencer o Braga num emocionante desempate por penáltis, após um empate 4-4 no tempo regulamentar.
Confira o momento em que o Clube de Alvalade levanta a Taça da Liga Legends:
Na véspera da partida entre leões e dragões, o treinador português tem quase toda a equipa definida, com exceção de algumas posições
|
0Rui Borges chegou ao Sporting a 26 de dezembro de 2024, e vai realizar na próxima terça-feira, dia 7, o terceiro jogo à frente dos leões, e o segundo no ano civil 2025. O encontro conta para as meias finais da Taça da Liga, frente ao Porto. Apesar de não serem esperadas muitas alterações, persistem algumas dúvidas, tendo em conta o pouco tempo de recuperação e as alterações táticas do novo comandante leonino.
Na ala esquerda da linha defensiva, persiste a dúvida entre Maxi Araújo e Matheus Reis. Vale lembrar que o internacional uruguaio foi determinante nos lances que originaram o terceiro e quarto golos frente ao adversário minhoto, enquanto o brasileiro, aos 29 anos, tem demonstrado um rendimento muito aquém do esperado no plantel.
No centro da defesa, as incertezas também pairam sobre o técnico de 43 anos. Após o esforço despendido por St. Juste, que completou os 90 minutos tanto no dérbi eterno contra o Benfica (1-0) como na partida frente ao Vitória de Guimarães pela 17.ª jornada (4-4), o jogador tem revelado queixas físicas. Tendo em conta a sua propensão para lesões, é provável que Rui Borges, em articulação com a Unidade de Performance, opte pela inclusão de Zeno Debast na equipa titular.
De recordar que o Sporting defronta o Porto na terça feira, dia 7 de janeiro, no Estádio Municipal de Leiria, em jogo a contar para as meias finais da Taça da Liga. O vencedor do desafio está apurado para a final da prova, onde vai jogar frente ao conjunto que ganhar a segunda meia final - dia 8 de janeiro - disputada entre Braga e Benfica.
Esta época, os leões mediram forças com os azuis e brancos em duas ocasiões, ainda com Ruben Amorim ao leme do Clube de Alvalade. No primeiro desafio, o Porto saiu por cima, ao vencer 4-3, na Supertaça Cândido de Oliveira. Para a Liga Portugal Betclic 2024/25, os verdes e brancos triunfaram, por 2-0, no Estádio José Alvalade.
Em análise às exibições do colega do internacional sueco, o jornalista apontou que o foco das atenções tem sido mal distribuído
|
0Morten Hjulmand, médio do Sporting, foi distinguido como o Melhor Jogador Dinamarquês de 2024. A atribuição deste prémio deve-se às suas exibições de alto nível e ao rendimento consistente tanto ao serviço do Clube de Alvalade como da seleção nacional. Em reação a este feito, Hugo do Carmo, jornalista do diário desportivo A Bola, elogiou o camisola 42 destacando a sua influência no panorama desportivo e a falta de protagonismo que tem recebido graças a Viktor Gyokeres.
"Acho sinceramente que é um líder dentro de campo", começou por admitir. "Fora de campo não sei, mas parece-me ter uma personalidade forte e dentro de campo é um líder, além de ser um excelente jogador, um jogador sem alternativa no Sporting ainda para mais neste momento em que não há Daniel Bragança, portanto é um jogador imprescindível", completou.
Contudo, sublinha, "Vejo-o com alguma fragilidade física, mas isso será normal também pelo desgaste que tem sobre 90 minutos constantemente. Estará a acusar um bocadinho o esforço e pela seleção também, temos de meter também na equação os jogos ao serviço da seleção". De recordar que o internacional pela Dinamarca afirmou-se rapidamente no Sporting e, desde a sua chegada em 2023/24, tem sido um titular indiscutível, "Foi um jogador que foi fundamental no ano passado e até acho que fala-se menos de Hjulmand dado o fenómeno Gyokeres", rematou Hugo do Carmo.
Na presente temporada, 2024/25, Morten Hjulmand soma 26 partidas: 15 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. No total, o capitão disputou 2.178 minutos, tendo feito dois golos e uma assistência.
Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).
Veja no vídeo abaixo as declarações de Hugo do Carmo sobre Hjulamnd:
Treinador dos leões abordou a situação do lateral-direito espanhol, que não tem tido muitos minutos na equipa verde e branca desde que chegou no verão de 2023
|
0Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Porto, a contar para as meias-finais da Taça da Liga, Rui Borges aproveitou para abordar o tema das possíveis saídas durante o mercado de inverno, e o nome de Fresneda foi o que mais se destacou.
"É simples. Se alguém sair, ficaremos carenciados, e aí acredito que teremos de ir ao mercado. Seja na direita ou em qualquer posição. Fresneda é opção para jogo. É isso que sinto. Olho para ele como jogador do Sporting", disse Rui Borges.
Desde que chegou ao Sporting, o lateral espanhol de apenas 20 anos não tem sido opção para nenhum dos treinadores que passaram pelos leões. Não foi opção para Rúben Amorim, nem para João Pereira, e tudo indica que também não será para Rui Borges. Tem-se falado bastante na possibilidade de uma saída, com destinos em Itália ou em Espanha a serem apontados, numa operação que seria inicialmente de empréstimo, mas com uma opção de compra por valores a rondar os 10 milhões de euros.
Na atual época de 2024/25, Iván Fresneda - avaliado em sete milhões de euros – soma 10 encontros com a Listada verde e branca. No total, o 'camisola 22' dos leões disputou 259 minutos não tendo, para já, qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
De recordar que Iván Fresneda chegou ao Sporting para ocupar o lugar deixado por Pedro Porro, que rumou a Inglaterra para reforçar o Tottenham. O lateral espanhol assinou contrato com o os leões até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão que ronda os 80 milhões de euros. Na altura, custou aos cofres de Alvalade uma quantia a rondar os 9 milhões de euros.