Futebol Formação
Sporting espeta 6-0 no Estoril e deixa Benfica a nove pontos do primeiro lugar
29 Nov 2025 | 16:07
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
18 Set 2025 | 18:13 |
A equipa de sub-19 do Sporting venceu o Kairat por 3-2 a abrir esta edição da UEFA Youth League. João Gião foi o técnico que orientou a formação verde e branca. No final do encontro, o treinador analisou a partida e admitiu uma quebra de rendimento dos jogadores nos minutos finais.
João Gião: "Os últimos 20, 25 minutos da primeira parte já não foram tão bons"
"Entrámos bem, respeitámos bem o adversário e chegámos ao 2-0, uma vantagem relativamente confortável. Depois, os últimos 20, 25 minutos da primeira parte já não foram tão bons. Deixámos cair o ritmo, de ter fome, de querer acelerar o jogo e de procurar o terceiro golo. Ao intervalo, acho que conseguimos injetar alguma energia na equipa e entrámos muito bem na segunda parte", começou por dizer.
O técnico disse que os seus pupilos tiveram sorte em não sofrer o empate: "Fizemos 20 minutos bons, fizemos o terceiro golo e devíamos ter feito o quarto para matar o jogo. Não fizemos, sofremos um golo e a partir daí trememos quando não podemos tremer. Temos de continuar iguais a nós próprios, à procura de outro golo. Quando não dá para jogar sempre com qualidade, temos de nos agarrar a outros valores, como a ambição, a raça ou a alma e isso o Kairat teve mais do que nós. Podiam ter empatado no final do jogo e não posso dizer que seria injusto. Pela qualidade de jogo, a nossa vitória é justa", disse aos jornalistas na Cidade do Futebol.
João Gião: "Não podemos 'dormir', seja nesta competição ou noutra"
João Gião disse que os minutos finais do duelo devem servir de alerta para futuros jogos da equipa de sub-19 verde e branca: "É um alerta para todos os jogos, para todo o staff e para todos os jogadores. Não podemos 'dormir', seja nesta competição ou noutra", reforçou.
Ainda assim, o treinador destacou que a equipa leonina integra jogadores de diferentes gerações: "Nunca é fácil juntar cinco ou seis jogadores de cada equipa durante dois dias e criar uma equipa, ainda que no Sporting haja uma estratégia comum. Dentro disso, e durante 70 minutos, tentaram fazer o que lhes pedimos e o que treinámos. Desse ponto de vista, nada a dizer. Há que destacar, ainda, a estreia de jogadores nesta competição, entre eles o João Rijo, de 2009 e ainda sub-17", concluiu.
Após a assinatura do vínculo, atacante falou sobre a nova etapa na carreira e disse estar muito feliz pela aposta por parte do Clube de Alvalade
02 Dez 2025 | 18:12 |
É oficial. O Sporting assinou contrato de formação com Victoria Francisco, jogadora de futebol de 15 anos. A atleta é filha de Ito, ex jogador das camadas jovens do Clube de Alvalade, que chegou a partilhar balneário com atletas como Rui Patrício (que foi criticado nas redes sociais recentemente), Miguel Veloso ou Yannick Djaló entre 2001 e 2003.
V. Francisco: "Agora estou nas sub-19, quero depois ir para a equipa B e, aí, vou pensar em ir para a equipa principal"
Após a assinatura do vínculo, a atacante internacional sub-17 pela Seleção Nacional falou sobre a nova etapa na carreira: "Os meus objetivos são evoluir sempre e procurar subir sempre de equipa. Agora estou nas sub-19, quero depois ir para a equipa B e, aí, vou pensar em ir para a equipa principal", começou por dizer à Sporting TV.
Victoria Francisco falou, de seguida, na jogadora da equipa principal que mais admira: "A minha referência é a Matilde Nave. Nos primeiros torneios que fiz no Sporting, ela ainda estava na equipa B e tornei-me bastante amiga dela. É um exemplo dentro e fora de campo. É uma aluna e jogadora exemplar", afirmou.
V. Francisco: "Comecei a jogar no Lusitano, depois estive numas escolinhas do Benfica e fui depois morar para Braga, onde joguei numas escolas do Sporting"
Por fim, a jovem atleta falou do seu percurso até chegar ao Sporting: "Comecei a jogar no Lusitano, depois estive numas escolinhas do Benfica e fui depois morar para Braga, onde joguei numas escolas do Sporting. Estive lá dois anos e vim para cá este ano", concluiu.
A equipa A do emblema verde e branco vira agora atenções para a sétima jornada da Liga BPI. O próximo encontro do Sporting está marcado para sábado, dia 6 de dezembro, às 15h00, frente ao Rio Ave. O duelo diante da formação orientada por João Marques jogar-se-á em Vila do Conde.
Veja a publicação:
Clube de Alvalade quis mostrar favoritismo e chegou à vantagem logo aos 5 minutos; Leões com sinais positivos no encontro da 12.ª jornada
01 Dez 2025 | 17:31 |
A equipa de juniores do Sporting goleou o Mafra (5-0), esta segunda-feira, dia 1 de dezembro. Em duelo da 12.ª jornada do Campeonato Nacional de sub-19, os jovens verdes e brancos somaram o oitavo jogo consecutivo sem perder em todas as competições.
Num encontro disputado no Campo do Texugo, o Sporting quis mostrar favoritismo e chegou à vantagem logo aos 5 minutos por Miguel Almeida. O 2-0 apareceu ainda antes do apito para o intervalo, com Sergio Siza (35'), extremo contratado ao Famalicão, a não perdoar e a dar maior conforto ao placard.
Na etapa complementar, o Sporting continuou a carregar à procura de ampliar as contas. Os últimos 10 minutos foram demolidores e os leões conseguiram mesmo marcar por três ocasiões. Simão Soares (80') fez o 3-0, seguido dos tentos de Miguel Almeida (85') e Diogo Martins (88').
Com esta vitória - a nona em 17 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de José João Gomes estão no terceiro lugar da tabela, com 21 pontos. A União de Leiria é líder (26 pontos, mas mais dois jogos). O Benfica é segundo com 23. O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no domingo, dia 7 de dezembro, diante do Alverca, às 15h00, em Alcochete.
Onze inicial apresentado na partida pelo emblema verde e branco: Luka Petric (Guarda-redes), André Machado, Atanásio Cunha, Rafael Mota, Daniel Lopes, Paulo Simão, Sandro Gambôa, Sergio Siza, Miguel Almeida (Capitão), Diogo Martins e Estefânio Domingos.
Clube de Alvalade entrou em campo este domingo, dia 30 de novembro, para disputar mais uma partida da Liga Portuguesa, que sorriu aos leões
30 Nov 2025 | 14:38 |
A equipa de juvenis do Sporting venceu o Estoril Praia, por 3-2, este domingo, dia 30 de novembro, em jogo a contar para a quarta jornada do Campeonato Nacional do escalão de sub-17 (partida em atraso). Os leões regressam assim aos triunfos, depois do familiar de Rodrigo Ribeiro ter dado a vitória no último encontro.
No Centro de Treino e Formação Desportiva, em Cascais, o Clube de Alvalade assinou uma primeira parte de grande nível. José Garrafa fez o primeiro aos 19', e José Lino fez um bis em dois minutos (40' e 42'), para deixar o Sporting com uma vantagem confortável. O Estoril também marcou no primeiro tempo, e o intervalo chegou com 3-1 no marcador.
Na segunda parte, o Sporting abrandou o ritmo e geriu a vantagem confortável de dois golos trazida do primeiro tempo. Os leões ainda sofreram um golo, que colocou em causa a vitória verde e branca, mas resistiram às investidas do Estoril para segurar mais uma vitória no campeonato nacional.
Com esta vitória - a nona em 13 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes somam agora 30 pontos e ocupam o primeiro lugar da tabela. O Benfica é segundo com 28 e o Estoril fecha o pódio (20). O Sporting volta a entrar em campo diante do Alverca. O encontro está marcado para domingo, dia 7 de dezembro, às 11h00, na Academia Cristiano Ronaldo.
A equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Guilherme Fortunato, Francisco Cabeçana (C), Alexandre Rosado, Mário Almeida, Salvador Fortuna, Leonardo Varela, Rodrigo Nogueira, José Lino, José Garrafa, Sandro Ferreira e Duarte Tomás.
Abraço sentido entre Hidemasa Morita e Rui Borges:
Sporting espeta 6-0 no Estoril e deixa Benfica a nove pontos do primeiro lugar
29 Nov 2025 | 16:07
Sporting derrota Club Brugge (2-1) e sobe aos oito primeiros da tabela
26 Nov 2025 | 14:53
Técnico do Sporting antevê duelo com Club Brugge: "Adversário mais difícil até agora"
25 Nov 2025 | 17:30