![Substituto de Hugo Viana no Sporting já diz presente! Bernardo Palmeiro esteve...](/storage/media-items/images/2024/10/hugo-viana-bernardo-palmeiro-sporting_20241012042923.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa de futebol feminino do Sporting perdeu, este sábado, dia 8 de fevereiro, com o Torreense, por 2-1, em jogo a contar para a 16.ª jornada do campeonato nacional. Esta derrota chegou depois do empate da equipa verde e branca, na última jornada, frente ao Benfica, por 1-1.
No duelo disputado no Estádio Aurélio Pereira, a partida começou equilibrada. Muita solidez defensiva de ambas as partes, com a possa de bola e as ocisões perigosas a dividirem-se quase ao meio. Nenhum dos conjuntos conseguiu, no entanto, desbloquear o nulo do marcador, que chegou assim ao intervalo.
Nos segundos 45 minutos, mais equilíbrio, mas mais ação. O treinador do Sporting lançou Brittany Raphino depois do descanso, que provou ser aposta certa. A jogadora marcou aos 66 minutos e fez o primeiro da partida. As leoas tentaram controlar o encontro, mas, aos 87 minutos, sofreram o empate, por Rodriguez. Na procura da vitória, acabaram por sofrer o golo da reviravolta, já aos 90+6, por Hayes.
Com esta derrota – a segunda em 16 jogos no campeonato – as agora comandadas por Micael Sequeira mantêm-se no segundo lugar da Liga BPI, com 38 pontos. O Benfica segue, agora, com 44 pontos, mais seis que as verdes e brancas, na liderança da Liga Portuguesa.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 2 de março, frente à formação do Damaiense. O encontro, válido para a 17.ª jornada do campeonato nacional, tem pontapé de saída marcado para as 11h00, no Estádio Aurélio Pereira, a casa das leoas.
Elemento que passou pelos quadros do Clube de Alvalade concedeu uma entrevista ao jornal 'A Bola', em que falou do antigo técnico dos verdes e brancos
|
Ruben Amorim não tem tido vida fácil desde que chegou ao Manchester United, no início de novembro de 2024, proveniente do Sporting. O treinador português, que até venceu a última partida, frente ao Leicester, tem vividos uma crise de resultados e lesões em Old Trafford. Recenetemente, João Virgínia, antigo guarda redes dos leões, onde coincidiu com o técnico, deu uma entrevista ao jornal 'A Bola', onde abordou o comandante dos Red Devils.
Antes, Virgínia falou sobre cada um dos portugueses que treina na Premier League. Começou com Nuno Espírito Santo: "Tem grande valor, já provou isso várias vezes em vários clubes. É claro que é das surpresas da temporada até agora. O Nottingham está a fazer uma temporada fora do normal, ninguém estava à espera e há muito mérito do mister Nuno", explicou.
Depois, comentou a passagem de Marco Silva pela Liga Inglesa: "Excelente, excelente. O mister Marco e a equipa técnica foram- me buscar para o Everton. Conheço-o muito bem e é um treinador muito competente, tem dado provas disso ano após ano aqui em Inglaterra".
De seguida, deixou elogios a Vítor Pereira, que reforçou recentemente o Wolverhampton. O guardião português confessa não conhecer muito bem o treinador português, mas partilha que a equipa parece ter reagida com a entrada do técnico, uma vez que estava em dificuldades na Premier League.
Por último, falou de Ruben Amorim: "É claro que a adaptação a Inglaterra é uma coisa que tem de ser feita e não é de um dia para o outro que irão ver-se os resultados, mas o mister Amorim tem um método excelente de trabalho, um método em que acredita muito e quando os jogadores acreditam funciona às mil maravilhas. Portanto, com um bocadinho de tempo, se calhar vamos poder ver que as coisas mudam", rematou João Virgínia.
Clube de Alvalade não tem tido vida fácil nos últimos jogos na cidade do Porto, não só por culpa dos desempenhos da equipa rival, mas com alguns dados chocantes
|
O Sporting defrontou na passada sexta feira, dia 7 de fevereiro, a equipa do Porto, em clássico a contar para a 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os comandados de Rui Borges empataram o jogo a uma bola, e estenderam uma série de partidas consecutivas sem conseguir vencer no reduto do rival do norte do país.
A última vitória do Sporting em casa do Porto foi na época 2015/2016. A 30 de abril de 2016 - ou seja, há quase nove anos - a equipa dos leões, na altura orientada por Jorge Jesus, conseguiu vencer no dragão por 3-1, com golo de Bruno César, e golo de Islam Slimani. Esse encontro manteve, na altura, o Sporting na luta pelo título, que iria perder por apenas dois pontos para o Benfica.
A partir desse embate, foram quatro empates e sete derrotas para o Sporting no estádio do dragão. Nem no período em que foram comandados por Ruben Amorim os leões conseguiram vencer no Porto. Rui Borges esteve muito perto de o atingir, tendo sofrido o golo do empate já muito perto do fim da partida. O técnico dos leões já conseguiu, de resto, vencer o Porto, mas na final four da Taça da Liga.
Outro dado importante, e preocupante, que complementa esta informação, são os cartões vermelhos recebidos por jogadores do Sporting em jogos contra o Porto. Os verdes e brancos não terminam uma partida frente aos dragões com 11 jogadores em campo desde 2021, uma marca surpreendente para embates entre as mesmas equipas.
De resto, nos últimos cinco jogos disputados contra o Porto, o Sporting viu oito cartões vermelhos. Destacam-se as partidas de 2022, em que Coates viu um cartão vermelho, tal como João Palhinha e Bruno Tabata. Na mesma época, Pedro Porro foi expulso em jogo da Taça - na época seguinte voltou a ser expulso. O ano passado, foi o inglês Marcus Edwards a apanhar ordem de expulsão.
Elemento que fez parte da Direção leonina escreveu carta aberta ao antigo diretor desportivo verde e branco, onde deixou agradecimentos pelo seu tempo no Clube
|
O Sporting perdeu, recentemente, um elemento que foi uma das caras do projeto do Clube nos últimos anos. Hugo Viana, diretor desportivo verde e branco, deixou o Clube há poucos dias, para reforçar o Manchester City em funções semelhantes. Nuno Correia da Silva, ex administrador da SAD dos leões, escreveu, no jornal 'Record', uma carta aberta ao antigo dirigente de Alvalade.
"O Sporting perdeu um grande director desportivo, Hugo Viana. Mas perdeu, sobretudo, um grande senhor. Sem procurar protagonismo, deixou uma marca que ficará registada nas melhores páginas da história do Sporting", começou por escrever, em tom elogioso, Nuno Correira da Silva,
Prosseguiu: "É pouco comum escrever sobre um director desportivo, mas quem vive e sente o Sporting sabe que há um antes e um depois de Hugo Viana. Saber reconhecer é mais importante que saber criticar (...) Reconhecer é, também, registar, é construir exemplos, marcar referências para o futuro. Viana merece este reconhecimento".
Nuno Correia da Silva lembra, depois, que Hugo Viana pode ter beneficiado da presença de Ruben Amorim no Clube, mas riposta que o oposto também terá acontecido durante a estadia do treinador português que entretanto saiu para o Manchester United. Destacou, depois, a ausência de drama e conflitos no balneário dos leões enquanto o diretor desportivo esteve em Alvalade. Por último, deixou um agradecimento:
"Nos anos que estive com administrador da Sporting SAD, quase 7 anos, poucas vezes falei com o director desportivo, não era a minha função. Por isso, este testemunho não é resultado de qualquer proximidade, mas sim de uma avaliação isenta e depreendida, que só pretende ser vir um propósito de justiça, de dizer: Obrigado Hugo Viana", rematou o administrador verde e branco.