Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

SUAR PARA GANHAR: COM ADN DE LEÃO

Futsal leonino venceu o Portimonense SC numa partida com 12 golos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Dez 2019 | 16:48 |

Icon Comentário0

Foi a forma perfeita de encerrar a 14.ª jornada da Liga Placard. Leões e algarvios deram um verdadeiro show de futsal que, no final, o Sporting CP acabou por vencer por 7-5, numa tremenda chuva de golos na Portimão Arena. Apesar de se encontrar nos últimos lugares da tabela classificativa, o Portimonense, com as bancadas bem compostas, fez frente com grande dignidade ao campeão europeu.


Tanto que fez que, logo aos 5 minutos, a equipa da casa inaugurou o marcador, pelo pé de Deivão. Com a necessidade de dar uma resposta rápida, essa veio de Cavinato (6’), a passe de Deo, e o empate estava restabelecido. Novamente o leões, desta vez por intermédio de Cardinal (11’). No entanto, a partida estava viva, e Rochato (16’) fez, novamente, o empate, levando o resultado para os balneários a 2-2. Uma primeira parte bem jogada, equilibrada e de bom futsal, que continuou para os segundos 20 minutos.


Logo ao início, o golo de Filipinho (23’), fez com que os leões de Nuno Dias tivessem que reagir com maior assertividade, visto que os postes continuavam a estar no eixo de um problema de finalização – com João Matos, aos 16’ e, depois, Pauleta aos 23’. No entanto, o golo leonino não tardou em surgir. Desta vez, o bis de Cavinato (25’), servido por Merlim, sem qualquer hipótese para o guardião algarvio. Novamente, com a possibilidade de se colocar na frente, o Sporting CP continuou com os seus problemas com o poste da balizada de João Silva – desta vez, foi Taynan o azarado.


Aos 31 minutos, o Portimonense SC volta a colocar-se na frente, com mais um golo de Rochato (2), o que durou (mais uma vez!), pouco tempo. Bastou um minuto. Assistência de Merlim e remate de Cavinato de primeira, estava feito o hat-trick e o 4-4.

A partir deste momento, os comandados de Nuno Dias começaram o que se pode chamar a remontada final. Mas claro, tal não pôde começar sem o Sporting CP voltar a acertar no poste, desta vez foi Cardinal aos 34 minutos. De seguida, Taynan (35’), Alex (36’) e Cardinal (37’), não derem nem tempo aos adeptos leoninos presentes no Portimão Arena de se sentarem entre os festejos dos golos. Estava feito o 7-4. Nuno Dias ainda fez uma experiência, com Merlim a guarda-redes avançado, na qual o Sporting CP sofreu o quinto golo, com Nuno Miranda a marcar (40’), e assim terminou a partida.


Depois de um duelo com tanta intensidade, os leões ainda têm o jogo para a Taça de Portugal de futsal, frente ao Caxinas (22 de dezembro) e, ainda, naquele que devia ser a pausa para as festividades, frente ao CR Candoso, jogo que foi adiado, na altura, devido às más condições do piso. Agora, a partida em atraso está marcada para dia 29 de dezembro, pelas 16h.

 

Ficha de jogo do Sporting CP:

5 inicial: Guitta (GR), Erick Mendonça, Taynan (1), Merlim e Cardinal (2)

Jogaram ainda: Pauleta, João Matos (C), Deo, Cavinato (3), Pany Varela e Alex (1)

Treinador: Nuno Dias

 

 


Modalidades

Exclusivo Leonino - Taynan recusou renovar pelo Sporting porque proposta apresentada era... surreal

Clube colocou em cima da mesa uma extensão do seu vínculo, mas internacional cazaque optou por não prolongar ligação ao emblema verde e branco

Exclusivo Leonino - Proposta de renovação apresentada pelo Sporting a Taynan implicava um corte de cerca de 40% do seu vencimento
Exclusivo Leonino - Proposta de renovação apresentada pelo Sporting a Taynan implicava um corte de cerca de 40% do seu vencimento

25 Mai 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Taynan está de saída da equipa de futsal do Sporting, uma vez que não aceitou a proposta de renovação apresentada pela SAD verde e branca. No entanto, sabe o Leonino, a oferta apresentada pelos leões implicava um corte de cerca de 40% do seu vencimento.


O Clube colocou em cima da mesa uma extensão de contrato válida por mais duas temporadas, mas com uma descida acentuada no salário do pupilo de Nuno Dias. Desta forma, o ala de 33 anos, que ficou surpreendido com os valores em causa, encaminha-se para o fim da sua segunda passagem pelos leões.


Apesar dos problemas físicos que marcaram a presente época, o jogador continuava a ser uma das principais figuras da equipa e tinha sido o melhor marcador do Sporting na temporada anterior, mantendo um papel de relevo até sofrer uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo.


A lesão acabou por travar um período em que o internacional cazaque voltava a assumir protagonismo no conjunto leonino, ficando afastado das quadras numa fase crucial da época. Ainda assim, o seu impacto recente e o contributo nas conquistas do Clube continuam a ser reconhecidos dentro da estrutura.

Vale recordar que Taynan voltou ao Sporting em 2023/24, após duas épocas no El Pozo. Nestes dois últimos anos no Pavilhão João Rocha, o canhoto foi o melhor marcador da Liga Placard em edições consecutivas, apontando 24 golos. Este ano, fez o gosto ao pé em seis ocasiões, ao longo de sete partidas.



Modalidades

Bernardo Ribeiro faz uma vénia a craque do Sporting: "Um grande campeão que merece admiração"

Numa mensagem curta, mas carregada de reconhecimento pela carreira do jogador do Clube de Alvalade, comentador elogiou percurso do mesmo

João Matos, capitão do Sporting, continua a receber homenagens após anunciar o final da carreira e uma das mais recentes surgiu pela voz de Bernardo Ribeiro
João Matos, capitão do Sporting, continua a receber homenagens após anunciar o final da carreira e uma das mais recentes surgiu pela voz de Bernardo Ribeiro

23 Mai 2026 | 10:37 |

Icon Comentário0

João Matos continua a receber várias homenagens após anunciar o final da carreira e uma das mais recentes surgiu pela voz de Bernardo Ribeiro, que deixou palavras elogiosas ao histórico capitão da equipa de futsal do Sporting, destacando o impacto que teve ao longo dos anos na modalidade.


Numa mensagem curta, mas carregada de reconhecimento pela carreira do internacional português, o diretor do jornal 'Record' considerou ainda que o fixo leonino representa um verdadeiro exemplo dentro, tanto pelo percurso construído como pela forma como sempre defendeu o Clube.


B. Ribeiro: "João Matos diz adeus. Eis um grande campeão pelo Sporting. Merece admiração dos seus e respeito dos rivais"


"João Matos diz adeus. Eis um grande campeão pelo Sporting. Merece admiração dos seus e respeito dos rivais", escreveu no diário desportivo, numa frase que resume o reconhecimento generalizado em torno de João Matos, uma das figuras mais marcantes da modalidade em Portugal.

O adeus ao jogador foi feito pelo Sporting através das redes sociais, acompanhado por um vídeo de homenagem ao capitão leonino. Na mensagem divulgada pelo Clube pode ler-se: "Uma vida inteira de Leão ao peito", numa despedida emotiva.


Os números resumem a dimensão da carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.025 jogos disputados sempre com a camisola do Sporting. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas, nunca perdeu importância dentro do grupo leonino.


Modalidades

Fim de uma Era no Sporting: João Matos anuncia o final de carreira (vídeo)

Capitão da equipa de futsal do Clube de Alvalade transmitiu a todos os Sócios e adeptos a decisão, que se dará no final da temporada desportiva

João Matos vai colocar um ponto final na carreira no final da temporada 2025/26, encerrando um percurso histórico ao serviço do Sporting e do futsal nacional
João Matos vai colocar um ponto final na carreira no final da temporada 2025/26, encerrando um percurso histórico ao serviço do Sporting e do futsal nacional

22 Mai 2026 | 19:49 |

Icon Comentário0

João Matos vai colocar um ponto final na carreira no final da temporada 2025/26, encerrando um percurso histórico ao serviço do Sporting e do futsal nacional. A decisão foi oficializada esta sexta-feira e marca o fim de uma ligação de mais de duas décadas ao emblema leonino.


Formado em Alvalade, João Matos estreou-se pela equipa principal em novembro de 2005 e rapidamente se afirmou como uma das figuras mais importantes do balneário verde e branco. Ao longo dos anos tornou-se capitão, líder e símbolo de uma das eras mais dominadoras da história do futsal português, sempre sob orientação de Nuno Dias.


O palmarés construído pelo internacional português é impressionante. Ao serviço do Sporting conquistou 12 Campeonatos Nacionais, dez Taças de Portugal, seis Taças da Liga, nove Supertaças e ainda três UEFA Futsal Champions League, assumindo-se como uma das maiores referências da modalidade em Portugal.


Também pela Seleção Nacional de Portugal teve papel determinante no ciclo mais vitorioso do futsal português. João Matos integrou as equipas que conquistaram dois Campeonatos da Europa e um Campeonato do Mundo, ajudando a elevar Portugal ao topo da modalidade.

Os números resumem a dimensão da carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.025 jogos disputados sempre com a camisola do Sporting. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas, nunca perdeu importância dentro do grupo leonino.


Confira o vídeo:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Ala do Sporting sai no final da época e está a caminho de Itália
Modalidades

Exclusivo Leonino - Ala do Sporting sai no final da época e está a caminho de Itália

14 Mai 2026 | 14:20

Icon Comentário0
Atenção, Sporting! Ala internacional não aceita renovação e prepara adeus
Modalidades

Atenção, Sporting! Ala internacional não aceita renovação e prepara adeus

15 Mai 2026 | 14:10

Icon Comentário0
Figuras de Estado felicitam o Sporting: "Muito orgulha o País!"
Modalidades

Figuras de Estado felicitam o Sporting: "Muito orgulha o País!"

12 Mai 2026 | 12:31

Icon Comentário0