Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

SUAR PARA GANHAR: COM ADN DE LEÃO

Futsal leonino venceu o Portimonense SC numa partida com 12 golos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Dez 2019 | 16:48 |

Icon Comentário0

Foi a forma perfeita de encerrar a 14.ª jornada da Liga Placard. Leões e algarvios deram um verdadeiro show de futsal que, no final, o Sporting CP acabou por vencer por 7-5, numa tremenda chuva de golos na Portimão Arena. Apesar de se encontrar nos últimos lugares da tabela classificativa, o Portimonense, com as bancadas bem compostas, fez frente com grande dignidade ao campeão europeu.


Tanto que fez que, logo aos 5 minutos, a equipa da casa inaugurou o marcador, pelo pé de Deivão. Com a necessidade de dar uma resposta rápida, essa veio de Cavinato (6’), a passe de Deo, e o empate estava restabelecido. Novamente o leões, desta vez por intermédio de Cardinal (11’). No entanto, a partida estava viva, e Rochato (16’) fez, novamente, o empate, levando o resultado para os balneários a 2-2. Uma primeira parte bem jogada, equilibrada e de bom futsal, que continuou para os segundos 20 minutos.


Logo ao início, o golo de Filipinho (23’), fez com que os leões de Nuno Dias tivessem que reagir com maior assertividade, visto que os postes continuavam a estar no eixo de um problema de finalização – com João Matos, aos 16’ e, depois, Pauleta aos 23’. No entanto, o golo leonino não tardou em surgir. Desta vez, o bis de Cavinato (25’), servido por Merlim, sem qualquer hipótese para o guardião algarvio. Novamente, com a possibilidade de se colocar na frente, o Sporting CP continuou com os seus problemas com o poste da balizada de João Silva – desta vez, foi Taynan o azarado.


Aos 31 minutos, o Portimonense SC volta a colocar-se na frente, com mais um golo de Rochato (2), o que durou (mais uma vez!), pouco tempo. Bastou um minuto. Assistência de Merlim e remate de Cavinato de primeira, estava feito o hat-trick e o 4-4.

A partir deste momento, os comandados de Nuno Dias começaram o que se pode chamar a remontada final. Mas claro, tal não pôde começar sem o Sporting CP voltar a acertar no poste, desta vez foi Cardinal aos 34 minutos. De seguida, Taynan (35’), Alex (36’) e Cardinal (37’), não derem nem tempo aos adeptos leoninos presentes no Portimão Arena de se sentarem entre os festejos dos golos. Estava feito o 7-4. Nuno Dias ainda fez uma experiência, com Merlim a guarda-redes avançado, na qual o Sporting CP sofreu o quinto golo, com Nuno Miranda a marcar (40’), e assim terminou a partida.


Depois de um duelo com tanta intensidade, os leões ainda têm o jogo para a Taça de Portugal de futsal, frente ao Caxinas (22 de dezembro) e, ainda, naquele que devia ser a pausa para as festividades, frente ao CR Candoso, jogo que foi adiado, na altura, devido às más condições do piso. Agora, a partida em atraso está marcada para dia 29 de dezembro, pelas 16h.

 

Ficha de jogo do Sporting CP:

5 inicial: Guitta (GR), Erick Mendonça, Taynan (1), Merlim e Cardinal (2)

Jogaram ainda: Pauleta, João Matos (C), Deo, Cavinato (3), Pany Varela e Alex (1)

Treinador: Nuno Dias

 

 


Modalidades

Goleador brasileiro despede-se e está a caminho do Sporting: "Hoje encerro um ciclo muito especial"

Jogador deixa assim emblema do país natal com boas recordações e prepara agora um novo desafio no emblema verde e branco

Felipe Rufino despediu-se do Joinville/Krona, clube que representou nas últimas temporadas e está a caminho do Sporting
Felipe Rufino despediu-se do Joinville/Krona, clube que representou nas últimas temporadas e está a caminho do Sporting

25 Jul 2026 | 17:23 |

Icon Comentário0

Felipe Rufino despediu-se do Joinville/Krona, clube que representou nas últimas temporadas e onde ganhou destaque no futsal brasileiro. A mensagem surge numa altura em que o jovem pivô de 20 anos está a caminho do Sporting para a próxima época.


A operação vai rondar os 50 mil euros, valor correspondente à cláusula de rescisão. O jogador recorreu às redes sociais para assinalar o fim de uma etapa importante na sua carreira: "Hoje encerro um ciclo muito especial da minha vida no JEC KRONA", começou por escrever.


Na despedida, o futsalista recordou os momentos positivos e os desafios que enfrentou durante a passagem pelo Joinville: "Foram dias de muita alegria, desafios, vitórias, derrotas, sorrisos e aprendizados. Em todos esses momentos, felizes e tristes, cresci como pessoa e como profissional. Posso dizer, de coração, que fui muito feliz vestindo essa camisa".


Felipe Rufino fez questão de agradecer a todos os que contribuíram para o seu percurso no clube brasileiro: "Minha gratidão a todos que fizeram parte dessa caminhada: jogadores, staff, comissão técnica e todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para essa trajetória. Cada um de vocês deixou uma marca na minha história", escreveu.

F. Rufino: "Levo comigo grandes lembranças, amizades verdadeiras e o sentimento de dever cumprido"


O jovem talento deixa assim o Joinville com boas recordações e prepara agora um novo desafio às ordens de Nuno Dias: "Levo comigo grandes lembranças, amizades verdadeiras e o sentimento de dever cumprido. Isso não é um tchau. É apenas um até logo. Tenho certeza de que nossos caminhos ainda vão se cruzar. Obrigado por tudo".


Modalidades

Oficial! Sporting anuncia regresso de emprestado ambidestro: "Remato com os dois pés"

Desempenho positivo convenceu equipa técnica, que decidiu integrar jogador de 22 anos no plantel principal para a nova época desportiva

É oficial! Sporting anunciou o regresso de Rúben Teixeira ao plantel principal de futsal para a temporada 2026/27
É oficial! Sporting anunciou o regresso de Rúben Teixeira ao plantel principal de futsal para a temporada 2026/27

23 Jul 2026 | 15:08 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting anunciou o regresso de Rúben Teixeira ao plantel de futsal para a temporada 2026/27. O ala, de 22 anos, volta a Alvalade depois de ter representado o Leões de Porto Salvo por empréstimo, período em que somou experiência e se afirmou como uma das figuras da equipa.


Contratado pelos leões em 2023/24, o ala realizou mais de 60 jogos e marcou mais de 20 golos ao serviço do emblema da Linha. O desempenho positivo convenceu a equipa técnica liderada por Nuno Dias, que decidiu integrar o jogador no plantel principal para a nova época.


R. Teixeira: "Sou um ala que gosta muito do jogo de 1 contra 1, de descobrir espaços e de rematar com os dois pés”


Em declarações aos meios de comunicação oficiais, não escondeu a satisfação por cumprir um dos objetivos da carreira: “O sentimento é de muito orgulho. Trabalhei muitos anos para um dia chegar a este nível, à equipa principal do Sporting, e, por isso, estou muito feliz. Sou um ala que gosta muito do jogo de 1 contra 1, de descobrir espaços e de rematar com os dois pés”.

Rúben Teixeira acredita que a cedência foi essencial para a sua evolução: “Sinto-me muito mais preparado do que quando cheguei aos Leões de Porto Salvo, há três épocas. Quando temos muito tempo de jogo em equipas como os Leões, que lutam pelos primeiros lugares, estamos mais perto do sucesso e de voltar, no caso, ao Sporting e de fazer um bom trabalho”, destacou.


O jovem já pensa na estreia no Pavilhão João Rocha, admitindo que a ansiedade será inevitável: “Não vou mentir que no primeiro jogo hei-de estar nervoso, mas com o desenrolar da temporada será mais fácil. Vou dar tudo para os poder orgulhar e para ajudar o Sporting a reconquistar o que não foi conquistado esta época”.


Modalidades

Oficial! Camisola 11 do Sporting sai por empréstimo; Varandas despacha jogador de 26 anos

Atleta não fará parte do plantel leonino na temporada desportiva de 2026/27 e já sabe que emblema irá representar na nova época

É oficial! Sporting anunciou a saída de Allan Guilherme; Varandas despacha jogador de 26 anos, que não fará parte do plantel leonino
É oficial! Sporting anunciou a saída de Allan Guilherme; Varandas despacha jogador de 26 anos, que não fará parte do plantel leonino

23 Jul 2026 | 13:21 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting anunciou a saída de Allan Guilherme, que não fará parte do plantel leonino na temporada 2026/27. O pivô brasileiro, de 26 anos, deverá prosseguir a carreira na Indonésia, onde representará o BTS, clube orientado pelo treinador português Tiago Polido, por empréstimo.


Ao longo das duas épocas em que vestiu a camisola verde e branca, o 'camisola 11' disputou 43 partidas oficiais e apontou 26 golos. Durante a sua passagem por Alvalade, contribuiu para a conquista da Liga dos Campeões e de uma Taça de Portugal.


Na despedida, o Sporting desejou sucesso ao jogador nesta nova etapa da carreira. A cedência permitirá ao internacional brasileiro ganhar mais tempo de jogo e abraçar um novo desafio num campeonato em crescimento, ao serviço do pentacampeão indonésio.


Allan Guilherme chegou a Portugal em 2018, proveniente da equipa de sub-20 do Corinthians, para representar o Fundão. Depois de uma temporada no clube beirão, transferiu-se para o Braga, onde permaneceu durante cinco épocas. As boas exibições valeram-lhe uma transferência para Alvalade.


A equipa de futsal leonina continua, assim, a remodelar o plantel após a derrota na final do playoff do campeonato. Erick Mendonça regressou ao Clube, Oleksandr Sukhov reforçou a baliza e Felipe Rufino deverá ser oficializado em breve.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Zicky Té foi operado e enfrenta "longa paragem" no Sporting
Modalidades

Zicky Té foi operado e enfrenta "longa paragem" no Sporting

22 Jul 2026 | 14:37

Icon Comentário0
Oficial! Exclusivo Leonino confirmado: Canhoto saiu do Sporting para assinar pelo Nápoles
Modalidades

Oficial! Exclusivo Leonino confirmado: Canhoto saiu do Sporting para assinar pelo Nápoles

21 Jul 2026 | 15:52

Icon Comentário0
Negócio fechado! Sem confirmação do Sporting, goleador já se despede nas redes sociais
Modalidades

Negócio fechado! Sem confirmação do Sporting, goleador já se despede nas redes sociais

20 Jul 2026 | 11:19

Icon Comentário0