
Modalidades
Pany Varela quebra o silêncio depois de trocar o Sporting pelo Benfica: "Falou-se muito..."
13 Ago 2025 | 21:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
15 Dez 2019 | 16:48 |
Foi a forma perfeita de encerrar a 14.ª jornada da Liga Placard. Leões e algarvios deram um verdadeiro show de futsal que, no final, o Sporting CP acabou por vencer por 7-5, numa tremenda chuva de golos na Portimão Arena. Apesar de se encontrar nos últimos lugares da tabela classificativa, o Portimonense, com as bancadas bem compostas, fez frente com grande dignidade ao campeão europeu.
Tanto que fez que, logo aos 5 minutos, a equipa da casa inaugurou o marcador, pelo pé de Deivão. Com a necessidade de dar uma resposta rápida, essa veio de Cavinato (6’), a passe de Deo, e o empate estava restabelecido. Novamente o leões, desta vez por intermédio de Cardinal (11’). No entanto, a partida estava viva, e Rochato (16’) fez, novamente, o empate, levando o resultado para os balneários a 2-2. Uma primeira parte bem jogada, equilibrada e de bom futsal, que continuou para os segundos 20 minutos.
Logo ao início, o golo de Filipinho (23’), fez com que os leões de Nuno Dias tivessem que reagir com maior assertividade, visto que os postes continuavam a estar no eixo de um problema de finalização – com João Matos, aos 16’ e, depois, Pauleta aos 23’. No entanto, o golo leonino não tardou em surgir. Desta vez, o bis de Cavinato (25’), servido por Merlim, sem qualquer hipótese para o guardião algarvio. Novamente, com a possibilidade de se colocar na frente, o Sporting CP continuou com os seus problemas com o poste da balizada de João Silva – desta vez, foi Taynan o azarado.
Aos 31 minutos, o Portimonense SC volta a colocar-se na frente, com mais um golo de Rochato (2), o que durou (mais uma vez!), pouco tempo. Bastou um minuto. Assistência de Merlim e remate de Cavinato de primeira, estava feito o hat-trick e o 4-4.
A partir deste momento, os comandados de Nuno Dias começaram o que se pode chamar a remontada final. Mas claro, tal não pôde começar sem o Sporting CP voltar a acertar no poste, desta vez foi Cardinal aos 34 minutos. De seguida, Taynan (35’), Alex (36’) e Cardinal (37’), não derem nem tempo aos adeptos leoninos presentes no Portimão Arena de se sentarem entre os festejos dos golos. Estava feito o 7-4. Nuno Dias ainda fez uma experiência, com Merlim a guarda-redes avançado, na qual o Sporting CP sofreu o quinto golo, com Nuno Miranda a marcar (40’), e assim terminou a partida.
Depois de um duelo com tanta intensidade, os leões ainda têm o jogo para a Taça de Portugal de futsal, frente ao Caxinas (22 de dezembro) e, ainda, naquele que devia ser a pausa para as festividades, frente ao CR Candoso, jogo que foi adiado, na altura, devido às más condições do piso. Agora, a partida em atraso está marcada para dia 29 de dezembro, pelas 16h.
Ficha de jogo do Sporting CP:
5 inicial: Guitta (GR), Erick Mendonça, Taynan (1), Merlim e Cardinal (2)
Jogaram ainda: Pauleta, João Matos (C), Deo, Cavinato (3), Pany Varela e Alex (1)
Treinador: Nuno Dias
Depois de uma reviravolta no resultado, o triunfo sobre a formação blaugrana é prova como a turma de Alvalade entrou na nova temporada com o pé direito
24 Ago 2025 | 14:56 |
A equipa de futsal do Sporting venceu o Barcelona por 5-2. Apesar de ter começado o jogo a perder, os pupilos de Nuno Dias conseguiram dar a cambalhota no resultado e vencer a formação catalã. Com seis pontos conquistados, os leões são os vencedores da Masters Cup 2025.
Foram mesmo os blaugrana a entrar a marcar, quando com 7 minutos decorridos, Sérgio González inaugurou o marcador na Portimão Arena, depois de um cara a cara com Bernardo Paçó. Não foi preciso esperar muito para que a vantagem culé aumentasse. Apenas um minuto depois, João Victor fez o 2-0 na partida.
Os golos da cambalhota do Sporting estavam todos guardados para a segunda parte e todos em rápida sucessão. O primeiro do Clube de Alvalade a fazer o gosto ao pé foi Alex Merlim, que conseguiu bisou após marcar aos 31’ e 32’, restabelecendo a igualdade no encontro.
Com o cronómetro a bater nos 36 minutos de jogo, foi a vez de Taynan apontar o seu primeiro golo da partida, oferecendo a primeira vantagem para a equipa de Nuno Dias. Um minuto depois, Wesley dilatou o resultado para os verdes e brancos, depois de assinar o 4-2. Ainda antes de soar a buzina, o internacional cazaque voltou a fazer gosto ao pé, através de um remate de longe e em queda, que fechou o marcador em 5-2.
Com este triunfo e após a vitória frente ao Palma Futsal no dia anterior, o Sporting somou um total de seis pontos, que foram os suficientes para garantir a conquista da edição de 2025 da Masters Cup. Este foi o último teste antes do arranque oficial da temporada, que está agendado para o dia 3 de setembro, quando os leões defrontarem o Benfica para a Supertaça.
Esta será a 19.ª participação do Clube de Alvalade na prova, na qual procura conquistar o seu 12.º troféu diante da turma encarnada
22 Ago 2025 | 17:41 |
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta sexta-feira, dia 22 de agosto, a alteração da data da Supertaça de futsal entre Sporting e Benfica, inicialmente marcada para o dia 2 de setembro. A disputa do primeiro troféu da temporada está então marcada para o dia seguinte, numa quarta-feira.
O Pavilhão Multiusos de Gondomar continuará a ser o palco do dérbi eterno. O encontro decisivo entre emblema verde e branco, vencedor da Taça de Portugal, e a turma encarnada, vencedora do Campeonato Nacional da modalidade, está agendado para as 21h00.
Esta será a 19.ª participação do Clube de Alvalade na prova, na qual procura conquistar o seu 12.º troféu e reforçar o estatuto de maior vencedor da competição. Por outro lado, a turma orientada por Cassiano Klein ergueu a Supertaça de futsal em nove ocasiões.
Este encontro, refira-se, terá a particularidade do reencontro de Pany Varela, com o Sporting. O ala português, de 36 anos, não só está de regresso ao futsal português, como também ao Benfica, clube onde deu os primeiros passos enquanto sénior, entre 2008 a 2011.
O jogador já deixou as primeiras palavras enquanto jogador dos encarnados, depois de ter saído do Al Nassr, clube para o qual se mudou depois da passagem pelo Sporting. A transferência do jogador, que já foi nomeado o melhor do mundo, foi uma das grandes novelas do desporto nacional este verão.
Ambiente ao rubro no João Rocha:
Numa saída envolta em polémica e um certo conflito entre partes, treinador dos vermelhos e brancos revela que ainda não esqueceu episódio turbulento
14 Ago 2025 | 19:24 |
Nos últimos dias ficou conhecido mais um capítulo na novela entre Ivan Chishkala - possível reforço do Sporting - e Cassiano Klein, treinador da seção de futsal do Benfica. Depois de uma entrevista onde o futsalista russo criticou o brasileiro, foi agora a vez do timoneiro dos vermelhos e brancos deixar uma indireta ao seu antigo jogador.
Cassiano Klein: “Mas às vezes tens um grande jogador, que depois não consegue ser tão humilde, nem se entregar tanto”
Questionado pelo jornal Record sobre a partida do atleta russo, Cassiano Klein não perdeu tempo e deixou uma ‘farpa’ ao seu antigo jogador: “Existem três aspetos que admiro muito. Quando são excelentes jogadores, humildes e obcecados pelo trabalho”.
No entanto, sem apontar qualquer nome, o canarinho brasileiro deu a entender que a crítica era dirigida a Chishkala, que pode ser esforço do Sporting em 2026/27: “Mas às vezes tens um grande jogador, que depois não consegue ser tão humilde, nem se entregar tanto”.
Cassiano Klein sobre reforços: “Eles demonstraram isso nestas duas semanas de trabalho”
No entanto, o timoneiro de 42 anos não ficou por aqui e foi mais longe, comparando a ‘falta de profissionalismo’ do antigo Benfiquista com a dedicação que alguns dos reforços das águias têm vindo a demonstrar na pré-época: “No caso do Pany e do Peléh [reforços], eles demonstraram isso nestas duas semanas de trabalho”.
Por fim, em entrevista ao jornal Record, Cassiano Klein levantou o véu sobre o perfil do Benfica para esta nova temporada: “Podemos esperar uma equipa obcecada pelo trabalho, que tenha a clareza de ir até ao limite e que procure aprender o máximo a cada jogo e treino. Tenho a sensação de que as equipas têm de chegar ao final e sentir que mereceram alguma coisa”.
Pany Varela quebra o silêncio depois de trocar o Sporting pelo Benfica: "Falou-se muito..."
13 Ago 2025 | 21:50
Oficial! Três jogadores do Sporting convocados para a Seleção do Brasil
12 Ago 2025 | 17:04
Bronca! Jogador apontado ao Sporting arrasa treinador do... Benfica
04 Ago 2025 | 18:00