
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
|
Foi a forma perfeita de encerrar a 14.ª jornada da Liga Placard. Leões e algarvios deram um verdadeiro show de futsal que, no final, o Sporting CP acabou por vencer por 7-5, numa tremenda chuva de golos na Portimão Arena. Apesar de se encontrar nos últimos lugares da tabela classificativa, o Portimonense, com as bancadas bem compostas, fez frente com grande dignidade ao campeão europeu.
Tanto que fez que, logo aos 5 minutos, a equipa da casa inaugurou o marcador, pelo pé de Deivão. Com a necessidade de dar uma resposta rápida, essa veio de Cavinato (6’), a passe de Deo, e o empate estava restabelecido. Novamente o leões, desta vez por intermédio de Cardinal (11’). No entanto, a partida estava viva, e Rochato (16’) fez, novamente, o empate, levando o resultado para os balneários a 2-2. Uma primeira parte bem jogada, equilibrada e de bom futsal, que continuou para os segundos 20 minutos.
Logo ao início, o golo de Filipinho (23’), fez com que os leões de Nuno Dias tivessem que reagir com maior assertividade, visto que os postes continuavam a estar no eixo de um problema de finalização – com João Matos, aos 16’ e, depois, Pauleta aos 23’. No entanto, o golo leonino não tardou em surgir. Desta vez, o bis de Cavinato (25’), servido por Merlim, sem qualquer hipótese para o guardião algarvio. Novamente, com a possibilidade de se colocar na frente, o Sporting CP continuou com os seus problemas com o poste da balizada de João Silva – desta vez, foi Taynan o azarado.
Aos 31 minutos, o Portimonense SC volta a colocar-se na frente, com mais um golo de Rochato (2), o que durou (mais uma vez!), pouco tempo. Bastou um minuto. Assistência de Merlim e remate de Cavinato de primeira, estava feito o hat-trick e o 4-4.
A partir deste momento, os comandados de Nuno Dias começaram o que se pode chamar a remontada final. Mas claro, tal não pôde começar sem o Sporting CP voltar a acertar no poste, desta vez foi Cardinal aos 34 minutos. De seguida, Taynan (35’), Alex (36’) e Cardinal (37’), não derem nem tempo aos adeptos leoninos presentes no Portimão Arena de se sentarem entre os festejos dos golos. Estava feito o 7-4. Nuno Dias ainda fez uma experiência, com Merlim a guarda-redes avançado, na qual o Sporting CP sofreu o quinto golo, com Nuno Miranda a marcar (40’), e assim terminou a partida.
Depois de um duelo com tanta intensidade, os leões ainda têm o jogo para a Taça de Portugal de futsal, frente ao Caxinas (22 de dezembro) e, ainda, naquele que devia ser a pausa para as festividades, frente ao CR Candoso, jogo que foi adiado, na altura, devido às más condições do piso. Agora, a partida em atraso está marcada para dia 29 de dezembro, pelas 16h.
Ficha de jogo do Sporting CP:
5 inicial: Guitta (GR), Erick Mendonça, Taynan (1), Merlim e Cardinal (2)
Jogaram ainda: Pauleta, João Matos (C), Deo, Cavinato (3), Pany Varela e Alex (1)
Treinador: Nuno Dias
Tal como o nosso Jornal adiantou, em novembro, Presidente do Clube de Alvalade temia que despromoção se tornasse cenário real no final da época
|
A equipa de futsal feminino do Sporting foi oficialmente despromovidas à segunda divisão. Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no passado mês de novembro (Recorde AQUI), este era um cenário que a Direção do Clube de Alvalade, liderada por Frederico Varandas temia que se confirmasse no final da época.
À entrada para a penúltima jornada, o Sporting seguia em igualdade pontual com o Atlético, mas com desvantagem no confronto direto. Por esse motivo, era possível um cenário onde a equipa verde e branca pudesse já ver consumada a descida de divisão na receção ao Nun´Álvares.
As segundas classificadas da prova comprovaram o favoritismo e acabaram por vencer por 7-4. O desaire deixou o Sporting em xeque e a depender do que o Atlético. O emblema da Tapadinha cumpriu com o seu objetivo, vencendo o Feijó por 3-1 e garantindo matematicamente não só a presença no playoff, como a permanência no primeiro escalão.
Numa temporada onde descem quatro equipas ao segundo escalão, o Sporting não conseguiu fugir de uma realidade que se foi tornando provável ao longo da temporada. Apesar de ter lutado até ao final, o conjunto verde e branco vai mesmo ter que jogar o segundo escalão em 2025/26.
Desde 2015/16 no primeiro escalão, o Sporting foi o principal rival do Benfica na luta pelos troféus durante vários anos. Vice-campeão nacional em três anos consecutivos - 2015 a 2018 - e finalista vencido da Taça de Portugal em 2015/16, o conjunto de Alvalade esteve em várias outras épocas nas derradeiras eliminatórias quer das taças, quer do campeonato.
Ala de 30 anos fez antevisão à partida deste fim de semana e mostra-se confiante de que Clube de Alvalade vai triunfar e somar mais três pontos
|
A equipa de futsal do Sporting vai enfrentar o Torreense, em jogo da jornada 18 da Liga portuguesa. Na antevisão da partida, Pauleta detalhou o que espera encontrar por parte do adversário e mostra-se confiante em conquistar mais três pontos para o Clube de Alvalade, depois do triunfo na final da Taça de Portugal.
“O nosso objetivo, seja qual for o jogo, é sempre ganhar e este não foge à regra e jogar em casa, com os nossos adeptos, é sempre bom. O Torreense agora está melhor, tem um treinador novo, com novas ideias e, dos jogos que vimos deles para preparar o nosso jogo, sentimos que eles melhoraram e estamos preparados”.
Na primeira volta, o Sporting venceu o emblema do Oeste por 7-0, mas o internacional português não espera facilidades: “Todos os jogos são diferentes, a motivação é diferente e nós sabemos que vai ser um jogo diferente, melhor, assim o esperamos e estamos preparados”, reiterou.
Para o ala canhoto do Sporting, as últimas cinco jornadas da fase regular da Liga serão muito importantes. “Todos os jogos para nós são finais, temos de ganhar os jogos todos”, referindo ainda que “todos sabem a exigência de jogar no Sporting, jogamos todos os jogos para ganhar e conquistar os três pontos”.
O emblema verde e branco vira assim atenções para a Liga portuguesa. Os comandados de Nuno Dias vão defrontar o Torreense na jornada 18 da fase regular. O encontro diante da turma liderada por Cláudio Martins está marcado para o próximo sábado, dia 5 de abril, às 18h30, no Pavilhão João Rocha.
Craque não tem participado nos últimos jogos devido a situação pessoal e clube que vai enfrentar os verdes e brancos confirmou ausência nas redes sociais
|
O Palma - adversário do Sporting na Liga dos Campeões de futsal - está com problemas com Charuto, pivô brasileiro. O goleador internacional canarinho não participou no último jogo da equipa, diante do Peñiscola (3-3), uma vez que teve de regressar ao seu país para renovar o visto e também irá perder o encontro desta sexta-feira, frente ao Noia.
A informação foi avançada pelo emblema maiorquino, nas redes sociais, ainda antes da partida frente ao atual líder do campeonato de futsal espanhol. Na antevisão ao duelo da jornada 25 da prova, foi confirmado que Charuto continua sem poder jogar.
De recordar que o futsal do Sporting tem ainda contas a ajustar com a turma do país vizinho, que levou a melhor sobre o Clube de Alvalade, em Maiorca, na final da prova internacional na temporada de 2022/2023, que ficou marcada por uma arbitragem polémica.
No outro encontro da meia-final, o Kairat, do Cazaquistão, defronta o Cartagena, campeão espanhol. Os dois jogos estão agendados para 2 de maio, na Arena Antarès, em Le Mans (França). A final jogar-se-á dois dias depois, no domingo, dia 4 de maio.
A equipa de Nuno Dias procura assim a terceira conquista na competição europeia, depois dos triunfos nas temporadas desportivas de 2018/19 e 2020/21. O emblema leonino é o clube português com mais conquistas na prova (duas) contra apenas uma do Benfica - que derrotou na final da Taça de Portugal.