
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Manuel Moura dos Santos não foi capaz de ignorar a provocação ao Sporting de Tiago Girão, adepto do Porto, no canal V+, da TVI. O tema em discussão era o mercado de transferências dos dragões e a recente transferência a título definitivo de Francisco Conceição para a Juventus, por 32 milhões de euros.
A meio da conversa, o conhecido adepto da turma de Alvalade comentou a dívida do emblema liderado por André Villas-Boas e questionou como é que o clube da Invicta ainda não havia falido: “O Porto tinha 8 mil euros em caixa e 400 e muitos milhões de euros em passivo. Bem, se isto fosse uma empresa normal, já não existia há anos. Não era preciso chegar aos 400 e tal milhões de euros de passivo, acho que uma empresa normal, se chegasse aos 50M de passivo…”.
Em resposta, Tiago Girão acabou por 'virar' o tema para os verdes e brancos, de forma a provocar o comentador afeto aos leões: “Mas Manuel, se isto fosse um país normal, jamais perdoariam a dívida como o Sporting fez, que foi um autêntico roubo aos bolsos dos portugueses. Inclusive, ao seu. Mas o Manuel bate palmas e acha muito bem”.
Após esta resposta, o ambiente no estúdio aqueceu e Moura dos Santos não se deixou ficar, numa altura em que queria prosseguir com o seu ponto de vista e continuou a ser interrompido pelo colega de painel. O adepto do Sporting chegou mesmo a referir que Tiago Girão atira "picadelas são mal intencionadas".
Vale lembrar que, no que toca ao negócio de Francisco Conceição, o Sporting ainda terá direito de receber parte da verba: o Porto vai ter de entregar cerca de 240 mil euros aos leões pelo mecanismo de solidariedade, uma vez que o internacional português chegou aos verdes e brancos com apenas dez anos, mas, para esta contabilidade, contam apenas os três anos que cumpriu de leão ao peito, entre os 12 e os 15 anos, antes de sair para os dragões, em 2017.
Assista aqui ao momento:
Antigo treinador e jogador dos verdes e brancos poderia ainda vir a ter uma palavra a dizer sobre futuro de futebolista leonino, mas tal não deverá acontecer
|
Abel Ferreira não vê Matheus Reis como uma prioridade para o Palmeiras. Ainda que o emblema brasileiro tenha demonstrado interesse no jogador do Sporting, a sua contratação não passa de uma miragem, uma vez que em Alvalade não se receberam propostas pelo 'camisola 2'.
De acordo com as informações adiantadas pelo jornal Record, na sua edição desta quinta-feira, 24 de julho, o jogador canarinho não é visto como um alvo prioritário para Abel Ferreira, antigo treinador do Sporting e atual timoneiro do clube de São Paulo.
Por esta altura, Matheus Reis continua com o futuro por definir em Alvalade. Sem propostas formais, o defesa também já esteve perto de renovar, uma vez que o contrato que tem com o Sporting que termina em 2026. O jogador mostra-se feliz em Alvalade, no entanto, a polémica na Supertaça, frente ao Benfica, terá feito com que o futebolista e a sua família equacionassem um regresso ao Brasil, devido às ameaças de que foram alvo.
Enquanto a sua continuidade de verde e branco permanece uma incógnita, o recurso por Matheus Reis já deu entrada no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). O processo em questão foi apresentado pela Direção de Frederico Varandas, tentando reverter a decisão do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa (FPF) na sequência da final da Taça de Portugal, que castigou o atleta com cinco jogos.
Em 2024/25, Matheus Reis - avaliado em 6 milhões de euros - fez 46 partidas: 30 no campeonato, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal e duas na Taça da Liga. No total, o defesa disputou 2.241 minutos, nos quais contribuiu com duas assistências.
Negócio desta janela de verão com o Clube de Alvalade já está completamente fechado, mas oficializações tardam em acontecer
|
Vanja Milinkovic-Savic é o principal motivo para Franco Israel ainda não ter sido oficializado como reforço da Torino, deixando o Sporting neste mercado de transferências. Os italianos querem resolver a vida do guardião sérvio antes de tratarem do processo do uruguaio, que tem exames médicos na próxima sexta-feira, 25 de julho.
Segundo informações do jornal A Bola, o Torino pretende finalizar, esta quinta-feira, a saída de Milinkovic-Savic - guardião cuja vaga será, então, ocupada pelo internacional uruguaio que deixa o Clube de Alvalade para assinar um contrato válido por quatro anos, a troco de 4,5 milhões de euros.
Com a ida para a Serie A, Franco Israel marca o seu regresso a Itália, onde já representou a Juventus - emblema do qual saiu para Alvalade, no verão de 2022, por 650 mil euros. Apesar de estar de volta a Turim, prepara-se para representar o rival da cidade.
Para colmatar a sua vaga no Sporting, os leões já terão garantido o regresso de João Virgínia, que chega ao plantel verde e branco a custo zero, depois de ter terminado a sua ligação ao Everton. O português irá assinar um contrato de três temporadas e irá ser a segunda opção da baliza leonina, na sombra de Rui Silva.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Franco Israel – avaliado em 5 milhões de euros – fez 22 encontros: 11 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Ao todo, nos 2.010 minutos que disputou, o guardião sofreu 23 golos.
Avançado colombiano é visto como o possível sucessor de Viktor Gyokeres em Alvalade, mas negociações não atam nem desatam
|
Luis Suárez continua a ser um dos principais alvos do Sporting neste mercado de transferências, mas a estrutura leonina encontra um grande problema no meio destas negociações: o próprio Almería, que é 'famoso' por prolongar este tipo de processo.
Segundo revela o jornal A Bola, o clube andaluz tem vindo a "atirar números para cima da mesa", enchendo as negociações pelo atacante colombiano de avanços e recuos. No entanto, a Direção de Frederico Varandas já estava avisada para esta questão, uma vez que o Almería é conhecido no mercado internacional pelas dificuldades em negociar.
Ao que parece, o emblema do país vizinho tem um histórico de várias exigências e de se mostrar inflexível perante os seus desejos. Ainda assim, os leões acreditam que a vontade de Luis Suárez de se transferir para o Sporting possa ser o verdadeiro trunfo para resolver este problema.
Os responsáveis leoninos estão dispostos a colocar em cima da mesa 20 milhões de euros fixos, mais 5M por objetivos pelo colombiano. Agora que a saída de Viktor Gyokeres para o Arsenal está fechada, o Sporting poderá finalmente concentrar-se em garantir a chegada do seu substituto a Alvalade, mas terá de contar com alguma demora no processo.
Em 2024/25, com a camisola do Almería, na segunda divisão espanhola, Luis Suárez - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 43 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.828 minutos. No total, o internacional pela Colômbia marcou 31 golos e fez oito assistências, sendo a grande figura do emblema de nuestros hermanos.