Futebol
30 milhões a caminho do Sporting? Jogador corrido a pontapé do Benfica pode render muitos euros
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A média canadiana do Sporting, Olivia Smith, de somente 19 anos, venceu o prémio de melhor jovem da Liga BPI, num troféu que foi entregue pelo Sindicato de Jogadores, na passada quinta-feira, dia 16 de maio, naquela que foi a primeira temporada a jogar em Portugal.
A internacional pela Seleção Feminina do Canada ultrapassou Erica Meg Parkinson (avançada, Valadares Gaia) e Beatriz Cameirão (média, Damaiense). A sportinguista teve uma votação de 32,87%, comparativamente ao 10,62% e ao 9,46% das outras duas atletas.
A eleição da vencedora foi realizada através da votação dos 12 treinadores principais de todas as equipas da Liga BPI e de adeptos, através do meio online. As escolhas dos timoneiros vale 60% do peso total, enquanto os fãs têm direito a somente 40% do peso.
Posto isto, apesar de ter chegado ao emblema verde e branco somente com 18 anos, a atleta foi uma das mais influentes na equipa de Mariana Cabral ao longo da época, registando golos muito importantes durante a sua conquista da titularidade, que acabou por se afirmar na segunda metade da temporada.
Nesta temporada, Olivia Smith realizou 28 partidas de leão ao peito: 18 na Liga BPI, cinco na Taça da Liga, quatro na Taça de Portugal e uma na Supertaça Feminina, totalizando 1.930 minutos. A ponta-de-lança registou 16 golos apontados e 10 assistências realizadas. Posto isto, a jogadora conseguiu 26 contribuições para golo em somente 28 encontros.
A canadiana chegou esta temporada ao Sporting, depois uma temporada nos Estados Unidos da América ao serviço do Penn State Nittany Lions. Durante o processo de formação, todo realizado no Canadá, Smith representou o North Toronto Nitros e o Super REX Ontario.
Números do avançado dos verdes e brancos falam por si e nem grandes estrelas do futebol mundial escapam ao internacional sueco de 26 anos
|
0Viktor Gyokeres leva uns impressionantes 36 golos em 37 encontros em 2024. Este registo do avançado do Sporting coloca-o no topo mundo e é suficiente para bater nomes como Haaland, Cristiano Ronaldo, Mbappé ou Harry Kane.
Num ranking que leva em conta os 10 principais campeonatos do mundo, mais a liga saudita, e contabiliza os jogos nos clubes e na seleção, Viktor Gyokeres, que voltou a fazer o gosto ao pé no último encontro, deixa toda a concorrência para trás.
No segundo lugar, surge Haaland, com 31 finalizações certeiras em 33 partidas, bem longe do avançado do Sporting. Cristiano Ronaldo (28 golos em 33 jogos), Mbappé (28 golos em 40 partidas) e Harry Kane (25 golos em 35 encontros) são outros dos nomes que figuram no top-5 deste ranking.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos), apontou sete golos e fez três assistências. Ao todo, nos sete encontros que disputou, o sueco leva 10 golos e cinco assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Jornalista abordou continuidade de futebolista de Rúben Amorim no Clube de Alvalade na próxima temporada e novidades são boas
|
0A continuidade de Viktor Gyokeres – que continua a marcar golos como se não houvesse amanhã – no Sporting continua a dar que falar. Em declarações no canal ‘Now’, Bernardo Ribeiro revela que é muito complicado que o avançado abandone Alvalade no mercado de transferências de janeiro.
“Viktor Gyokeres não sairá no mercado de janeiro. O Sporting vai fazer um esforço e não acredito que não tenha isso mais ou menos combinado com o empresário do atleta e com o próprio jogador”, começou por afirmar o diretor do jornal ‘Record’.
“Para lá do aumento salarial, pode haver um compromisso para aliviar os 100 milhões que são necessários para tirar Gyokeres do Sporting [no final da temporada 2024/25]. Isso pode estar relacionado. Não acredito que seja passado desta forma ao papel, mas acho que pode estar relacionado”, referiu Bernardo Ribeiro.
“Posso estar enganado e pode chegar aqui um clube e bater números perto da cláusula que levem o Sporting a libertar o jogador. Acho difícil libertar o jogador esta época por números muito distantes do que não sejam os que estão na cláusula em vigor. Não faz muito sentido fazer este esforço para manter o Gyokeres e depois deixá-lo sair em janeiro”, considerou o jornalista.
“É evidente que a preparação para a ausência do Gyokeres vai depender da adaptação deste reforço que chegou [Conrad Harder] e que ainda não vimos. Neste momento, o espaço não é muito. Tirar Gyokeres da equipa só para ele descansar. Não faz muito sentido tirá-lo por outra razão”, referiu Bernardo Ribeiro.
“Podemos começar a ver o Gyokeres a não jogar num primeiro jogo da Taça da Liga ou da Taça de Portugal. O Conrad Harder também vai precisar de um espaço de afirmação e para ele próprio perceber qual o impacto que consegue ter na liga para onde veio jogar, que é muito diferente de onde estava”, afirmou o diretor do jornal ‘Record’.
“Se o trabalho de ambientação de Conrad Harder ao Sporting for muito profício e o jogador se mostrar uma opção muito forte, aí o Sporting pode encher os cofres de dinheiro. Esse não é o plano de Rúben Amorim e Hugo Viana e, se o Sporting não tiver nenhum aza de tesouraria, vai mesmo fazer um esforço para ter o jogador até final da época”, finalizou Bernardo Ribeiro.
Confira aqui as declarações de Bernardo Ribeiro:
Sorteio ditou encontro do Clube de Alvalade diante de emblema espanhol; Encontros decisivos vão acontecer já no presente mês de setembro
|
0A equipa de futebol feminino do Sporting vai defrontar o Real Madrid na segunda ronda de qualificação para a Liga dos Campeões. O sorteio, realizado hoje em Nyon, na Suíça, colocou o segundo classificado da Liga espanhola no caminho das vice-campeãs nacionais, que recebem as merengues em 18 ou 19 de setembro e visitam a capital espanhola em 25 ou 26 deste mês.
Margarida Batlle Y Font, coordenadora da equipa leonina, reagiu ao sorteio e analisou a formação espanhola: "O Real Madrid, antes de ser só um equipa feminina, é um clube com muita história. É um dos melhores clubes a nível europeu. A equipa feminina foi criada recentemente e mesmo assim já conta com muitas participações nesta Liga dos Campeões, chegando sempre à fase de grupos. O ano passado ficou pela fase de grupos, mas é uma equipa com muita qualidade que todos os anos têm vindo a reforçar-se com jogadoras de enorme talento", começou por dizer.
"Esperamos que joguem com o Sporting, precisamente, com o mesmo sentido que nós, passar para a fase de grupos, porque o investimento e o propósito da equipa é grande. Mas o nosso não é menor e, portanto, é com essa vontade que vamos receber o Real Madrid na nossa casa, primeiro, e, depois, iremos a Madrid para disputar esse jogo, que contamos que nos deixe muito felizes e aos adeptos do Sporting também", referiu.
"Reforça aquilo que nós temos vindo a fazer, traz confiança no trabalho que é desenvolvido todos os dias na Academia, traz confiança na mensagem que é passada pela equipa técnica, reforça a qualidade das nossas jogadoras e, sobretudo, mostra-nos que estamos a fazer um caminho conforme nos tínhamos proposto no início da época".
"Não queríamos fazer as mesmas coisas que o ano passado, queríamos fazer diferente e melhor. Portanto, esta passagem à segunda eliminatória mostra que tudo aquilo que nos estamos a propor passo a passo, jogo a jogo, está a ser cumprido", concluiu Margarida Batlle Y Font.