
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A capitanear o Sporting numa reta final de época decisiva, Morten Hjulmand mantém o foco no presente, mas já começa a antecipar o que o futuro pode trazer. De acordo com o jornal Record, o capitão leonino reuniu-se no início desta semana, em Lisboa, com o seu empresário, Ivan Marko Benes, para analisar os potenciais cenários que o próximo mercado de verão poderá oferecer.
O encontro decorreu num momento estratégico, antes de Benes seguir viagem para Milão, e incluiu conversas sobre o crescente interesse de clubes europeus no médio dinamarquês. O objetivo passou por decidir o interesse numa eventual continuidade em Alvalade e, por outro lado, quais os campeonatos que seriam mais atrativos para o jogador.
O desempenho de Hjulmand ao serviço do Sporting, onde se afirmou como líder de balneário desde a sua chegada, tem despertado atenções de peso, especialmente em Inglaterra. A Premier League, sonho assumido do jogador, volta a ganhar destaque como destino possível, com o 'Record' a garantir que o Clube de Alvalade não irá 'tapar os ouvidos' a eventuais ofertas que possam chegar entretanto.
O capitão dos leões integra o grupo de elementos considerados fundamentais pelo Sporting, do qual também fazem parte nomes como Trincão, Diomande, Gonçalo Inácio e Gyokeres, ainda que este último já seja praticamente certo que deixará o Clube num futuro próximo.
Morten Hjulmand - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - encontra-se na sua segunda temporada ao serviço do Sporting, tendo feito, desde então, 90 jogos com a Listada verde e branca. Em 6.940 minutos em campo, apontou sete golos e fez, ainda, seis assistências.
Médio às ordens de Rui Borges no plantel verde e branco está a ser avaliado por emblema que, ainda assim, precisa de assegurar a promoção
|
O Leeds United está cada vez mais perto de garantir o regresso à Premier League e, com os olhos postos na próxima temporada, já projetada no principal escalão, o clube inglês pondera avançar para a contratação de Hidemasa Morita. Com contrato válido com o Sporting até 2026, o próximo verão poderá representar o momento ideal para os leões concretizarem um encaixe financeiro com o médio japonês.
Segundo o jornal 'Record', os responsáveis pelo emblema de Alvalade já terão desistido da renovação, tendo em conta as várias investidas feitas nos últimos tempo, o que significa que a saída é o cenário mais provável. O jogador, por outro lado, está em vias de completar 30 anos, celebrando o seu aniversário a 10 de maio, e também a idade o leva a querer aventurar-se num outro campeonato.
De acordo com a mesma fonte, o Leeds só está à espera de garantir a subida à Premier League para avançar, de facto, com uma proposta formal por Morita. Atualmente na liderança do Championship, o segundo escalão do futebol inglês, o clube de Elland Road encontra-se em posição privilegiada para assegurar a promoção já na época 2025/26 e só a mesma desbloquearia os recursos e a atratividade necessárias para convencer o ainda jogador do Sporting
Contratado ao Santa Clara em 2022, a troco de 3,45 milhões de euros, Morita foi uma aposta certeira no meio-campo leonino. No entanto, a possibilidade de poder sair a custo zero no verão de 2026 vai preocupando o Sporting, que ainda pretende conseguir algum dinheiro por um jogador importante e que neste momento se encontra avaliado em 15 milhões de euros.
Os últimos meses da carreira de Morita, vale lembrar, têm sido marcados por alguma instabilidade. Lesionado, o jogador enfrenta a quinta paragem consecutiva por problemas físicos desde o final de 2023 e está, assim, afastado das opções de Rui Borges. Conta, no entanto, com 111 jogos com a Listada verde e branca, no total de 10 golos e 11 assistências em 7.378 minutos em campo pelo Sporting.
Jogador dos leões voltou aos relvados recentemente, mas continua sem poder estar em campo os 90 minutos, para infelicidade do técnico
|
Pedro Gonçalves voltou à ação na vitória do Sporting sobre o Santa Clara (1-0), nos Açores, entrando em campo aos 87 minutos sob uma forte ovação dos adeptos leoninos. Com o tempo de compensação, somou cerca de nove minutos de jogo. Tudo aponta, porém, para que a sua utilização continue a ser cuidadosamente gerida no próximo encontro.
Segundo o jornal 'Record', Pote, como é carinhosamente tratado pelos fãs, poderá jogar cerca de 45 minutos, até porque a equipa técnica não tem intenções de acelerar a sua recuperação. O objetivo, por outro lado, é que o jogador recupere o ritmo competitivo com calma e progressivamente.
Diante do Moreirense, já esta sexta-feira, Pedro Gonçalves deverá estar, no mínimo, meia hora em campo, isto já a pensar que diante do Rio Ave, na próxima terça-feira, em jogo válido para as meias-finais da Taça de Portugal, já possa jogar de início, revela a mesma fonte.
No final do jogo com o emblema açoriano, o internacional português não apresentou qualquer queixa física e, em entrevista à Sport TV, mostrou-se “muito feliz” por voltar aos relvados, numa fase crucial da temporada para o Sporting, que continua a disputar os principais objetivos internos. Recentemente, falou-se, até, na sua renovação.
Avaliado em 30 milhões de euros, Pedro Gonçalves já conta com 191 jogos de leão ao peito, no total de 81 golos e 57 assistências nos 14.693 em que esteve em campo pelo Sporting. O extremo sofreu uma lesão no tendão rotuliano do joelho direito, no 3-0 ao Famalicão, a 26 de outubro, e esteve vários meses parado.
Treinador dos verdes e brancos falou à imprensa e respondeu a várias questões relacionadas com o próximo jogo - mas não só
|
Lotação esgotada no Sporting - Moreirense
"É muito importante a presença dos adeptos na chegada ao aeroporto, no estádio. Tem sido assim desde que chegámos ao Sporting, tem havido esse apoio massivo, de nos fazerem sentir e acreditar. Eles que acreditem, porque nós acreditamos desde o primeiro dia. Os jogadores também acreditam, com ou menos qualidade, mas acreditam. Peço que os adeptos acreditem tanto como nós e que continuem a onda verde nas últimas cinco finais, que começam com o Moreirense."
"Morita está fora deste jogo, ainda, mas será importante, em campo, nesta reta final. Acreditamos que voltará muito em breve."
"Quem me dera poder contar com o Pote, mas esteve cinco meses parado. Requer esse cuidado a nível físico. Está longe de ser titular, vamos andar contra esse tempo e acredito que será muito importante para o que resta do campeonato."
"O treinador do Sporting está preocupado com o que controla, que é focar-se no jogo com o Moreirense. Ganhou ao Sporting em casa, ganhou ao FC Porto, empatou com o Benfica... foi ao Estádio da Luz perder 1-0, mas fez talvez o melhor jogo da época. É uma equipa competitiva, muito organizada, com rotinas muito próprias, tranquila no momento defensiva, perigosa nas bolas paradas e temos de estar preparados para o Moreirense e não com o ruído à volta do resto"
"O Pote dá-nos soluções, mas fisicamente, com dois médios, ele está ainda longe. Está numa pré-época, porque é preciso uma capacidade física muito grande neste sistema. Dói-lhe tudo menos a zona da lesão, porque está cansado, mas está focado em ajudar e para voltar. Ele está na mesma página de acreditar, porque quer ajudar, independentemente do tempo e isso deixa-me feliz."
"Não me vou alongar muito sobre o Harder, festejou uma vitória e não provocou ninguém. O árbitro viu de outra forma. Mas acredito que vá ser revertida a decisão porque tudo é claro. As imagens são claras, tudo o que se passou no jogo foi bastante claro."
"Bate um pouco na mentalidade da nossa sociedade. Quando as coisas não correm como queremos dá-se sempre demérito aos outros. Quero muito ser campeão. Os adeptos e os jogadores também e vamos festejar com todo o mérito, se acontecer, porque é mais que merecido, por tudo o que já passamos, os jogadores já passaram. Eles merecem muito ser felizes e acredito que isso vá acontecer."
"Não me foco com o passado. Foco-me no presente e no que vem pela frente. Se eu entrei, foi porque essas jornadas não correram assim tão bem quanto isso. Foi num momento em que o Sporting perdeu mais pontos. Estou focado naquilo que é o Sporting e não no Benfica. Estou focado no que controlo, no Moreirense e vamos um jogo de cada vez. Não há futurologia e não há jogos fáceis porque todas as equipas são competitivas e querem tirar pontos."
"A parte mental do atleta está boa, quer ajudar a equipa e recuperar o mais rápido da equipa. O problema é o que trouxe da seleção. Em breve, dará um contributo à equipa e ele está motivadíssimo, ainda tem jogos para isso. É um jogador que admito muito e em termos mentais está muito focado. Em relação ao Harder é um momento do jogo, é explícito o que ele não fez, apenas festejou a vitória com os nossos adeptos, nunca a provocar o adversário. É natural festejarmos."
"Tem treinado bastante com a equipa principal, está a tentar adaptar-se aos poucos e perceber as dinâmicas. Tem muito potencial, acreditamos muito nas capacidades dele e conseguimos trazê-lo antes do final da época, para conhecer colegas e tem dado uma muito boa resposta. Tem interagido muito bem com os colegas, ganha duelos e é muito bom no 1 para 1. Vai ser um jogador que se vai ouvir falar muito no futuro."
"Os jogadores têm cláusulas, é uma questão que me ultrapassa. O Hjulmand faz parte do plantel. Mas sim, ele pode jogar em qualquer campeonato, pelo caráter, personalidade, é muito bom, vão aparecer rumores de muitas equipas. Em relação ao Vagiannidis, não vou fazer comentários sobre um jogador que não faz parte dos quadros do Sporting".