
Futebol
Tomás da Cunha avalia craque dos leões: "Se fosse perfeito, não estaria no Sporting"
06 Out 2025 | 23:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Abr 2025 | 18:22 |
A equipa sub-23 do Sporting está a afinar os últimos detalhes para a deslocação ao terreno do Vizela. O jogo, a contar para a 13ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação, tem início marcado para as 11h desta terça-feira. Na antevisão ao encontro, Filipe Neto e Gabriel Melo, treinador e avançado dos leões, respetivamente, elogiaram o adversário, mas garantiram que o Sporting está confiante para o desafio.
Em declarações aos meios de comunicação oficiais do Clube de Alvalade, o técnico começou por alertar para a qualidade do Vizela - que, em Alcochete, venceu por 1-0: “É uma equipa que não está num bom momento [perdeu os dois últimos encontros], no entanto tem uma grande capacidades nos esquemas táticos e têm um jogo interior muito interessante. Vai ser um desafio grande perceber como encontrar os espaços certos".
Ainda assim, Filipe Neto garante que a equipa verde e branca tem desenvolvido “um bom trabalho” e quer continuar a “cimentar o processo”. O treinador de 41 anos considera ainda que o objetivo de "conseguir colocar jogadores em patamares mais altos" está a ser cumprido, apesar da necessidade de evolução contínua: "Em espaços de competição diferentes, onde se expõe mais as suas fragilidades, acabam por precisar de uma capacidade adaptativa maior, o que faz com que tenham de evoluir, saber reagir à frustração e valorizar naquilo em que são bons”.
Por sua vez, o jovem avançado Gabriel Melo – que marcou um golo na vitória frente ao Gil Vicente (2-1), na última jornada – alertou para as dificuldades que o Vizela pode colocar, mas assegurou que a equipa verde e branca está motivada: “Vai ser difícil jogar e ganhar lá, mas estamos confiantes. Vamos dar o nosso máximo em campo. Estamos motivados para enfrentar todos os desafios nesta reta final do campeonato”.
A formação sub-23 do Sporting está no sexto lugar da Fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação, com 13 pontos – menos três do que o Vizela. Até final da prova, além da visita ao terreno dos minhotos, os leões vão receber o Estrela da Amadora, na 14ª e última jornada.
Apesar de ser possuir um dos melhores registos ofensivos da Liga Portugal, Clube de Alvalade tem problema a resolver no setor dianteiro
07 Out 2025 | 09:29 |
Rui Borges tem um problema por resolver no setor mais ofensivo da sua equipa. O Sporting aproveita apenas um terço das suas oportunidades de golo, tornando os leões numa das equipas com o pior aproveitamento ofensivo. Exemplo disso foram as várias ocasiões no jogo do último domingo, dia 5 de outubro, no empate contra o Braga.
Segundo dados recolhidos pelo jornal Record, o Clube de Alvalade é a sexta pior equipa do Campeonato Nacional no que toca a aproveitamento ofensivo, estando na 13ª posição, num universo de 18 formações. Esta informação apenas piora quando temo em consideração que os emblema verde e branco é a equipa que mais oportunidades de golo cria.
Ao longo desta edição da Liga Portugal Betclic, o Sporting já criou um total de 36 ocasiões para golo, das quais apenas 12 foram convertidas. Isto significa que os leões desperdiçaram 24 chances para faturar. Atualmente, os pupilos de Rui Borges já apontaram 20 golos, com os restantes a chegarem através de conversões de grande penalidade.
No reverso da medalha, o Arouca é a equipa do campeonato nacional com melhor aproveitamento ofensivo. Num universo de 10 oportunidades totais, a formação arouquense criou e converteu sete, o que resulta num aproveitamento ofensivo de 70%. Atualmente, a equipa do distrito de Aveiro já apontou 10 remates certeiros.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Mítico 'camisola 9' do Clube de Alvalade foi lembrado por várias figuras da sua vida pessoal, tal como da direção verde e branca
07 Out 2025 | 06:39 |
Manuel Fernandes foi homenageado pelo município da Moita. Natural de Sarilhos Pequenos, o eterno capitão do Sporting é agora o nome da rua onde nasceu, num marco que foi celebrado numa cerimónia que contou com a presença da sua família, amigos, mas também alguns dirigentes do Clube de Alvalade, como Frederico Varandas que fez questão de estar presente.
“É um dever o presidente do Sporting estar aqui... Teria muitas histórias para contar com o Manuel Fernandes, mas o que interessa é o Manuel Fernandes para a instituição. Foi um dos maiores da nossa história - do Sporting - um dos maiores capitães e dizia, com muito orgulho, que era do Sporting e de Sarilhos [Pequenos]. Agradeço estar aqui presente, em nome do Sporting”, disse o dirigente máximo dos leões.
Quem também esteve presente foi o seu filho, Tiago Fernandes, que não esqueceu aquilo que o seu pai representa para Sarilhos Pequenos: “Era um desejo antigo do meu pai ter uma rua na terra dele com o seu nome. É muito importante, não só para ele enquanto figura do Desporto, mas também para a família, por ser uma pessoa de caráter, de respeito... Estará satisfeito, é a rua onde nasceu”.
Recentemente, Manuel Fernandes voltou a ser homenageado no Estádio de Alvalade. Na partida frente ao Moreirense, do passado dia 22 de setembro, o eterno capitão do Sporting foi recordado numa fotografia, que o juntava ao lado de Francisco Trincão, num gesto que foi muito agradecido pela sua filha, Rita Fernandes.
Vale a pena recordar que, além de ter envergado a braçadeira de capitão, Manuel Fernandes é um dos maiores goleadores da história do emblema verde e branco. De Leão ao peito, apontou um total de 256 golos em 447 jogos com a Listada verde e branca.
Ponta de lança colombiano voltou a marcar frente ao Braga e vai já numa sequência de quatro jogos seguidos a fazer o gosto ao pé
07 Out 2025 | 06:22 |
Luis Suárez deixou o mote aos adeptos do Sporting. O avançado colombiano do Sporting voltou a fazer o gosto ao pé, ao marcar o único golo verde e branco no empate a uma bola contra o Braga do passado domingo, dia 5 de outubro, em partida a contar para a oitava jornada da Liga Portugal.
O ‘camisola 97’ acabou por deixar uma mensagem na sua conta oficial Instagram referente ao jogo, onde deixou também uma palavra de agradecimento à sua mulher: “Terminámos o jogo a somar um ponto que deixa um amargo de boca. Continuaremos a lutar até ao fim. Obrigado à minha esposa por me acompanhar, tudo isto é para ti”.
Vale a pena recordar que Luis Suárez está a atravessar uma das melhores fases da sua carreira. Ao marcar frente ao Braga, o avançado encontra-se numa sequência de quatro jogos seguidos a faturar, algo que apenas tinha acontecido por outras duas vezes, ambas ao serviço do Almería na temporada passada.
Vale a pena recordar que esta sequência impressionante do ‘camisola 97’ do Sporting começou no passado dia 22 de setembro, quando faturou frente ao Moreirense (3-0). Após o golo frente aos cónegos, seguiram-se novos remates certeiros contra Estoril (1-0) e Nápoles (1-2).
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – soma 11 partidas. O jogador do Sporting participou em todos os encontros oficiais neste início de época: oito para Liga Portugal, dois para a Liga dos Campeões e outro para a Supertaça. Nos 854 minutos que tem em campo, o avançado apontou sete golos e três assistências.
Tomás da Cunha avalia craque dos leões: "Se fosse perfeito, não estaria no Sporting"
06 Out 2025 | 23:32
87 golos depois, imprescindível do Sporting renova, mas mantém cláusula de 80M
06 Out 2025 | 22:36
Titular do Sporting perdeu a cabeça com Cláudio Pereira nos minutos finais
06 Out 2025 | 22:25