
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting CP desloca-se, esta terça-feira, 3 de março, pelas 20h00, ao terreno do FC Famalicão. Após a derrota frente ao Istanbul Başakşehir, por 4-1, e a consequente eliminação da Liga Europa, os leões, que ocupam o quarto lugar, com 39 pontos, vão tentar vencer e não deixar fugir o SC Braga, que está no terceiro lugar, com 43 pontos,
Na antevisão ao encontro (LER AQUI), Jorge Silas considerou que “o Famalicão é uma das melhores equipas a jogar em Portugal, apesar de não estar a passar por uma fase tão positiva. Trata-se de uma equipa que seguramente vai criar-nos muitas dificuldades, mas queremos voltar às vitórias”.
Esta temporada, a jogar fora de portas, a turma de Alvalade somou apenas 18 pontos em 11 jogos. Nas últimas duas deslocações para a Liga NOS, os leões perderam frente ao SC Braga, por 1-0, e empataram, a uma bola, com o Rio Ave FC e, desta forma, vão tentar regressar aos triunfos fora do Estádio José de Alvalade.
Sem Wendel, que se cumprirá castigo pela acumulação de cartões amarelos, e Jérémy Mathieu, que ainda não está a 100%, abre-se espaço para o regresso de Idrissa Doumbia ao 11 inicial, algo que não acontece desde o dia 15 de fevereiro, na partida diante dos vila-condenses. Eduardo Henrique e Francisco Geraldes são outras das opções que Jorge Silas tem ao seu dispor.
Recorde-se que, no encontro da primeira volta, o FC Famalicão venceu o Sporting CP, no Estádio José de Alvalade, por 2-1.
https://www.youtube.com/watch?v=Y6OzUIRph0U
Famalicão marca quase sempre, mas também sofre na maioria das vezes
Por sua vez, o conjunto de João Pedro Sousa não está num momento de forma nada positivo e não vence há oito jogos. A última vitória do FC Famalicão aconteceu a 15 de janeiro, no reduto do FC Paços Ferreira, por 1-0. Ainda assim, os famalicenses estão no sétimo lugar, com 34 pontos.
Após um início de época bastante bem conseguido, em que os comandados de João Pedro Sousa venceram seis dos primeiros sete jogos, a verdade é que o rendimento tem vindo a cair substancialmente. Com um futebol bastante ofensivo, que se traduz no quinto melhor ataque da Liga NOS, com 35 golos marcados, os problemas têm estado no setor defensivo, sendo o FC Famalicão a quinta defesa mais batida do campeonato, 39 golos sofridos.
No capítulo individual, Toni Martínez, com 12 golos marcados, é o melhor marcador da equipa. Anderson Oliveira, com oito finalizações, é o senhor que segue, mas com a curiosidade de seis dos golos terem acontecido quando saiu do banco, o que faz do brasileiro o melhor jogador da Liga NOS neste dado estatístico. De resto, Fábio Martins, com sete golos e quatro assistências, Pedro Gonçalves, com seis tentos certeiros e quatros passes para golo, são outros dos homens em destaque.
Sporting CP e FC Famalicão defrontam-se esta terça-feira, 3 de Março, pelas 20h00, no Estádio Municipal de Famalicão.
Médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem sido apontado a uma possível mudança para o clube encarnado e recorda episódio que o deixou "muito feliz"
|
João Palhinha está a ser apontado ao Benfica. Os encarnados demonstraram interesse no antigo jogador do Sporting, que, apesar da rivalidade, garante ter sido muito bem recebido pelos adeptos do clube da Luz, num amigável entre o rival dos verdes e brancos e o Fulham.
João Palhinha: "É bom sentir o carinho das pessoas, mesmo adeptos do Benfica"
"É bom sentir o carinho das pessoas, é algo que me tem de dar orgulho, se as pessoas me tratam de forma carinhoso é sinal de que fiz algo de bom, que deixei uma boa imagem. Mesmo adeptos do Benfica, tive muitos a pedirem-me fotografias. Agora fugindo um bocadinho, mas lembro-me que quando cheguei ao Fulham um dos primeiros jogos da pré-época foi contra o Benfica, no Algarve", recordou o ex Sporting, ao Tribuna Expresso.
Palhinha não esquece que foi recebido com aplausos pelos adeptos encarnados, garantindo que o fizeram sentir "mesmo feliz": "Independentemente das rivalidades criadas, sentir que aquilo estava a acontecer em Portugal, onde é realmente muito difícil porque estamos sempre à espera do contrário, de sermos assobiados, porque é o normal".
João Palhinha: "Não tenho problema em assinar camisolas do Benfica ou do Porto"
"Depois fui assinar algumas camisolas de adeptos do Benfica e não tenho problema nenhum, seja do Benfica ou do Porto. Tem tudo a ver com respeito e sempre o tive por qualquer instituição, sentir aquele carinho, naquela altura, foi muito especial", garantiu o médio formado no Sporting.
Esta temporada, João Palhinha - avaliado em 40 milhões de euros - somou um total de 24 jogos realizados ao serviço do Bayern Munique, sem qualquer golo ou assistência assinados, num total de 941 minutos de competição. O médio raramente foi opção inicial de Vincent Kompany, tendo assumido a titularidade em apenas nove encontros.
Futuro do avançado internacional pela Suécia vem sendo muito discutido e emblema apontado como possível destino já explicou situação
|
Viktor Gyokeres tem sido apontado ao Atlético de Madrid, que teria inclusive a ajuda de uma marca internacional para contratar o avançado do Sporting. No entanto, os colchoneros não estão interessados em garantir o 'camisola 9' dos verdes e brancos.
Segundo informação avançada pelo jornal Mundo Deportivo, fonte oficial do emblema da capital espanhola negou que Diego Simeone queira contratar Viktor Gyokeres ao Sporting, justificando que no verão passado foram investidos mais de 100 milhões de euros nas contratações de Julián Alvarez e Alexander Sorloth.
Os madrilenos garantem ainda que Gyokeres terá um perfil semelhante ao de Alexander Sorloth, acrescentando também que o valor pedido pela Direção liderada por Frederico Varandas - entre 65 a 80 milhões de euros - inviabiliza um possível negócio este mercado de verão.
Além do já mencionado, o Atlético de Madrid tem preferência em reforçar outras posições. Álex Baena, médio do Villarreal e Cristian Romero, defesa-central do Tottenham, estão na lista de possíveis contratações. O ataque só terá mudanças caso algum avançado deixe Wanda Metropolitano.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Empresário tem feito correr muita tinta após dérbi da final da Taça de Portugal, apresentando várias queixas contra o Clube de Alvalade
|
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou o processo que acusa César Boaventura de aliciar Cássio guarda-redes do Rio Ave em 2016/17, numa partida contra o Benfica. A decisão surge depois do empresário ter avançado com várias queixas contra o Sporting, na sequência da final da Taça de Portugal.
O CD da FPF ordenou o arquivamento do processo que envolve César Boaventura, o agente desportivo João Carlos Pinheiro Paula e o antigo guarda-redes do Rio Ave. O guardião dos vilacondenses foi aliciado para cometer um penálti num jogo contra o Benfica em 2016/17, beneficiando os encarnados em troca de uma recompensa monetária.
Segundo o acórdão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, Cássio “apenas recebeu um telefonema de alguém com sotaque brasileiro, que se identificou como João Carlos, agente FIFA, chamada telefónica que não terá durado mais do que 15 segundos”.
FPF: "Acabou por não ter sido feito qualquer pedido ou oferta concreta"
“Acontece que no referido telefonema, para além de uma referência a uma conversa ocorrida na época anterior em que tinha existido uma tentativa de aliciamento do jogador para facilitar a vitória do Benfica no jogo que iria realizar contra a sua equipa, promovida por outro agente desportivo, acabou por não ter sido feito qualquer pedido ou oferta concreta”, referenciado o envolvimento de César Boaventura na polémica.
Apesar de arquivado, este episódio foi confirmado por Pedro Martins, antigo jogador do Sporting e ex-treinador do Rio Ave, que fez referências também a outros jogadores: "Dias antes do jogo o Cássio, o Lionn e o Marcelo deslocaram-se ao meu gabinete para me informarem que tinham sido aliciados por um agente no sentido de perder o jogo, mas não posso precisar se me deram um nome na altura. Sei que estavam visivelmente incomodados e pediram-me para não jogar frente ao Benfica por receio de serem crucificados em praça pública em caso de um eventual desempenho negativo”.