Futebol
Mais de 70 milhões! Craque do Sporting é um dos mais valiosos do mundo
07 Jan 2026 | 15:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Jul 2024 | 06:56 |
Franco Israel viveu um misto de emoções na madrugada desta terça-feira. O guarda-redes do Sporting continua sem somar qualquer minuto, mas o Uruguai venceu os Estados Unidos, por 1-0, garantindo a passagem aos quartos de final da Copa América. Marcelo Bielsa, voltou a abdicar do 'camisola 12' de Rúben Amorim na terceira jornada consecutiva da competição, utilizando Sergio Rochet na baliza.
A terceira vitória dos uruguaios na prova ficou definida à passagem minuto 66, com o único golo do encontro a ser assinalado por Mathias Olivera. Apesar da ausência do guarda-redes leonino, destaque para Manuel Ugarte, ex-Sporting, que foi um dos escolhidos para a titularidade.
Desta feita, os Estados Unidos acabaram eliminados da competição, com o Uruguai a terminar na primeira posição do grupo C, com nove pontos. O Panamá ficou em segundo (6). Agora, o país do guardião verde e branco espera por saber quem será o seu adversário na próxima fase, com a partida a estar marcada para a madrugada do próximo domingo, dia 7 de julho.
Em 2023/24, Franco Israel – avaliado em 3,5 milhões de euros – fez 23 encontros realizados pelo Sporting: 10 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga. Nos 2.070 minutos que disputou, o guardião sofreu 19 golos. O atual defensor da baliza leonina tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 45 milhões de euros.
Agora, o uruguaio deve, ao que tudo indica, deixar de ser o titular de Amorim, passando a pasta a Vladan Kovacevic. Recorde-se que Frederico Varandas, Presidente dos leões, vai também desembolsar 250 mil euros à Juventus, antigo emblema de Franco Israel, por conta do número de jogos disputados pelo Sporting. Posteriormente, terá ainda que pagar mais duas prestações à turma transalpina, na fase em que fizer 60 e 90 partidas pelos verdes e brancos.
Treinador dos verdes e brancos não está passar pela melhor fase em Alvalade e situação acaba por começar a gerar alguma frustração
08 Jan 2026 | 03:00 |
Rui Borges está frustrado com as lesões constantes no plantel do Sporting, sabe o Leonino. Apesar de não se queixar publicamente, a situação está a afetar o treinador dos verdes e brancos, que soma agora dois jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória.
Segundo fontes próximas do processo, o técnico dos leões já terá mesmo transmitido esta questão junto da Direção encabeçada por Frederico Varandas. Não só devido aos vários problemas físicos em simultâneo, mas também porque qualquer lesão em Alvalade enfrenta um tempo de paragem acima do esperado nos diagnósticos iniciais realizados pela Unidade de Performance.
A verdade é que, neste momento, Rui Borges conta com oito ausências fruto de lesões no Sporting, são elas: Eduardo Quaresma, Fotis Ioannidis, Pedro Gonçalves, Geovany Quenda, Nuno Santos, Ricardo Mangas, Zeno Debast e Salvador Blopa.
Toda a situação se acentua neste mês de janeiro que, além de exigente a nível de calendário, também fez com que Ousmane Diomande e Geny Catamo - este último já de regresso - desfalcassem os verdes e brancos devido à sua participação na CAN, elevando para dez o número de ausências recentes.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Defesa neerlandês, que continua afastado por decisão da estrutura leonina, utilizou as redes sociais para uma publicação que levantou questões
07 Jan 2026 | 17:59 |
Jeremiah St. Juste voltou a agitar as águas no universo leonino após a recente eliminação do Sporting na Allianz Cup. Na ressaca da derrota por 2-1 frente ao Vitória de Guimarães, em Leiria, o central neerlandês recorreu às redes sociais para partilhar uma fotografia onde surge totalmente equipado e com as chuteiras calçadas. A imagem, que sugere um jogador pronto para a ação, foi acompanhada por uma descrição referente a "Flash", a conhecida personagem de ficção famosa pela sua velocidade.
Atualmente com 29 anos, o defesa continua a ser uma das ausências mais discutidas nas opções do técnico Rui Borges. Apesar de se mostrar apto para competir, St. Juste permanece fora das contas da equipa principal, tendo sido mesmo despromovido à equipa B logo no início da presente temporada.
O afastamento do jogador remonta ao último mercado de transferências de verão, altura em que se gerou uma rutura entre o atleta e a direção liderada por Frederico Varandas. Na perspetiva dos responsáveis verdes e brancos, St. Juste recusou-se a aceitar uma transferência para clubes da liga espanhola ou alemã, optando por permanecer em Alvalade. Esta resistência terá levado a direção a tomar uma medida drástica de afastamento.
Para além do impasse desportivo, a situação de St. Juste representa um peso financeiro considerável para os cofres do Sporting. O holandês aufere um salário bruto anual de 3,2 milhões de euros, um dos mais elevados do plantel, e o seu contrato expira já no final da presente temporada.
Jeremiah St. Juste ainda não somou minutos na equipa leonina esta temporada, seja na B ou na A, e com a mensagem publicada agora, o jogador parece querer provar aos adeptos e à equipa técnica que pode ser opção em caso de necessidade.
Após ser afastado do comando técnico do Manchester United, o técnico português quer decidir um novo rumo na sua carreira
07 Jan 2026 | 17:27 |
O futebol português pode entrar em uma nova era. Ruben Amorim é visto como possível sucessor de José Mourinho no comando técnico do Benfica, de acordo com as informações avançadas pelo prestigiado jornal britânico Daily Mail. O técnico de 40 anos, que se encontra livre no mercado desde a passada segunda-feira, surge como a solução de emergência preferida pela estrutura encarnada.
A mesma fonte adianta que José Mourinho está sob enorme pressão devido à falta de resultados positivos no Benfica. Atualmente, a equipa encontra-se a uma distância considerável de 10 pontos do líder Porto no campeonato, uma desvantagem que começa a ser vista como irrecuperável. Perante este cenário, a posição do técnico torna-se cada vez mais vulnerável, mas em Alvalade também o nome de Rui Borges começa a ficar instável no panorama das opções, com a eliminação na Taça da Liga.
A confirmar-se esta eventual contratação, estaríamos perante uma autêntica bomba no futebol português. A mudança de um treinador com o historial recente de Ruben Amorim para um dos maiores rivais do seu anterior clube em solo luso seria um dos momentos mais polémicos e mediáticos da história do desporto nacional.
Importa recordar que a passagem de Ruben Amorim pelo Manchester United chegou ao fim após 14 meses de muitos desafios e tensões internas. Contratado em novembro de 2024, o técnico português enfrentou ciclos de maus resultados, chegando a levar os red devils ao 15.º lugar da Premier League. No entanto, a sua queda definitiva em Old Trafford deveu-se a um desentendimento público com a estrutura do clube inglês, que culminou num despedimento avaliado em 11 milhões de euros de indemnização após uma conferência de imprensa explosiva.
Antes da aventura em Inglaterra, Amorim viveu um trajeto de glória absoluta enquanto treinador do Sporting, onde construiu a sua reputação como um dos melhores técnicos da nova geração mundial. Entre março de 2020 e novembro de 2024, guiou os leões à conquista de cinco troféus, incluindo dois títulos de campeão nacional que puseram fim a um longo jejum do clube de Alvalade.